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Questões de Concursos Prefeitura de Itatiba SP

Resolva questões de Prefeitura de Itatiba SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q978857 | Odontologia, Patologias Endodônticas Diagnóstico e Tratamento, Endodontista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Sob condições fisiológicas, existe equilíbrio entre reabsorção e formação óssea. Em determinadas condições inflamatórias, como na lesão perirradicular, no entanto, o equilíbrio é alterado de modo que a reabsorção excessiva do osso possa ocorrer.

Assinale a alternativa que apresenta a relação entre mediadores químicos, favorável para que ocorra a reabsorção óssea.
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142Q978860 | Odontologia, Preparo Biomecânico dos Canais Radiculares, Endodontista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O conhecimento da morfologia dos istmos é essencial para o tratamento endodôntico cirúrgico e não cirúrgico.

De acordo com a classificação dos istmos de Hsu e Kim, a presença de dois canais sem comunicação evidente é tipo
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143Q981261 | Noções de Informática, Analista de Recursos Humanos, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

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A lacuna é corretamente preenchida por:
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144Q979217 | Pedagogia, Pesquisa em Educação, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A respeito da formação continuada na própria escola, Imbernón (2002) discorre sobre o modelo indagativo ou de pesquisa na formação de professores. Segundo o autor, a fundamentação desse modelo encontra-se
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145Q979986 | Inglês, Inglês Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.


Speakers of different languages have different sounds. Thus, as there is no equivalent in English for the ‘click’ in the South African language Xhosa, English speakers find it difficult to produce. British speakers mangle French vowels because they are not the same as the English ones. Japanese speakers, on the other hand, do not have different phonemes for /l/ and /r/ and so have difficulty differentiating between them.


Whereas in some languages there seems to be a close relationship between sounds and spelling, in English this is often not the case. The sound /ʌ/, for example, can be realized in a number of different spellings (e.g. won, young, funny, flood). The letters ou, on the other hand, can be pronounced in a number of different ways (e.g. enough, through, though, and even journey). A lot depends on the sounds that come before or after them, but the fact remains that we spell some sounds in a variety of different ways, and we have a variety of different sounds for the same spelling.


(Jeremy Harmer. The practice of English language teaching, 2007)
In the excerpt from the first paragraph “Thus, as there is no equivalent in English for the ‘click’ used by Xhosa speakers, English speakers find it difficult to produce”, the word in bold introduces a
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146Q981011 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Contador, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Deve(m) constar nas notas explicativas de um ente público:
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147Q977448 | Matemática, Matemática Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O mesmo produto é vendido por preços diferentes nas lojas A e B. Na loja A, o preço do produto é 50% a mais do que na loja B. O preço na loja B sofrerá um reajuste de maneira a ficar 15% a mais do que o preço praticado na loja A. Nesse contexto, o reajuste a ser aplicado será de
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149Q981294 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Auxiliar de Controlador Geral, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Sobre a elaboração das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público, a administração deve fazer a avaliação da capacidade de a entidade continuar em operação. Essa avaliação deve ser feita pelos responsáveis pela elaboração das demonstrações contábeis, levando em consideração toda a informação disponível sobre o futuro, observado um período mínimo (mas não limitado a esse período) a partir da data de aprovação das demonstrações contábeis. De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, o período mínimo a ser observado será de
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150Q979247 | Farmácia, Auxiliar de Farmácia, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O uso de opioides para o tratamento da dor por intervalos curtos e longos pode desencadear o desenvolvimento de diferentes reações que são bem caracterizadas. No caso do uso crônico, uma dessas reações é o fenômeno de hiperalgesia induzida por opioides, no qual doses mais altas podem causar um aumento paradoxal no processamento da dor. Este fenômeno de hiperalgesia pode ser explicado pelo mecanismo de
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151Q980295 | Português, Adjetivos, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder a questão.

Trabalho infantil: crianças impedidas em nome da sobrevivência



O trabalho infantil expõe a desigualdade e a indiferença ao direito de ser criança. “O trabalho infantil impede que crianças desenvolvam, em toda potência, suas habilidades e capacidades em um contexto saudável. Consiste na violação à regra constitucional de prioridade absoluta à garantia dos direitos às crianças e aos adolescentes. As consequências geram efeitos para toda a vida, alimentando o ciclo de pobreza e exclusão social”, ressalta Mariana Zan, advogada do Instituto Alana.



Segundo relatórios, 160 milhões de crianças e adolescentes vivem atualmente em situação de trabalho infantil no mundo, sendo cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes no Brasil. Mais da metade tem entre 5 e 11 anos. Os números reforçam a cultura de que é normal crianças trabalharem para sobreviver. Vê-se que a sociedade ignora o direito à infância. No interior do Pará, encontramos o caso de Vilciney Silva. “Com nove anos, eu ia para a feira vender coxinha de manhã e pamonha à tarde. Nos fins de semana, eu vendia amendoim nas festas. Morava com meus avós e não tinha tempo para brincar nem estudar. A gente tinha que existir e se alimentar”, conta.



