Início

Questões de Concursos Prefeitura de Itatiba SP

Resolva questões de Prefeitura de Itatiba SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1221Q981027 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Barroso (in: Ferreira, 2008) assevera que “no quadro do sistema público de ensino, a ‘autonomia das escolas’ é sempre uma autonomia relativa”, isso porque a autonomia é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1222Q981283 | Direito Administrativo, Auxiliar de Controlador Geral, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Uma organização da sociedade civil que possui termo de colaboração assinado com município do interior paulista recebe intimação do Tribunal de Contas do Estado para apresentação de esclarecimentos sobre suas atividades praticadas no âmbito do termo de colaboração. Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que o Tribunal de Contas do Estado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1223Q979236 | Direito Administrativo, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Com relação às modalidades de licitação, pode-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1224Q978988 | Nutrição, Nutricionista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Em pacientes com doença do refluxo gastroesofágico, um dos objetivos da dietoterapia é evitar a ingestão de alimentos que reduzam a pressão basal do esfíncter esofágico inferior, o que piora a função motora do esôfago.

Nesse contexto, o paciente deve evitar a ingestão de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1225Q980293 | Português, Significação Contextual de Palavras, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder a questão.

Trabalho infantil: crianças impedidas em nome da sobrevivência



O trabalho infantil expõe a desigualdade e a indiferença ao direito de ser criança. “O trabalho infantil impede que crianças desenvolvam, em toda potência, suas habilidades e capacidades em um contexto saudável. Consiste na violação à regra constitucional de prioridade absoluta à garantia dos direitos às crianças e aos adolescentes. As consequências geram efeitos para toda a vida, alimentando o ciclo de pobreza e exclusão social”, ressalta Mariana Zan, advogada do Instituto Alana.



Segundo relatórios, 160 milhões de crianças e adolescentes vivem atualmente em situação de trabalho infantil no mundo, sendo cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes no Brasil. Mais da metade tem entre 5 e 11 anos. Os números reforçam a cultura de que é normal crianças trabalharem para sobreviver. Vê-se que a sociedade ignora o direito à infância. No interior do Pará, encontramos o caso de Vilciney Silva. “Com nove anos, eu ia para a feira vender coxinha de manhã e pamonha à tarde. Nos fins de semana, eu vendia amendoim nas festas. Morava com meus avós e não tinha tempo para brincar nem estudar. A gente tinha que existir e se alimentar”, conta.



Hoje, pai de três meninos, faz questão de brincar quando estão juntos. Para ele, é o momento de alegria que descobriu já adulto. O trabalho durante a infância não era uma opção. Tinha que fazer. “Eu me questionava se ia conseguir as coisas sem a escola. Mas entre estudar e ter comida, a fome falava mais alto”, diz. Prestes a terminar o curso de licenciatura em Educação do Campo, ele quer seguir os estudos e fazer mestrado. Os sonhos do menino que trabalhava na feira foram adiados por muito tempo. “Percebi a necessidade de estudar e que, para o pobre, as dificuldades sempre acontecem, mas a gente não tem que desistir”, conclui.


(Célia Fernanda Lima. “Trabalho infantil: crianças impedidas em nome da sobrevivência”. Lunetas. 13.06.2022. Adaptado)

Leia os trechos a seguir:

“O trabalho infantil impede que crianças desenvolvam...” (1° parágrafo)

Os sonhos do menino que trabalhava na feira foram adiados por muito tempo. (3° parágrafo)

Considerando o sentido com que foram empregados no texto, os termos em destaque têm como sinônimos, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1226Q981321 | Mecânica de Autos, Eletricista de Veículo Automotor, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Um veículo apresenta superaquecimento e queda de tensão no cabo positivo B+ do alternador durante o funcionamento com carga elétrica.

