Início

Questões de Concursos Prefeitura de Itatiba SP

Resolva questões de Prefeitura de Itatiba SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


601Q979661 | Geografia, Geografia Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Segundo Simielli (1999), há três tipos de croquis que mais interessam ao ensino da Geografia, nos quais as informações são representadas de forma simplificada e estilizada.

(Nídia Pontuschka; Tomoko Iyda Paganelli; Núria Hanglei Cacete. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007. Adaptado)

Esses croquis são de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

602Q979164 | Direito Penal, Técnico Tributário, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A conduta de restituir à circulação moeda sabidamente falsa, recebida de boa-fé como verdadeira,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

603Q979425 | Engenharia Civil, Fiscalização de Obras, Fiscal de Obras, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Parte da estrutura de um edifício é composta de 4 pilares de 0,5 m x 0,5 m e altura de 3,2 m, 4 vigas de comprimento 4,5 m, largura e altura de 0,5 m, engastadas nesses pilares, e uma laje, de espessura 0,15 m, cobrindo totalmente esse esqueleto. A quantidade de concreto necessária para construir essa estrutura, sem considerar as perdas e a armadura, será de, aproximadamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

604Q979941 | Português, Enfermeiro, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.

Roupa em fase de crescimento


Não me impressiona tanto a notícia de que uns alemães puseram para andar no mercado um sapato capaz de acompanhar, até o limite de dois centímetros, o crescimento dos pés da garotada. Se me permitem, minha mãe fez melhor, ou fez antes, sem a pretensão de revolucionar o que quer que fosse.


Naquele tempo, a década de 50 (do século 20, por favor), não se usava comprar roupa pronta. Não que não existissem lojas de roupa. Era mais econômico mandar fazer.


Havia sempre na cidade uma pessoa jeitosa que costurava “para fora” e à qual se podia encomendar quase todo o guarda-roupa familiar a ser acondicionado, aliás, num guarda-roupa, trambolho que provinha, esse sim, de alguma loja, pois não se disseminara ainda a prática de embutir armários. Acontecia também de se convocar a tal pessoa para se instalar, de mala, cuia, tesoura e agulha, na residência da família, e ali pedalar, dias a fio, uma máquina de costura.


Em nossa casa costumava pousar a bem-humorada Noésia, exímia na arte de produzir himalaias de roupa. Foi Noésia quem confeccionou as prodigiosas calças que não paravam de espichar. Mas foi mamãe quem garimpou, sabe Deus em que atacadista, a peça de linho cinzento com que elas foram feitas. Deixa que eu dou jeito, dona Wanda, dizia Noésia a cada nova temporada em casa e, pela enésima vez, tome encurtar as barras.


(Humberto Werneck, O espalhador de passarinhos & outras crônicas. Adaptado)

No contexto em que foi empregada, a palavra destacada em “… a bem-humorada Noésia, exímia na arte de produzir himalaias de roupa.” (4o parágrafo) é um sinônimo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

605Q979182 | Português, MédicoVeterinário Cirurgião, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão:

Com uma trama intensa e provocações perturbadoras sobre a convivência escolar e digital dos jovens, a minissérie Adolescência (Netflix, 2025) dominou os debates nas redes sociais. Para além da ficção, a produção escancara dilemas da juventude contemporânea, desde o impacto das relações virtuais até os problemas das relações escolares. Mas como responsáveis e educadores podem lidar com esses desafios?
Raul Alves de Souza, doutor em Educação Escolar pela UNESP e membro associado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral da UNICAMP/UNESP, alerta para o papel essencial da escola na formação social, moral e emocional dos estudantes. Segundo ele, os desafios enfrentados pelos adolescentes atualmente são mais complexos do que os das gerações passadas, e a solução passa, necessariamente, por mais diálogo, planejamento e formação dos professores para lidar com essas questões. Em entrevista, o educador defende:
“A escola é responsável pela formação sociomoral e emocional dos alunos e pelas questões da saúde mental. Ela sempre foi e sempre será. Trata-se de um lugar que, por excelência, permite que os alunos convivam e criem laços sociais. Isso deve ser olhado pela escola de maneira concreta e objetiva, estabelecendo ações planejadas e intencionais que visam a melhoria da qualidade da convivência dentro do seu âmbito. Na série, fica claro o quanto a escola falhou nesse aspecto. Convivência escolar bem planejada é pré-requisito para saúde mental e relações mais saudáveis.
Lidar com situações de conflitos, indisciplina, bullying, entre outros problemas de convivência existentes dentro da escola é parte da tarefa de educar. A grande questão é o quanto nós, professores, estamos preparados para lidar com esses problemas.”


