Início

Questões de Concursos Prefeitura de Itatiaia RJ

Resolva questões de Prefeitura de Itatiaia RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q481490 | Geografia, Meio Rural, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

O início da agricultura e da criação de gado (domesticação), teve início há aproximadamente 9 mil anos, em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q388908 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Na realidade, a técnica contemporânea não é neutra, mas absolutamente capitalista (...) Por essa razão, durante todo o tempo em que essa técnica prevalecer, será impossível falar de autogestão. A autogestão de uma linha de montagem pelos seus operários é um gracejo sinistro. Para que haja autogestão, é preciso acabar com a linha de montagem. Não estou dizendo que é necessário destruir, da noite para o dia, todas as fábricas existentes. Mas uma revolução que não abordasse imediatamente a questão da substituição consciente da técnica, para modificá-la e permitir aos homens como indivíduos, como grupos, como coletividades de trabalho, alcançarem o domínio do processo produtivo, uma tal revolução marcharia para a morte em prazo bem curto. Pois pessoas que trabalham em uma linha de montagem seis dias por semana não podem desfrutar, como pretendia Lênin, de domingos de liberdade soviética. (CASTORIADIS, C. As encruzilhadas do labirinto. Paz e Terra, 1987, vol.2 )

Considere as seguintes afirmações:

I. De acordo com o texto não existe nenhuma incompatibilidade entre a técnica capitalista de produção e um projeto �autogestionário� de sociedade.

II. Segundo o texto, para existir uma sociedade em que os próprios trabalhadores controlem o processo produtivo, é suficiente abolir a propriedade privada dos meios de produção.

III. De acordo com o texto, para que seja possível a autogestão de uma fábrica, seria necessário revolucionar todo o processo produtivo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q808051 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) analise as afirmações abaixo:

I- É fundamental que a escola assuma a valorização da cultura de seu próprio grupo e, ao mesmo tempo, busque ultrapassar seus limites propiciando às crianças e aos jovens pertencentes aos diferentes grupos sociais o acesso ao saber...

II- Para estar em consonância com as demandas atuais da sociedade, é necessário que a escola trate de questões que interferem na vida dos alunos e com as quais se vêem confrontados no seu dia-a-dia

III- Os temas transversais deverão se constituir em novas áreas do conhecimento, exigindo a criação de novas disciplinas curriculares, por parte da escola

IV- As problemáticas sociais em relação à ética, saúde, meio ambiente, pluralidade cultural, orientação sexual e trabalho são integradas na proposta educacional como Temas Transversais.

Estão corretas APENAS as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q530264 | Engenharia Civil, Engenheiro, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Determinar a porosidade (%) de uma amostra de argila com índice de vazios  = 0,5.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q803045 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Analise o caso clínico abaixo e responda às questões de números 39 e 40.

J, 10 anos, sexo masculino, tinha o hábito diário de gritar na escola durante o recreio, enquanto jogava futebol. Com o passar do tempo, começou a apresentar irritação na garganta e alterações na voz. O exame laringoscópico indireto revelou a presença de nódulos bilaterais e J. foi submetido a um programa de reabilitação e orientação vocal.

Após um período de 20 semanas, J. obteve significativa melhora na qualidade vocal e regressão dos nódulos vocais apresentados.

Os sintomas vocais e as alterações nas pregas vocais citadas no caso J., em decorrência do hiperfuncionamento vocal, foram causados por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q363828 | Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Um trabalhador de 33 anos que já tenha recebido 3 doses de vacina anti-tetânica chega ao serviço de saúde com um ferimento leve na mão direita. A profilaxia correta do tétano acidental é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q367028 | Enfermagem, Processamento de material, Técnico, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Assinale a alternativa que indica corretamente a forma de completar a frase:

______________ tem por objetivo remover a sujidade e matéria orgânica dos artigos. ______________ procedimento utilizado para a destruição de todas as formas de vida microbianas. ______________ processo de destruição de microorganismos na forma vegetativa (não esporulada).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q323963 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

O Orientador Educacional atua no Projeto Político Pedagógico da escola objetivando:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q473278 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

De acordo com as orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), quando existem na escola alunos portadores de deficiências físicas, os professores de Educação Física devem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q337107 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Cozinheiro, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Em um sítio há 36 árvores frutíferas. Destas, a metade são laranjeiras. A metade das que não são laranjeiras, são macieiras. Quantas são as árvores frutíferas do sítio que não são macieiras nem laranjeiras?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q474862 | Espanhol, Gramática, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Está en subjuntivo pretérito la siguiente opción:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q379991 | Biologia, Bioquímica, Bioquímico, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Sobre a conservação da insulina, analise as afirmativas se verdadeiras ou falsas e marque a alternativa correta:

I. A insulina é um hormônio que deve ser conservado em geladeira, para que sejam garantidas as suas propriedades farmacológicas.

II. Os frascos de insulina podem ser congelados a temperatura abaixo de 2ºC.

III. Em caso de viagem, colocar o frasco de insulina em bolsa térmica ou caixa de isopor. Não é necessário colocar gelo.

IV. O frasco da insulina que está em uso poderá ser mantido em temperatura ambiente, 15ºC a 30ºC, por até um mês. Nesse caso, deixar o frasco no lugar mais fresco da casa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q651253 | Códigos de Ética, Código de Ética de Enfermagem, Técnico, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

A Resolução COFEN-160 aprovou o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Corresponde a um direito destes profissionais:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q338807 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Visitador Sanitário, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Um grupo de 23 pessoas comprou entradas para um jogo de basquete. Cada entrada inteira custava R$ 30,00 e cada meia entrada R$ 15,00. O grupo adquiriu 16 entradas inteiras e o restante eram meias entradas. O gasto total do grupo foi de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q342026 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Contador, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Maria está esperando ansiosamente o nascimento dos bebês de três amigas, as quais decidiram por não saber os sexos. Sabendo que a probabilidade de nascer um menino é igual a de nascer uma menina e estes são eventos independentes, qual é a probabilidade de que os três sejam do mesmo sexo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q380558 | Biologia, Biologia Animal, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Ao orientar os alunos quanto aos métodos preventivos para a gravidez na adolescência, podemos considerar que a única opção que apresenta os métodos contraceptivos artificiais é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q807614 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Inspetor de Disciplina, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

O direito ao respeito à criança e ao adolescente, segundo o ECA, compreende o seguinte aspecto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q473631 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Com relação à prática desportiva durante as aulas de Educação Física escolar, considerando suas diversas vertentes e o que preconiza os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), é incorreto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q331497 | Matemática, Funções, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Considere a função tendo como domínio e contradomínio o conjunto dos números reais definida por f(x)=4|x| e as seguintes afirmações sobre a mesma:

I- A função f é estritamente crescente ,

II- A função f possui inversa

III- O gráfico de f não corta o eixo x.

IV- O número real 2 pertence ao conjunto imagem de f.

São verdadeiras as afirmações:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q559943 | Informática, Windows, Digitador, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

O compartilhamento de pastas é um recurso interessante para que outros usuários (que estão utilizando outros computadores simultaneamente) possam acessar arquivos que sejam de interesse comum. No compartilhamento de pastas de uma Rede Microsoft (NT,2000,2003,XP) é FALSO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.