Início

Questões de Concursos Prefeitura de Itatiba SP

Resolva questões de Prefeitura de Itatiba SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q979191 | Medicina, MédicoVeterinário Cirurgião, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

As feridas cirúrgicas podem ser classificadas em limpa, limpa-contaminada, contaminada e suja. Assinale a alternativa que correlaciona corretamente a classificação da ferida com o tipo de procedimento realizado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q979451 | Agricultura e Agropecuária, Zootecnia, Zootecnista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Com base nas informações contidas no cenário hipotético apresentado a seguir, responda à questão.


Uma propriedade de 20 hectares, onde 90% da área pode ser utilizada para área de pastagem, solicitou a assistência de um zootecnista para realizar o piqueteamento da área. A espécie forrageira existente é a Brachiaria brizantha cv Marandu e espera-se que o período de descanso seja de 27 dias, com um período de ocupação de 3. A produção da área foi estimada em 5 toneladas de matéria verde/ha, com um teor de MS de 30%, sendo que, após a saída dos animais, espera-se 20% da matéria seca total seja conservada como matéria residual. Os animais criados na propriedade, destinada a produção de leite, tem peso médio de 500 kg, com um consumo de MS de 2,5% do peso vivo.
Com base nas informações do cenário apresentado com as informações resultantes da questão, determine a taxa de lotação do piquete, considerando o peso vivo médio de cada vaca de 500 kg, e assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q979208 | Pedagogia, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Leia o texto e assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“Nos dois primeiros anos do ensino fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco a ____________, a fim de garantir amplas oportunidades para que os alunos se apropriem do ___________ de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de ___________ e ao seu envolvimento em práticas diversificadas de ___________.”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q979495 | Literatura, Língua Portuguesa Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão:


Do inconsciente consciente


Bem! isso de não guardar nomes não sei se acontece a todo mundo... Aliás, só posso dar testemunho pessoal sobre mim mesmo. Qualquer confissão não passa de um testemunho pessoal sobre a natureza humana.

Convém no entanto citar o que li há tempos, num livro póstumo e hoje inencontrável de Antero de Quental, publicado com o título infeliz de Raios de extinta luz:

“Se queres conhecer o homem e o mundo,

Não desvias de ti o olhar profundo.

Mas foge de te ouvir e de te ver,

Se a ti mesmo tu queres conhecer.”

Mas o assunto desta crônica era sobre o esquecimento.

Na verdade nunca me esqueço de nenhum nome nem de nenhuma cara. Só que não sei distribuir os nomes pelas caras.

Quanto à observação inconsciente, não sei se com as mulheres é tão inconsciente assim... Porque (desculpe o leitor se cito a mim próprio depois de Antero) lembro agora um quarteto do meu Espelho mágico:

“Ah, quem me dera, ante o espetáculo do mundo

Sem mais hesitações e sem maior fadiga,

Esse instantâneo olhar, incisivo e profundo,

Com que julga a mulher as toilettes da amiga!”


(Mario Quintana, Da preguiça como método de trabalho)
De acordo com a habilidade EF69LP48 do do Currículo do Ensino Fundamental II de Itatiba, espera-se que os alunos interpretem “em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc)”.

No caso dos versos de Quental e de Quintana, fica evidente nas estrofes transcritas o recurso a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q981048 | Português, Adjetivos, Eletricista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão:


Ligações elétricas atravessam o Mar Báltico


Estônia, Letônia e Lituânia inauguraram três cabos submarinos com os quais irão receber 1.700 megawatts de eletricidade da Suécia e da Finlândia, encerrando sua dependência da eletricidade russa. A mudança é um desdobramento geopolítico da Guerra da Ucrânia, que colocou as nações da Otan (a que a Estônia, Letônia e Lituânia pertencem desde 2004) contra a Rússia.

(Superinteressante, abril de 2025)
Assinale a alternativa em que o termo em destaque pertence à classe dos adjetivos, ou seja, atribui uma qualidade a outro termo da frase.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q979002 | Psicologia, Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica, Psicólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que descreve a conduta mais adequada em uma entrevista inicial do processo de psicodiagnóstico de um paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q977744 | Direito Constitucional, Analista de Procuradoria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A respeito dos precedentes do Supremo Tribunal Federal em matéria de mandado de segurança, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q977772 | Engenharia de Agrimensura, Engenheiro Agrimensor, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A partir de uma planta topográfica, foram obtidas as coordenadas de dois pontos levantados, P1 e P2. Se as coordenadas são P1 (1031,4 ; 585,8) e P2 (1056,5 ; 565,9), a distância horizontal entre eles mede, aproximadamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q978858 | Odontologia, Patologias Endodônticas Diagnóstico e Tratamento, Endodontista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Paciente de 22 anos, sexo masculino, apresenta abscesso perirradicular agudo no dente 45, com via de drenagem pela cortical lingual.

