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Questões de Concursos Prefeitura de Itatiba SP

Resolva questões de Prefeitura de Itatiba SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q979379 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Ao discutir os pressupostos norteadores do projeto político pedagógico, Veiga (2008) apresenta aqueles que “levam em conta que o conhecimento é construído e transformado coletivamente”. Trata-se dos pressupostos que assumem que a socialização e a democratização do saber pautam a produção do conhecimento. Também entendem o conhecimento escolar como dinâmico, ou seja, para além de “mera simplificação do conhecimento científico, que se adequaria à faixa etária e aos interesses dos alunos”. Para a autora, essa descrição diz respeito especificamente aos pressupostos
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182Q980410 | Administração de Recursos Materiais, Layout na Administração de Recursos Materiais, Almoxarife, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Observar os critérios para armazenamento no almoxarifado é de relevante importância para garantir a qualidade dos materiais/produtos e um ambiente seguro. Um desses critérios considera que
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183Q980466 | Direito Constitucional, Defesa do Estado e das Instituições Democráticas, Guarda Municipal, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Nos termos do artigo 144 da Constituição da República Federativa do Brasil, é correto afirmar que
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184Q979194 | Veterinária, Clínica Cirúrgica e Anestesiologia para Pequenos Animais, MédicoVeterinário Cirurgião, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Nos procedimentos odontológicos, as exodontias são realizadas com bastante frequência, seja pela ocorrência de doença periodontal, fraturas dentárias ou qualquer outra indicação. Sobre as exodontias, pode-se afirmar:
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185Q981006 | Contabilidade Pública, Procedimentos Contábeis Patrimoniais, Contador, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Quanto à Escrituração e Consolidação das Contas, é correto afirmar:
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186Q979734 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Os veículos aéreos não tripulados (VANTs), também conhecidos popularmente como drones, permitem diferentes aplicações relacionadas ao mapeamento e ao monitoramento de recursos naturais, em especial porque
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187Q977440 | Linguística, Língua Portuguesa Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com Roberto Gomes Camacho (“Sociolinguística” – Parte II, em: Mussalim e Bentes, 2005), a consequência do desenvolvimento na teoria linguística de um sentimento de aversão ao caos e à variação foi
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188Q978977 | Nutrição, Terapia Nutricional, Nutricionista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com a diretriz Braspen de 2019 sobre terapia nutricional no envelhecimento, a necessidade energética diária para indivíduos idosos é de
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189Q979499 | Matemática, Matemática Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A diferença entre o antecessor do maior número natural com 6 ordens e o sucessor do menor número natural com 4 ordens é um número natural no qual há
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190Q977453 | Matemática, Matemática Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Em uma classe de 40 alunos, apenas 35 fizeram uma prova, estes obtiveram os resultados a seguir:

Nota 9: 4 alunos.
Nota 8: 6 alunos.
Nota 7: 5 alunos.
Nota 6: 11 alunos.
Nota 5: 9 alunos.

Os 5 alunos que faltaram fizeram a prova de reposição, e a média dos resultados da sala passou a ser 7. Com base nessas informações, a média das notas dos alunos que fizeram a prova de reposição foi igual a
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191Q980288 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder a questão.

Trabalho infantil: crianças impedidas em nome da sobrevivência



O trabalho infantil expõe a desigualdade e a indiferença ao direito de ser criança. “O trabalho infantil impede que crianças desenvolvam, em toda potência, suas habilidades e capacidades em um contexto saudável. Consiste na violação à regra constitucional de prioridade absoluta à garantia dos direitos às crianças e aos adolescentes. As consequências geram efeitos para toda a vida, alimentando o ciclo de pobreza e exclusão social”, ressalta Mariana Zan, advogada do Instituto Alana.



Segundo relatórios, 160 milhões de crianças e adolescentes vivem atualmente em situação de trabalho infantil no mundo, sendo cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes no Brasil. Mais da metade tem entre 5 e 11 anos. Os números reforçam a cultura de que é normal crianças trabalharem para sobreviver. Vê-se que a sociedade ignora o direito à infância. No interior do Pará, encontramos o caso de Vilciney Silva. “Com nove anos, eu ia para a feira vender coxinha de manhã e pamonha à tarde. Nos fins de semana, eu vendia amendoim nas festas. Morava com meus avós e não tinha tempo para brincar nem estudar. A gente tinha que existir e se alimentar”, conta.



Hoje, pai de três meninos, faz questão de brincar quando estão juntos. Para ele, é o momento de alegria que descobriu já adulto. O trabalho durante a infância não era uma opção. Tinha que fazer. “Eu me questionava se ia conseguir as coisas sem a escola. Mas entre estudar e ter comida, a fome falava mais alto”, diz. Prestes a terminar o curso de licenciatura em Educação do Campo, ele quer seguir os estudos e fazer mestrado. Os sonhos do menino que trabalhava na feira foram adiados por muito tempo. “Percebi a necessidade de estudar e que, para o pobre, as dificuldades sempre acontecem, mas a gente não tem que desistir”, conclui.


(Célia Fernanda Lima. “Trabalho infantil: crianças impedidas em nome da sobrevivência”. Lunetas. 13.06.2022. Adaptado)

De acordo com as informações do texto, a respeito do trabalho infantil na vida de Vilciney Silva, é correto afirmar:
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192Q980290 | Português, Uso das aspas, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder a questão.

Trabalho infantil: crianças impedidas em nome da sobrevivência



O trabalho infantil expõe a desigualdade e a indiferença ao direito de ser criança. “O trabalho infantil impede que crianças desenvolvam, em toda potência, suas habilidades e capacidades em um contexto saudável. Consiste na violação à regra constitucional de prioridade absoluta à garantia dos direitos às crianças e aos adolescentes. As consequências geram efeitos para toda a vida, alimentando o ciclo de pobreza e exclusão social”, ressalta Mariana Zan, advogada do Instituto Alana.



