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Questões de Concursos Prefeitura de Itatiba SP

Resolva questões de Prefeitura de Itatiba SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q979076 | Biologia, Sistema Endócrino Humano, Ciências Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A diabete do tipo 2 é uma doença crônica, mais comum em adultos, resultante de alterações no controle da taxa de glicose no sangue (glicemia). Essa doença pode ser tratada com semaglutida (princípio ativo do Ozempiq), medicamento que age em dois hormônios produzidos pelo pâncreas e envolvidos no controle da glicemia. Um desses hormônios e sua função estão corretamente descritos em:
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322Q979079 | Química, Ciências Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Considere a seguinte reação química:

H3 PO4 + Ca3 (BO3)2 H3 BO3 + Ca3 (PO4)2



Nesse tipo de reação química, denominada de dupla troca, participam substâncias químicas que pertencem, respectivamente, às seguintes funções químicas:

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323Q981391 | Design Gráfico, Produção Gráfica, Pintor / Letrista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

No campo do design gráfico para mídias impressas, como banners promocionais, o uso do contraste entre cores complementares tem como principal objetivo
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324Q979623 | Música, Guitarra, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Em práticas de improvisação tanto no jazz quanto em diversos gêneros da música popular brasileira, é comum que músicos improvisem sobre uma estrutura harmônica e métrica que se repete ciclicamente ao longo da peça. Essa repetição fornece um campo fértil para o desenvolvimento de solos, variações melódicas e interação entre os instrumentistas.
Considerando esse paradigma, qual é o nome dado a essa estrutura cíclica, e quais estratégias pedagógicas são adequadas para o ensino da improvisação sobre ela?
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325Q979113 | Geografia, Geografia Econômica, Geografia Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A expansão dos complexos agroindustriais constituiu o principal vetor da reestruturação produtiva da agropecuária brasileira e da organização do agribusiness ou agronegócio brasileiro. Esse processo, que também é resultado de características históricas da estrutura fundiária nacional, representa
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326Q981172 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Brasileiras e Estrangeiras, Técnico de Segurança do Trabalho, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Em uma determinada empresa, durante um período de observação em 2024, houve 10 acidentes de trabalho. A empresa contou, ao longo do período, com 1.000 empregados. Cada empregado trabalhou 1.000 horas.

Com base na NBR 14280, o valor da taxa de frequência no período é:
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327Q979134 | Odontologia, Odontologia PréClínica, Técnico em Prótese Dentária, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O conhecimento dos equipamentos e instrumentos utilizados em próteses dentárias é fundamental para o sucesso do trabalho protético. Qual a função de uma central de jateamento e qual o material utilizado no jateamento?
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328Q979160 | Direito Administrativo, Técnico Tributário, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Com o objetivo de combater fraudes, a Secretaria de Fazenda está organizando uma operação fiscal que terá, entre seus focos, a realização de diligências em imóveis localizados nos municípios vizinhos, os quais anunciam a prestação de serviços de fornecimento de endereços para a constituição de escritórios fictícios. A intenção é visitar esses locais a fim de comprovar que as empresas, de fato, não mantêm sede ou atividade regular nos endereços declarados.
Diante disso, o chefe da equipe fiscal convoca os técnicos tributários e os auditores fiscais para transmitir orientações quanto às cautelas legais e constitucionais que deverão ser observadas durante a execução das diligências.

Com base na situação hipotética apresentada e no disposto na Constituição Federal, é correto afirmar que as autoridades administrativas
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329Q979439 | Agricultura e Agropecuária, Zootecnia, Zootecnista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A produção leiteira em pequenas propriedades representa uma parcela significativa do total de leite produzido no país. No entanto, apesar desse impacto, ainda é uma atividade marcada por baixos níveis de investimento e uso limitado de tecnologias.

Diante desse cenário, para que a atividade se mantenha economicamente viável, é essencial selecionar animais com níveis produtivos compatíveis com a capacidade de investimento do produtor.

Com base nisso, assinale a alternativa que descreve corretamente as características zootécnicas desejáveis em animais criados em pequenas propriedades.
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330Q979193 | Veterinária, Clínica Cirúrgica e Anestesiologia para Pequenos Animais, MédicoVeterinário Cirurgião, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

As neoplasias mamárias são de grande frequência na casuística da clínica cirúrgica veterinária. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
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331Q979708 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

No livro Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação (2009), organizado por Kishimoto, o brincar, na Educação Infantil, é compreendido como
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332Q980480 | Ética na Administração Pública, Inspetor de Alunos, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A respeito da ética no serviço público, é correto afirmar que o Inspetor de Alunos deve
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333Q978947 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O processamento fonológico é uma habilidade fundamental no processo de alfabetização.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente um componente do processamento fonológico e sua função.
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334Q979984 | Inglês, Inglês Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Read the text and the dialogue which follows it.