(Tatiane Calixto. “Adolescência: quais alertas a minissérie traz para pais e escolas?”, 02.04.2025. Disponível em: https://novaescola.org.br/. Adaptado)
No trecho “Para além da ficção, a produção escancara dilemas da juventude contemporânea…” (1º parágrafo), a expressão destacada pode ser substituída, preservando o sentido do texto, por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

606Q979183 | Português, Crase, MédicoVeterinário Cirurgião, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão:

Com uma trama intensa e provocações perturbadoras sobre a convivência escolar e digital dos jovens, a minissérie Adolescência (Netflix, 2025) dominou os debates nas redes sociais. Para além da ficção, a produção escancara dilemas da juventude contemporânea, desde o impacto das relações virtuais até os problemas das relações escolares. Mas como responsáveis e educadores podem lidar com esses desafios?
Raul Alves de Souza, doutor em Educação Escolar pela UNESP e membro associado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral da UNICAMP/UNESP, alerta para o papel essencial da escola na formação social, moral e emocional dos estudantes. Segundo ele, os desafios enfrentados pelos adolescentes atualmente são mais complexos do que os das gerações passadas, e a solução passa, necessariamente, por mais diálogo, planejamento e formação dos professores para lidar com essas questões. Em entrevista, o educador defende:
“A escola é responsável pela formação sociomoral e emocional dos alunos e pelas questões da saúde mental. Ela sempre foi e sempre será. Trata-se de um lugar que, por excelência, permite que os alunos convivam e criem laços sociais. Isso deve ser olhado pela escola de maneira concreta e objetiva, estabelecendo ações planejadas e intencionais que visam a melhoria da qualidade da convivência dentro do seu âmbito. Na série, fica claro o quanto a escola falhou nesse aspecto. Convivência escolar bem planejada é pré-requisito para saúde mental e relações mais saudáveis.
Lidar com situações de conflitos, indisciplina, bullying, entre outros problemas de convivência existentes dentro da escola é parte da tarefa de educar. A grande questão é o quanto nós, professores, estamos preparados para lidar com esses problemas.”


(Tatiane Calixto. “Adolescência: quais alertas a minissérie traz para pais e escolas?”, 02.04.2025. Disponível em: https://novaescola.org.br/. Adaptado)
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do trecho a seguir:

Adolescência é ______ minissérie de grande sucesso que explora de impactos das redes sociais ______ questões sobre ______ convivência escolar em relação ______ juventude, em apenas quatro episódios.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

607Q979187 | Saúde Pública, MédicoVeterinário Cirurgião, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Um estudo epidemiológico foi conduzido em uma escola pública com o objetivo de investigar a obesidade em adolescentes entre 12 e 17 anos e avaliar fatores associados, como sedentarismo, hábitos alimentares e tempo de uso de celulares e computadores. A coleta de dados se deu em um único momento, com aplicação de questionário e aferição de peso e altura.

Trata-se de um estudo epidemiológico do tipo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

608Q979700 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Segundo Aguiar et al. (2006), em Conselho Escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social, o Conselho Escolar deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

609Q979189 | Saúde Pública, MédicoVeterinário Cirurgião, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A Política Nacional de Humanização busca pôr em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde. Estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para construir processos coletivos de enfrentamento de relações de poder, trabalho e afeto, que muitas vezes produzem atitudes e práticas desumanizadoras que inibem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúde em seu trabalho e dos usuários no cuidado de si. Assinale a alternativa que melhor descreve uma prática recomendada pelo PNH.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

610Q979448 | Agricultura e Agropecuária, Zootecnia, Zootecnista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Uma determinada dieta possui os seguintes níveis de garantia: 22% de Proteína Bruta (PB), 10% de Extrato Etéreo (EE), 9% de Matéria Mineral (MM), 7% de Fibra bruta (FB) e 10% de Umidade.

Utilizando a metodologia de Weende, calcule a quantidade de extrativo não nitrogenado e o teor energético total da dieta, respectivamente, e assinale a alternativa correta.

