Início

Questões de Concursos Prefeitura de Itatiba SP

Resolva questões de Prefeitura de Itatiba SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1241Q977783 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A fragmentação de habitats afeta a composição e a distribuição de espécies, interferindo nos processos de colonização, imigração, dispersão e manutenção da biodiversidade. A diversidade alfa e gama são fortemente influenciadas pelo grau de conectividade entre as áreas de habitat.
Com base nesses conceitos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1242Q980346 | Engenharia Agronômica, Técnico Agrícola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A coleta de sementes envolve técnicas que permitem a extração eficiente dos propágulos de diferentes tipos de frutos, garantindo a preservação da biodiversidade e a recuperação de ecossistemas.
Considerando os processos naturais e artificiais de extração, secagem e armazenamento de sementes, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1243Q979327 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Manter-se atualizado quanto aos conhecimentos científicos e técnicos que tratem da aprendizagem humana, bem como desenvolver e manter relações profissionais pautadas pelo respeito, pela atitude crítica e pela cooperação com outros profissionais são, entre outros, deveres do psicopedagogo definidos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1244Q979583 | Música, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

As crianças têm aulas individuais. Sua duração é flexível, determinada pelo grau de atenção do aluno. Os pais são diretamente envolvidos e aprendem o mesmo que a criança, para poderem auxiliá-la em casa. A atuação dos pais é muito importante neste método, pois, além de ajudar diretamente as crianças na formação das habilidades, eles são responsáveis pela criação de um sentimento positivo em relação ao instrumento; o valor do estudo do instrumento, portanto, é construído a partir do modelo paterno ou materno. A criança pratica também em grupo, e, nessas ocasiões, todos os alunos se juntam, e assim os iniciantes entram em contato com alunos de outros níveis e se estimulam por tocar em conjunto com eles.

(Fonterrada, 2008. Adaptado)

O excerto indica a abordagem de ensino musical de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1245Q979839 | Matemática, Professor de Ensino Básico I Efetivo/Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Uma biblioteca recebeu uma doação de livros que serão, temporariamente, colocados em pilhas, cada pilha com o mesmo número de livros. Desse modo, é possível formar pilhas, cada uma delas com 20 livros, ou com 24 livros, ou com 30 livros em cada pilha e, em qualquer uma dessas opções, não restará livro fora das pilhas. Sabe-se que a doação recebida não chegou a 140 unidades, e que, por questão de espaço, foi decidido colocar 15 livros em cada pilha, o que também não deixou livro algum fora das pilhas. O número de pilhas formadas, com 15 livros em cada uma, foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1246Q980607 | Português, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão:

Cuidar de quem cuida de idosos dependentes: por uma política necessária e urgente

Cuidar decorre das expectativas sociais sobre o conceito cultural de família e continua a ser parte das obrigações femininas. Costuma acontecer que, nas famílias, uma mulher é escolhida como cuidadora pela pessoa de quem cuida, ou é autoescolhida, ou, ainda, exerce sua função por falta de outra opção.
No Brasil, o espectro de idade delas vai de 26 a 86 anos. São mulheres que abrem mão da vida pessoal, profissional, social e afetiva. E, mesmo quando seu trabalho é banhado de amor e reconhecimento, ela se empobrece do ponto de vista econômico e social e passa a ter, desde então, uma existência restrita e confinada, unicamente dedicada ao familiar em situação de dependência. As que são apoiadas por algum tipo de renda consideram esse aporte insuficiente. E as que vivem com pouca renda reduzem as opções de suporte frente à carga das necessidades. A maioria afirma que não recebe ajuda de ninguém e nenhuma recompensa econômica por sua dedicação.
Cuidar sempre afeta a vida da cuidadora. Em estudos que as comparam com a população em geral, são representadas com pior saúde física, mais frequente uso de medicamentos, taxas elevadas de depressão e ansiedade, estresse, menor satisfação com a vida e sensação de sobrecarga. Existem evidências de que o comprometimento cognitivo e a doença mental do idoso são mais onerosos do que os problemas físicos para quem cuida deles. Os agravos da própria saúde mental da pessoa que acompanha o idoso frequentemente aumentam à medida do tempo gasto no cuidado.

