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Questões de Concursos Prefeitura de Itatiba SP

Resolva questões de Prefeitura de Itatiba SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1321Q981092 | Direitos Humanos, Historiador, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Considerando os termos da Lei nº 12.528/2011, que criou a Comissão Nacional da Verdade (CNV), está correto afirmar que
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1322Q979045 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Artes Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Sobre a relação entre temas transversais e a disciplinaridade, assinale a alternativa correta, de acordo com o texto de Lenise Garcia.
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1323Q981095 | Serviço Social, Assistência Social no Serviço Social, Orientador Social, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A Lei Orgânica da Assistência Social prevê que a assistência social é política de seguridade social não contributiva, que provê os mínimos sociais e é realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas.
Desse modo, conclui-se que a assistência social é
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1324Q981351 | Engenharia Civil, Servente de Pedreiro, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

As obras, sejam de construção ou de reforma, geram muitos resíduos sólidos. Alguns desses resíduos são materiais recicláveis, que podem ser direcionados para a coleta seletiva e outros não.

Os resíduos que podem ser encaminhados diretamente para a reciclagem são, entre outros:
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1325Q980328 | Português, Técnico Agrícola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder a questão:

No Carnaval, minhas calças eram brancas e meus sapatos, de tênis. As camisas, sempre feias, variavam. Lembro-me de uma roxa, que desbotava.

No Recife, o Carnaval começava no Natal. Ou melhor, não havia Natal no Recife. A 24 de dezembro, os blocos saíam às ruas, com suas orquestras de 30 a 40 metais, seus coros de vozes sofridas, a tocar e a cantar as jornadas mais líricas. Chamavam-se “jornadas” alguns dos cantos carnavalescos do Recife, talvez por influência das jornadas dos pastoris. Agora, por que os cantos dos pastoris se chamavam de “jornadas”, não sei.

Mas, na noite de 24 de dezembro, quando a gente pensava que seria uma noite silenciosa, o Vassourinhas estourava numa esquina, nos acordando, na alma, uma alegria guerreira, impossível de explicar agora, tanto tempo e tanta fadiga são passados. Nós íamos, primeiro, às janelas, depois para a rua, até que afinal nos misturávamos ao povo, onde cada rei fantasiado, cada rainha de cetim eram reis do amor e do futuro. O futuro de que faziam parte.

Não se pode fazer ideia do que era o povo solto nas ruas do Recife, após a declaração irreversível do Carnaval. Ah, de nada serviam suas heranças de submissão, porque o despontar do Carnaval era um grito de alforria. Tão louca e tão bela, aquela dança! Uma verdade maior que as verdades ditas ou escritas saía dos seus quadris, até então bem-comportados.

Tudo deve estar mudado. O Carnaval do Recife, talvez, não seja, hoje, um desabafo. Talvez não contenha aquele desafio de homens e mulheres, livres de todas as sujeições e esquecidos de Deus. É possível que se tenha transformado numa festa, simplesmente. Talvez seja alegre e isto é sadio. Mas os meus carnavais eram revoltados. Não tenho a menor dúvida de que aquilo que fazia a beleza do Carnaval pernambucano era revolta – revolta e amor – porque só de amor, por amor, se cometem os gestos de rebeldia.

Não sei de lembrança que me comova tão profundamente. Não sei de vontade igual a esta que estou sentindo, de ser o menino que acordava de madrugada, com as vozes dos metais e as vozes humanas daquele Carnaval liricamente subversivo.

(Antônio Maria. Carnaval antigo... Recife.
https://cronicabrasileira.org.br, 1968. Adaptado)
Para o povo da cidade de Recife, é correto afirmar que o Carnaval significava
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1326Q981096 | Serviço Social, Orientador Social, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com a Lei nº 12.435, que altera a gestão das ações na área de assistência social, a gestão fica organizada sob a forma de sistema descentralizado e participativo, denominado Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
O SUAS possibilita o cofinanciamento entre os três entes federativos, bem como a prática da gestão
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1327Q981103 | Direito Constitucional, Ordem Social, Orientador Social, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O ensino público gratuito e de qualidade deve ser ministrado para toda a população brasileira, conforme o artigo 206 da Constituição Federal.
Segundo esse artigo, além da igualdade de condições para a permanência na escola, da liberdade para aprender, ensinar e pesquisar, do pluralismo das ideias e da valorização dos profissionais de educação, deve-se considerar, como um dos princípios da educação pública e gratuita,
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1328Q981361 | Engenharia Agronômica, Jardineiro, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A adequada produção de mudas em saquinhos requer alguns cuidados, dentre os quais é correto citar:
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1329Q981365 | Mecânica de Autos, Mecânico de Manutenção, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Após a montagem e a troca de pneu de um veículo pesado, é de muita importância que, para efetuar a calibragem, o pneu seja posicionado
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1330Q979830 | Música, Viola Caipira, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Na afinação Boiadeira, a terceira e a quinta ordens formam um intervalo de
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1331Q981110 | Serviço Social, Orientador Social, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O fortalecimento das capacidades passa pela reflexão crítica, feita entre mulheres e homens, sobre as relações sociais de gênero, de forma a evidenciar as desigualdades, desmistificar os estereótipos e combater a LGBTfobia e a violência contra as mulheres. Trabalhar com as noções que permeiam as relações de gênero evidencia a capacidade de analisar o patriarcado e a influência deste nas relações sociais estabelecidas ao longo da história.
No contexto dessas relações, pode-se verificar que uma das características predominantes nesse âmbito é a relação de
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1332Q980343 | Engenharia Agronômica, Técnico Agrícola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A classificação de solos é fundamental para o conhecimento das características e limitações edáficas de uma região, influenciando diretamente o planejamento da produção.
Assim, de acordo com o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, é correto afirmar que os
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1333Q980344 | Engenharia Agronômica, Técnico Agrícola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Existem vários tipos de fertilizantes com diferentes fontes e composições.

