Início

Questões de Concursos Prefeitura de Itatiba SP

Resolva questões de Prefeitura de Itatiba SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


621Q978972 | Nutrição, Nutrição e Dietética nos Ciclos de Vida, Nutricionista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A deficiência dessa vitamina é uma das principais causas de cegueira evitável na infância, uma vez que essa vitamina é veiculada pelo leite materno. Além disso, sua deficiência também pode interferir no metabolismo do ferro e, desse modo, favorecer a ocorrência de anemia, especialmente em crianças e gestantes.

Essa descrição refere-se à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

622Q979484 | Português, Língua Portuguesa Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com Irandé Antunes (Aula de Português: encontro e interação, 2003), o ensino de oralidade deveria abordar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

623Q981020 | Legislação Municipal, Coordenador de Eventos Esportivos, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Ao organizar um evento esportivo, o profissional responsável deve solicitar os documentos essenciais que tratam sobre as dependências, onde esse evento será realizado, pois isso poderá evitar possíveis transtornos e problemas legais.
Assinale a alternativa que identifica, corretamente, os tipos de documentos necessários para a realização de um evento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

624Q981022 | Gerência de Projetos, Coordenador de Eventos Esportivos, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

É uma estratégia imprescindível para o acompanhamento de um evento, desde o início até o final, utilizada nas verificações dos itens a serem observados, das tarefas a serem cumpridas, dos materiais a serem comprados, entre outros aspectos.
Assinale a alternativa que representa essa estratégia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

625Q979490 | Português, Língua Portuguesa Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder à questão.

A virada de Cubatão


Outrora conhecido como “Vale da Morte”, o município de Cubatão, na Baixada Santista, acaba de receber o selo internacional de “Cidade Verde do Mundo”, concedido pela ONU. A distinção é um reconhecimento aos esforços que o município, que chegou a ser considerado o mais poluído do planeta, empreendeu ao longo de quatro décadas para reverter uma situação impraticável.


Importante polo químico-industrial, o município sofria com níveis de poluição dez vezes superiores aos considerados aceitáveis pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O céu de aspecto amarelado e o odor de enxofre eram característicos da cidade. A população sofria com a incidência de doenças respiratórias, às vezes fatais.


O cenário para uma tragédia ainda pior que a deste cotidiano de sofrimento estava plenamente anunciado: em 1984, um vazamento de petróleo e a subsequente explosão de um duto da Petrobras que passava por baixo das casas da Vila Socó mataram 93 moradores.


O episódio levou a uma mobilização do governo do Estado de São Paulo. Juntos, os poderes públicos e as indústrias locais, apoiados pela população, passaram a tratar a questão dos poluentes com seriedade. Alterações na matriz energética, com substituição de óleo combustível por gás natural, e a instalação de equipamentos para filtragem dos poluentes foram algumas das medidas adotadas.


“O prêmio reforça a necessidade de seguirmos com projetos como a recuperação de manguezais, o plantio de árvores nativas e a arborização urbana, fundamentais para a qualidade de vida da população e para a preservação dos recursos naturais”, afirmou ao Estadão o secretário de Meio Ambiente de Cubatão, Cleiton Jordão.


A virada de Cubatão evidencia que, quando há empenho coletivo e suprapartidário, situações apocalípticas podem ser revertidas. Mas, como pondera o secretário de Meio Ambiente do município, os esforços devem ser constantes.


Tanto melhor, também, que tragédias não precisem acontecer para que os municípios trabalhem para garantir o básico, que é a qualidade de vida de seus moradores num ambiente saudável.



(Editorial, 22.04.2025. Disponível em: https://www.estadao.com.br/opiniao.