(Maria Cecília de Souza Minayo, “Cuidar de quem cuida de idosos dependentes: por uma política necessária e urgente”. Adaptado)
Assinale a alternativa em que a expressão destacada pode ser substituída pelo que está entre colchetes, preservando-se o sentido original e a norma-padrão de regência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1247Q979072 | Educação Artística, Artes Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Essa dimensão do conhecimento em arte refere-se às possibilidades de exteriorizar e manifestar as criações subjetivas por meio de procedimentos artísticos, tanto em âmbito individual quanto coletivo. Essa dimensão emerge da experiência artística com os elementos constitutivos de cada linguagem, dos seus vocabulários específicos e das suas materialidades.

(Itatiba – Secretaria da Educação – Currículo Ensino Fundamental II)

O nome dessa dimensão é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1248Q979586 | Educação Artística, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Refere-se ao processo de construir argumentos e ponderações sobre as fruições, as experiências e os processos criativos, artísticos e culturais. É a atitude de perceber, analisar e interpretar as manifestações artísticas e culturais, seja como criador, seja como leitor.

Em arte, a dimensão do conhecimento definida pelo excerto é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1249Q980866 | Português, Assistente Social, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Quando me proponho a analisar a complexidade da identidade da educação brasileira, desde a sua formação histórica, passando por seus determinantes políticos e filosóficos, até chegar aos processos curriculares e à organização didática e administrativa da escola, acabo percebendo que deixamos de lado dimensões antropológicas essencialmente humanas, e que hoje são desafios e urgências, analíticas e propositivas. Uma das mais urgentes dimensões a se considerar é a questão da afetividade, a qualidade social e subjetiva das relações pessoais. Não assumimos como importantes ou até mesmo como consideráveis as questões que envolvem a educação afetiva e emocional.

Afetividade significa educar para a sensibilidade, educar para ter imperativos éticos referentes a outras pessoas, à natureza, à diversidade da vida e do mundo, aos valores, às artes, aos conhecimentos e, sobretudo, à polifonia das personalidades, das diferentes pessoas, culturas, identidades, grupos e movimentos que nos cercam. A vida, em si, é uma grande epifania de vivências, de desabrochamentos de experiências, de vitalidades, emoções, alegrias, perdas e achados!

Educação afetiva é a criação de uma atmosfera vivencial de sensibilidades, de gestos elevados, esteticamente belos e bons, como aqueles que cultivamos como essenciais. Praticar a palavra acolhedora, a celebrar os encontros, a pedir desculpas pelos erros, pelas contradições, pelos desvios padrões que acontecem entre nossos desejos, nossas necessidades e nossos atos reais é sempre cultivar a paz, a generosidade, a esperança, o bom trato, a convivência pluralista, diversa e amorosa.

Educação afetiva é erigir alguns valores como “sagrados” para a convivência familiar, escolar e social, tais como a disposição para o trabalho em grupo, a decisão consultiva, as escolhas voltadas ao bem de todos, a paz e a democracia, o respeito à dignidade de toda pessoa, a condenação de toda forma de violência, simbólica ou real, a condenação firme de toda crueldade, de toda covardia, de toda destruição predatória do ecossistema, dos animais, das flores, do meio ambiente, da natureza. Ter sobretudo o sagrado amor à vida, proteger os que precisam de mais afeto, de mais proteção, combater todo sofrimento humano, notadamente aquele socialmente produzido, para que possa ser socialmente transformado.

Educação afetiva é mudar o olhar para com as crianças, os adolescentes, os jovens. É ser exemplo, é convencer pela palavra e testemunhar com as atitudes. Como cantava o poeta Almir Sater, com seu amigo Renato Teixeira: “É preciso amor pra poder pulsar, é preciso paz pra poder sorrir, é preciso a chuva para florir!”. Observem bem, a chuva está caindo, a natureza está fazendo a sua parte! Faltam as outras duas disposições para a vida ser melhor!