Segundo relatórios, 160 milhões de crianças e adolescentes vivem atualmente em situação de trabalho infantil no mundo, sendo cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes no Brasil. Mais da metade tem entre 5 e 11 anos. Os números reforçam a cultura de que é normal crianças trabalharem para sobreviver. Vê-se que a sociedade ignora o direito à infância. No interior do Pará, encontramos o caso de Vilciney Silva. “Com nove anos, eu ia para a feira vender coxinha de manhã e pamonha à tarde. Nos fins de semana, eu vendia amendoim nas festas. Morava com meus avós e não tinha tempo para brincar nem estudar. A gente tinha que existir e se alimentar”, conta.



Hoje, pai de três meninos, faz questão de brincar quando estão juntos. Para ele, é o momento de alegria que descobriu já adulto. O trabalho durante a infância não era uma opção. Tinha que fazer. “Eu me questionava se ia conseguir as coisas sem a escola. Mas entre estudar e ter comida, a fome falava mais alto”, diz. Prestes a terminar o curso de licenciatura em Educação do Campo, ele quer seguir os estudos e fazer mestrado. Os sonhos do menino que trabalhava na feira foram adiados por muito tempo. “Percebi a necessidade de estudar e que, para o pobre, as dificuldades sempre acontecem, mas a gente não tem que desistir”, conclui.


(Célia Fernanda Lima. “Trabalho infantil: crianças impedidas em nome da sobrevivência”. Lunetas. 13.06.2022. Adaptado)

As aspas, no texto, foram utilizadas com a finalidade de
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193Q981058 | Matemática, Regra de Três, Eletricista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Para preparar determinado tipo de reboco, um pedreiro utilizou 2 porções de cal para 9 porções de areia.

Sabendo que, no preparo de reboco todo, foram utilizadas 72 porções de areia, é correto afirmar que o número total de porções utilizadas, de cal mais de areia, foi igual a
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194Q979524 | Comunicação Social, Operador de Rádio dos Serviços de Emergência, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Para que o processo de comunicação seja bem-sucedido, é importante que o receptor receba adequadamente e compreenda as mensagens transmitidas, considerando-se as características do interlocutor ou público-alvo. Considerando as recomendações para uma boa comunicação no ambiente de trabalho, assinale a alternativa correta.
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195Q980301 | Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Um jardim retangular tem 48 metros quadrados de área. Nesse jardim foram colocadas placas inteiras de grama, cada placa com 0,16 metros quadrados de área, cobrindo toda área do jardim. O número de placas inteiras colocadas foi
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196Q979798 | Música, Bateria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Considere os termos a seguir:

1. Poema sinfônico
2. Música espectral
3. Forma sonata
4. Concerto grosso
5. Música concreta

Reordene os termos por ordem cronológica ascendente, mantendo os algarismos correspondentes a cada termo, e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de algarismos obtida.
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197Q981078 | Meio Ambiente, Educação Ambiental, Educador Ambiental, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A gestão adequada de resíduos sólidos e a promoção da reciclagem são práticas essenciais para o desenvolvimento sustentável nos municípios.
Considerando os princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos e o papel da educação ambiental na gestão desses resíduos, é correto afirmar que a
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198Q979294 | Inglês, Inglês Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto para responder à questão.


One of the major foci of applied linguistics scholarship has been the foreign or second language classroom. A glance through the past century or so of language teaching gives us an interesting picture of varied interpretations of the best way to teach a foreign language. As schools of thought have come and gone, so have language teaching trends waxed and waned in popularity.

Albert Marckwardt (1972) saw these “changing winds and shifting sands” as a cyclical pattern where a new paradigm of teaching methodology emerged about every quarter of a century, with each new method breaking from the old but at the same time taking with it some of the positive aspects of the previous paradigm. One of the best examples of the cyclical nature of methods is seen in the revolutionary Audiolingual Method (ALM) of the late 1940s and 1950s. The ALM borrowed principles and beliefs from its predecessor by almost half a century, the Direct Method, while breaking away entirely from the Grammar-Translation paradigm. Within a short time, however, ALM critics were advocating more attention to rules of language which, to some, smacked a return to Grammar Translation.


(BROWN, H.Douglas. Principles of language learning and teaching.
5th ed. Longman, 2000. Adaptado)
In the second half of the XX century, it was the Communicative Approach which would break from the principles of their antecessors, the Audiolingual Method and the Grammar-Translation paradigm. It is correct to say that, in Communicative Language Teaching,
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199Q979042 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Artes Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Verônica é secretária de atendimento aos alunos em uma escola municipal. Em uma manhã, ela presenciou uma situação de agressão entre duas crianças e, rapidamente, saiu de sua sala e interveio na situação, separando os alunos envolvidos. Decidiu, então, conversar com um deles, que parecia mais exaltado. Joana, professora da turma a que pertenciam os alunos, abordou Verônica, explicando que ela fez bem em separar as crianças, mas que não deveria ter ficado conversando com uma delas. Joana explicou: “a responsabilidade formativa das crianças é da equipe pedagógica, que tem esse preparo”.

Considerando o que argumentam Libâneo, Oliveira e Toschi (2003), a atitude de Joana é
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200Q979814 | Música, Instrumentos Musicais, Flauta Transversal/Doce, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Sobre a relação entre o flautim (ou piccolo) e a flauta transversal moderna, é correto afirmar que, de modo geral,
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