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Questões de Concursos Prefeitura de Itatiba SP

Resolva questões de Prefeitura de Itatiba SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1601Q978959 | Saúde Pública, Gerontólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que caracteriza a transição epidemiológica às avessas.
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1602Q979224 | Administração Geral, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

“Entender a empresa como um todo, com as suas partes interconectadas e interdependentes, e como ela se relaciona com o ambiente externo” e o “caráter legal das normas e regulamentos, uma sistemática divisão do trabalho e hierarquia na autoridade” são afirmações que correspondem, respectivamente, às abordagens
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1603Q981274 | Gestão de Pessoas, Analista de Recursos Humanos, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Os planos de benefícios sociais são pensados para auxiliar os funcionários, tanto internamente como externamente à organização. Eles podem ser classificados quanto à sua exigência, sua natureza e seus objetivos. Em relação aos seus objetivos, os benefícios podem ser assistenciais, recreativos e supletivos.

Assinale a alternativa correspondente a um benefício supletivo.
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1604Q979228 | Gestão de Pessoas, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Entre os diversos estilos de liderança, pode-se citar a autocrática, que
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1605Q979741 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Florestal, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Assinale uma afirmação correta sobre as técnicas de condução de plantios florestais de espécies nativas.
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1606Q978979 | Nutrição, Nutricionista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com o Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas, publicado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (2012), corresponde a um dos princípios para as ações de educação alimentar e nutricional:
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1607Q979237 | Direito Administrativo, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O auxiliar administrativo de uma instituição municipal sabe que as funções exercidas pelo gestor e fiscal de contratos administrativos não devem se confundir, sendo necessárias as suas distinções.

Assim sendo, assinale a alternativa que apresenta uma função de um fiscal de contrato.
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1608Q981285 | Legislação Federal, Auxiliar de Controlador Geral, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Os prazos máximos de restrição de acesso à informação, conforme a classificação prevista na Lei no 12.527/2011, vigoram a partir da data de sua produção e são os seguintes:
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1609Q979241 | Farmácia, Auxiliar de Farmácia, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

São todas substâncias pertencentes à lista A2, de entorpecentes de uso permitido somente em concentrações especiais,
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1610Q980819 | Contabilidade Geral, Auditor Fiscal de Rendas Municipais, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Um elemento essencial da definição de entidade de investimento é que ela mensura e avalia o desempenho de substancialmente todos os seus investimentos com base no ___________ , pois o uso do _______________ resulta em informações mais relevantes do que, por exemplo, a consolidação de suas controladas ou o uso do _______________ para suas participações em coligadas ou empreendimentos controlados em conjunto.

De acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade Técnica Geral (NBC TG) 36 (R3) – Demonstrações Consolidadas, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

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1611Q979291 | História, História Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Esperava-se que a população do mundo [...] se estabilizasse em cerca de 10 bilhões de seres humanos, [...] por volta de 2030, essencialmente por um declínio na taxa de nascimento do Terceiro Mundo. [...] Era certo que os movimentos previsíveis da população mundial aumentariam os desequilíbrios entre as diversas regiões. No todo, como no Breve Século XX, os países ricos e desenvolvidos seriam aqueles cuja população seria a primeira a estabilizar-se, ou mesmo a não se reproduzir mais, como vários desses países já não o faziam na década de 1990. Cercados por países pobres com imensos exércitos de jovens clamando pelos modestos empregos no mundo rico, que tornam homens e mulheres ricos pelos padrões de El Salvador ou Marrocos, esses países de muitos cidadãos velhos e poucos filhos enfrentam a opção de permitir a imigração em massa (que [produziria] problemas políticos imensos) [ou] entrincheirar-se contra os imigrantes dos quais precisam.

(Eric J. Hobsbawm, Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991, 1995)

As afirmações e reflexões do historiador baseiam-se nas considerações
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1612Q979549 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Em uma propriedade agrícola, caracterizada pelo cultivo de caqui da variedade Rama Forte, observou-se a presença de indivíduos com folhas com pequenas manchas escuras e áreas necróticas; e frutos com manchas escuras, circulares, bem definidas e, alguns com rachaduras nas áreas afetadas. Trata-se de uma infestação causada por
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1613Q979810 | Música, Flauta Transversal/Doce, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que identifica corretamente os dois sistemas de digitação atualmente empregados na fabricação de flautas doce soprano.
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1614Q981093 | Serviço Social, Orientador Social, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

As ações de proteção social da assistência social compreendem os cuidados, as atenções, os benefícios e os auxílios para a redução e a prevenção de vulnerabilidades, riscos, vitimizações, fragilidades e contingências que cidadãos e suas famílias enfrentam na trajetória de seu ciclo de vida por decorrência de restrições
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1615Q979815 | Música, Flauta Transversal/Doce, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Obra emblemática da década de 1950, composta para flauta solo, caracteriza-se pelo uso pioneiro de harmônicos duplos e de notação proporcional (em que as durações não são fixas, mas relativas à distância entre as notas no papel); posteriormente, seu autor a reescreveu em notação rítmica convencional.