Adaptado)

Com base na habilidade “EF09LP03D: Utilizar diferentes tipos de argumentos – de autoridade, comprovação, exemplificação, princípio etc.” do Currículo Paulista: ensino fundamental (2019), conclui-se corretamente que, no 5o parágrafo do texto – “O prêmio reforça a necessidade de seguirmos com projetos como a recuperação de manguezais, o plantio de árvores nativas e a arborização urbana, fundamentais para a qualidade de vida da população e para a preservação dos recursos naturais”, afirmou ao Estadão o secretário de Meio Ambiente de Cubatão, Cleiton Jordão. – a argumentação recorre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

626Q981030 | Pedagogia, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Becker (2012) descreve uma importante noção com implicações educacionais. Afirma seu significado como “a ideia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado – é sempre um leque de possibilidades que podem ou não ser realizadas”.
Trata-se do conceito de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

627Q979246 | Farmácia, Auxiliar de Farmácia, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Os fármacos que se ligam aos receptores fisiológicos e simulam os efeitos reguladores dos compostos sinalizadores endógenos são conhecidos como __________. Quando um fármaco se liga à mesma região de reconhecimento que o agonista endógeno, diz-se que ele é um ___________. Os fármacos que bloqueiam ou reduzem a ação de um agonista são conhecidos como __________.

(Bruton, L. e Hilal-Dandan, R., As bases farmacológicas da terapêutica de Goodman e Gilman)

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

628Q979503 | Matemática, Matemática Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A menor imagem da função

f(x) = 3x2 – 5x – 8 – (2x – 3) ∙ (x + 1) é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

629Q981039 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Na perspectiva defendida por Macedo (2005) acerca do planejamento pedagógico, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

630Q981300 | Direito Tributário, Auxiliar de Controlador Geral, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Caso determinado município deixe de efetuar a arrecadação do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU junto aos aposentados que só possuam um imóvel e nele residam, estará concedendo uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

631Q979253 | Geologia, Geologia de Engenharia, Geólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O comportamento geológico-geotécnico de rochas e solos, bem como a respectiva utilização desses materiais, são informações básicas e fundamentais nas fases de planejamento, projetos e execução de determinadas obras dentro do município.

Assinale a alternativa que apresenta a relação correta entre os respectivos materiais, seu comportamento, características e aplicações.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

632Q979261 | Legislação Federal, Geólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC), Lei Federal no 12.608/2012, instituiu o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPEDC), reforçando o ente federativo e destacando o papel da União, dos estados e dos municípios.

Com relação às atribuições dos estados e municípios, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

633Q979007 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Psicólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Durante seu plantão em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), um psicólogo é chamado para atender Carlos, 32 anos, que chega em estado de agitação psicomotora, verbalizando ideias persecutórias e apresentando comportamento ameaçador. A equipe observa que Carlos interrompeu o tratamento há dois meses e retornou hoje em crise. A família relata dificuldade em lidar com ele em casa e solicita sua internação imediata, alegando risco para os vizinhos.

Considerando a Política Nacional de Saúde Mental, a Reforma Psiquiátrica Brasileira e as diretrizes da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), qual a conduta mais adequada do psicólogo diante dessa situação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

634Q977734 | Português, Analista de Procuradoria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão:


Quando me proponho a analisar a complexidade da identidade da educação brasileira, desde a sua formação histórica, passando por seus determinantes políticos e filosóficos, até chegar aos processos curriculares e à organização didática e administrativa da escola, acabo percebendo que deixamos de lado dimensões antropológicas essencialmente humanas, e que hoje são desafios e urgências, analíticas e propositivas. Uma das mais urgentes dimensões a se considerar é a questão da afetividade, a qualidade social e subjetiva das relações pessoais. Não assumimos como importantes ou até mesmo como consideráveis as questões que envolvem a educação afetiva e emocional.

Afetividade significa educar para a sensibilidade, educar para ter imperativos éticos referentes a outras pessoas, à natureza, à diversidade da vida e do mundo, aos valores, às artes, aos conhecimentos e, sobretudo, à polifonia das personalidades, das diferentes pessoas, culturas, identidades, grupos e movimentos que nos cercam. A vida, em si, é uma grande epifania de vivências, de desabrochamentos de experiências, de vitalidades, emoções, alegrias, perdas e achados!

Educação afetiva é a criação de uma atmosfera vivencial de sensibilidades, de gestos elevados, esteticamente belos e bons, como aqueles que cultivamos como essenciais. Praticar a palavra acolhedora, a celebrar os encontros, a pedir desculpas pelos erros, pelas contradições, pelos desvios padrões que acontecem entre nossos desejos, nossas necessidades e nossos atos reais é sempre cultivar a paz, a generosidade, a esperança, o bom trato, a convivência pluralista, diversa e amorosa.

