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Questões de Concursos Prefeitura de Itatiba SP

Resolva questões de Prefeitura de Itatiba SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


401Q979511 | Pedagogia, Matemática Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O Currículo do Ensino Fundamental II cita na introdução à componente Matemática:

Importante destacar que um currículo não pode se restringir a uma listagem de objetos de conhecimento e habilidades a ser desenvolvidas com os alunos.

De acordo com o currículo mencionado, isso significa que
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402Q979513 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Matemática Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Considere esta citação de D’Ambrosio, em Sociedade, cultura, matemática e seu ensino:

Em termos muito claros e diretos: o aluno é mais importante que programas e conteúdos. A educação é a estratégia mais importante para levar o indivíduo a estar em paz consigo mesmo e com o seu entorno social, cultural e natural e a se localizar numa realidade cósmica. Se não lograrmos isso, será uma educação fracassada.

Segundo D’Ambrosio, neste parágrafo, é necessário que
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403Q979013 | Terapia Ocupacional, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A inclusão escolar é sabidamente uma estratégia importante para a promoção da inclusão social de crianças e adolescentes com deficiência intelectual ou distúrbios globais de desenvolvimento. Com ______ , iniciaram-se as discussões sobre a educação inclusiva, que apresentou a possibilidade de que todas as pessoas pudessem aprender de forma coletiva, em ambientes comuns a todos, ainda que não da mesma maneira. Tal proposta deu lugar a uma perspectiva de intervenção ampliada para a comunidade escolar, na qual o alvo das ações da terapia ocupacional passou a ser o coletivo, ou seja, todos os atores sociais que compõem o cotidiano escolar e não apenas a pessoa com deficiência.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
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404Q980812 | Direito Tributário, Tributos Municipais, Auditor Fiscal de Rendas Municipais, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A prefeitura de um município paulista estipulou alíquotas progressivas do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU com base na metragem do imóvel: quanto maior o imóvel, maior a alíquota aplicada para o cálculo do tributo.

Considerando as disposições constitucionais, é correto afirmar que a progressividade aplicada pelo município é

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405Q981325 | Engenharia Eletrônica, Eletricista de Veículo Automotor, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

No sistema de injeção eletrônica de um veículo VW modelo Gol G4, ao medir a resistência do sensor de temperatura do líquido de arrefecimento com o motor quente, encontrou-se um valor de R = 2.350 Ω, o que indicará para o módulo de injeção
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406Q979281 | História, História Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De qualquer modo, os historiadores são tradutores entre o passado e o presente, e nesse livro eu tentava fazer o Renascimento inteligível aos leitores do século XXI. Já está sendo traduzido em quatro línguas – francês, alemão, italiano e espanhol.

(“Entrevista com Peter Burke”, In: Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke. As muitas faces da história. Nove entrevistas, 2000)

O historiador alude, na entrevista,
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407Q979803 | Música, Bateria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O disco Native Dancer (1975), do saxofonista norte-americano Wayne Shorter, é um marco da fusão entre o jazz e elementos da música brasileira. Ao convidar um dos mais importantes cantores brasileiros para participar do álbum, Shorter percebeu que, para preservar a identidade musical desse artista, seria fundamental contar também com a presença do baterista com quem ele mantinha uma longa e expressiva parceria. A decisão ressaltou a importância das relações musicais estreitas na construção de uma sonoridade autêntica e coletiva.
A dupla de músicos brasileiros cuja parceria foi essencial para o resultado artístico desse álbum foi
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408Q979806 | Pedagogia, Bateria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A aula individual de instrumento muitas vezes é centrada no desenvolvimento técnico e expressivo do aluno; no entanto, a prática musical frequentemente é realizada em grupo. No ensino de instrumento com vistas à prática coletiva, qual estratégia pedagógica melhor contribui para o desenvolvimento da escuta, adaptação e integração musical?
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409Q979299 | Pedagogia, Inglês Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto para responder à questão.


Consider these anecdotes:


1. An ESL teacher instructs a group of 7 children every day for 45 minutes. They sing “I’m a Little Teapot” over and over again. Standing, they make gestures to show the tea pouring out. “I’m a little teapot, short and stout, here is my handle, here is my spout. When I get it all steamed up, hear me shout, just tip me over and pour me out”. And then the group starts again…

2. In visiting a class of a successful ESL teacher, you are struck that each activity lasts no more than ten minutes, that children are usually in movement - making something, holding something, moving their hands and walking somewhere.

There are few major contrasts that we can make between child and adult ESL learners. Children are more likely to play with language than adults are. In general, children are more holistic learners who need to use language for authentic communication in ESL classes.

In a children’s class, activities need to be child centered and communication should be authentic. Several themes repeatedly come up:


•  Focus on meaning, not correctness.

•  Focus on the value of the activity, not the value of language.

•  Focus on collaboration and social development.

•  Provide a rich context, including movement, the senses, objects and pictures, and a variety of activities.

•  Teach ESL holistically, integrating the four skills.

•  Treat learners appropriately in the light of their age and interests. •  Treat language as a tool for children to use for their own social and academic ends.


