Início

Questões de Concursos Prefeitura de Itatiba SP

Resolva questões de Prefeitura de Itatiba SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1701Q978902 | Farmácia, Farmácia Hospitalar e Comunitária, Farmacêutico, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Um paciente recebeu a prescrição do medicamento Tegretol®, comprimidos de 400 mg. Na farmácia, ele solicitou ao farmacêutico a dispensação do medicamento genérico, que é o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1702Q979177 | Legislação de Trânsito, Agente de Trânsito, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com o art. 162 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação, Permissão para Dirigir ou Autorização para Conduzir Ciclomotor é considerado uma infração gravíssima; para a qual a penalidade será de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1703Q980475 | Legislação de Trânsito, Guarda Municipal, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com o Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito, ________________ são aquelas em que o cometimento de uma infração implica necessariamente o cometimento de outra.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1704Q981280 | Direito Constitucional, Analista de Recursos Humanos, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O título I da Constituição Federal de 1988 trata dos princípios fundamentais do Estado. Conforme o artigo 1o , a República Federativa do Brasil possui como fundamentos: a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político.

A aceitação de ideias contrárias, em qualquer situação, enquadra­-se no fundamento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1705Q981106 | Pedagogia, Orientador Social, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O Plano Nacional de Educação, previsto no artigo 214 da Constituição Federal, tem uma duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração, e define diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e o desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1706Q980605 | Português, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão:

Cuidar de quem cuida de idosos dependentes: por uma política necessária e urgente

Cuidar decorre das expectativas sociais sobre o conceito cultural de família e continua a ser parte das obrigações femininas. Costuma acontecer que, nas famílias, uma mulher é escolhida como cuidadora pela pessoa de quem cuida, ou é autoescolhida, ou, ainda, exerce sua função por falta de outra opção.
No Brasil, o espectro de idade delas vai de 26 a 86 anos. São mulheres que abrem mão da vida pessoal, profissional, social e afetiva. E, mesmo quando seu trabalho é banhado de amor e reconhecimento, ela se empobrece do ponto de vista econômico e social e passa a ter, desde então, uma existência restrita e confinada, unicamente dedicada ao familiar em situação de dependência. As que são apoiadas por algum tipo de renda consideram esse aporte insuficiente. E as que vivem com pouca renda reduzem as opções de suporte frente à carga das necessidades. A maioria afirma que não recebe ajuda de ninguém e nenhuma recompensa econômica por sua dedicação.
Cuidar sempre afeta a vida da cuidadora. Em estudos que as comparam com a população em geral, são representadas com pior saúde física, mais frequente uso de medicamentos, taxas elevadas de depressão e ansiedade, estresse, menor satisfação com a vida e sensação de sobrecarga. Existem evidências de que o comprometimento cognitivo e a doença mental do idoso são mais onerosos do que os problemas físicos para quem cuida deles. Os agravos da própria saúde mental da pessoa que acompanha o idoso frequentemente aumentam à medida do tempo gasto no cuidado.

(Maria Cecília de Souza Minayo, “Cuidar de quem cuida de idosos dependentes: por uma política necessária e urgente”. Adaptado)
Considere os trechos a seguir:

•  “As que são apoiadas por algum tipo de renda consideram esse aporte insuficiente.” (2º parágrafo)
•  “… o comprometimento cognitivo e a doença mental do idoso são mais onerosos do que os problemas físicos…” (3º parágrafo)

As palavras destacadas têm como sinônimos, no contexto em que foram empregadas, correta e respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1707Q980873 | Português, Assistente Social, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Com uma trama intensa e provocações perturbadoras sobre a convivência escolar e digital dos jovens, a minissérie Adolescência (Netflix, 2025) dominou os debates nas redes sociais. Para além da ficção, a produção escancara dilemas da juventude contemporânea, desde o impacto das relações virtuais até os problemas das relações escolares. Mas como responsáveis e educadores podem lidar com esses desafios?

