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Questões de Concursos Prefeitura de Itatiba SP

Resolva questões de Prefeitura de Itatiba SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1561Q981102 | Direito Constitucional, Ordem Social, Orientador Social, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Leia o excerto a seguir:
A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua ________________________.
(Constituição Federal de 1988, artigo 205. Adaptado)
A lacuna é corretamente preenchida por:
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1562Q979570 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O art. 54 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal no 8.069/1990), no que diz respeito à criança e ao adolescente com deficiência, estabelece como dever do Estado assegurar
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1563Q977781 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

“Ciclo hidrológico” é o nome dado ao fenômeno global de circulação contínua e distribuição de água sobre a superfície terrestre, o subsolo, a atmosfera e os oceanos.
Os processos básicos do ciclo hidrológico incluem condensação, precipitação, infiltração, escoamento superficial e evapotranspiração, os quais são catalizados basicamente por
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1564Q980341 | Matemática, Técnico Agrícola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Uma caixa destinada ao transporte de mudas de árvores tem a forma de um cubo. A superfície total dessa caixa mede 4.374 cm2 . O volume total dessa caixa é:
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1565Q977787 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), previsto na Política Nacional do Meio Ambiente e regulamentado pelo Decreto no 4.297/2002, constitui um dos principais instrumentos de ordenamento territorial no Brasil. Sua aplicação visa orientar políticas públicas e o uso do solo de forma sustentável.
A respeito desse instrumento, é correto afirmar:
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1566Q980865 | Português, Assistente Social, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Quando me proponho a analisar a complexidade da identidade da educação brasileira, desde a sua formação histórica, passando por seus determinantes políticos e filosóficos, até chegar aos processos curriculares e à organização didática e administrativa da escola, acabo percebendo que deixamos de lado dimensões antropológicas essencialmente humanas, e que hoje são desafios e urgências, analíticas e propositivas. Uma das mais urgentes dimensões a se considerar é a questão da afetividade, a qualidade social e subjetiva das relações pessoais. Não assumimos como importantes ou até mesmo como consideráveis as questões que envolvem a educação afetiva e emocional.

Afetividade significa educar para a sensibilidade, educar para ter imperativos éticos referentes a outras pessoas, à natureza, à diversidade da vida e do mundo, aos valores, às artes, aos conhecimentos e, sobretudo, à polifonia das personalidades, das diferentes pessoas, culturas, identidades, grupos e movimentos que nos cercam. A vida, em si, é uma grande epifania de vivências, de desabrochamentos de experiências, de vitalidades, emoções, alegrias, perdas e achados!

Educação afetiva é a criação de uma atmosfera vivencial de sensibilidades, de gestos elevados, esteticamente belos e bons, como aqueles que cultivamos como essenciais. Praticar a palavra acolhedora, a celebrar os encontros, a pedir desculpas pelos erros, pelas contradições, pelos desvios padrões que acontecem entre nossos desejos, nossas necessidades e nossos atos reais é sempre cultivar a paz, a generosidade, a esperança, o bom trato, a convivência pluralista, diversa e amorosa.

Educação afetiva é erigir alguns valores como “sagrados” para a convivência familiar, escolar e social, tais como a disposição para o trabalho em grupo, a decisão consultiva, as escolhas voltadas ao bem de todos, a paz e a democracia, o respeito à dignidade de toda pessoa, a condenação de toda forma de violência, simbólica ou real, a condenação firme de toda crueldade, de toda covardia, de toda destruição predatória do ecossistema, dos animais, das flores, do meio ambiente, da natureza. Ter sobretudo o sagrado amor à vida, proteger os que precisam de mais afeto, de mais proteção, combater todo sofrimento humano, notadamente aquele socialmente produzido, para que possa ser socialmente transformado.

Educação afetiva é mudar o olhar para com as crianças, os adolescentes, os jovens. É ser exemplo, é convencer pela palavra e testemunhar com as atitudes. Como cantava o poeta Almir Sater, com seu amigo Renato Teixeira: “É preciso amor pra poder pulsar, é preciso paz pra poder sorrir, é preciso a chuva para florir!”. Observem bem, a chuva está caindo, a natureza está fazendo a sua parte! Faltam as outras duas disposições para a vida ser melhor!

