Início

Questões de Concursos Prefeitura de Itatiba SP

Resolva questões de Prefeitura de Itatiba SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


501Q981312 | Engenharia Civil, Alvenaria e Acabamento, Coveiro, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Em um jazigo, a principal função da alvenaria é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

502Q977733 | Português, Analista de Procuradoria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão:


Quando me proponho a analisar a complexidade da identidade da educação brasileira, desde a sua formação histórica, passando por seus determinantes políticos e filosóficos, até chegar aos processos curriculares e à organização didática e administrativa da escola, acabo percebendo que deixamos de lado dimensões antropológicas essencialmente humanas, e que hoje são desafios e urgências, analíticas e propositivas. Uma das mais urgentes dimensões a se considerar é a questão da afetividade, a qualidade social e subjetiva das relações pessoais. Não assumimos como importantes ou até mesmo como consideráveis as questões que envolvem a educação afetiva e emocional.

Afetividade significa educar para a sensibilidade, educar para ter imperativos éticos referentes a outras pessoas, à natureza, à diversidade da vida e do mundo, aos valores, às artes, aos conhecimentos e, sobretudo, à polifonia das personalidades, das diferentes pessoas, culturas, identidades, grupos e movimentos que nos cercam. A vida, em si, é uma grande epifania de vivências, de desabrochamentos de experiências, de vitalidades, emoções, alegrias, perdas e achados!

Educação afetiva é a criação de uma atmosfera vivencial de sensibilidades, de gestos elevados, esteticamente belos e bons, como aqueles que cultivamos como essenciais. Praticar a palavra acolhedora, a celebrar os encontros, a pedir desculpas pelos erros, pelas contradições, pelos desvios padrões que acontecem entre nossos desejos, nossas necessidades e nossos atos reais é sempre cultivar a paz, a generosidade, a esperança, o bom trato, a convivência pluralista, diversa e amorosa.

Educação afetiva é erigir alguns valores como “sagrados” para a convivência familiar, escolar e social, tais como a disposição para o trabalho em grupo, a decisão consultiva, as escolhas voltadas ao bem de todos, a paz e a democracia, o respeito à dignidade de toda pessoa, a condenação de toda forma de violência, simbólica ou real, a condenação firme de toda crueldade, de toda covardia, de toda destruição predatória do ecossistema, dos animais, das flores, do meio ambiente, da natureza. Ter sobretudo o sagrado amor à vida, proteger os que precisam de mais afeto, de mais proteção, combater todo sofrimento humano, notadamente aquele socialmente produzido, para que possa ser socialmente transformado.

Educação afetiva é mudar o olhar para com as crianças, os adolescentes, os jovens. É ser exemplo, é convencer pela palavra e testemunhar com as atitudes. Como cantava o poeta Almir Sater, com seu amigo Renato Teixeira: “É preciso amor pra poder pulsar, é preciso paz pra poder sorrir, é preciso a chuva para florir!”. Observem bem, a chuva está caindo, a natureza está fazendo a sua parte! Faltam as outras duas disposições para a vida ser melhor!

(César Nunes. “A educação afetiva e a ética da convivência amorosa”.
In: Da educação que ama ao amor que educa. Adaptado)
Assinale a alternativa em que os termos destacados são antônimos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

503Q979016 | Terapia Ocupacional, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Os Centros Especializados de Reabilitação (CER) são serviços de atenção ambulatorial especializada em reabilitação que realizam diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva e são classificados em três tipos.

