Início

Questões de Concursos Prefeitura de Itatiba SP

Resolva questões de Prefeitura de Itatiba SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


661Q981031 | Pedagogia, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Lück (2010) entende haver três dimensões da participação, no contexto da gestão escolar: a política, a pedagógica e a técnica. Caracteriza a dimensão pedagógica o fato de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

662Q981034 | Pedagogia, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

“Destacar _____________ como um conceito central na análise da organização das escolas significa buscar compreender a influência das práticas culturais dos indivíduos e sua subjetividade sobre as formas de organização e de gestão escolar”.
Assinale a alternativa que enuncia corretamente o termo que preenche a lacuna do texto, extraído de Libâneo, Oliveira e Toschi (2010).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

663Q981039 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Na perspectiva defendida por Macedo (2005) acerca do planejamento pedagógico, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

664Q978992 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Um psicólogo investiga a relação entre o nível de estresse e a qualidade do sono em uma amostra de 150 estudantes universitários. Para isso, utilizou dois instrumentos padronizados: um para medir estresse (escala de 0 a 100) e outro para avaliar a qualidade do sono (escala de 0 a 10, em que escores mais altos indicam melhor qualidade de sono). A análise estatística revelou os seguintes resultados:

– correlação de Pearson (r): –0,58;
– média dos escores de estresse: 68;
– desvio padrão dos escores de estresse: 18;
– média dos escores de qualidade de sono: 4,5;
– desvio padrão dos escores de qualidade de sono: 1,8.

Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

665Q978993 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Durante uma avaliação, uma criança participa do experimento das “três montanhas”, descrito por Jean Piaget. Ela observa uma maquete com três montanhas de diferentes alturas, cobertas com neve, árvores e uma casa. A criança é posicionada de um lado da maquete e uma boneca é colocada do lado oposto. A examinadora pergunta o que a boneca vê. A criança descreve exatamente o que ela mesma vê, sem considerar a perspectiva da boneca.

Com base na teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget, indique o estágio em que a criança provavelmente se encontra.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

666Q981043 | Pedagogia, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A Constituição Federal de 1988 trata de um importante aspecto da educação nacional, que é o seu financiamento.
Assinale a alternativa que traz uma formulação correta quanto ao que se preconiza sobre o assunto no art. 212.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

667Q979522 | Comunicação Social, Operador de Rádio dos Serviços de Emergência, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A palavra “comunicação” deriva do latim “communicare”, que tem, entre outros significados, partilhar, participar de algo, tornar comum, sendo uma forma de expressão essencial para a interação humana. Com relação aos elementos que compõem a comunicação, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

668Q977733 | Português, Analista de Procuradoria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão:


Quando me proponho a analisar a complexidade da identidade da educação brasileira, desde a sua formação histórica, passando por seus determinantes políticos e filosóficos, até chegar aos processos curriculares e à organização didática e administrativa da escola, acabo percebendo que deixamos de lado dimensões antropológicas essencialmente humanas, e que hoje são desafios e urgências, analíticas e propositivas. Uma das mais urgentes dimensões a se considerar é a questão da afetividade, a qualidade social e subjetiva das relações pessoais. Não assumimos como importantes ou até mesmo como consideráveis as questões que envolvem a educação afetiva e emocional.

Afetividade significa educar para a sensibilidade, educar para ter imperativos éticos referentes a outras pessoas, à natureza, à diversidade da vida e do mundo, aos valores, às artes, aos conhecimentos e, sobretudo, à polifonia das personalidades, das diferentes pessoas, culturas, identidades, grupos e movimentos que nos cercam. A vida, em si, é uma grande epifania de vivências, de desabrochamentos de experiências, de vitalidades, emoções, alegrias, perdas e achados!

Educação afetiva é a criação de uma atmosfera vivencial de sensibilidades, de gestos elevados, esteticamente belos e bons, como aqueles que cultivamos como essenciais. Praticar a palavra acolhedora, a celebrar os encontros, a pedir desculpas pelos erros, pelas contradições, pelos desvios padrões que acontecem entre nossos desejos, nossas necessidades e nossos atos reais é sempre cultivar a paz, a generosidade, a esperança, o bom trato, a convivência pluralista, diversa e amorosa.

