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Questões de Concursos Prefeitura de Itatiba SP

Resolva questões de Prefeitura de Itatiba SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q979366 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Supervisor de Ensino, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Becker (2012) retoma os resultados de suas pesquisas sobre as concepções epistemológicas dos docentes com o objetivo de compreender o paradoxo entre uma práxis fundamentada na construção do conhecimento e na atuação pedagógica crítica, e a prática de um professor “epistemologicamente ingênuo”. Entre esses resultados – obtidos junto a docentes de matemática – está a constatação de que professores que se guiam por uma epistemologia apriorista permanecem
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242Q980391 | Direito Ambiental, Agente Fiscal Ambiental, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que apresenta um crime ambiental segundo previsão da Lei Federal nº 9.605/98.
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243Q978865 | Odontologia, Preparo Biomecânico dos Canais Radiculares, Endodontista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Técnica de odontometria radiográfica que consiste em colocar um instrumento com 10 mm de comprimento dentro do canal radicular, proceder a uma tomada radiográfica e, com o auxílio de uma régua milimetrada, medir na radiografia o comprimento do dente e o do instrumento; de posse dos três valores, realiza-se uma “regra de três” (Teorema de Thales), pela qual se obtém comprimento real do dente (CRD). Em seguida, é feito cálculo para o comprimento real de trabalho.

A descrição refere-se à técnica de
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244Q978867 | Odontologia, Endodontista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que apresenta a técnica anestésica indicada diante da necessidade de intervenção endodôntica para tratamento de abscesso perirradicular agudo no dente 46, com tumefação no fundo de vestíbulo vestibular, sem necessidade de incisão para drenagem.
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246Q979406 | Educação Física, Técnico Desportivo II, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Em relação aos esportes paralímpicos, analise as seguintes informações:

– na classificação funcional, eles são divididos em quatro classes, de acordo com o grau da deficiência e da necessidade de auxílio ou não;
– de acordo com as regras, é permitido o uso de uma calha, para dar mais propulsão à bola, para os atletas com maior grau de comprometimento;
– em alguns casos, o calheiro acaba sendo a mãe ou o pai do atleta.

Essas regras referem-se à seguinte modalidade de esporte paralímpico:
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247Q980443 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem no Processo Nutricional, Cuidador de Idosos, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A composição da dieta alimentar das pessoas idosas deve atender ao critério de ser a mais variada, distribuída e balanceada possível, além da atenção com a textura, conforme questões que podem ocorrer para o processo de mastigação e de deglutição. Que fatores ou características podem impactar na saúde nutricional, deixando a pessoa com maior dificuldade de se manter bem nutrida?
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248Q979420 | Engenharia Civil, Acessibilidade em Engenharia Civil e NBR 9050, Fiscal de Obras, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A circulação em um mesmo nível é um conceito importante no projeto e na segurança das edificações para acessibilidade, evacuação e funcionalidade dos ambientes. Com relação aos espaços de passagem horizontal, é recomendável que:
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249Q978914 | Fisioterapia, Neurologia na Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Qual das seguintes intervenções é considerada inadequada para pacientes com AVC e hemiplégico?
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250Q979184 | Saúde Pública, MédicoVeterinário Cirurgião, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A descentralização político-administrativa é um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) a ser obedecido pelos serviços públicos e pelos serviços privados contratados ou conveniados. Sobre a descentralização, é correto afirmar que
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251Q979441 | Agricultura e Agropecuária, Zootecnia, Zootecnista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A alimentação fornecida a animais de laboratório em sua grande maioria dos casos é composta por ração peletizada, e isso se deve a inúmeros fatores como praticidade no fornecimento, durabilidade e estabilidade na composição.

Considerando as características da ração fornecida, assinale a alternativa correta.
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252Q980494 | Arquitetura de Computadores, Instrutor de Informática, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa correta sobre requisitos de hardware para que seja possível conectar dois monitores em um computador.
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253Q979219 | Pedagogia, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Segundo Moran (in: Bacich e Moran, 2017), as aprendizagens por experimentação, por design e a aprendizagem maker são expressões atuais da aprendizagem ativa, personalizada e compartilhada. Nesses contextos, de acordo com o autor, a ênfase na palavra ativa precisa estar associada
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254Q979987 | Inglês, Inglês Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.