Educação afetiva é erigir alguns valores como “sagrados” para a convivência familiar, escolar e social, tais como a disposição para o trabalho em grupo, a decisão consultiva, as escolhas voltadas ao bem de todos, a paz e a democracia, o respeito à dignidade de toda pessoa, a condenação de toda forma de violência, simbólica ou real, a condenação firme de toda crueldade, de toda covardia, de toda destruição predatória do ecossistema, dos animais, das flores, do meio ambiente, da natureza. Ter sobretudo o sagrado amor à vida, proteger os que precisam de mais afeto, de mais proteção, combater todo sofrimento humano, notadamente aquele socialmente produzido, para que possa ser socialmente transformado.

Educação afetiva é mudar o olhar para com as crianças, os adolescentes, os jovens. É ser exemplo, é convencer pela palavra e testemunhar com as atitudes. Como cantava o poeta Almir Sater, com seu amigo Renato Teixeira: “É preciso amor pra poder pulsar, é preciso paz pra poder sorrir, é preciso a chuva para florir!”. Observem bem, a chuva está caindo, a natureza está fazendo a sua parte! Faltam as outras duas disposições para a vida ser melhor!

(César Nunes. “A educação afetiva e a ética da convivência amorosa”.
In: Da educação que ama ao amor que educa. Adaptado)
Está empregada em sentido figurado a palavra destacada no seguinte trecho do texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

635Q979014 | Terapia Ocupacional, Relação da Terapia Ocupacional com os Sistemas de Saúde, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A partir de 2023, o transtorno do espectro autista passou a ser contemplado pela Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência. Para o cuidado a essa população específica, a Política incluiu os Núcleos de Atenção a Criança e Adolescente com transtorno do espectro autista como novo serviço componente da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. Sobre os Núcleos, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

636Q977736 | Português, Sintaxe, Analista de Procuradoria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão:


Quando me proponho a analisar a complexidade da identidade da educação brasileira, desde a sua formação histórica, passando por seus determinantes políticos e filosóficos, até chegar aos processos curriculares e à organização didática e administrativa da escola, acabo percebendo que deixamos de lado dimensões antropológicas essencialmente humanas, e que hoje são desafios e urgências, analíticas e propositivas. Uma das mais urgentes dimensões a se considerar é a questão da afetividade, a qualidade social e subjetiva das relações pessoais. Não assumimos como importantes ou até mesmo como consideráveis as questões que envolvem a educação afetiva e emocional.

Afetividade significa educar para a sensibilidade, educar para ter imperativos éticos referentes a outras pessoas, à natureza, à diversidade da vida e do mundo, aos valores, às artes, aos conhecimentos e, sobretudo, à polifonia das personalidades, das diferentes pessoas, culturas, identidades, grupos e movimentos que nos cercam. A vida, em si, é uma grande epifania de vivências, de desabrochamentos de experiências, de vitalidades, emoções, alegrias, perdas e achados!

Educação afetiva é a criação de uma atmosfera vivencial de sensibilidades, de gestos elevados, esteticamente belos e bons, como aqueles que cultivamos como essenciais. Praticar a palavra acolhedora, a celebrar os encontros, a pedir desculpas pelos erros, pelas contradições, pelos desvios padrões que acontecem entre nossos desejos, nossas necessidades e nossos atos reais é sempre cultivar a paz, a generosidade, a esperança, o bom trato, a convivência pluralista, diversa e amorosa.

Educação afetiva é erigir alguns valores como “sagrados” para a convivência familiar, escolar e social, tais como a disposição para o trabalho em grupo, a decisão consultiva, as escolhas voltadas ao bem de todos, a paz e a democracia, o respeito à dignidade de toda pessoa, a condenação de toda forma de violência, simbólica ou real, a condenação firme de toda crueldade, de toda covardia, de toda destruição predatória do ecossistema, dos animais, das flores, do meio ambiente, da natureza. Ter sobretudo o sagrado amor à vida, proteger os que precisam de mais afeto, de mais proteção, combater todo sofrimento humano, notadamente aquele socialmente produzido, para que possa ser socialmente transformado.

