Início

Questões de Concursos Prefeitura de Itatiba SP

Resolva questões de Prefeitura de Itatiba SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


641Q979545 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

No planejamento de arborização urbana, é essencial compreender como as condições subterrâneas influenciam no desenvolvimento radicular e na estabilidade das árvores. Assinale a alternativa correta com relação aos fatores que impactam negativamente o crescimento radicular em meio urbano.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

642Q979553 | Português, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.


Quando me proponho a analisar a complexidade da identidade da educação brasileira, desde a sua formação histórica, passando por seus determinantes políticos e filosóficos, até chegar aos processos curriculares e à organização didática e administrativa da escola, acabo percebendo que deixamos de lado dimensões antropológicas essencialmente humanas, e que hoje são desafios e urgências, analíticas e propositivas. Uma das mais urgentes dimensões a se considerar é a questão da afetividade, a qualidade social e subjetiva das relações pessoais. Não assumimos como importantes ou até mesmo como consideráveis as questões que envolvem a educação afetiva e emocional.


Afetividade significa educar para a sensibilidade, educar para ter imperativos éticos referentes a outras pessoas, à natureza, à diversidade da vida e do mundo, aos valores, às artes, aos conhecimentos e, sobretudo, à polifonia das personalidades, das diferentes pessoas, culturas, identidades, grupos e movimentos que nos cercam. A vida, em si, é uma grande epifania de vivências, de desabrochamentos de experiências, de vitalidades, emoções, alegrias, perdas e achados!


Educação afetiva é a criação de uma atmosfera vivencial de sensibilidades, de gestos elevados, esteticamente belos e bons, como aqueles que cultivamos como essenciais. Praticar a palavra acolhedora, a celebrar os encontros, a pedir desculpas pelos erros, pelas contradições, pelos desvios padrões que acontecem entre nossos desejos, nossas necessidades e nossos atos reais é sempre cultivar a paz, a generosidade, a esperança, o bom trato, a convivência pluralista, diversa e amorosa.


Educação afetiva é erigir alguns valores como “sagrados” para a convivência familiar, escolar e social, tais como a disposição para o trabalho em grupo, a decisão consultiva, as escolhas voltadas ao bem de todos, a paz e a democracia, o respeito à dignidade de toda pessoa, a condenação de toda forma de violência, simbólica ou real, a condenação firme de toda crueldade, de toda covardia, de toda destruição predatória do ecossistema, dos animais, das flores, do meio ambiente, da natureza. Ter sobretudo o sagrado amor à vida, proteger os que precisam de mais afeto, de mais proteção, combater todo sofrimento humano, notadamente aquele socialmente produzido, para que possa ser socialmente transformado.


Educação afetiva é mudar o olhar para com as crianças, os adolescentes, os jovens. É ser exemplo, é convencer pela palavra e testemunhar com as atitudes. Como cantava o poeta Almir Sater, com seu amigo Renato Teixeira: “É preciso amor pra poder pulsar, é preciso paz pra poder sorrir, é preciso a chuva para florir!”. Observem bem, a chuva está caindo, a natureza está fazendo a sua parte! Faltam as outras duas disposições para a vida ser melhor!


(César Nunes. “A educação afetiva e a ética da convivência amorosa”. In: Da educação que ama ao amor que educa. Adaptado)
Está empregada em sentido figurado a palavra destacada no seguinte trecho do texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

643Q977768 | Agrimensura, Engenheiro Agrimensor, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O memorial é um documento técnico que descreve os limites, confrontações e a área total de uma propriedade, essencial para registros imobiliários, loteamentos, desmembramentos. Considere a descrição a seguir:
“Inicio da descrição no vértice V01, localizado na divisa com a propriedade de Joana Pereira, com coordenadas UTM N 7.434.123,45 m e E 345.678,90 m. Deste ponto, segue a descrição: 1. Do vértice V01 ao V02 com azimute de 45º30’00’’ e distância de 150,00 m, confrontando com a propriedade de Joana Pereira; 2. Do V02 ao V03 com azimute de 90º00’00’’ e distância de 200,00 m, confrontando com a estrada vicinal; 3. Do V03 ao V04 com azimute de 180º00’00’’ e distância de 100,00 m, confrontando com a propriedade de Paulo Fernandes; 4. Do V04 ao V05 com azimute de 270º00’00’’ e distância de 150,00 m, confrontando com o Rio Araguari….”
Se as coordenadas do vértice V03 são N 7.434.229,56 e E 345.984,32, as do vértice V04 serão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

644Q980332 | Português, Técnico Agrícola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder a questão:

No Carnaval, minhas calças eram brancas e meus sapatos, de tênis. As camisas, sempre feias, variavam. Lembro-me de uma roxa, que desbotava.