Trata-se de
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1616Q979818 | Música, Piano, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que contém somente nomes de compositores que escreveram obras originais para piano solista e orquestra sinfônica.
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1617Q981105 | Direito Constitucional, Orientador Social, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O artigo 213 da Constituição Federal do Brasil de 1988 versa sobre os recursos públicos destinados às escolas públicas, comunitárias, confessionais ou filantrópicas, definidas em lei, que, além de comprovarem sua finalidade não lucrativa, possam aplicar seus excedentes financeiros em educação.
Além desses requisitos, deve-se, em situação de encerramento das atividades, assegurar a destinação de seu patrimônio a outra escola comunitária, filantrópica ou confessional, ou
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1618Q979059 | Artes Visuais, Artes Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Segundo Iavelberg (2017), na contemporaneidade, em arte, privilegia-se a ideia em vez do fazer, incorporando objetos encontrados prontos no cotidiano como nos readymades de Marcel Duchamp ou, na Pop Art, com as caixas de sabão em pó Brilllo, de Andy Warhol, que, apropriados pelos artistas, são colocados em espaço expositivo, diferente de sua origem, passando a ser arte por deliberação poética.

Para Iavelberg (2017), esse procedimento é assimilação
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1619Q980345 | Engenharia Agronômica, Técnico Agrícola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A compostagem é um dos processos mais utilizados na agricultura orgânica, sendo correto afirmar que
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1620Q980867 | Português, Assistente Social, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Quando me proponho a analisar a complexidade da identidade da educação brasileira, desde a sua formação histórica, passando por seus determinantes políticos e filosóficos, até chegar aos processos curriculares e à organização didática e administrativa da escola, acabo percebendo que deixamos de lado dimensões antropológicas essencialmente humanas, e que hoje são desafios e urgências, analíticas e propositivas. Uma das mais urgentes dimensões a se considerar é a questão da afetividade, a qualidade social e subjetiva das relações pessoais. Não assumimos como importantes ou até mesmo como consideráveis as questões que envolvem a educação afetiva e emocional.

Afetividade significa educar para a sensibilidade, educar para ter imperativos éticos referentes a outras pessoas, à natureza, à diversidade da vida e do mundo, aos valores, às artes, aos conhecimentos e, sobretudo, à polifonia das personalidades, das diferentes pessoas, culturas, identidades, grupos e movimentos que nos cercam. A vida, em si, é uma grande epifania de vivências, de desabrochamentos de experiências, de vitalidades, emoções, alegrias, perdas e achados!

Educação afetiva é a criação de uma atmosfera vivencial de sensibilidades, de gestos elevados, esteticamente belos e bons, como aqueles que cultivamos como essenciais. Praticar a palavra acolhedora, a celebrar os encontros, a pedir desculpas pelos erros, pelas contradições, pelos desvios padrões que acontecem entre nossos desejos, nossas necessidades e nossos atos reais é sempre cultivar a paz, a generosidade, a esperança, o bom trato, a convivência pluralista, diversa e amorosa.

Educação afetiva é erigir alguns valores como “sagrados” para a convivência familiar, escolar e social, tais como a disposição para o trabalho em grupo, a decisão consultiva, as escolhas voltadas ao bem de todos, a paz e a democracia, o respeito à dignidade de toda pessoa, a condenação de toda forma de violência, simbólica ou real, a condenação firme de toda crueldade, de toda covardia, de toda destruição predatória do ecossistema, dos animais, das flores, do meio ambiente, da natureza. Ter sobretudo o sagrado amor à vida, proteger os que precisam de mais afeto, de mais proteção, combater todo sofrimento humano, notadamente aquele socialmente produzido, para que possa ser socialmente transformado.

Educação afetiva é mudar o olhar para com as crianças, os adolescentes, os jovens. É ser exemplo, é convencer pela palavra e testemunhar com as atitudes. Como cantava o poeta Almir Sater, com seu amigo Renato Teixeira: “É preciso amor pra poder pulsar, é preciso paz pra poder sorrir, é preciso a chuva para florir!”. Observem bem, a chuva está caindo, a natureza está fazendo a sua parte! Faltam as outras duas disposições para a vida ser melhor!

(César Nunes. “A educação afetiva e a ética da convivência amorosa”.
In: Da educação que ama ao amor que educa. Adaptado)
Assinale a alternativa em que os termos destacados são antônimos.
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