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Questões de Concursos Prefeitura de Itatiba SP

Resolva questões de Prefeitura de Itatiba SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q979659 | Geografia, Geografia Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A Geografia possui alguns conceitos-chave, capazes de sintetizarem a sua objetivação, os quais guardam entre si forte grau de parentesco, visto que todos se referem à ação humana modelando a superfície terrestre: paisagem, região, espaço, lugar e território. Cada um desses conceitos possui várias acepções, cada qual baseada em uma corrente teórica específica do pensamento geográfico.

(Roberto Lobato Corrêa. Espaço, um conceito-chave da Geografia. In: Iná Elias de Castro; Paulo Cesar da Costa Gomes; Roberto Lobato Corrêa. Geografia: conceitos e temas. 7. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. Adaptado)

O debate em torno desses conceitos tem se mostrado de grande relevância, pois revela conflitos e, consequentemente, propicia avanços na teoria geográfica. Nesse contexto, é correto afirmar que, na Geografia
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162Q979442 | Agricultura e Agropecuária, Zootecnia, Zootecnista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

As fontes proteicas fornecidas a animais monogástricos representam grande parte do custo total da dieta. Por essa razão, o teor de proteína da dieta deve ser correspondente às exigências do animal em questão, evitando­ -se o fornecimento de proteínas em excesso e sua consequente utilização como fonte de energia.

Sendo assim, sobre o metabolismo proteico e a utilização desse nutriente em casos de excesso do fornecimento de proteína na dieta, é correto afirmar:
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163Q979712 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Segundo Ostetto (2008), em Educação Infantil: Saberes e Fazeres da Formação de Professores, a formação de professores para a Educação Infantil deve
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164Q980485 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Inspetor de Alunos, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

No contexto da educação básica da rede pública de ensino, a dimensão do cuidado deve ser entendida como
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165Q978951 | Medicina, Geriatria, Gerontólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Considerando a osteoporose, assinale a alternativa correta.
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166Q978976 | Nutrição, Terapia Nutricional, Nutricionista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa correta de acordo com a Diretriz Braspen de terapia nutricional no diabetes mellitus (2020).
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167Q981026 | Sociologia, Coordenador de Eventos Esportivos, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Uma perspectiva da dimensão antropológica e social da Educação Física é atribuir ao esporte uma abordagem
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169Q977450 | Matemática Financeira, Matemática Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Talita fez uma compra de R$ 25.000,00. Ela irá pagar em três parcelas mensais, a primeira após 30 dias. O plano de pagamento é tal que a cada mês há um acréscimo de 2% em relação ao saldo devedor, calculado antes de ocorrer o pagamento. Os dois primeiros pagamentos serão de R$ 10.000,00 e o terceiro pagamento deverá quitar a dívida. Acontecendo dessa maneira, a quantia total de juros que Talita pagará, em relação ao preço inicial da compra, é de aproximadamente
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170Q979257 | Geologia, Mineralogia, Geólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Os minerais apresentam algumas características físicas e químicas que possibilitam a sua classificação, sendo que, em uma delas, eles são subdivididos em dois grupos: metálicos e não metálicos.

Nesse sentido, é correto afirmar que os minerais são
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171Q979004 | Estatuto da Pessoa Idosa, Direitos Fundamentais no Estatuto do Idoso, Psicólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Tendo em vista o Estatuto da Pessoa Idosa, é correto afirmar que
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172Q980811 | Direito Penal, Ação Penal Pública, Auditor Fiscal de Rendas Municipais, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Tendo em conta a Lei nº 13.869/2019, que tipifica os crimes de abuso de autoridade, assinale a alternativa correta.
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173Q981076 | Meio Ambiente, Educação Ambiental, Educador Ambiental, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Os biocombustíveis, produzidos a partir de fontes renováveis vegetais, são alternativas sustentáveis aos combustíveis fósseis. Estão relacionados à redução na emissão de gases do efeito estufa, na promoção do uso responsável dos recursos naturais e no estímulo a práticas que respeitem os ciclos da natureza.
O biocombustível mais utilizado no Brasil é
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174Q979551 | Português, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.


Quando me proponho a analisar a complexidade da identidade da educação brasileira, desde a sua formação histórica, passando por seus determinantes políticos e filosóficos, até chegar aos processos curriculares e à organização didática e administrativa da escola, acabo percebendo que deixamos de lado dimensões antropológicas essencialmente humanas, e que hoje são desafios e urgências, analíticas e propositivas. Uma das mais urgentes dimensões a se considerar é a questão da afetividade, a qualidade social e subjetiva das relações pessoais. Não assumimos como importantes ou até mesmo como consideráveis as questões que envolvem a educação afetiva e emocional.


Afetividade significa educar para a sensibilidade, educar para ter imperativos éticos referentes a outras pessoas, à natureza, à diversidade da vida e do mundo, aos valores, às artes, aos conhecimentos e, sobretudo, à polifonia das personalidades, das diferentes pessoas, culturas, identidades, grupos e movimentos que nos cercam. A vida, em si, é uma grande epifania de vivências, de desabrochamentos de experiências, de vitalidades, emoções, alegrias, perdas e achados!


