Início

Questões de Concursos Prefeitura de Itatiba SP

Resolva questões de Prefeitura de Itatiba SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q981288 | Direito Administrativo, Consórcios públicos, Auxiliar de Controlador Geral, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A respeito dos consórcios públicos é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

302Q981292 | Contabilidade Geral, Auxiliar de Controlador Geral, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A constituição de determinada empresa ocorreu com de 300.000 ações com valor nominal de R$ 1,00. Considerando que uma parte do capital foi integralizada com 15% em dinheiro, 35% em mercadorias e 20% em computadores e periféricos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

303Q981295 | Contabilidade Pública, Execução Orçamentária e Financeira, Auxiliar de Controlador Geral, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O Plano de Contas Aplicado ao Setor Público incluiu a fase da execução da despesa – “em liquidação”, que busca o registro contábil no patrimônio de acordo com a ocorrência do fato gerador, não do empenho. Essa regra possibilita a separação entre os empenhos não liquidados que possuem fato gerador dos que não possuem, evitando assim a dupla contagem para fins de apuração
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

304Q977456 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Matemática Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O Currículo do Ensino Fundamental II, da Prefeitura do Município de Itatiba, componente curricular de Matemática, afirma que “O aluno precisa ser protagonista da sua própria aprendizagem, portanto, ele precisa participar ativamente no processo de ensino”.

Para que isso aconteça, é necessário que, em sala de aula,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

305Q979251 | Farmácia, Auxiliar de Farmácia, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Um paciente recebeu uma prescrição indicando a administração de 300 mg de um antibiótico, por via oral, por dose. Sabendo que a farmácia dispõe de apresentações de 500 mg/5 ml desse antibiótico, o volume, em mililitros, que o paciente deverá tomar por dose, deve ser de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

306Q981309 | Engenharia Civil, Pavimentação, Calceteiro, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

As etapas do asfaltamento que são denominadas de sub-base incluem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

307Q979520 | Segurança e Transporte, Operador de Rádio dos Serviços de Emergência, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Em contato com uma unidade de ambulância do SAMU, o operador de rádio dos serviços de emergência pronuncia a seguinte frase, utilizando o Código Q: QAP – QRL.

Qual é o significado dessa frase?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

308Q979267 | Geologia, Geologia de Engenharia, Geólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Movimentos gravitacionais de massa são chamados popularmente de deslizamentos ou, no meio técnico­ -científico, de escorregamentos e processos correlatos.

Em função das características do material envolvido, da geometria da massa deslocada e da cinemática do movimento em uma encosta, assinale a alternativa correspondente à tipologia que tem como características: apresentar movimentos lentos, descendentes e contínuos da massa de solo e de transição solo/rocha, sem geometria e superfícies de ruptura definidas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

309Q977739 | Matemática, Analista de Procuradoria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Em um clube há 64 bolas de futebol e 40 bolas de vôlei. Todas essas bolas serão colocadas em sacolas, de maneira que todas as sacolas tenham o mesmo número de bolas e cada sacola só contenha bolas de um mesmo tipo. Se o número de bolas por sacola, nas condições estabelecidas, deve ser o maior possível, então, a diferença entre o número de sacolas com bolas de futebol e com bolas de vôlei será
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

310Q980299 | Matemática, Frações e Números Decimais, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Um pedreiro colocou, em um salão, o total de 240 placas de piso em 3 dias. No primeiro dia, ele colocou 40% dessas placas. No segundo dia, ele colocou 2/3 das placas restantes, e, no terceiro dia, finalizou o serviço. O número de placas de piso colocadas no terceiro dia foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

311Q979543 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

É um tipo de semente tratada e utilizada na produção de mudas de plantas ornamentais, a qual recebe revestimento com polímero, caracterizado por ter uma semipermeabilidade em água que melhora a eficiência dos produtos utilizados em associação nos tratamentos. Trata-se de sementes do tipo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

312Q981081 | Arquivologia, Gestão de Documentos / Arquivos Corrente e Intermediário, Historiador, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Considerando o ciclo de vida dos documentos, está correto afirmar que a Teoria das Três Idades
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

313Q979290 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, História Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Entre todas as revoluções contemporâneas, a Revolução Francesa foi a única ecumênica. Seus exércitos partiram para revolucionar o mundo; suas ideias de fato o revolucionaram. A revolução americana foi um acontecimento crucial na história americana, mas (exceto nos países diretamente envolvidos nela ou por ela) deixou poucos traços relevantes em outras partes.

(Eric J. Hobsbawm, A era das revoluções - 1789-1848, 1998)

O caráter “ecumênico”, ou seja, universal, da Revolução Francesa de 1789, foi expresso pela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

314Q981344 | Engenharia Civil, Pintura, Pintor, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

É um produto utilizado na superfície das bases de paredes ou no gesso antes de aplicar a tinta. Esse produto ajuda a selar a parede, uniformizar a absorção da tinta e garantir um acabamento de maior qualidade e durabilidade.

O produto a que essa descrição se refere é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

315Q981346 | Engenharia Civil, Pintura, Pintor, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

As tintas e os solventes contêm elementos que podem prejudicar a saúde do trabalhador, sendo necessária a utilização de equipamentos de segurança.