Raul Alves de Souza, doutor em Educação Escolar pela UNESP e membro associado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral da UNICAMP/UNESP, alerta para o papel essencial da escola na formação social, moral e emocional dos estudantes. Segundo ele, os desafios enfrentados pelos adolescentes atualmente são mais complexos do que os das gerações passadas, e a solução passa, necessariamente, por mais diálogo, planejamento e formação dos professores para lidar com essas questões. Em entrevista, o educador defende:

“A escola é responsável pela formação sociomoral e emocional dos alunos e pelas questões da saúde mental. Ela sempre foi e sempre será. Trata-se de um lugar que, por excelência, permite que os alunos convivam e criem laços sociais. Isso deve ser olhado pela escola de maneira concreta e objetiva, estabelecendo ações planejadas e intencionais que visam a melhoria da qualidade da convivência dentro do seu âmbito. Na série, fica claro o quanto a escola falhou nesse aspecto. Convivência escolar bem planejada é pré-requisito para saúde mental e relações mais saudáveis.

Lidar com situações de conflitos, indisciplina, bullying, entre outros problemas de convivência existentes dentro da escola é parte da tarefa de educar. A grande questão é o quanto nós, professores, estamos preparados para lidar com esses problemas.”

(Tatiane Calixto. “Adolescência: quais alertas a minissérie traz para pais e escolas?”, 02.04.2025. Disponível em: https://novaescola.org.br/. Adaptado)
No trecho “Para além da ficção, a produção escancara dilemas da juventude contemporânea…” (1º parágrafo), a expressão destacada pode ser substituída, preservando o sentido do texto, por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1708Q979852 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico I Efetivo/Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Ainscow (2009), ao concluir sua discussão sobre a inclusão em educação, defende que esta inclusão seja vista como um processo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1709Q980622 | Enfermagem, Lei do Exercício Profissional de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Conforme a Lei nº 7.498/86, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem, ________________ é atribuição do técnico de enfermagem.

A lacuna é corretamente preenchida por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1710Q981216 | Enfermagem, Professor, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Um paciente em emergência hipertensiva é medicado com anti-hipertensivos IV e deve ser cuidadosamente monitorado, durante a terapia, para evitar a hipotensão. De acordo com as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão (2020), as recomendações gerais de redução da pressão arterial (PA), nessa situação, deve ser de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1711Q981223 | Enfermagem, Professor, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O reposicionamento de pacientes acamados e em risco de desenvolvimento de lesões de pressão tem o objetivo de reduzir a intensidade e a duração da pressão e também para evitar a fricção e cisalhamento. A esse respeito, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1712Q981225 | Segurança e Saúde no Trabalho, Professor, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Com relação à vacinação dos trabalhadores da saúde, a Norma Regulamentadora 32 prescreve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1713Q979963 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O exame físico do paciente pode requerer posições específicas para a avaliação de determinados segmentos. Para o exame da coluna vertebral, a posição indicada é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1714Q981279 | Direito do Trabalho, Analista de Recursos Humanos, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O adicional noturno é um benefício previsto na constituição brasileira para quem trabalha em jornada noturna.



O período considerado como jornada noturna, para atividades urbanas, é das

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1715Q980603 | Português, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o poema a seguir para responder à questão:

Vietnã

Mulher, como você se chama? – Não sei.
Quando você nasceu, de onde você vem? – Não sei.
Para que cavou uma toca na terra? – Não sei.
Desde quando está aqui escondida? – Não sei.
Por que mordeu o meu dedo anular? – Não sei.
Não sabe que não vamos te fazer nenhum mal? – Não sei.
De que lado você está? – Não sei.
É a guerra, você tem que escolher. – Não sei.
Tua aldeia ainda existe? – Não sei.
Esses são teus filhos? – São.

(Wisława Szymborska, [poemas])
No poema, os travessões indicam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.