Educação afetiva é erigir alguns valores como “sagrados” para a convivência familiar, escolar e social, tais como a disposição para o trabalho em grupo, a decisão consultiva, as escolhas voltadas ao bem de todos, a paz e a democracia, o respeito à dignidade de toda pessoa, a condenação de toda forma de violência, simbólica ou real, a condenação firme de toda crueldade, de toda covardia, de toda destruição predatória do ecossistema, dos animais, das flores, do meio ambiente, da natureza. Ter sobretudo o sagrado amor à vida, proteger os que precisam de mais afeto, de mais proteção, combater todo sofrimento humano, notadamente aquele socialmente produzido, para que possa ser socialmente transformado.

Educação afetiva é mudar o olhar para com as crianças, os adolescentes, os jovens. É ser exemplo, é convencer pela palavra e testemunhar com as atitudes. Como cantava o poeta Almir Sater, com seu amigo Renato Teixeira: “É preciso amor pra poder pulsar, é preciso paz pra poder sorrir, é preciso a chuva para florir!”. Observem bem, a chuva está caindo, a natureza está fazendo a sua parte! Faltam as outras duas disposições para a vida ser melhor!

(César Nunes. “A educação afetiva e a ética da convivência amorosa”.
In: Da educação que ama ao amor que educa. Adaptado)
Assinale a alternativa em que os termos destacados são antônimos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

669Q979013 | Terapia Ocupacional, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A inclusão escolar é sabidamente uma estratégia importante para a promoção da inclusão social de crianças e adolescentes com deficiência intelectual ou distúrbios globais de desenvolvimento. Com ______ , iniciaram-se as discussões sobre a educação inclusiva, que apresentou a possibilidade de que todas as pessoas pudessem aprender de forma coletiva, em ambientes comuns a todos, ainda que não da mesma maneira. Tal proposta deu lugar a uma perspectiva de intervenção ampliada para a comunidade escolar, na qual o alvo das ações da terapia ocupacional passou a ser o coletivo, ou seja, todos os atores sociais que compõem o cotidiano escolar e não apenas a pessoa com deficiência.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

670Q980809 | Direito Empresarial e Comercial, Auditor Fiscal de Rendas Municipais, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O estabelecimento empresarial é formado pelo complexo de bens, corpóreos ou incorpóreos, organizado de modo a possibilitar o exercício da empresa, seja por empresário, seja por sociedade empresária.

A esse respeito, assinale a assertiva correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

671Q980818 | Contabilidade Geral, Balanço Patrimonial, Auditor Fiscal de Rendas Municipais, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Ao elaborar o Balanço Patrimonial em 31.12.2023, determinada empresa classificou a conta Arrendamento Mercantil a Pagar no valor de R$ 159.600,00 no Passivo não Circulante – exigível a longo prazo, pois tal conta representava um compromisso com vencimento para 30.06.2025. Ao elaborar, a pedido, um balanço patrimonial semestral em 30.06.2024, essa mesma conta seria classificada em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

672Q981074 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Resíduos Sólidos, Educador Ambiental, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A contaminação do solo por substâncias químicas, resíduos sólidos, líquidos ou efluentes altera suas propriedades físicas, químicas e biológicas. Essa alteração compromete a qualidade do ambiente e afeta diretamente a saúde humana e a biodiversidade.
Um exemplo claro desse tipo de poluição é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

673Q979285 | História, História Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O advento da Renascença propriamente dita – trazendo consigo novas ciências, como a arqueologia, a epigrafia e a crítica textual, para iluminar o passado clássico – de repente estendeu a lembrança e a emulação da Antiguidade até uma escala enorme e explosiva. Arquitetura, pintura, escultura, poesia, filosofia, teoria política e militar, todas se esforçaram em recuperar a liberdade e beleza das obras antes destinadas ao esquecimento.

(Perry Anderson, Linhagens do Estado absolutista, 1998)
A afirmação “recuperar a liberdade e beleza das obras antes destinadas ao esquecimento” implicava, para os contemporâneos do Renascimento,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

674Q979030 | Português, Artes Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão:


A leitura nos convida a conhecer a experiência de homens e mulheres, de nossa época ou de épocas passadas, de diferentes lugares, transcrita em palavras que podem nos ensinar muito sobre nós mesmos. E os textos que alguém nos passa, e que também passamos a outros, representam uma abertura para círculos de pertencimento mais amplos, que se estendem para além do parentesco e da localidade.