(César Nunes. “A educação afetiva e a ética da convivência amorosa”.
In: Da educação que ama ao amor que educa. Adaptado)
Para o autor, a afetividade
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1567Q980613 | Português, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa redigida em conformidade com a norma-padrão de emprego do acento indicativo de crase.
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1568Q980871 | Português, Assistente Social, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Quando me proponho a analisar a complexidade da identidade da educação brasileira, desde a sua formação histórica, passando por seus determinantes políticos e filosóficos, até chegar aos processos curriculares e à organização didática e administrativa da escola, acabo percebendo que deixamos de lado dimensões antropológicas essencialmente humanas, e que hoje são desafios e urgências, analíticas e propositivas. Uma das mais urgentes dimensões a se considerar é a questão da afetividade, a qualidade social e subjetiva das relações pessoais. Não assumimos como importantes ou até mesmo como consideráveis as questões que envolvem a educação afetiva e emocional.

Afetividade significa educar para a sensibilidade, educar para ter imperativos éticos referentes a outras pessoas, à natureza, à diversidade da vida e do mundo, aos valores, às artes, aos conhecimentos e, sobretudo, à polifonia das personalidades, das diferentes pessoas, culturas, identidades, grupos e movimentos que nos cercam. A vida, em si, é uma grande epifania de vivências, de desabrochamentos de experiências, de vitalidades, emoções, alegrias, perdas e achados!

Educação afetiva é a criação de uma atmosfera vivencial de sensibilidades, de gestos elevados, esteticamente belos e bons, como aqueles que cultivamos como essenciais. Praticar a palavra acolhedora, a celebrar os encontros, a pedir desculpas pelos erros, pelas contradições, pelos desvios padrões que acontecem entre nossos desejos, nossas necessidades e nossos atos reais é sempre cultivar a paz, a generosidade, a esperança, o bom trato, a convivência pluralista, diversa e amorosa.

Educação afetiva é erigir alguns valores como “sagrados” para a convivência familiar, escolar e social, tais como a disposição para o trabalho em grupo, a decisão consultiva, as escolhas voltadas ao bem de todos, a paz e a democracia, o respeito à dignidade de toda pessoa, a condenação de toda forma de violência, simbólica ou real, a condenação firme de toda crueldade, de toda covardia, de toda destruição predatória do ecossistema, dos animais, das flores, do meio ambiente, da natureza. Ter sobretudo o sagrado amor à vida, proteger os que precisam de mais afeto, de mais proteção, combater todo sofrimento humano, notadamente aquele socialmente produzido, para que possa ser socialmente transformado.

Educação afetiva é mudar o olhar para com as crianças, os adolescentes, os jovens. É ser exemplo, é convencer pela palavra e testemunhar com as atitudes. Como cantava o poeta Almir Sater, com seu amigo Renato Teixeira: “É preciso amor pra poder pulsar, é preciso paz pra poder sorrir, é preciso a chuva para florir!”. Observem bem, a chuva está caindo, a natureza está fazendo a sua parte! Faltam as outras duas disposições para a vida ser melhor!

(César Nunes. “A educação afetiva e a ética da convivência amorosa”.
In: Da educação que ama ao amor que educa. Adaptado)
No trecho do último parágrafo “Observem bem, a chuva está caindo, a natureza está fazendo a sua parte!” o termo destacado é um advérbio, assim como a palavra destacada em:
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1569Q980874 | Português, Assistente Social, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Com uma trama intensa e provocações perturbadoras sobre a convivência escolar e digital dos jovens, a minissérie Adolescência (Netflix, 2025) dominou os debates nas redes sociais. Para além da ficção, a produção escancara dilemas da juventude contemporânea, desde o impacto das relações virtuais até os problemas das relações escolares. Mas como responsáveis e educadores podem lidar com esses desafios?

Raul Alves de Souza, doutor em Educação Escolar pela UNESP e membro associado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral da UNICAMP/UNESP, alerta para o papel essencial da escola na formação social, moral e emocional dos estudantes. Segundo ele, os desafios enfrentados pelos adolescentes atualmente são mais complexos do que os das gerações passadas, e a solução passa, necessariamente, por mais diálogo, planejamento e formação dos professores para lidar com essas questões. Em entrevista, o educador defende:

“A escola é responsável pela formação sociomoral e emocional dos alunos e pelas questões da saúde mental. Ela sempre foi e sempre será. Trata-se de um lugar que, por excelência, permite que os alunos convivam e criem laços sociais. Isso deve ser olhado pela escola de maneira concreta e objetiva, estabelecendo ações planejadas e intencionais que visam a melhoria da qualidade da convivência dentro do seu âmbito. Na série, fica claro o quanto a escola falhou nesse aspecto. Convivência escolar bem planejada é pré-requisito para saúde mental e relações mais saudáveis.