(S. Peck. Developing Children´s Listening and Speaking. IN: Marianne
Cerce-Murcia(ed). Teaching English as a second or foreign language.
Boston, Massachusstes: Heinle&Heinle. 2nd edition. 2001. Adaptado)
The themes listed in the four paragraph suggest that the teaching of ESL to children should, among others,
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410Q979047 | Pedagogia, Artes Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Um importante conceito no texto de Hoffmann sobre a avaliação mediadora é o do acompanhamento.

Para a autora, acompanhar deve ser entendido como
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411Q979822 | Música, Piano, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Antes do surgimento de estilos de improvisação “modais” como o cool jazz ou o fusion, a tradição jazzística de improvisar sobre as estruturas harmônicas de temas pré-compostos, os chamados chorus, teve seu auge no be-bop, gênero consolidado por artistas como Charlie Parker e Dizzie Gillespie.

Esta forma de improvisação consiste essencialmente, de forma esquemática, em
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413Q977775 | Meio Ambiente, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Em paisagens fragmentadas, os processos de sucessão ecológica em áreas de habitat podem ser influenciados por diversos fatores.
Com base nesse contexto, assinale a alternativa correta.
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414Q979070 | Artes Cênicas, Artes Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Essa festividade tem sua presença nas festas de Natal e Reis. Consiste em cantos, danças, partes declamadas e loas. As melodias são pequenas canções, valsas e modinhas.

(Jeandot, 1993. Adaptado)

Trata-se
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415Q980612 | Português, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão:

A cultura dos macacos-pregos

Nos últimos anos, os arqueólogos que trabalham na Serra da Capivara, no Piauí (um dos complexos pré-históricos mais importantes do Brasil, famoso pelas belas pinturas nas rochas), passaram a enfrentar uma nova dor de cabeça. Tanto lá quanto em outros lugares do País e do mundo, lascas de pedra simples, que sobravam do processo de fabricação de ferramentas, costumam ser um bom indício da presença de antigos seres humanos. O problema é que outra espécie de inteligência sofisticada também anda produzindo lasquinhas muito parecidas há milênios na região. Como saber quem fez o quê?
O culpado por embolar o meio de campo arqueológico se chama Sapajus libidinosus: é o macaco-prego-amarelo. Os dados indicam que esses primatas andam produzindo lascas de pedra há pelo menos 3 mil anos, e é possível que isso esteja acontecendo há mais tempo ainda. Num trabalho de pesquisa constante, que vem ganhando força nos últimos vinte anos, cientistas do Brasil e de outros países estão documentando a grande versatilidade tecnológica e comportamental dos macacos-pregos.
Esses primatas usam diversos recursos da natureza – por exemplo, pedras, raízes e galhinhos – como ferramentas para explorar seu ambiente, descolar comida mais nutritiva e até paquerar, e acabam assim produzindo lascas de pedra de forma não intencional. Tudo indica que essas capacidades são transmitidas culturalmente de geração em geração, podem se transformar ao longo do tempo e variam dependendo das populações de cada espécie. Isso significa que, à sua maneira, esses bichos têm se mostrado exemplos valiosos para a compreensão de como a inteligência e a cultura evoluem.

(Reinaldo José Lopes, “A cultura dos macacos-pregos”, Revista Superinteressante. Adaptado)
Em “Tudo indica que essas capacidades são transmitidas culturalmente de geração em geração...” (3º parágrafo), a palavra destacada expressa circunstância de
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416Q979595 | Pedagogia, Ciências Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

No livro Ensino de Ciências por Investigação: Condições de implementação em sala de aula, Anna Maria Pessoa de Carvalho explica sobre a metodologia das sequências de ensino investigativas (SEI), apresentando os fundamentos teóricos para que o professor construa e trabalhe tais sequências em sala de aula. Sobre a primeira etapa da SEI, a autora defende que
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417Q980623 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

No contexto da assistência em saúde, a comunicação eficaz e o trabalho em equipe são essenciais para
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418Q981136 | Enfermagem, Fisiologia, Técnico de Enfermagem do Trabalho, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

As atividades laborais necessitam do trabalho muscular tanto para a manutenção da postura quanto para a execução de gestos e movimentos. O trabalho muscular dinâmico caracteriza-se pela alternância de contração e extensão muscular, enquanto o trabalho muscular estático caracteriza-se por uma contração prolongada, que implica na manutenção de postura. Ao serem comparados, o trabalho muscular estático apresenta __________ consumo de energia, frequência cardíaca __________ e necessidade de períodos de descanso __________.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
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419Q979090 | Noções de Primeiros Socorros, Lesões Traumáticas, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Um estudante sofreu uma entorse no tornozelo durante atividades práticas da aula de Educação Física. Seu professor sabe que, nessas ocasiões, o procedimento de primeiros socorros indicado é a aplicação de gelo por
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420Q979351 | Contabilidade Pública, ControladorGeral, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A Estrutura Conceitual para Elaboração do Relatório Contábil-Financeiro explicita que, em alguns casos, o nível de incerteza envolvido ao estimar a mensuração de ativo ou passivo pode ser tão alto que pode ser questionável se a estimativa forneceria representação suficientemente fidedigna desse ativo ou passivo e de quaisquer receitas, despesas ou mutações do patrimônio líquido resultantes. O nível de incerteza na mensuração pode ser muito alto se, por exemplo, a única forma de estimar essa mensuração do ativo ou passivo for utilizando técnicas de mensuração baseadas em
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