(César Nunes. “A educação afetiva e a ética da convivência amorosa”.
In: Da educação que ama ao amor que educa. Adaptado)
No trecho do último parágrafo “Faltam as outras duas disposições para a vida ser melhor!”, com a expressão destacada, o autor faz referência
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1250Q979332 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Psicopedagogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Determinado instrumento, composto uma por série de tarefas que avaliam habilidades referentes a 13 áreas, consideradas pré-requisitos para desenvolver leitura e escrita, permite identificar o repertório de entrada de alunos para subsidiar a elaboração de estratégias de ensino eficazes para a alfabetização. Trata-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1251Q979847 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico I Efetivo/Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A discussão epistemológica dos anos recentes está gestando um novo entendimento da didática, da Pedagogia e das Ciências da Educação. Conforme Pimenta (in Franco e Pimenta, 2010), a ressignificação epistemológica da Pedagogia ocorre na medida em que esta toma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1252Q980616 | Matemática, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Um fiscal visitou determinado número de estabelecimentos em 3 dias. No primeiro dia, ele visitou 40% do número total de estabelecimentos. No segundo dia, visitou 2 estabelecimentos a menos do que o número de estabelecimentos visitados no primeiro dia; no terceiro dia, visitou os últimos 5 estabelecimentos.

Qual foi o número de estabelecimentos visitados no segundo dia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1253Q981384 | Engenharia Civil, Estruturas de Concreto, Pedreiro, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Uma das práticas adequadas para a construção de passeios públicos em concreto é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1254Q979854 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico I Efetivo/Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Em uma escola pública municipal, a professora Rayane solicitou ao aluno Jefferson (6 anos de idade), em processo de alfabetização, que escrevesse algumas palavras. Solicitado a escrever a palavra “cola”, o aluno escreveu “OA”; solicitado a escrever “caneta”, o aluno escreveu “AEA”; solicitado a escrever “caderno”, o aluno escreveu “AEO”; solicitado a escrever “borracha”, o aluno escreveu “OAA”.

Com base em Ferreiro (1993), a professora Rayane concluiu corretamente que a escrita de Jefferson apresenta características da escrita
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1255Q980878 | Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A Estratégia Saúde da Família (ESF) é um modelo inovador, que coloca a saúde no centro das necessidades da pessoa, da família e do território e que desempenha um papel crucial na reorganização da Atenção Primária à Saúde no Brasil, alinhando-se aos princípios do Sistema Único de Saúde.
A partir disso, assinale a alternativa correta sobre a Estratégia de Saúde da Família.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1256Q979089 | Educação Física, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Dispêndio energético diário total (DEDT), também conhecido como gasto energético diário total (GEDT), é a quantidade total de energia que uma pessoa gasta em um dia para manter todas as funções corporais e realizar atividades.

Alguns fatores afetam, de forma importante, o DEDT ou GEDT. Entre esses fatores, o que exerce a maior influência é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1257Q981139 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico de Enfermagem do Trabalho, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O serviço de saúde ocupacional da instituição está passando por um processo de reorganização que inclui, entre outras ações, a informatização dos prontuários médicos de funcionários e ex-funcionários. Solicitado para participar do processo, o técnico de enfermagem do trabalho está analisando o prontuário de uma funcionária aposentada há 2 anos, que havia exercido a função de assistente administrativo por 10 anos na empresa. Frente a essa situação, uma vez que a ex-funcionária não tinha histórico de exposição a radiações ionizantes e substâncias químicas cancerígenas ou outros agentes nocivos no exercício do trabalho, o técnico deve considerar que, de acordo com o estabelecido pela NR7, esse documento deverá ser mantido pela organização por, no mínimo,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1258Q980372 | Noções de Informática, Técnico de Informática, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que descreve corretamente uma boa prática relacionada ao uso e manutenção de drivers de dispositivos de microcomputadores.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1259Q980374 | Noções de Informática, Técnico de Informática, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Arquivos do Instalador do Windows são utilizados para a instalação de programas no sistema operacional Windows.
A extensão utilizada nesse tipo de arquivo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1260Q979864 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Professor de Ensino Básico I Efetivo/Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com a Lei no 8.069/1990, art. 53, a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes, entre outros,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.