Assinale a alternativa que descreve corretamente o nome dos equipamentos de segurança utilizados nos trabalhos de pintura.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

316Q979555 | Português, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.


Quando me proponho a analisar a complexidade da identidade da educação brasileira, desde a sua formação histórica, passando por seus determinantes políticos e filosóficos, até chegar aos processos curriculares e à organização didática e administrativa da escola, acabo percebendo que deixamos de lado dimensões antropológicas essencialmente humanas, e que hoje são desafios e urgências, analíticas e propositivas. Uma das mais urgentes dimensões a se considerar é a questão da afetividade, a qualidade social e subjetiva das relações pessoais. Não assumimos como importantes ou até mesmo como consideráveis as questões que envolvem a educação afetiva e emocional.


Afetividade significa educar para a sensibilidade, educar para ter imperativos éticos referentes a outras pessoas, à natureza, à diversidade da vida e do mundo, aos valores, às artes, aos conhecimentos e, sobretudo, à polifonia das personalidades, das diferentes pessoas, culturas, identidades, grupos e movimentos que nos cercam. A vida, em si, é uma grande epifania de vivências, de desabrochamentos de experiências, de vitalidades, emoções, alegrias, perdas e achados!


Educação afetiva é a criação de uma atmosfera vivencial de sensibilidades, de gestos elevados, esteticamente belos e bons, como aqueles que cultivamos como essenciais. Praticar a palavra acolhedora, a celebrar os encontros, a pedir desculpas pelos erros, pelas contradições, pelos desvios padrões que acontecem entre nossos desejos, nossas necessidades e nossos atos reais é sempre cultivar a paz, a generosidade, a esperança, o bom trato, a convivência pluralista, diversa e amorosa.


Educação afetiva é erigir alguns valores como “sagrados” para a convivência familiar, escolar e social, tais como a disposição para o trabalho em grupo, a decisão consultiva, as escolhas voltadas ao bem de todos, a paz e a democracia, o respeito à dignidade de toda pessoa, a condenação de toda forma de violência, simbólica ou real, a condenação firme de toda crueldade, de toda covardia, de toda destruição predatória do ecossistema, dos animais, das flores, do meio ambiente, da natureza. Ter sobretudo o sagrado amor à vida, proteger os que precisam de mais afeto, de mais proteção, combater todo sofrimento humano, notadamente aquele socialmente produzido, para que possa ser socialmente transformado.


Educação afetiva é mudar o olhar para com as crianças, os adolescentes, os jovens. É ser exemplo, é convencer pela palavra e testemunhar com as atitudes. Como cantava o poeta Almir Sater, com seu amigo Renato Teixeira: “É preciso amor pra poder pulsar, é preciso paz pra poder sorrir, é preciso a chuva para florir!”. Observem bem, a chuva está caindo, a natureza está fazendo a sua parte! Faltam as outras duas disposições para a vida ser melhor!


(César Nunes. “A educação afetiva e a ética da convivência amorosa”. In: Da educação que ama ao amor que educa. Adaptado)
Assinale a alternativa que está em conformidade com a norma-padrão de concordância.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

317Q979300 | Pedagogia, Educação Infantil, Inglês Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto para responder à questão.


Consider these anecdotes:


1. An ESL teacher instructs a group of 7 children every day for 45 minutes. They sing “I’m a Little Teapot” over and over again. Standing, they make gestures to show the tea pouring out. “I’m a little teapot, short and stout, here is my handle, here is my spout. When I get it all steamed up, hear me shout, just tip me over and pour me out”. And then the group starts again…

2. In visiting a class of a successful ESL teacher, you are struck that each activity lasts no more than ten minutes, that children are usually in movement - making something, holding something, moving their hands and walking somewhere.

There are few major contrasts that we can make between child and adult ESL learners. Children are more likely to play with language than adults are. In general, children are more holistic learners who need to use language for authentic communication in ESL classes.

In a children’s class, activities need to be child centered and communication should be authentic. Several themes repeatedly come up:


•  Focus on meaning, not correctness.

•  Focus on the value of the activity, not the value of language.

•  Focus on collaboration and social development.

•  Provide a rich context, including movement, the senses, objects and pictures, and a variety of activities.

•  Teach ESL holistically, integrating the four skills.

•  Treat learners appropriately in the light of their age and interests. •  Treat language as a tool for children to use for their own social and academic ends.


(S. Peck. Developing Children´s Listening and Speaking. IN: Marianne
Cerce-Murcia(ed). Teaching English as a second or foreign language.
Boston, Massachusstes: Heinle&Heinle. 2nd edition. 2001. Adaptado)
Um professor de inglês estará promovendo o aprender por meio do brincar se, em suas aulas,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

318Q979061 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Para Reverbel (1996), a definição de jogo dramático é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

319Q979067 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Artes Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O educador John Paynter publicou o livro Sound and structure, que discute o papel da arte no currículo escolar, no qual enfatiza as direções que apresenta em sua proposta, que são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

320Q979074 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Ciências Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O saneamento básico é fundamental para a prevenção de inúmeras doenças de veiculação hídrica, ou seja, doenças causadas pela ingestão de água contaminada por diversos tipos de parasitas. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta a relação correta entre esse tipo de doença e o agente causador.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.