Início

Questões de Concursos Prefeitura de Itatiba SP

Resolva questões de Prefeitura de Itatiba SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1301Q979743 | Biologia, Engenheiro Florestal, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que apresenta duas espécies nativas indicadas para arborização urbana que são de pequeno porte e cujos nomes popular e científico estão escritos corretamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1302Q977441 | Pedagogia, Língua Portuguesa Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com Eliana Borges Correia de Albuquerque (Mudanças didáticas e pedagógicas no ensino da língua portuguesa, 2006), na abordagem da transposição didática, o “saber sábio” corresponde ao saber científico-cultural
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1303Q978982 | Nutrição, Guia Alimentar da População Brasileira e Pirâmide Alimentar, Nutricionista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O Guia alimentar para a população brasileira (Ministério da Saúde, 2014) é um documento oficial que aborda os princípios e as recomendações de uma alimentação adequada e saudável para a população brasileira, configurando-se como instrumento de apoio às ações de educação alimentar e nutricional no Sistema Único de Saúde.

Segundo esse documento, caracteriza-se como um alimento processado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1304Q978983 | Nutrição, Nutricionista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A resolução do Conselho Federal de Nutricionistas n° 600, de 25 de fevereiro de 2018, dispõe sobre a definição das áreas de atuação do nutricionista e as suas atribuições, indica parâmetros numéricos mínimos de referência, por área de atuação, para a efetividade dos serviços prestados à sociedade e dá outras providências.

De acordo com essa resolução, é uma área de atuação de nutricionistas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1305Q981032 | Pedagogia, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Veiga (in: Veiga e Resende, 2008) elenca três momentos na construção do projeto político-pedagógico. Um deles é um “desvelamento da realidade sociopolítica, econômica, educacional e ocupacional”.
Trata-se do ato situacional, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1306Q979254 | Geologia, Hidrogeologia, Geólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Com relação às tipologias de classificação dos aquíferos, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, exemplo de aquífero classificado em função do meio em que se dá o escoamento (porosidade) e de aquífero classificado em função das suas características hidráulicas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1307Q979255 | Geologia, Geólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) tem como instrumento de gestão os Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, em que se destacam as ações focadas no mapeamento de passivos ambientais decorrentes de lixões ou aterros controlados.

Nesse processo, os métodos geofísicos constituem ferramenta fundamental das etapas investigatórias no mapeamento da pluma de contaminação, sendo que os mais adequados para essa investigação são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1308Q981304 | Engenharia Civil, Calceteiro, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

As canaletas executadas junto às guias, na via pública, que têm a finalidade de captar e conduzir superficialmente as águas pluviais, são denominadas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1309Q981050 | Português, Interpretação de Textos, Eletricista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder à questão:

O crescimento do lixo eletrônico e suas implicações globais



Equipamentos elétricos e eletrônicos (EEE) referem-se a uma ampla gama de produtos que possuem circuitos ou componentes elétricos com fonte de alimentação ou bateria. Presente na maioria dos lares e das empresas, esse tipo de equipamento abrange utensílios básicos de cozinha e dispositivos de tecnologias de informação e comunicação, tais como telefones celulares e laptops. Além de seu uso doméstico cotidiano, os produtos eletrônicos têm sido cada vez mais empregados no contexto de casas e cidades inteligentes, como o uso de fechadura digital para acessar uma casa, do bilhete único nos ônibus e da semaforização inteligente para privilegiar o transporte público em corredores.



Cada produto tem um perfil de vida útil específico, o que significa que as categorias possuem diferentes quantidades de resíduos e potenciais impactos na saúde e no meio ambiente, quando os produtos são reciclados de maneira inadequada. Consequentemente, a tecnologia de reciclagem, os processos logísticos e de coleta mudam para cada categoria, da mesma forma que a atitude dos consumidores no descarte dos EEE também varia.



Quanto ao ciclo de vida do produto elétrico e eletrônico, depois de ser vendido, ele é usado por um determinado período em residências e empresas. Esse período é chamado de “fase de estoque”, que inclui o tempo de espera em galpões, bem como a troca dos equipamentos de segunda mão entre famílias e empresas.



Quando o tempo de vida desse produto chega ao fim, ou seja, quando ele para de funcionar e é descartado pelo proprietário, sem a intenção de reutilização, nesse momento, o EEE torna-se lixo eletrônico.


(Vanessa Forti, “O crescimento do lixo eletrônico e suas implicações globais”, Panorama setorial da Internet. Disponível em: https://cetic.br/pt/publicacoes/indice/panoramas/. Adaptado)

De acordo com as informações do texto, equipamentos elétricos e eletrônicos (EEE) são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1310Q979270 | Geologia, Geólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Na fase de conhecimento e análise dos riscos geológicos, em especial na delimitação e classificação dos graus de risco a movimentos de massa, erosões, subsidência, solapamento ou colapso, a maioria das prefeituras adota os critérios recomendados pelo Ministério das Cidades e Instituto de Pesquisas Tecnológicas do estado de São Paulo (IPT).