Sobre os CER e de acordo com discussões do campo da terapia ocupacional crítica, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

504Q980304 | Matemática, MMC e MDC, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Um depósito de materiais possui alguns tijolos refratários. Para facilitar as vendas, esses tijolos serão colocados em sacos, cada saco com o mesmo número de tijolos. Nessas condições, é possível colocar 15 tijolos em cada saco, ou colocar 18 tijolos em cada saco, e, em qualquer dos casos, não restará tijolo fora dos sacos. Sabendo que o número de tijolos refratários que há nesse depósito é menor do que 100, o número de tijolos é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

505Q981074 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Resíduos Sólidos, Educador Ambiental, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A contaminação do solo por substâncias químicas, resíduos sólidos, líquidos ou efluentes altera suas propriedades físicas, químicas e biológicas. Essa alteração compromete a qualidade do ambiente e afeta diretamente a saúde humana e a biodiversidade.
Um exemplo claro desse tipo de poluição é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

506Q979541 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Uma planta ornamental apresentava como sintomas a presença de um pó branco-acinzentado sobre suas pétalas, folhas e botões florais, o que reduziu sua qualidade estética e valor comercial. Também foram observados enrugamento das folhas, queda de botões e deformação das flores. Após análise, um especialista identificou que a doença era causada por um(a) ________________, e recomendou medidas de controle, incluindo a melhoria da ventilação e o aumento do espaçamento entre plantas, como forma de reduzir a umidade e prevenir novas infecções.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna da sentença.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

507Q979031 | Português, Artes Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão:


A leitura nos convida a conhecer a experiência de homens e mulheres, de nossa época ou de épocas passadas, de diferentes lugares, transcrita em palavras que podem nos ensinar muito sobre nós mesmos. E os textos que alguém nos passa, e que também passamos a outros, representam uma abertura para círculos de pertencimento mais amplos, que se estendem para além do parentesco e da localidade.

Vou citar Albert Camus, um escritor que conhecia bem a pobreza e que escreveu: “A pobreza e a ignorância tornavam a vida mais difícil, mais insípida, fechada em si mesma; a miséria é uma fortaleza sem ponte levadiça”. A imagem de uma fortaleza sem ponte levadiça nos lembra o quanto a reclusão e o isolamento são, em geral, o destino que cabe aos pobres. Pois o que também distingue as categorias sociais, não esqueçamos isso, é o horizonte, o espaço de referência daqueles que as compõem. Alguns podem ver mais longe que outros, pensar suas vidas em uma outra escala. E o horizonte de muitos habitantes da zona rural, de condição modesta, como também o horizonte popular urbano, foi, por muito tempo, e ainda o é com frequência, a família, os vizinhos, “nós”. Enquanto o resto do mundo é visto como “eles”, com traços bem mal definidos.

Mas, às vezes, existem pontes levadiças. Camus, assim como outros escritores nascidos em famílias pobres, expressou sua gratidão por um professor e por uma biblioteca municipal que o haviam ajudado a descobrir que existia algo além do espaço familiar. Para ele as pontes levadiças foram esse professor e essa biblioteca. Cito-o novamente: “No fundo, o conteúdo dos livros pouco importava. O importante era o que sentiam ao entrar na biblioteca, onde não viam a parede de livros negros mas sim um espaço e horizontes múltiplos que, desde a entrada, lhes tiravam da vida estreita do bairro”.


(Michèle Petit, Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Adaptado)
Assinale a alternativa em que palavra destacada foi empregada em sentido figurado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

508Q979034 | Português, Artes Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão:


Roupa em fase de crescimento


Não me impressiona tanto a notícia de que uns alemães puseram para andar no mercado um sapato capaz de acompanhar, até o limite de dois centímetros, o crescimento dos pés da garotada. Se me permitem, minha mãe fez melhor, ou fez antes, sem a pretensão de revolucionar o que quer que fosse.

Naquele tempo, a década de 50 (do século 20, por favor), não se usava comprar roupa pronta. Não que não existissem lojas de roupa. Era mais econômico mandar fazer.

Havia sempre na cidade uma pessoa jeitosa que costurava “para fora” e à qual se podia encomendar quase todo o guarda-roupa familiar a ser acondicionado, aliás, num guarda-roupa, trambolho que provinha, esse sim, de alguma loja, pois não se disseminara ainda a prática de embutir armários. Acontecia também de se convocar a tal pessoa para se instalar, de mala, cuia, tesoura e agulha, na residência da família, e ali pedalar, dias a fio, uma máquina de costura.