Assinale a alternativa correta em relação à possibilidade de vias de disseminação desse abscesso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q979143 | Odontologia, Odontologia PréClínica, Técnico em Prótese Dentária, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Dentre os diversos materiais estéticos citados, que são amplamente utilizados na Odontologia, qual apresenta as melhores propriedades mecânicas e também a maior opacidade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q979437 | Direito Ambiental, Sistema Nacional do Meio Ambiente – SISNAMA IBAMA, Zootecnista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A Instrução Normativa do IBAMA n° 07, de 30 de abril de 2015, tem como intuito instituir e normatizar as categorias de uso e manejo da fauna silvestre em cativeiro, além de definir, no âmbito do IBAMA, os procedimentos autorizativos para as categorias estabelecidas. Nesta instrução normativa são apresentadas algumas definições importantes para sua aplicação, e, baseando-se no apresentado no art. 2° , assinale a alternativa que contém a definição correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q979738 | Engenharia Florestal, Silvicultura, Engenheiro Florestal, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa correta sobre a técnica de enriquecimento de espécie, comumente utilizada na restauração de áreas degradadas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q979258 | Direito Ambiental, Política Nacional de Recursos Hídricos, Geólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Na estruturação da Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), instituída pela Lei Federal no 9.433/1997, os Comitês de Bacia Hidrográfica (CBH) integram o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. No estado de São Paulo, os CBH estão organizados dentro das Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

Pela sua localização, o município de Itatiba está inserido no
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q979262 | Geologia, Sedimentologia, Geólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A Sedimentologia é a parte da Geologia dedicada ao estudo das rochas sedimentares.

No que diz respeito a isso, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q979529 | Ética na Administração Pública, Operador de Rádio dos Serviços de Emergência, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A conduta ética no ambiente de trabalho é fundamental para que as normas sejam conhecidas e seguidas por todos, com respeito aos colegas de trabalho, desenvolvimento de um clima favorável ao trabalho em equipe, parcerias e crescimento profissional.

Sobre os chamados “10 mandamentos da ética profissional no trabalho”, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q979274 | Pedagogia, Legislação da Educação, História Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Analise a seguir a lei decretada pelo Congresso Nacional, que foi sancionada pelo Presidente da República do Brasil em 9 de janeiro de 2003:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o A Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescida dos seguintes artigos. 26-A, 79-A e 79-B:
Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.
§ 1o O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.
§ 2o Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro­ -Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.
§ 3o (VETADO)”
Art. 79-A. (VETADO)”
“Art. 79-B. O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’.”
Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 9 de janeiro de 2003; 182o da Independência e 115o da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque

(Disponível em: https://www.planalto.gov.br/CCIVIL_ 03/LEIS/2003/L10.639.htm#art1)

A Lei que torna obrigatória no currículo da rede de ensino nacional a temática história e cultura afro-brasileira
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q981323 | Mecânica de Autos, Diagnósticos e soluções, Eletricista de Veículo Automotor, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Um condutor reclama que seu veículo apresenta queda de potência nas luzes dos faróis altos e baixos durante o uso à noite.

Esse problema é comumente provocado por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q977740 | Noções de Informática, Windows Explorer, Analista de Procuradoria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Considere os arquivos distribuídos nas seguintes pastas criadas no MS-Windows 11, na sua configuração padrão:

I. Pasta Assistente a. Documento do Microsoft Word cujo nome é Prova
II. Pasta Itatiba a. Arquivo TXT cujo nome é Prova

Assumindo que o usuário possui todos os privilégios de manipulação de arquivos e pastas, bem como as pastas Assistente e Itatiba se encontram na mesma unidade de armazenamento, assinale a alternativa que traz a ação que será executada ao clicar com o botão principal do mouse sobre o arquivo Prova da pasta Itatiba, manter pressionado o botão principal do mouse e arrastar esse arquivo para a pasta Assistente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q977743 | Direito Constitucional, Direitos Individuais, Analista de Procuradoria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O vereador Mariano Mário propôs um projeto de lei com o objetivo de proibir, no território do município, a vacinação compulsória de crianças e adolescentes, bem como a imposição de qualquer restrição ou sanção a pessoas não vacinadas, sob o argumento de que limitações dessa natureza ofenderiam a liberdade individual e não teriam amparo constitucional. Preocupado com os impactos de uma norma dessa natureza no município, o secretário de saúde convocou reunião para tratar do assunto, da qual participou Mariana, analista de procuradoria.
Com base na situação hipotética e na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, Mariana poderá informar, corretamente, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.