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Questões de Concursos Prefeitura de Itatiba SP

Resolva questões de Prefeitura de Itatiba SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1621Q981105 | Direito Constitucional, Orientador Social, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O artigo 213 da Constituição Federal do Brasil de 1988 versa sobre os recursos públicos destinados às escolas públicas, comunitárias, confessionais ou filantrópicas, definidas em lei, que, além de comprovarem sua finalidade não lucrativa, possam aplicar seus excedentes financeiros em educação.
Além desses requisitos, deve-se, em situação de encerramento das atividades, assegurar a destinação de seu patrimônio a outra escola comunitária, filantrópica ou confessional, ou
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1622Q979059 | Artes Visuais, Artes Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Segundo Iavelberg (2017), na contemporaneidade, em arte, privilegia-se a ideia em vez do fazer, incorporando objetos encontrados prontos no cotidiano como nos readymades de Marcel Duchamp ou, na Pop Art, com as caixas de sabão em pó Brilllo, de Andy Warhol, que, apropriados pelos artistas, são colocados em espaço expositivo, diferente de sua origem, passando a ser arte por deliberação poética.

Para Iavelberg (2017), esse procedimento é assimilação
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1623Q980868 | Português, Assistente Social, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Quando me proponho a analisar a complexidade da identidade da educação brasileira, desde a sua formação histórica, passando por seus determinantes políticos e filosóficos, até chegar aos processos curriculares e à organização didática e administrativa da escola, acabo percebendo que deixamos de lado dimensões antropológicas essencialmente humanas, e que hoje são desafios e urgências, analíticas e propositivas. Uma das mais urgentes dimensões a se considerar é a questão da afetividade, a qualidade social e subjetiva das relações pessoais. Não assumimos como importantes ou até mesmo como consideráveis as questões que envolvem a educação afetiva e emocional.

Afetividade significa educar para a sensibilidade, educar para ter imperativos éticos referentes a outras pessoas, à natureza, à diversidade da vida e do mundo, aos valores, às artes, aos conhecimentos e, sobretudo, à polifonia das personalidades, das diferentes pessoas, culturas, identidades, grupos e movimentos que nos cercam. A vida, em si, é uma grande epifania de vivências, de desabrochamentos de experiências, de vitalidades, emoções, alegrias, perdas e achados!

Educação afetiva é a criação de uma atmosfera vivencial de sensibilidades, de gestos elevados, esteticamente belos e bons, como aqueles que cultivamos como essenciais. Praticar a palavra acolhedora, a celebrar os encontros, a pedir desculpas pelos erros, pelas contradições, pelos desvios padrões que acontecem entre nossos desejos, nossas necessidades e nossos atos reais é sempre cultivar a paz, a generosidade, a esperança, o bom trato, a convivência pluralista, diversa e amorosa.

Educação afetiva é erigir alguns valores como “sagrados” para a convivência familiar, escolar e social, tais como a disposição para o trabalho em grupo, a decisão consultiva, as escolhas voltadas ao bem de todos, a paz e a democracia, o respeito à dignidade de toda pessoa, a condenação de toda forma de violência, simbólica ou real, a condenação firme de toda crueldade, de toda covardia, de toda destruição predatória do ecossistema, dos animais, das flores, do meio ambiente, da natureza. Ter sobretudo o sagrado amor à vida, proteger os que precisam de mais afeto, de mais proteção, combater todo sofrimento humano, notadamente aquele socialmente produzido, para que possa ser socialmente transformado.

Educação afetiva é mudar o olhar para com as crianças, os adolescentes, os jovens. É ser exemplo, é convencer pela palavra e testemunhar com as atitudes. Como cantava o poeta Almir Sater, com seu amigo Renato Teixeira: “É preciso amor pra poder pulsar, é preciso paz pra poder sorrir, é preciso a chuva para florir!”. Observem bem, a chuva está caindo, a natureza está fazendo a sua parte! Faltam as outras duas disposições para a vida ser melhor!