A respeito do fertilizante organomineral, trata-se de um produto

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1334Q980602 | Português, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o poema a seguir para responder à questão:

Vietnã

Mulher, como você se chama? – Não sei.
Quando você nasceu, de onde você vem? – Não sei.
Para que cavou uma toca na terra? – Não sei.
Desde quando está aqui escondida? – Não sei.
Por que mordeu o meu dedo anular? – Não sei.
Não sabe que não vamos te fazer nenhum mal? – Não sei.
De que lado você está? – Não sei.
É a guerra, você tem que escolher. – Não sei.
Tua aldeia ainda existe? – Não sei.
Esses são teus filhos? – São.

(Wisława Szymborska, [poemas])
Com base na leitura do poema, é correto afirmar que a mulher que responde às perguntas
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1335Q979580 | Artes Cênicas, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Espaço concretamente perceptível pelo público e que consiste em cada uma das unidades de ação de uma peça. Lugar onde as personagens se movimentam: palco, estrado, tablado etc.
(Reverbel, 1996.)

O excerto define, para a autora,
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1336Q979325 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Diferentes abordagens no campo da psicomotricidade evidenciam a indissociabilidade entre motricidade e aprendizagem, sendo os fatores psicomotores – o esquema corporal, a lateralidade, a tonicidade, a orientação espacial e temporal, o equilíbrio e a coordenação motora – considerados pré-requisitos da aprendizagem escolar.

Crianças/alunos com dificuldade de se situar, em função da sucessão de acontecimentos – antes, durante, depois – e também em relação à noção de ritmo necessitam de estimulação
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1337Q979584 | Educação Artística, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O estudo e a prática das qualidades de movimento a partir da abordagem de Rudolf Laban – espaço, peso, tempo e fluxo – são indicados, no Currículo de Arte do Ensino Fundamental II da Secretaria da Educação de Itatiba, para qual ano?
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1338Q980610 | Português, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão:

A cultura dos macacos-pregos

Nos últimos anos, os arqueólogos que trabalham na Serra da Capivara, no Piauí (um dos complexos pré-históricos mais importantes do Brasil, famoso pelas belas pinturas nas rochas), passaram a enfrentar uma nova dor de cabeça. Tanto lá quanto em outros lugares do País e do mundo, lascas de pedra simples, que sobravam do processo de fabricação de ferramentas, costumam ser um bom indício da presença de antigos seres humanos. O problema é que outra espécie de inteligência sofisticada também anda produzindo lasquinhas muito parecidas há milênios na região. Como saber quem fez o quê?
O culpado por embolar o meio de campo arqueológico se chama Sapajus libidinosus: é o macaco-prego-amarelo. Os dados indicam que esses primatas andam produzindo lascas de pedra há pelo menos 3 mil anos, e é possível que isso esteja acontecendo há mais tempo ainda. Num trabalho de pesquisa constante, que vem ganhando força nos últimos vinte anos, cientistas do Brasil e de outros países estão documentando a grande versatilidade tecnológica e comportamental dos macacos-pregos.
Esses primatas usam diversos recursos da natureza – por exemplo, pedras, raízes e galhinhos – como ferramentas para explorar seu ambiente, descolar comida mais nutritiva e até paquerar, e acabam assim produzindo lascas de pedra de forma não intencional. Tudo indica que essas capacidades são transmitidas culturalmente de geração em geração, podem se transformar ao longo do tempo e variam dependendo das populações de cada espécie. Isso significa que, à sua maneira, esses bichos têm se mostrado exemplos valiosos para a compreensão de como a inteligência e a cultura evoluem.

(Reinaldo José Lopes, “A cultura dos macacos-pregos”, Revista Superinteressante. Adaptado)
Com base na leitura do texto, é correto afirmar que os macacos-pregos
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1339Q979331 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Os atos normativos estabelecem regras, normas e obrigações que orientam a atuação de indivíduos e organizações com vistas à correta aplicação de uma lei.

A lei no 9.394/96 dispõe sobre
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1340Q979588 | Biologia, Ciências Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Ucides cordatus é uma espécie de caranguejo que habita regiões litorâneas desde a Flórida (EUA) até Santa Catarina (Brasil). Representa importante papel econômico nos locais em que ocorre, devido à sua extração e comércio como fonte de alimento. No ecossistema em que vive, atua no processamento da serrapilheira, na bioturbação do sedimento e na ciclagem do carbono e da matéria orgânica. Em fase de reprodução, os indivíduos da espécie saem de suas galerias e caminham sobre o sedimento. Os machos liberam espuma e lutam com outros machos para a atração das fêmeas, que, após copuladas, liberam suas larvas na água dos estuários ou da própria galeria.

Por meio dessa descrição, é possível identificar que o caranguejo habita regiões
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