Lidar com situações de conflitos, indisciplina, bullying, entre outros problemas de convivência existentes dentro da escola é parte da tarefa de educar. A grande questão é o quanto nós, professores, estamos preparados para lidar com esses problemas.”

(Tatiane Calixto. “Adolescência: quais alertas a minissérie traz para pais e escolas?”, 02.04.2025. Disponível em: https://novaescola.org.br/. Adaptado)
Assinale a alternativa que apresenta frase em conformidade com a norma-padrão de regência.
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1570Q979340 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O pensamento é um só, não pensamos por um lado inteligentemente, e depois como se girássemos o dial, pensamos simbolicamente. O pensamento é como uma trama na qual __________ seria o fio horizontal e o ___________, o vertical. Ao mesmo tempo, acontecem a significação ___________ e a capacidade de organização ___________.

(Fernández, 1990)

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
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1571Q979095 | Pedagogia, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Alves e Duarte (2012) afirmam que o movimento de inclusão defende que a criança com deficiência deve ser incluída no ensino regular para que possa se desenvolver e participar ativamente da sociedade. A participação de estudantes com deficiência nas aulas de Educação Física lhes proporciona efeitos positivos. Os autores afirmam que esses efeitos dependem da vivência de experiências positivas e que elas ocorrem quando
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1572Q980634 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa correta sobre os objetivos e as diretrizes da Estratégia Saúde da Família (ESF).
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1573Q980894 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Assistente Social, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A Política Nacional para Integração da Pessoa com Deficiência compreende o conjunto de orientações normativas que objetivam assegurar o pleno exercício dos direitos individuais e sociais das pessoas portadoras de deficiência. Esse documento, considerado um marco no que se refere à inclusão, apresenta uma série de objetivos, princípios e diretrizes.
Assinale a alternativa correta quanto a um de seus princípios.
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1574Q979367 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Leia o excerto a seguir, extraído de Ferreira (2008), a respeito dos nexos que hoje são de primeira grandeza na educação:

“Entendendo ___________ como uma prática social de apoio à prática educativa, ____________ como uma fixação de valores constituindo declarações operacionais e intencionais [...], a formação de profissionais para o exercício desta prática competente e reflexiva é uma exigência inquestionável”.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas.
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1575Q979376 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Mantoan (2006) entende ser emergencial a formação inicial e continuada dos professores para a inclusão escolar. No modelo de formação proposto pela autora,
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1576Q979128 | Edificações, Técnico em Edificações, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A norma NBR 8160:1999 define, em um sistema de esgoto, o conjunto de tubulações e dispositivos que têm acesso a gases provenientes do coletor público ou dos dispositivos de tratamento. Trata-se
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1577Q980409 | Administração de Recursos Materiais, Almoxarife, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Conhecer as funções do almoxarifado é fundamental, devido à sua importância na gestão de materiais e produtos de uma organização. Das alternativas apresentadas a seguir, assinale a que indica uma dessas funções.
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1578Q978875 | Odontologia, Periodontista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Em relação ao processo de cicatrização por regeneração dos tecidos periodontais, assinale a alternativa correta.
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1579Q979131 | Edificações, Técnico em Edificações, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Pretende-se fazer o levantamento da quantidade de revestimento que será necessária para instalar porcelanato nos seguintes ambientes de uma casa de médio porte: dois quartos, cada um com dimensões de 5,20 m x 4,60 m, revestidos com porcelanato de 60 cm x 60 cm; sala, com dimensões de 8,50 m x 9,60 m, revestida com porcelanato de 90 cm x 90 cm. Considerando perdas (10%), o número total de peças necessárias para os ambientes, aproximadamente, será:
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1580Q981181 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Técnico de Segurança do Trabalho, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A NR-9, ____________________, em vigor desde 03 de janeiro de 2022, em um de seus anexos, indica a eventual necessidade de monitoramento e faz referência à norma regulamentadora ___________________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
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