No Recife, o Carnaval começava no Natal. Ou melhor, não havia Natal no Recife. A 24 de dezembro, os blocos saíam às ruas, com suas orquestras de 30 a 40 metais, seus coros de vozes sofridas, a tocar e a cantar as jornadas mais líricas. Chamavam-se “jornadas” alguns dos cantos carnavalescos do Recife, talvez por influência das jornadas dos pastoris. Agora, por que os cantos dos pastoris se chamavam de “jornadas”, não sei.

Mas, na noite de 24 de dezembro, quando a gente pensava que seria uma noite silenciosa, o Vassourinhas estourava numa esquina, nos acordando, na alma, uma alegria guerreira, impossível de explicar agora, tanto tempo e tanta fadiga são passados. Nós íamos, primeiro, às janelas, depois para a rua, até que afinal nos misturávamos ao povo, onde cada rei fantasiado, cada rainha de cetim eram reis do amor e do futuro. O futuro de que faziam parte.

Não se pode fazer ideia do que era o povo solto nas ruas do Recife, após a declaração irreversível do Carnaval. Ah, de nada serviam suas heranças de submissão, porque o despontar do Carnaval era um grito de alforria. Tão louca e tão bela, aquela dança! Uma verdade maior que as verdades ditas ou escritas saía dos seus quadris, até então bem-comportados.

Tudo deve estar mudado. O Carnaval do Recife, talvez, não seja, hoje, um desabafo. Talvez não contenha aquele desafio de homens e mulheres, livres de todas as sujeições e esquecidos de Deus. É possível que se tenha transformado numa festa, simplesmente. Talvez seja alegre e isto é sadio. Mas os meus carnavais eram revoltados. Não tenho a menor dúvida de que aquilo que fazia a beleza do Carnaval pernambucano era revolta – revolta e amor – porque só de amor, por amor, se cometem os gestos de rebeldia.

Não sei de lembrança que me comova tão profundamente. Não sei de vontade igual a esta que estou sentindo, de ser o menino que acordava de madrugada, com as vozes dos metais e as vozes humanas daquele Carnaval liricamente subversivo.

(Antônio Maria. Carnaval antigo... Recife.
https://cronicabrasileira.org.br, 1968. Adaptado)
Assinale a alternativa em que a expressão destacada pode ser substituída pela que está entre colchetes, preservando-se a norma-padrão de colocação pronominal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

645Q979566 | Pedagogia, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Moran (2004) reflete sobre as mudanças na prática pedagógica diante da presença crescente das tecnologias. Na compreensão do autor, a internet
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

646Q979056 | Educação Artística, Artes Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Seus alunos estudavam a gramática visual, sua sintaxe e seu vocabulário, dominando elementos formais como ponto, linha, forma, espaço positivo e negativo, divisão de área, cor, percepção e ilusão, signo e simulação, tranformação e projeção, e não só a imagem produzida por artistas, mas também a imagem da propaganda, como a embalagem de suco de laranja, eram assunto de suas aulas.

(Barbosa, 2014. Adaptado)

Ao apresentar as bases da Abordagem Triangular, Barbosa (2014) indica o procedimento em sala de aula de um(a) professor(a) e artista. Trata-se de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

647Q979057 | Educação Artística, Artes Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Os níveis de desenvolvimento da compreensão estética propostos por Michael Parsons organizam-se pelas seguintes etapas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

648Q979573 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Leia o excerto a seguir, extraído do art. 12 da Resolução CNE/CEB nº 07/2010 (Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos):

“_____________________ têm origem nas disciplinas científicas, no desenvolvimento das linguagens, no mundo do trabalho, na cultura e na tecnologia, na produção artística, nas atividades desportivas e corporais, na área da saúde e ainda incorporam saberes como os que advêm das formas diversas de exercício da cidadania, dos movimentos sociais, da cultura escolar, da experiência docente, do cotidiano e dos alunos”.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

649Q981367 | Mecânica, Mecânico de Manutenção, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Para medir uma peça automotiva com ∅ 32,75mm, o mecânico deve selecionar um micrômetro com a seguinte capacidade de medição:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

650Q981370 | Legislação de Trânsito, MTE, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não exige a presença de um monitor em todos os veículos de transporte escolar. No entanto, existem leis e projetos de lei que regulamentam a presença de monitores
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

651Q980604 | Português, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão:

Cuidar de quem cuida de idosos dependentes: por uma política necessária e urgente

Cuidar decorre das expectativas sociais sobre o conceito cultural de família e continua a ser parte das obrigações femininas. Costuma acontecer que, nas famílias, uma mulher é escolhida como cuidadora pela pessoa de quem cuida, ou é autoescolhida, ou, ainda, exerce sua função por falta de outra opção.
No Brasil, o espectro de idade delas vai de 26 a 86 anos. São mulheres que abrem mão da vida pessoal, profissional, social e afetiva. E, mesmo quando seu trabalho é banhado de amor e reconhecimento, ela se empobrece do ponto de vista econômico e social e passa a ter, desde então, uma existência restrita e confinada, unicamente dedicada ao familiar em situação de dependência. As que são apoiadas por algum tipo de renda consideram esse aporte insuficiente. E as que vivem com pouca renda reduzem as opções de suporte frente à carga das necessidades. A maioria afirma que não recebe ajuda de ninguém e nenhuma recompensa econômica por sua dedicação.
Cuidar sempre afeta a vida da cuidadora. Em estudos que as comparam com a população em geral, são representadas com pior saúde física, mais frequente uso de medicamentos, taxas elevadas de depressão e ansiedade, estresse, menor satisfação com a vida e sensação de sobrecarga. Existem evidências de que o comprometimento cognitivo e a doença mental do idoso são mais onerosos do que os problemas físicos para quem cuida deles. Os agravos da própria saúde mental da pessoa que acompanha o idoso frequentemente aumentam à medida do tempo gasto no cuidado.