Considere: 4 kcal/g para carboidratos e proteínas e 9 kcal/g para gordura.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

611Q979707 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com Formosinho (2007), em Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado: construindo o futuro, a pedagogia da infância deve ser baseada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

612Q979203 | Veterinária, MédicoVeterinário Cirurgião, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A toxoplasmose é uma doença com distribuição mundial, provocada pelo coccídeo Toxoplasma gondii. O protozoário possui três formas infectantes, são elas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

613Q980489 | Pedagogia, Inspetor de Alunos, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A respeito dos conhecimentos básicos e da atuação adequada com as crianças com síndrome de Down, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

614Q979723 | História, História Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Leia o texto a seguir:

As questões que nos levam a pensar a História como um saber necessário para a formação das crianças e jovens na escola são as originárias do tempo presente. O passado que deve impulsionar a dinâmica do ensino- -aprendizagem no Ensino Fundamental é aquele que dialoga com o tempo atual.

(BRASIL/Ministério da Educação, BNCC. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental – História. Adaptado)

De acordo com a BNCC, a relação passado/presente citada no trecho
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

615Q979727 | História, História Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Leia o texto a seguir:

A reação aristocrática contra o absolutismo passou com isso à ruptura que o derrubaria. O colapso histórico do Estado absolutista estava diretamente ligado à inflexibilidade de sua formação feudal. A crise fiscal que detonou a mudança política foi provocada pela incapacidade jurídica do absolutismo em taxar a classe que representava. A própria rigidez do vínculo entre Estado e nobreza acabaria por precipitar a sua derrocada comum.
(Perry Anderson, Linhagens do Estado absolutista. São Paulo: Brasiliense, 1998. Adaptado)

O trecho trata do absolutismo na
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

616Q978963 | Medicina, Gerontólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O overuse ou sobreutilização caracteriza-se pela indicação inapropriada ou uso desnecessário de recursos diagnósticos ou terapêuticos. Assinale a alternativa que exemplifica essa condição nos idosos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

617Q979731 | Pedagogia, História Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Leia o texto a seguir:

Existem inúmeros relatos de experiências de estudos do meio realizadas por professores de História. A maior parte delas ocorre em cidades históricas, lugares com monumentos históricos consagrados. A preferência por estudos do meio em cidades com esse perfil indica a necessidade de deter-se na concepção de patrimônio histórico e na constituição dos “lugares da memória” da sociedade brasileira.

(Circe Maria Fernandes Bittencourt, Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2008. Adaptado)

De acordo com Circe Bittencourt, é importante ter critérios na escolha dos lugares de estudo do meio, pois
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

618Q981267 | Gestão de Pessoas, Analista de Recursos Humanos, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

As relações com os funcionários em uma organização são influenciadas pelas pressuposições a respeito da natureza humana. A disciplina e a motivação decorrem dessas pressuposições. Dois conjuntos de pressuposições foram identificados como teoria X e teoria Y. A teoria X envolve convicções negativas a respeito das pessoas, e a teoria Y, convicções positivas.

Essas teorias foram desenvolvidas por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

619Q979991 | Inglês, Inglês Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto para responder à questão.


In the literature on language learning, one particular process has commonly been singled out for explication: transfer. The term describes the carryover of previous performance or knowledge to subsequent learning. Positive transfer occurs when the prior knowledge benefits the learning task; negative transfer, or interference, occurs when previous performance disrupts the performance of a second task.

It has been common in second language teaching to stress the role of interference. This is of course not surprising, as native language interference is surely the most immediately noticeable source of error among second language learners. The saliency of interference is strong. For example, a French native speaker might say in English, “I am in New York since January,” a perfectly logical transfer of the French sentence “Je suis a New York depuis Janvier.” Because of the negative transfer of the French verb form to English, the French system has, in this case, interfered with the person’s production of a correct English form.

It is exceedingly important to remember, however, that the native language of a second language learner is often positively transferred, in which case the learner benefits from the facilitating effects of the first language. In the above sentence, for example, the correct one-to-one word order correspondence, the personal pronoun, and the preposition have been positively transferred from French to English. We often mistakenly overlook the facilitating effects of the native language in our appetite for analyzing errors in the second language and for overstressing the interfering effects of the first language.


(Douglas Brown. Principles of language learning and teaching, 2000. Adaptado)
Há também transferências negativas em nível de estrutura frasal. A alternativa que apresenta a frase em inglês traduzida corretamente da frase em português é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

620Q981019 | Administração Geral, Coordenador de Eventos Esportivos, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Para que um evento ou competição esportiva tenha êxito, esse instrumento é essencial, pois contempla os detalhes técnicos da competição, devidamente descritos e especificados, de modo a garantir tranquilidade e segurança para os participantes da competição e para a comissão organizadora.
Trata-se do
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.