“No mundo real, raramente as perguntas se referem a um único tipo de conteúdo. Para preparar os alunos para isso, tente avançar a partir de uma resposta certa, pedindo que integrem a ela conhecimentos aprendidos anteriormente.”

(Doug Lemov. Aula Nota 10 3.0, 2022. Adaptado)

Teacher: Who would like to use the verb “cook” in a sentence?”
Student: I like to cook. Teacher: Good! Who would add an indirect object to the sentence?
Student: I like to cook to my family.
Teacher: Could you use a compound indirect object?
Student: I like to cook to my family and friends.
Teacher: When do you cook to them? Add a time adverb to your sentence.
Student: I like to cook to my family and friends on weekends.

The interventions by the teacher recover the students’ knowledge about
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335Q979729 | História, História Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Leia o texto a seguir:

Das figuras políticas é interessante destacar como têm sido representados nos livros didáticos os dois imperadores do Brasil: D. Pedro I, sempre jovem, porque afinal morreu com 34 anos; seu filho D. Pedro II, sempre velho, apesar dos textos escolares darem destaque ao episódio da “Maioridade” que tornou D. Pedro II chefe de Estado com apenas 15 anos. A ilustração do pai jovem e do filho velho tem causado uma certa perplexidade aos jovens leitores e falta a explicação do aparente paradoxo.

(Circe Maria Fernandes Bittencourt (org.), O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1998. Adaptado)

A imagem de um D. Pedro II velho foi construída
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336Q979989 | Inglês, Inglês Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.


Speakers of different languages have different sounds. Thus, as there is no equivalent in English for the ‘click’ in the South African language Xhosa, English speakers find it difficult to produce. British speakers mangle French vowels because they are not the same as the English ones. Japanese speakers, on the other hand, do not have different phonemes for /l/ and /r/ and so have difficulty differentiating between them.


Whereas in some languages there seems to be a close relationship between sounds and spelling, in English this is often not the case. The sound /ʌ/, for example, can be realized in a number of different spellings (e.g. won, young, funny, flood). The letters ou, on the other hand, can be pronounced in a number of different ways (e.g. enough, through, though, and even journey). A lot depends on the sounds that come before or after them, but the fact remains that we spell some sounds in a variety of different ways, and we have a variety of different sounds for the same spelling.


(Jeremy Harmer. The practice of English language teaching, 2007)
O aprendiz brasileiro tende a não distinguir as diferentes pronúncias do sufixo –ed formador do passado e particípio de verbos regulares em inglês: /t/, /d/, e / ɪd/. Por influência de sua língua materna, tende a pronunciar todos os passados e particípios da mesma forma. A alternativa em que o –ed final é pronunciado assim como em “realized”, no segundo parágrafo do texto, é:
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337Q981013 | Legislação Federal, Coordenador de Eventos Esportivos, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A Lei nº 14.597 de 2023, que instituiu a Lei Geral do Esporte, dispõe sobre o Sistema Nacional do Esporte (Sinesp), o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Esportivos (SNIIE), a ordem econômica esportiva, a integridade esportiva e o Plano Nacional pela Cultura de Paz no Esporte, estabelece
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338Q979737 | Engenharia Florestal, Avaliação de Impacto Ambiental, Engenheiro Florestal, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, características do (1) relatório de impacto ambiental e do (2) estudo de impacto ambiental.
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339Q979746 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Florestal, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Leia a descrição dos solos apresentada a seguir:

•  S1: solo com horizonte B de acumulação, formado por argila de atividade alta e com horizonte superior lixiviado.

•  S2: solo altamente evoluído, laterizado, rico em argilominerais 1:1 e oxi-hidróxidos de ferro e alumínio.

Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, a classificação pedológica de S1 e de S2.

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340Q978980 | Nutrição, Administração de Serviços de Alimentação, Nutricionista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Os cardápios da alimentação escolar devem ser elaborados pelo responsável técnico do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), tendo como base a utilização de alimentos in natura ou minimamente processados, de modo a respeitar as necessidades nutricionais, os hábitos alimentares, a cultura alimentar da localidade e pautar-se na sustentabilidade, na sazonalidade, na diversificação agrícola da região e na promoção da alimentação adequada e saudável.

Nesse sentido, de acordo com a Resolução do Conselho Deliberativo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Ministério da Educação) n° 6/2020, com alterações da n° 20/2020, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do PNAE, é correto afirmar que
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