Início

Questões de Concursos Prefeitura de Itatiba SP

Resolva questões de Prefeitura de Itatiba SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


541Q979720 | História, História Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Leia o texto a seguir:

A Revolução Francesa é assim a revolução do seu tempo, e não apenas uma, embora a mais proeminente, do seu tipo. E suas origens devem portanto ser procuradas não meramente em condições gerais da Europa, mas sim na situação específica da França. Sua peculiaridade é talvez melhor ilustrada em termos internacionais. Durante todo o século XVIII, a França foi o maior rival econômico da Grã-Bretanha. Seu comércio externo, que se multiplicou quatro vezes entre 1720 e 1780, causava ansiedade; seu sistema colonial foi em certas áreas (como nas Índias Ocidentais) mais dinâmico que o britânico. Mesmo assim a França não era uma potência como a Grã-Bretanha, cuja política externa já era substancialmente determinada pelos interesses da expansão capitalista.

(Eric Hobsbawm, A era das revoluções – 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998. Adaptado)

A razão pela qual a França não era uma potência como a Grã-Bretanha relaciona-se ao fato de que aquela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

542Q981002 | Direito Financeiro, Contador, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com a Lei Complementar nº 101/2000, é correto afirmar, quanto à Recondução da Dívida aos Limites, o seguinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

543Q979214 | Pedagogia, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Bonamino e Sousa (2012) afirmam que Rose Freire, após pesquisar uma escola da rede estadual, constatou alguns usos dos resultados do SARESP, como: utilização na composição das notas bimestrais dos alunos; reprodução de questões na prova unificada criada pela escola, com a intenção de treinar os alunos para a avaliação; incentivo à participação dos alunos no dia da aplicação das provas do SARESP, pela atribuição de nota na média bimestral. De acordo com as autoras, as informações apresentadas por essa pesquisa indicam que o significado assumido pelo SARESP e por seus resultados no contexto da escola pesquisada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

544Q979726 | História, História Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Leia o texto a seguir:

A distinção entre paisagem física e paisagem cultural, como feita na História, e que ainda prevalece na Geografia, deve ceder espaço para uma nova visão.

(Ciro Flamarion Cardoso e Ronaldo Vainfas (orgs.), Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997. Adaptado)

A nova visão a que o texto se refere compreende
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

545Q981014 | Administração Geral, Coordenador de Eventos Esportivos, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que define o termo evento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

546Q979736 | Meio Ambiente, Engenheiro Florestal, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Um sistema ecológico integra em sua totalidade componentes abióticos e bióticos, incluindo funcionalidades e processos metabólicos, sendo correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

547Q981017 | Gestão de Pessoas, Coordenador de Eventos Esportivos, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A Gestão por competências integra a Gestão de pessoas. As competências podem ser compreendidas e mensuradas utilizando-se referenciais de desempenho, de forma que o profissional possa apropriar-se de uma dada competência por meio da adoção de alguns comportamentos observáveis no ambiente de trabalho.
Três dimensões identificam as competências, são elas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

548Q979229 | Administração Geral, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O diagrama de Iswikawa é uma importante ferramenta de gestão da qualidade. Esse diagrama permite
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

549Q979487 | Português, Língua Portuguesa Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder à questão.

A virada de Cubatão


Outrora conhecido como “Vale da Morte”, o município de Cubatão, na Baixada Santista, acaba de receber o selo internacional de “Cidade Verde do Mundo”, concedido pela ONU. A distinção é um reconhecimento aos esforços que o município, que chegou a ser considerado o mais poluído do planeta, empreendeu ao longo de quatro décadas para reverter uma situação impraticável.


Importante polo químico-industrial, o município sofria com níveis de poluição dez vezes superiores aos considerados aceitáveis pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O céu de aspecto amarelado e o odor de enxofre eram característicos da cidade. A população sofria com a incidência de doenças respiratórias, às vezes fatais.


O cenário para uma tragédia ainda pior que a deste cotidiano de sofrimento estava plenamente anunciado: em 1984, um vazamento de petróleo e a subsequente explosão de um duto da Petrobras que passava por baixo das casas da Vila Socó mataram 93 moradores.


O episódio levou a uma mobilização do governo do Estado de São Paulo. Juntos, os poderes públicos e as indústrias locais, apoiados pela população, passaram a tratar a questão dos poluentes com seriedade. Alterações na matriz energética, com substituição de óleo combustível por gás natural, e a instalação de equipamentos para filtragem dos poluentes foram algumas das medidas adotadas.


“O prêmio reforça a necessidade de seguirmos com projetos como a recuperação de manguezais, o plantio de árvores nativas e a arborização urbana, fundamentais para a qualidade de vida da população e para a preservação dos recursos naturais”, afirmou ao Estadão o secretário de Meio Ambiente de Cubatão, Cleiton Jordão.