Em nossa casa costumava pousar a bem-humorada Noésia, exímia na arte de produzir himalaias de roupa. Foi Noésia quem confeccionou as prodigiosas calças que não paravam de espichar. Mas foi mamãe quem garimpou, sabe Deus em que atacadista, a peça de linho cinzento com que elas foram feitas. Deixa que eu dou jeito, dona Wanda, dizia Noésia a cada nova temporada em casa e, pela enésima vez, tome encurtar as barras.


(Humberto Werneck,
O espalhador de passarinhos & outras crônicas. Adaptado)
O cronista se dirige aos leitores no trecho:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

509Q977762 | Direito Previdenciário, Regime Próprio de Previdência Social, Analista de Procuradoria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A Emenda Constitucional nº 103/2019, que veiculou a mais recente reforma da previdência, inseriu a seguinte inovação no Regime Próprio de Previdência Social dos servidores titulares de cargos efetivos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

510Q981347 | Engenharia Civil, Pintura, Pintor, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

As cores primárias são vermelho, azul e amarelo, as cores secundárias são verde, laranja e roxo/violeta, e ainda existem as cores terciárias, como o amarelo-esverdeado, misturas das tonalidades primárias e secundárias.

As cores branco e preto são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

511Q981359 | Engenharia Agronômica, Morfologia e Física do Solo, Jardineiro, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Plantas como o girassol adaptam-se bem em solos argilosos, atraindo abelhas e embelezando os jardins. É possível reconhecer os solos argilosos porque são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

512Q979317 | Direito Administrativo, Orientador Educacional, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Paulo Augusto foi aprovado no concurso para orientador educacional. Considerando a ética no serviço público, ele identificou que fere a moralidade no serviço público a conduta do servidor que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

513Q979066 | Música, Artes Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O ritmo não é ensinado separadamente da melodia, mas conjugado a ela; a experiência de vivenciar a melodia é tão estruturada quanto a do ritmo. Para o elaborador dessa abordagem de ensino musical, é importante desenvolver o hábito de entonação desde muito cedo, porque depois, talvez, não seja possivel aperfeiçoar essa capacidade. O canto é baseado em modelos melódicos simples, que as crianças podem cantar, e provêm do repertório folclórico húngaro, geralmente construído sobre a escala pentatônica.

(Fonterrada, 2008. Adaptado)

O excerto trata da abordagem de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

514Q979835 | Música, Violino, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Selecione a alternativa que relaciona as três formas mais comuns de se executar o vibrato no violino.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

515Q981375 | Pedagogia, MTE, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com Ropoli (2010), a educação especial, incorporada em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, deve oferecer aos seus alunos serviços, recursos e estratégias de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

516Q980615 | Matemática, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

No estoque de uma loja, há 400 lâmpadas azuis e 648 lâmpadas vermelhas. Todas essas lâmpadas serão colocadas em caixas, cada caixa com o mesmo número de lâmpadas de uma única cor, de modo que esse número seja o maior possível.

O número de caixas com lâmpadas vermelhas supera o número de caixas com lâmpadas azuis em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

517Q981383 | Engenharia Civil, Escavações e Contenções, Pedreiro, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Durante o assentamento de pisos cerâmicos, o pedreiro deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

518Q981386 | Engenharia Civil, Materiais de Construção na Engenharia Civil, Pedreiro, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Para orientar corretamente os ajudantes no preparo da argamassa, o pedreiro deve dar instruções, por exemplo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

519Q980370 | Sistemas Operacionais, Comandos, Técnico de Informática, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Considere, no sistema operacional Linux, um usuário chamado useradm.

Nesse sistema, o comando cd ~ é equivalente ao comando:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

520Q979098 | Pedagogia, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O ensino do esporte que privilegia a execução de gestos técnicos e padronizados, obtidos a partir de análises biomecânicas, morfológicas e funcionais do movimento, que exige que o aprendiz se submeta a puxados treinos de coordenação motora, da condição física geral e de habilidades específicas destes gestos, independentemente do sentido ou do significado que eles possam ter, individual ou coletivamente, desprezando seus condicionantes histórico-culturais e eliminando a possibilidade crítica, possui, para Kunz (2001), um caráter
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.