Educação afetiva é mudar o olhar para com as crianças, os adolescentes, os jovens. É ser exemplo, é convencer pela palavra e testemunhar com as atitudes. Como cantava o poeta Almir Sater, com seu amigo Renato Teixeira: “É preciso amor pra poder pulsar, é preciso paz pra poder sorrir, é preciso a chuva para florir!”. Observem bem, a chuva está caindo, a natureza está fazendo a sua parte! Faltam as outras duas disposições para a vida ser melhor!

(César Nunes. “A educação afetiva e a ética da convivência amorosa”.
In: Da educação que ama ao amor que educa. Adaptado)
Assinale a alternativa em que a reescrita de trecho do 3o parágrafo preserva o sentido do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

637Q980297 | Português, Crase, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder a questão.

Trabalho infantil: crianças impedidas em nome da sobrevivência



O trabalho infantil expõe a desigualdade e a indiferença ao direito de ser criança. “O trabalho infantil impede que crianças desenvolvam, em toda potência, suas habilidades e capacidades em um contexto saudável. Consiste na violação à regra constitucional de prioridade absoluta à garantia dos direitos às crianças e aos adolescentes. As consequências geram efeitos para toda a vida, alimentando o ciclo de pobreza e exclusão social”, ressalta Mariana Zan, advogada do Instituto Alana.



Segundo relatórios, 160 milhões de crianças e adolescentes vivem atualmente em situação de trabalho infantil no mundo, sendo cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes no Brasil. Mais da metade tem entre 5 e 11 anos. Os números reforçam a cultura de que é normal crianças trabalharem para sobreviver. Vê-se que a sociedade ignora o direito à infância. No interior do Pará, encontramos o caso de Vilciney Silva. “Com nove anos, eu ia para a feira vender coxinha de manhã e pamonha à tarde. Nos fins de semana, eu vendia amendoim nas festas. Morava com meus avós e não tinha tempo para brincar nem estudar. A gente tinha que existir e se alimentar”, conta.



Hoje, pai de três meninos, faz questão de brincar quando estão juntos. Para ele, é o momento de alegria que descobriu já adulto. O trabalho durante a infância não era uma opção. Tinha que fazer. “Eu me questionava se ia conseguir as coisas sem a escola. Mas entre estudar e ter comida, a fome falava mais alto”, diz. Prestes a terminar o curso de licenciatura em Educação do Campo, ele quer seguir os estudos e fazer mestrado. Os sonhos do menino que trabalhava na feira foram adiados por muito tempo. “Percebi a necessidade de estudar e que, para o pobre, as dificuldades sempre acontecem, mas a gente não tem que desistir”, conclui.


(Célia Fernanda Lima. “Trabalho infantil: crianças impedidas em nome da sobrevivência”. Lunetas. 13.06.2022. Adaptado)

Assinale a alternativa em que foi empregado corretamente o sinal indicativo de crase na palavra destacada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

638Q980300 | Matemática, Sistema de Unidade de Medidas, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Para utilizar determinado tipo de tinta, é necessário diluí-la em água na seguinte razão: 700 mL de tinta misturados em 300 mL de água. Um pintor, que preparou a tinta de acordo com essa razão, utilizou 1.200 mL de água. Qual é a quantidade total, de tinta mais de água, obtida pelo pintor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

639Q977746 | Direito Administrativo, Analista de Procuradoria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Suponha que a prefeitura do município Alfa decida construir uma avenida para melhorar o fluxo de trânsito entre duas regiões da cidade. Durante a execução da obra, a via pública é alargada, e parte de um terreno particular, pertencente ao Sr. José, é ocupada sem que tenha havido qualquer ato formal da prefeitura para tomada de posse da área ou indenização prévia. Mesmo após a conclusão da obra, a prefeitura não formaliza nenhum processo administrativo ou judicial, tampouco paga qualquer valor ao proprietário. O imóvel do Sr. José permanece parcialmente ocupado por calçadas, postes de iluminação e uma ciclovia, integrando-se de forma permanente ao uso público.
É correto afirmar que a situação descrita corresponde à chamada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

640Q980820 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Auditor Fiscal de Rendas Municipais, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Em conformidade com a Lei nº 4.320/1964, Capítulo IV – dos Balanços, a avaliação dos elementos patrimoniais obedece determinadas normas. Por exemplo, de acordo com a citada lei, os bens de almoxarifado são avaliados pelo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.