Com relação a esses critérios é correto afirmar que, nos setores de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1311Q981319 | Engenharia Civil, Estruturas de Concreto, Coveiro, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Qual é a principal vantagem da laje pré-moldada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1312Q979533 | Telecomunicações, Operador de Rádio dos Serviços de Emergência, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Considere o seguinte texto:

O sistema de rádio comunicação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) opera no espectro de __________ a __________, que corresponde à faixa de frequência __________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1313Q979025 | Saúde Pública, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A partir de 2010, o Sistema Único de Saúde (SUS) reformulou sua lógica de organização dos serviços, abandonando o modelo hierarquizado em pirâmide — baseado em níveis crescentes de complexidade — e adotando a estrutura em redes de atenção à saúde. Nesse novo arranjo, os serviços passam a ser organizados conforme diferentes densidades tecnológicas, visando à integralidade e à continuidade do cuidado. Nesse contexto, a Atenção Básica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1314Q979538 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O manejo adequado de uma cultura agrícola depende também do conhecimento do solo e água, bem como a interação entre eles. Nesse cenário, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1315Q981330 | Engenharia Civil, Encanador, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

As ligações de esgoto sanitário podem ser executadas com tubos e conexões de PVC série, reforçada com sistemas de acoplagem, por meio de anéis de borracha para vedação em diâmetros variados ou soldagem com adesivo plástico. Esses meios garantem a estanqueidade do sistema, tanto para a água quanto para os gases provenientes da rede de esgoto. O nome do conjunto de tubulações e dispositivos de esgoto que contém gases e água servida é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1316Q981338 | Engenharia Mecânica, Categoria E, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Uma das inspeções importantes antes de iniciar o trabalho com máquinas pesadas é a verificação do indicador de restrição do filtro de ar do motor, e deixar de fazer isso poderá provocar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1317Q981086 | História, Historiador, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Durante sua posse como 47º presidente dos Estados Unidos, Donald Trump disse:
“Vamos perseguir o nosso Destino Manifesto até às estrelas, lançando astronautas americanos para fincar as estrelas e listras [da bandeira dos EUA] no planeta Marte.” O termo não é novo e trata de uma ideologia bastante prevalente nos Estados Unidos no século XIX.
(BBC News Brasil. O que é Destino Manifesto […], 29.10.2024. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cx2nwnd59e3o. Acesso em 13.04.2025. Adaptado)
No século 19, o Destino Manifesto defendia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1318Q979552 | Português, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.


Quando me proponho a analisar a complexidade da identidade da educação brasileira, desde a sua formação histórica, passando por seus determinantes políticos e filosóficos, até chegar aos processos curriculares e à organização didática e administrativa da escola, acabo percebendo que deixamos de lado dimensões antropológicas essencialmente humanas, e que hoje são desafios e urgências, analíticas e propositivas. Uma das mais urgentes dimensões a se considerar é a questão da afetividade, a qualidade social e subjetiva das relações pessoais. Não assumimos como importantes ou até mesmo como consideráveis as questões que envolvem a educação afetiva e emocional.


Afetividade significa educar para a sensibilidade, educar para ter imperativos éticos referentes a outras pessoas, à natureza, à diversidade da vida e do mundo, aos valores, às artes, aos conhecimentos e, sobretudo, à polifonia das personalidades, das diferentes pessoas, culturas, identidades, grupos e movimentos que nos cercam. A vida, em si, é uma grande epifania de vivências, de desabrochamentos de experiências, de vitalidades, emoções, alegrias, perdas e achados!


Educação afetiva é a criação de uma atmosfera vivencial de sensibilidades, de gestos elevados, esteticamente belos e bons, como aqueles que cultivamos como essenciais. Praticar a palavra acolhedora, a celebrar os encontros, a pedir desculpas pelos erros, pelas contradições, pelos desvios padrões que acontecem entre nossos desejos, nossas necessidades e nossos atos reais é sempre cultivar a paz, a generosidade, a esperança, o bom trato, a convivência pluralista, diversa e amorosa.


Educação afetiva é erigir alguns valores como “sagrados” para a convivência familiar, escolar e social, tais como a disposição para o trabalho em grupo, a decisão consultiva, as escolhas voltadas ao bem de todos, a paz e a democracia, o respeito à dignidade de toda pessoa, a condenação de toda forma de violência, simbólica ou real, a condenação firme de toda crueldade, de toda covardia, de toda destruição predatória do ecossistema, dos animais, das flores, do meio ambiente, da natureza. Ter sobretudo o sagrado amor à vida, proteger os que precisam de mais afeto, de mais proteção, combater todo sofrimento humano, notadamente aquele socialmente produzido, para que possa ser socialmente transformado.


Educação afetiva é mudar o olhar para com as crianças, os adolescentes, os jovens. É ser exemplo, é convencer pela palavra e testemunhar com as atitudes. Como cantava o poeta Almir Sater, com seu amigo Renato Teixeira: “É preciso amor pra poder pulsar, é preciso paz pra poder sorrir, é preciso a chuva para florir!”. Observem bem, a chuva está caindo, a natureza está fazendo a sua parte! Faltam as outras duas disposições para a vida ser melhor!


(César Nunes. “A educação afetiva e a ética da convivência amorosa”. In: Da educação que ama ao amor que educa. Adaptado)
Assinale a alternativa em que os termos destacados são antônimos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1319Q981088 | História, Historiador, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Ao descrever as comunidades tupinambá e tupiniquim, Hans Staden comentou: “Cada um obedece ao principal da sua cabana. O que o principal ordena é feito, não a força ou por medo, porém de boa vontade”. Os primeiros jesuítas, por sua vez, lamentavam com frequência a ausência de um “rei” entre os Tupi, reconhecendo que a fragmentação política servia de obstáculo ao seu trabalho. Escrevendo de São Vicente, Pedro Correia relatou que a conversão dos índios havia de ser uma tarefa muito difícil “porque não tem Rei; antes, em cada aldeia e casa, há seu Principal”.
(John Manuel Monteiro. Negros da terra: índios e bandeirantes nas origens de São Paulo, 1994. Adaptado)

O excerto apresenta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1320Q979811 | Música, Flauta Transversal/Doce, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que identifica corretamente três compositores do período Barroco que criaram obras para a família das flautas doces.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.