A virada de Cubatão evidencia que, quando há empenho coletivo e suprapartidário, situações apocalípticas podem ser revertidas. Mas, como pondera o secretário de Meio Ambiente do município, os esforços devem ser constantes.


Tanto melhor, também, que tragédias não precisem acontecer para que os municípios trabalhem para garantir o básico, que é a qualidade de vida de seus moradores num ambiente saudável.



(Editorial, 22.04.2025. Disponível em: https://www.estadao.com.br/opiniao.

Adaptado)

Com base na habilidade “EF9PLPT17: Identificar as características composicionais e linguísticas do gênero em estudo” (Currículo do Ensino Fundamental II de Itatiba), conclui-se que são características do gênero editorial, conforme o texto lido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

550Q981028 | Pedagogia, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Duas lógicas avaliativas são discutidas e contrapostas por Perrenoud (1999). Sob uma delas, a avaliação formativa foi transposta à pedagogia e às aprendizagens dos alunos.
Assinale a alternativa correta a partir do contexto descrito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

551Q979498 | Linguística, Língua Portuguesa Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Ao analisar o português brasileiro, Berlinck, Augusto e Scher (“Sintaxe”, em Mussalim e Bentes [orgs.], Introdução à linguística: domínios e fronteiras, 2005), observam que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

552Q979005 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Direito à Liberdade, Psicólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Durante fiscalização em uma casa de acolhimento de crianças e adolescentes, o Conselho Tutelar constatou que adolescentes estavam sendo privados de seus objetos pessoais sem justificativa adequada, inclusive itens de higiene e correspondências recebidas de familiares. Considerando o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

553Q981055 | Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Eletricista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Em um depósito, há 120 caixas distribuídas em pilhas do seguinte modo: 5 pilhas com 8 caixas em cada uma e 8 pilhas com 7 caixas em cada uma. As caixas restantes foram divididas em 2 pilhas maiores, cada uma delas com o mesmo número de caixas.

Em cada uma das 2 pilhas maiores, há quantas caixas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

554Q979266 | Geologia, Petrologia, Geólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Nas rochas magmáticas, as principais estruturas estão ligadas ao resfriamento, à movimentação do magma e às variações locais nas condições de cristalização.

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre o local de resfriamento e a rocha formada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

555Q980804 | Direito Constitucional, Direitos Individuais, Auditor Fiscal de Rendas Municipais, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Considere que a equipe de fiscalização de tributos mobiliários realizou uma operação fiscal em uma tradicional empresa de radiodifusão da Cidade, denominada “Incorpora Sempre e Melhor”, ao verificar que todas as notas fiscais por ela emitidas estavam enquadradas como importação de serviços e, em sua avaliação, não sujeitas à incidência do ISSQN.

O auditor fiscal, estranhando a situação, questionou os representantes da empresa sobre o motivo do não recolhimento do tributo, sendo informado de que, antes da Constituição Federal de 1988, a empresa obteve decisão judicial transitada em julgado, reconhecendo a desnecessidade de recolhimento do imposto nas operações de importação.

Em razão disso, ainda que atualmente a importação de serviços seja considerada fato gerador do dever de recolher o tributo, os representantes da empresa alegam que, diante da coisa julgada e do direito assegurado pela nova Constituição ao respeito às decisões judiciais definitivas, mantêm o direito de não efetuar o pagamento do imposto.

De toda forma, os representantes ponderaram que, para que seja lavrado auto de infração e exigido o pagamento do tributo, é necessário que seja previamente concedido prazo para apresentação de defesa administrativa.

Com base na situação hipotética e à luz da teoria constitucional, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

556Q979015 | Terapia Ocupacional, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A tecnologia assistiva pode se configurar em importante estratégia para o exercício de direitos das pessoas com deficiência. Entretanto, é ainda alto o índice de pessoas com deficiência que não fazem uso dos dispositivos de tecnologia assistiva. Entre os principais fatores que contribuem para a não utilização de tais dispositivos pelas pessoas com deficiência, é possível citar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

557Q981320 | Mecânica de Autos, Eletricista de Veículo Automotor, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Um veículo popular VW modelo Gol G4 apresenta uma falha de funcionamento da buzina ao acionar o interruptor no volante. Ao examiná-lo, observou-se uma falha intermitente no sinal positivo na buzina.

Esse defeito é característico de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

558Q979530 | Telecomunicações, Sistemas de Transmissão e Modulação, Operador de Rádio dos Serviços de Emergência, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Sobre as bandas de frequência utilizadas na radiocomunicação, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

559Q979531 | Telecomunicações, Operador de Rádio dos Serviços de Emergência, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Considerando características técnicas de transmissão e manuseio dos equipamentos de radiocomunicação, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

560Q977747 | Direito Civil, Analista de Procuradoria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que apresenta uma situação hipotética na qual a transação é válida.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.