(Maria Cecília de Souza Minayo, “Cuidar de quem cuida de idosos dependentes: por uma política necessária e urgente”. Adaptado)
A partir da leitura do texto, é correto afirmar que o trabalho de cuidado de idosos dependentes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

652Q979077 | Nutrição, Ciências Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Dieta balanceada é aquela capaz de fornecer a energia necessária para a realização das atividades diárias, assim como todos os nutrientes em proporções adequadas. Além dos cuidados com a quantidade de alimento que deve ser ingerido, é preciso considerar a qualidade desse alimento, de modo que não falte nenhum nutriente necessário. Se, em uma dieta, por exemplo, houver carência de alimentos que fornecem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

653Q979590 | Biologia, Ciências Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

São leucócitos que apresentam, no citoplasma, grânulos específicos e azurófilos. Possuem núcleos formados por dois a cinco lóbulos, ligados entre si por finas pontes de cromatina. Nas pessoas do sexo feminino, os núcleos dessas células apresentam um pequeno apêndice, conhecido como baqueta, que corresponde ao cromossomo X inativado, que não transcreve seus genes. Essas células são conhecidas como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

654Q979081 | Educação Física, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A história da Educação Física na Europa influenciou a Educação Física brasileira. Soares (2001) narra que, no final do século 19, na Europa, mesmo na presença de descobertas científicas, eram observadas altas taxas de morbimortalidade no meio operário. Nesse contexto, a Educação Física passa a constar no rol das práticas que deveriam se tornar habituais para tornar as pessoas mais saudáveis. O caráter que a Educação Física assumiu, nessa época, era o de uma educação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

655Q980621 | Matemática, Álgebra, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Uma pessoa fez 3 ligações com o celular, de modo que a média aritmética do tempo de duração das duas primeiras ligações foi de 48 minutos. Se a terceira ligação tivesse durado 5 minutos a menos do que realmente durou, a média aritmética do tempo de duração dessas 3 ligações teria sido de 45 minutos.

De quantos minutos foi o tempo de duração da terceira ligação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

656Q980879 | Serviço Social, Saúde, Assistente Social, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Um assistente social faz parte de uma equipe de atendimento hospitalar que solicita a avaliação social de uma senhora de 80 anos, internada em enfermaria de clínica médica, que alega não ter bons vínculos familiares e, por isso, sem ajuda, não adere de forma adequada ao tratamento. A paciente já foi atendida pela médica, pela nutricionista, pela enfermeira e pelo fisioterapeuta, e cada um desses profissionais tem uma série de orientações a serem repassadas para o familiar que assumirá o cuidado. Frente à fragilidade do vínculo familiar, o profissional de serviço social acredita ser melhor propor uma reunião com os demais profissionais para avaliarem a possibilidade de uma ação em conjunto, objetivando a adesão adequada da paciente ao tratamento. A proposta, porém, é negada pelos profissionais, com a justificativa de que “cada um já fez a sua parte”.

É correto afirmar que a proposta do profissional de serviço social é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

657Q979091 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O Currículo do Ensino Fundamental do município de Itatiba, alinhado à Base Nacional Comum Curricular, explicita que a Educação Física está inserida na área de linguagens, pois as práticas corporais presentes no movimento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

658Q981143 | Direito do Trabalho, Questões essenciais relativas aos contratos de emprego, Técnico de Enfermagem do Trabalho, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Para trabalhadores com contrato regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o exame clínico demissional deve ser realizado em até ______ dias, a contar ______. Poderão ser dispensados desse exame, os trabalhadores de instituições graus de risco 3 e 4, quando o exame clínico ocupacional mais recente tenha sido realizado há menos de ______ dias.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do excerto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

659Q979096 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Chicon, Mendes e Sá (In: Andrade & Freitas, 2016) observaram práticas de ensino de professores de Educação Física e notaram que uma professora, que tinha em sua turma um aluno com baixa visão e outro com síndrome de Down, adotava um procedimento que acabava por levar os demais alunos a reproduzirem condutas de segregação em relação aos colegas com deficiências.

Esse procedimento era:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

660Q979608 | Pedagogia, Principais Autores, Educação Física Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Segundo Freire (in Moreira,1992), uma Educação Física que pretenda formar cidadãos bem formados e conscientes deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.