Speakers of different languages have different sounds. Thus, as there is no equivalent in English for the ‘click’ in the South African language Xhosa, English speakers find it difficult to produce. British speakers mangle French vowels because they are not the same as the English ones. Japanese speakers, on the other hand, do not have different phonemes for /l/ and /r/ and so have difficulty differentiating between them.


Whereas in some languages there seems to be a close relationship between sounds and spelling, in English this is often not the case. The sound /ʌ/, for example, can be realized in a number of different spellings (e.g. won, young, funny, flood). The letters ou, on the other hand, can be pronounced in a number of different ways (e.g. enough, through, though, and even journey). A lot depends on the sounds that come before or after them, but the fact remains that we spell some sounds in a variety of different ways, and we have a variety of different sounds for the same spelling.


(Jeremy Harmer. The practice of English language teaching, 2007)
In the fragment at the end of the text “and we have a variety of different sounds for the same spelling”, the bolded word refers to
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255Q977432 | Português, Língua Portuguesa Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com Dolz, Noverraz e Schneuwly (em Gêneros orais e escritos na escola. 2004), trata-se de gêneros do agrupamento “transmitir conhecimentos” previstos para o último ciclo do ensino fundamental:
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256Q979992 | Inglês, Inglês Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto para responder à questão.


In the literature on language learning, one particular process has commonly been singled out for explication: transfer. The term describes the carryover of previous performance or knowledge to subsequent learning. Positive transfer occurs when the prior knowledge benefits the learning task; negative transfer, or interference, occurs when previous performance disrupts the performance of a second task.

It has been common in second language teaching to stress the role of interference. This is of course not surprising, as native language interference is surely the most immediately noticeable source of error among second language learners. The saliency of interference is strong. For example, a French native speaker might say in English, “I am in New York since January,” a perfectly logical transfer of the French sentence “Je suis a New York depuis Janvier.” Because of the negative transfer of the French verb form to English, the French system has, in this case, interfered with the person’s production of a correct English form.

It is exceedingly important to remember, however, that the native language of a second language learner is often positively transferred, in which case the learner benefits from the facilitating effects of the first language. In the above sentence, for example, the correct one-to-one word order correspondence, the personal pronoun, and the preposition have been positively transferred from French to English. We often mistakenly overlook the facilitating effects of the native language in our appetite for analyzing errors in the second language and for overstressing the interfering effects of the first language.


(Douglas Brown. Principles of language learning and teaching, 2000. Adaptado)
Vistas em seu conjunto, as duas frases do segundo parágrafo “This is of course not surprising, as native language interference is surely the most immediately noticeable source of error among second language learners. The saliency of interference is strong.” exemplificam
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257Q979227 | Administração Geral, Gestão de processos, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O ciclo PDCA é uma ferramenta que auxilia na melhoria da gestão de processos. Quanto às suas etapas, assinale a alternativa correta a respeito da etapa conhecida como Act.
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258Q977451 | Matemática, Geometria Plana, Matemática Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Em um paralelogramo, as medidas das alturas, relativamente ao maior e ao menor lado, são, respectivamente, 4√3 cm e 24√3 cm. Sabendo que o maior lado mede40 cm a mais do que o menor lado, a área desse paralelogramo, em cm2, está entre
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259Q981296 | Contabilidade Pública, Auxiliar de Controlador Geral, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com os procedimentos contábeis cuja natureza da informação seja patrimonial, o recebimento da nota fiscal de serviços e respectiva liquidação gerará um lançamento contábil de débito e crédito, respectivamente, nas contas:
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260Q979512 | Pedagogia, Matemática Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

No livro A arte de resolver problemas, o autor, George Polya, menciona:

Um dos mais importantes deveres do professor é o de auxiliar os seus alunos, o que não é fácil, pois exige tempo, prática, dedicação e princípios firmes.

Em continuidade com os princípios expostos por Polya, nesse tema, é importante que o professor
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