(César Nunes. “A educação afetiva e a ética da convivência amorosa”.
In: Da educação que ama ao amor que educa. Adaptado)
Está empregada em sentido figurado a palavra destacada no seguinte trecho do texto:
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1624Q981133 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem do Trabalho, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Considere as medidas de primeiros socorros a serem adotadas frente a um adulto inconsciente, sem sinais de trauma e com suspeita de parada cardiorrespiratória (PCR), em ambiente extra-hospitalar, e analise as ações apresentadas a seguir:

1. Início dos procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar de alta qualidade.
2. Reconhecimento da PCR e acionamento do serviço médico de urgência.
3. Solicitação de desfibrilador externo automático (DEA), se disponível.
4. Desfibrilação, se possível.

Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta a ser adotada na realização dessas ações.
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1625Q979862 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico I Efetivo/Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Ao discutir a ideia de modelos mentais, Lemov (2022) retoma dados da pesquisa realizada por David Berliner sobre a expertise dos professores. Segundo o texto, uma das habilidades desenvolvidas por professores experientes está relacionada à capacidade de
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1626Q980376 | Redes de Computadores, Técnico de Informática, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Em uma rede baseada no protocolo TCP/IP, a principal função do protocolo DHCP é a de
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1627Q979865 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico I Efetivo/Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Conforme a Lei no 9.394/1996, art. 13, os docentes incumbir-se-ão de, entre outros,
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1628Q981145 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico de Enfermagem do Trabalho, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Durante uma reunião dos profissionais que compõem o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da instituição, o médico do trabalho expôs que, de acordo com os dados do Programa de Conservação Auditiva, relativos ao último ano, a incidência de perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevada (PAINPSE) havia aumentado. Essa informação significa que, em relação à ocorrência de PAINSPE entre os trabalhadores expostos ao ruído avaliados, observou-se
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1629Q979364 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Ao debater a identidade do mestre-educador e os desafios enfrentados pela categoria dos professores, Arroyo (2001) afirma que o núcleo da ação educativa acontece
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1630Q979371 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Lück (A gestão participativa na escola) observa que “qualquer esforço por mudança que se promova na escola ameaça as relações de poder vigentes, em vista do que provocam reações no sentido de protegê-las”. A autora sugere como saída para essa problemática
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1631Q979381 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Supervisor de Ensino, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com Coll e Monereo (2010), vivenciamos “um novo estágio de desenvolvimento das sociedades humanas, caracterizado, do ponto de vista das TIC, pela capacidade de seus membros para obter e compartilhar qualquer quantidade de informação de maneira praticamente instantânea, a partir de qualquer lugar e na forma preferida, e com um custo muito baixo”. Essas características – possibilitadas pela interligação de computadores e da internet e agora impulsionadas pelas redes sem fio e internet móvel – correspondem ao que se denomina rigorosamente de
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1632Q981176 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Técnico de Segurança do Trabalho, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Em um laboratório de pesquisas, há os seguintes equipamentos e materiais: i) um medidor de espessura que utiliza radiação ionizante, ii) um tanque de ensaios contendo efluentes domésticos, iii) um ventilador de alta vazão, bastante ruidoso, iv) diversos frascos de reagentes utilizados em reações de acidificações e neutralizações e v) sacos de cimento 20 kg, cujo conteúdo é utilizado em experimentos.

Com base exclusivamente na NR-9, identificam-se nestes cinco materiais e equipamentos, respectivamente, agentes
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1633Q979129 | Edificações, Técnico em Edificações, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com a Norma Regulamentadora 18 (NR-18),
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1634Q979648 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Entre os requisitos técnicos normativos para a operação e para adequada manutenção dos sistemas prediais de água fria e água quente (SPAFAQ), tem-se a limpeza dos reservatórios de distribuição de água, que visa preservar a qualidade da água e que deve ser realizada, no máximo, a cada
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1635Q979149 | Biologia, Biólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O município de Itatiba registrou uma redução expressiva no número de casos de dengue em comparação com o mesmo período do ano passado. Até o momento, de acordo com dados atualizados em 24 de fevereiro de 2025, foram confirmados apenas 10 casos da doença. No mesmo período de 2024, a cidade enfrentava um cenário muito mais preocupante, com 286 casos confirmados, sendo 24 apenas na primeira semana de janeiro de 2024.