Hoje, pai de três meninos, faz questão de brincar quando estão juntos. Para ele, é o momento de alegria que descobriu já adulto. O trabalho durante a infância não era uma opção. Tinha que fazer. “Eu me questionava se ia conseguir as coisas sem a escola. Mas entre estudar e ter comida, a fome falava mais alto”, diz. Prestes a terminar o curso de licenciatura em Educação do Campo, ele quer seguir os estudos e fazer mestrado. Os sonhos do menino que trabalhava na feira foram adiados por muito tempo. “Percebi a necessidade de estudar e que, para o pobre, as dificuldades sempre acontecem, mas a gente não tem que desistir”, conclui.


(Célia Fernanda Lima. “Trabalho infantil: crianças impedidas em nome da sobrevivência”. Lunetas. 13.06.2022. Adaptado)

Assinale a alternativa em que a palavra em destaque na frase tem função de adjetivo, ou seja, atribui uma qualidade a outra palavra.
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152Q979273 | Pedagogia, Legislação da Educação, História Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O componente curricular História, tal como foi concebido na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), tem como um de seus principais objetivos [...] estimular a autonomia de pensamento e a capacidade de reconhecer que os indivíduos agem de acordo com a época e o lugar em que vivem, de forma a preservar ou transformar seus hábitos e condutas.

(Itatiba (SP). Prefeitura. Secretaria de Educação. Currículo do Ensino Fundamental 2: 6o ao 9o ano/Secretaria de Educação. Itatiba: Secretaria de Educação, 2020. Disponível em: https://www.itatiba.sp.gov.br/templates/midia/secretarias/educacao/ publicacoes/curriculo_ensino_fundamental_ii_6o_ao_9o_ano.pdf)

O excerto refere-se a um dos objetivos da BNCC, cuja aplicação no processo de ensino e aprendizado consiste em desenvolver nos estudantes
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153Q979564 | Pedagogia, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.


Diego é professor em uma escola de Itatiba. Ele valoriza as informações que transmite a seus alunos e exige que estes permaneçam alertas às informações. Assim, procura oferecer explicações claras e textos explicativos consistentes, além de organizar o ambiente pedagógico. Além disso, Diego permanece atento a seus alunos, entendendo-os como seu objeto de estudo, que por isso devem ser captados por atributos palpáveis, mensuráveis, observáveis. Assim, sua prática avaliativa revela intenções de coleta de informações em relação ao aluno, dele registrando dados precisos e fidedignos. Em sua perspectiva, diante de todo seu esforço, a maioria de seus alunos aprende; só não aprende o aluno que faltar, não estiver atento às explicações ou não realizar as tarefas por ele solicitadas.
De acordo com Hoffmann, práticas avaliativas como as de Diego, com base na observação e no registro de dados, vinculam-se a uma
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154Q979058 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Artes Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Na exemplificação dos trabalhos publicados por Robert Saunders, Barbosa (2014) denomina sua abordagem de Método de Multipropósito e a define como
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155Q980362 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, Professor 12 por 36, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Uma paciente adulta, de 1,60 m e 64 quilos (eutrófica), recebeu a prescrição de uma solução aquosa a ser administrada por via intramuscular num volume igual a 2 mL. Os sítios de aplicação e escolha da agulha mais adequados para essa administração são:
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156Q980368 | Arquitetura de Computadores, Memória, Técnico de Informática, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

No contexto de arquitetura de computadores, existem memórias de diversos tipos. Uma das grandes diferenças entre a memória flash e a memória RAM está na sua forma de operação, pois, ao contrário da memória RAM, a memória flash
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157Q980380 | Programação, Programação de front end, Técnico de Informática, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

No contexto de tecnologias e técnicas associadas a desenvolvimento web, assinale a alternativa que contém aquela cuja finalidade é permitir que páginas web se comuniquem com um servidor em segundo plano (background), sem recarregar toda a página.
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158Q980405 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Conselho Tutelar, Agente Social, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

As medidas específicas de proteção à criança e ao adolescente são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos no ECA forem ameaçados ou violados por ação ou omissão da sociedade ou do Estado, por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsáveis ou em razão de sua conduta. Entre as medidas que podem ser aplicadas pelo Conselho Tutelar está a prevista no artigo 101 (VII) do ECA, que é
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159Q979140 | Odontologia, Prótese Parcial Fixa, Técnico em Prótese Dentária, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Qual o espaço mínimo, em milímetros, para realização da soldagem de um pôntico em uma infraestrutura para uma prótese parcial fixa, a fim de garantir uma área rígida e resistente e minimizar a possibilidade de distorção da solda?
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160Q980420 | Logística, Custos Logísticos, Almoxarife, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Uma das desvantagens da descentralização de estoques refere-se
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