Esse problema é comumente provocado por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1227Q979028 | Terapia Ocupacional, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Os grupos são, na terapia ocupacional, importante dispositivo de cuidado, seja na saúde, assistência social ou educação. Uma abordagem específica de trabalho com grupos propõe que o papel do facilitador é criar um ambiente seguro, que favoreça a expressão de vivências, o fortalecimento de habilidades relacionais e a construção coletiva do processo terapêutico. Nessa perspectiva, o grupo define o ritmo e a profundidade das discussões, respeitando os limites e a disponibilidade de seus participantes para o vínculo e a colaboração.

Com base nessa descrição, é correto afirmar que essa abordagem se refere
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1228Q980308 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Coleta Seletiva e Reciclagem, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Durante a limpeza da copa, acidentalmente diversas xícaras de louça caíram e se quebraram.

Esse tipo de lixo deve ser separado e considerado como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1229Q977752 | Direito Administrativo, Analista de Procuradoria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Sobre a responsabilidade do Poder Público no processo trabalhista, notadamente no âmbito da terceirização de serviços, considerando a jurisprudência do STF e do TST, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1230Q980826 | Direito Administrativo, Auditor Fiscal de Rendas Municipais, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Fabiana, auditora fiscal, está realizando uma operação em uma empresa que presta serviços de limpeza, asseio e conservação para diversas entidades públicas. Ao analisar os documentos fiscais e conversar com representantes da empresa, passou a ter dúvidas quanto ao correto enquadramento tributário das atividades prestadas em razão dos contratos administrativos, especialmente no que se refere ao efetivo local de incidência do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).

Diante disso, solicitou que o contribuinte forneça o documento necessário à contratação de bens e serviços, o qual deve conter, entre outros elementos, a definição do objeto — incluindo sua natureza, quantitativos, prazo contratual e, se for o caso, a possibilidade de prorrogação —, a fundamentação da contratação, que consiste na referência aos estudos técnicos preliminares correspondentes ou, quando não for possível divulgá-los integralmente, no extrato das partes que não contenham informações sigilosas, além da descrição da solução como um todo, considerando todo o ciclo de vida do objeto.

Com base na situação hipotética e no disposto na Lei nº 14.133/2021, o contratado, então, deve fornecer

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1231Q981082 | História, Historiador, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A memória coletiva e a sua forma científica, a história, aplicam-se a dois tipos de materiais: os documentos e os monumentos.
(...). O monumento tem como características o ligar-se ao poder de perpetuação, voluntária ou involuntária, das sociedades históricas (...) e o reenviar a testemunhos que só numa parcela mínima são testemunhos escritos. O termo latino documentum, derivado de docere ‘ensinar’, evoluiu para o significado de ‘prova’ e é amplamente usado no vocabulário legislativo.
(Jacques Le Goff. História e Memória, 1990. Grifos do autor)
Considerando a corrente historiográfica relativa ao excerto, monumento e documento diferenciam-se, entre outras razões, pelo fato de que o primeiro é entendido por ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1232Q979808 | Música, Flauta Transversal/Doce, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A flauta moderna, tal como a conhecemos hoje – com chaves, de tubo cilíndrico e construída em metal – é uma invenção do compositor e flautista virtuose alemão Theobald Boehm. Ele construiu sua primeira flauta aos 16 anos, graças aos conhecimentos de ourivesaria aprendidos com o pai. Algumas décadas depois, após estudar Acústica na Universidade de Munique, Boehm dedicou-se a aperfeiçoar o instrumento, criando seu revolucionário sistema de chaves, usado até hoje.

Esse sistema foi patenteado em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1233Q980323 | Português, Técnico Agrícola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder a questão:


A Comissão de Direitos Humanos (CDH) debateu o fortalecimento de políticas públicas para a proteção de crianças e adolescentes indígenas. Participantes da audiência pública defenderam, entre outras medidas, a ampliação do acesso à saúde, o combate à violência, o apoio para gestantes, a garantia de segurança alimentar e a preservação dos territórios.