(www.crnitatiba.com.br. Adaptado)

O agente etiológico da dengue pertence ao grupo dos
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1636Q979152 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Biólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Há alguns anos, num condomínio recém-construído da zona leste de São Paulo, com apartamentos no valor de até R$ 1,3 milhão, os moradores foram surpreendidos, logo após a mudança, ao encontrar ninhos de ratos-de-telhado (Rattus rattus) em suas varandas gourmet. “Descobrimos que a construtora havia cometido vários erros”, conta o síndico Marcos Burti. A infestação só foi resolvida com a contratação de uma empresa de manejo de pragas.

(www.saopaulo.sp.leg.br. Adaptado)

Os ratos-de-telhado fazem parte da fauna sinantrópica, ou seja, animais que estão adaptados ao ambiente urbano e à proximidade com os seres humanos.

Considerando que todas as medidas de desratização foram tomadas, os moradores foram instruídos a promover o chamado manejo integrado de pragas, que envolve tomar medidas preventivas de antirratização. Dessa forma, uma dessas medidas consideradas seguras e que podem ser adotadas pelos moradores do condomínio seria
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1637Q981205 | Português, Professor, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder à questão:

Com uma trama intensa e provocações perturbadoras sobre a convivência escolar e digital dos jovens, a minissérie Adolescência (Netflix, 2025) dominou os debates nas redes sociais. Para além da ficção, a produção escancara dilemas da juventude contemporânea, desde o impacto das relações virtuais até os problemas das relações escolares. Mas como responsáveis e educadores podem lidar com esses desafios?



Raul Alves de Souza, doutor em Educação Escolar pela UNESP e membro associado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral da UNICAMP/UNESP, alerta para o papel essencial da escola na formação social, moral e emocional dos estudantes. Segundo ele, os desafios enfrentados pelos adolescentes atualmente são mais complexos do que os das gerações passadas, e a solução passa, necessariamente, por mais diálogo, planejamento e formação dos professores para lidar com essas questões. Em entrevista, o educador defende:



“A escola é responsável pela formação sociomoral e emocional dos alunos e pelas questões da saúde mental. Ela sempre foi e sempre será. Trata-se de um lugar que, por excelência, permite que os alunos convivam e criem laços sociais. Isso deve ser olhado pela escola de maneira concreta e objetiva, estabelecendo ações planejadas e intencionais que visam a melhoria da qualidade da convivência dentro do seu âmbito. Na série, fica claro o quanto a escola falhou nesse aspecto. Convivência escolar bem planejada é pré-requisito para saúde mental e relações mais saudáveis.



Lidar com situações de conflitos, indisciplina, bullying, entre outros problemas de convivência existentes dentro da escola é parte da tarefa de educar. A grande questão é o quanto nós, professores, estamos preparados para lidar com esses problemas.”


(Tatiane Calixto. “Adolescência: quais alertas a minissérie traz para pais e escolas?”, 02.04.2025. Disponível em: https://novaescola.org.br/. Adaptado)

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do trecho a seguir:

Adolescência é ______ minissérie de grande sucesso que explora de impactos das redes sociais ______ questões sobre _______ convivência escolar em relação _______ juventude, em apenas quatro episódios.
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1638Q981214 | Enfermagem, Professor, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A supervisão de enfermagem pode assumir diferentes abordagens, seja de controle, educativa ou clínica, entre outras. A abordagem colaborativa, atualmente em ascensão, tem como característica a
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1639Q979168 | Direito Tributário, Técnico Tributário, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Consiste em uma das causas que suspende a exigibilidade do crédito tributário a concessão de
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1640Q981221 | Enfermagem, Professor, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Um adolescente epilético dá entrada no pronto-socorro após ter sido flagrado pela mãe ingerindo fenobarbital (Gardenal) indevidamente. A mãe relata que o incidente ocorreu há 20 minutos, e que o adolescente ingeriu de 8 a 10 comprimidos de 100 mg, sua dose usual diária. Nessa situação, além do cumprimento das prescrições médicas, a enfermagem deve monitorar o aparecimento de sinais e sintomas, adotando as condutas correspondentes a eles. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os sintomas e condutas correspondentes ao quadro relatado.
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