Educação afetiva é a criação de uma atmosfera vivencial de sensibilidades, de gestos elevados, esteticamente belos e bons, como aqueles que cultivamos como essenciais. Praticar a palavra acolhedora, a celebrar os encontros, a pedir desculpas pelos erros, pelas contradições, pelos desvios padrões que acontecem entre nossos desejos, nossas necessidades e nossos atos reais é sempre cultivar a paz, a generosidade, a esperança, o bom trato, a convivência pluralista, diversa e amorosa.


Educação afetiva é erigir alguns valores como “sagrados” para a convivência familiar, escolar e social, tais como a disposição para o trabalho em grupo, a decisão consultiva, as escolhas voltadas ao bem de todos, a paz e a democracia, o respeito à dignidade de toda pessoa, a condenação de toda forma de violência, simbólica ou real, a condenação firme de toda crueldade, de toda covardia, de toda destruição predatória do ecossistema, dos animais, das flores, do meio ambiente, da natureza. Ter sobretudo o sagrado amor à vida, proteger os que precisam de mais afeto, de mais proteção, combater todo sofrimento humano, notadamente aquele socialmente produzido, para que possa ser socialmente transformado.


Educação afetiva é mudar o olhar para com as crianças, os adolescentes, os jovens. É ser exemplo, é convencer pela palavra e testemunhar com as atitudes. Como cantava o poeta Almir Sater, com seu amigo Renato Teixeira: “É preciso amor pra poder pulsar, é preciso paz pra poder sorrir, é preciso a chuva para florir!”. Observem bem, a chuva está caindo, a natureza está fazendo a sua parte! Faltam as outras duas disposições para a vida ser melhor!


(César Nunes. “A educação afetiva e a ética da convivência amorosa”. In: Da educação que ama ao amor que educa. Adaptado)
O autor inicia os três últimos parágrafos do texto com a expressão “Educação afetiva é”. Esse recurso foi empregado para
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175Q979556 | Pedagogia, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.


Com uma trama intensa e provocações perturbadoras sobre a convivência escolar e digital dos jovens, a minissérie Adolescência (Netflix, 2025) dominou os debates nas redes sociais. Para além da ficção, a produção escancara dilemas da juventude contemporânea, desde o impacto das relações virtuais até os problemas das relações escolares. Mas como responsáveis e educadores podem lidar com esses desafios?


Raul Alves de Souza, doutor em Educação Escolar pela UNESP e membro associado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral da UNICAMP/UNESP, alerta para o papel essencial da escola na formação social, moral e emocional dos estudantes. Segundo ele, os desafios enfrentados pelos adolescentes atualmente são mais complexos do que os das gerações passadas, e a solução passa, necessariamente, por mais diálogo, planejamento e formação dos professores para lidar com essas questões. Em entrevista, o educador defende:


“A escola é responsável pela formação sociomoral e emocional dos alunos e pelas questões da saúde mental. Ela sempre foi e sempre será. Trata-se de um lugar que, por excelência, permite que os alunos convivam e criem laços sociais. Isso deve ser olhado pela escola de maneira concreta e objetiva, estabelecendo ações planejadas e intencionais que visam a melhoria da qualidade da convivência dentro do seu âmbito. Na série, fica claro o quanto a escola falhou nesse aspecto. Convivência escolar bem planejada é pré-requisito para saúde mental e relações mais saudáveis.


Lidar com situações de conflitos, indisciplina, bullying, entre outros problemas de convivência existentes dentro da escola é parte da tarefa de educar. A grande questão é o quanto nós, professores, estamos preparados para lidar com esses problemas.”


(Tatiane Calixto. “Adolescência: quais alertas a minissérie traz para pais e escolas?”, 02.04.2025. Disponível em: https://novaescola.org.br/. Adaptado)
No último parágrafo, o professor Raul Alves de Souza
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176Q979561 | Pedagogia, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Para Dowbor (2007), a ideia da educação para o desenvolvimento local está diretamente vinculada à compreensão e à necessidade de se
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177Q979848 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Professor de Ensino Básico I Efetivo/Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Conforme Benevides (1996), é correto afirmar que a Educação para a Democracia (EPD)
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178Q979082 | Pedagogia, Principais Autores, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Manuel Sérgio (In: Moreira, 1992) propõe a criação da Ciência da Motricidade Humana. Para o desenvolvimento dessa ciência, ele afirma que é preciso admitir que nos encontramos diante da corporeidade e da motricidade, portanto, do homem, e que o homem, por sua vez, é um ser
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179Q980632 | Enfermagem, Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Após realizar um procedimento de coleta de sangue, o técnico de enfermagem deve garantir que as agulhas e as seringas utilizadas sejam descartadas de maneira segura.

Dessa forma, o reencapamento da agulha
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180Q978861 | Odontologia, Patologias Endodônticas Diagnóstico e Tratamento, Endodontista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Comprimento patente do canal (CPC), refere-se à medida obtida desde
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