No debate, o indígena ianomâmi Renato Sanumá falou sobre as dificuldades de combater o abandono e o abuso sexual infantil, além dos desafios de tratamento de crianças com deficiências e problemas neurológicos nas aldeias. Segundo ele, não há como proteger efetivamente as crianças sem medidas de apoio. Ele participou do debate por videoconferência em sua língua nativa – traduzida durante a audiência.

Representante da Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Vanessa Quaresma afirmou que a meta do governo federal é reduzir a mortalidade infantil em 30% até 2027.

“Nosso grande desafio é impedir a perda de crianças nessa faixa etária menor de cinco anos. Nós não temos perdas acentuadas no período de até um ano, mas sim de um a quatro anos”, destacou Vanessa.

Ela ressaltou que as dificuldades geográficas são uma das barreiras para acessibilidade dos serviços de saúde nos territórios indígenas. Integrante da etnia curuaia, Vanessa afirmou que uma das estratégias trabalhadas pela secretaria envolve integrar práticas de cuidados da medicina ocidental com as práticas da medicina indígena. Para isso, destacou ser preciso qualificar a força de trabalho, em especial, em relação às questões interculturais.

(Agência Senado. Debatedores defendem fortalecimento de políticas públicas para crianças indígenas. www12.senado.leg.br, 23.05.2024. Adaptado)
Quanto à audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1234Q979046 | Pedagogia, Principais Autores, Artes Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Onrubia (em Coll, 1999) explica que, seguindo as premissas do construtivismo, a prática dos processos de codificação e decodificação que intervêm na leitura e na escrita deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1235Q979816 | Música, Piano, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O pianoforte, precursor do piano moderno, foi criado pelo construtor de cravos Bartolomeo Cristofori no início do século 18. Uma de suas principais inovações em relação aos cravos comumente utilizados na época foi a capacidade de controlar a dinâmica de cada nota pela intensidade do toque. Na verdade, o pianoforte foi o segundo instrumento de teclado da história a permitir isto; o primeiro foi o clavicórdio, criado no século 14, cujo uso era limitado devido a sua baixa potência sonora.

A característica física comum a ambos os instrumentos que possibilita tal controle dinâmico é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1236Q981352 | Edificações, Servente de Pedreiro, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Foi necessário abrir rasgos na parede de uma sala para passagem de eletrodutos. Após a colocação desses eletrodutos, a alvenaria deverá ser reparada, sendo recomendável
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1237Q981098 | Serviço Social, Orientador Social, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A história social das crianças, dos adolescentes e das famílias revela a dificuldade que as famílias enfrentaram e enfrentam para proteger e educar os filhos, fator que influenciou uma visão negativa do Estado, traduzida em um discurso sobre uma pretensa incapacidade da família de orientar os próprios filhos. Esse argumento ideológico possibilitou o desenvolvimento de políticas voltadas ao controle e à contenção social das famílias que vivenciavam uma situação econômica desfavorável. Tais posicionamentos rompiam com os vínculos familiares e davam sustentação à prática de suspensão do poder familiar. Por outro lado, o olhar para a criança e o adolescente como sujeitos de direitos em desenvolvimento foi construído ao longo da história, especialmente amparado pela legislação. Com base nessa concepção, foi projetado o Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária.
Um dos objetivos desse plano é assegurar que o acolhimento institucional seja efetivamente utilizado como medida de caráter
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1238Q979051 | Direito Constitucional, Artes Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O artigo 216 da Constituição Federal de 1988 afirma: “Constituem os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira [...]”.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1239Q980333 | Português, Sintaxe, Técnico Agrícola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A norma-padrão de regência verbal e nominal está respeitada em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1240Q979574 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Segundo Barbosa (2015), entre os anos 1870 e 1901, intensa propaganda foi realizada pelos políticos liberais visando ao campo da arte-educação. Para a autora, essa propaganda intencionava colocar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.