Vou citar Albert Camus, um escritor que conhecia bem a pobreza e que escreveu: “A pobreza e a ignorância tornavam a vida mais difícil, mais insípida, fechada em si mesma; a miséria é uma fortaleza sem ponte levadiça”. A imagem de uma fortaleza sem ponte levadiça nos lembra o quanto a reclusão e o isolamento são, em geral, o destino que cabe aos pobres. Pois o que também distingue as categorias sociais, não esqueçamos isso, é o horizonte, o espaço de referência daqueles que as compõem. Alguns podem ver mais longe que outros, pensar suas vidas em uma outra escala. E o horizonte de muitos habitantes da zona rural, de condição modesta, como também o horizonte popular urbano, foi, por muito tempo, e ainda o é com frequência, a família, os vizinhos, “nós”. Enquanto o resto do mundo é visto como “eles”, com traços bem mal definidos.

Mas, às vezes, existem pontes levadiças. Camus, assim como outros escritores nascidos em famílias pobres, expressou sua gratidão por um professor e por uma biblioteca municipal que o haviam ajudado a descobrir que existia algo além do espaço familiar. Para ele as pontes levadiças foram esse professor e essa biblioteca. Cito-o novamente: “No fundo, o conteúdo dos livros pouco importava. O importante era o que sentiam ao entrar na biblioteca, onde não viam a parede de livros negros mas sim um espaço e horizontes múltiplos que, desde a entrada, lhes tiravam da vida estreita do bairro”.


(Michèle Petit, Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Adaptado)
No trecho “… não viam a parede de livros negros mas sim um espaço e horizontes múltiplos…” (3o parágrafo), a palavra destacada foi empregada para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

675Q979286 | História, América Latina na segunda metade do século XX revoluções, História Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Não se pode negar que tal denominação [América Latina], no presente, é hegemônica, sendo adotada internacionalmente por historiadores, cientistas sociais e pela imprensa em geral. Assim, aqui também adotamos a noção de América Latina, cientes das implicações políticas de sua invenção e dos problemas que sua utilização pode gerar. Não propomos apresentar interpretações generalizantes para toda a região. No decorrer de nossas análises, enfatizaremos as especificidades nacionais conectadas a contextos latino-americanos mais amplos.

(Maria Lígia Prado e Gabriela Pellegrino, História da América Latina, 2014)

As historiadoras entendem que o conceito de América Latina
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

676Q981079 | Direito Ambiental, Sistema Nacional de Unidades de Conservação, Educador Ambiental, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Os Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) e a criação de Unidades de Conservação (UCs) são instrumentos fundamentais para a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável, especialmente em âmbito municipal.
Com relação a esses temas, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

677Q981337 | Segurança e Transporte, Categoria E, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Deixar acabar o combustível em veículos pesados poderá provocar um problema conhecido por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

678Q979803 | Música, Bateria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O disco Native Dancer (1975), do saxofonista norte-americano Wayne Shorter, é um marco da fusão entre o jazz e elementos da música brasileira. Ao convidar um dos mais importantes cantores brasileiros para participar do álbum, Shorter percebeu que, para preservar a identidade musical desse artista, seria fundamental contar também com a presença do baterista com quem ele mantinha uma longa e expressiva parceria. A decisão ressaltou a importância das relações musicais estreitas na construção de uma sonoridade autêntica e coletiva.
A dupla de músicos brasileiros cuja parceria foi essencial para o resultado artístico desse álbum foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

679Q979553 | Português, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.


Quando me proponho a analisar a complexidade da identidade da educação brasileira, desde a sua formação histórica, passando por seus determinantes políticos e filosóficos, até chegar aos processos curriculares e à organização didática e administrativa da escola, acabo percebendo que deixamos de lado dimensões antropológicas essencialmente humanas, e que hoje são desafios e urgências, analíticas e propositivas. Uma das mais urgentes dimensões a se considerar é a questão da afetividade, a qualidade social e subjetiva das relações pessoais. Não assumimos como importantes ou até mesmo como consideráveis as questões que envolvem a educação afetiva e emocional.


Afetividade significa educar para a sensibilidade, educar para ter imperativos éticos referentes a outras pessoas, à natureza, à diversidade da vida e do mundo, aos valores, às artes, aos conhecimentos e, sobretudo, à polifonia das personalidades, das diferentes pessoas, culturas, identidades, grupos e movimentos que nos cercam. A vida, em si, é uma grande epifania de vivências, de desabrochamentos de experiências, de vitalidades, emoções, alegrias, perdas e achados!


Educação afetiva é a criação de uma atmosfera vivencial de sensibilidades, de gestos elevados, esteticamente belos e bons, como aqueles que cultivamos como essenciais. Praticar a palavra acolhedora, a celebrar os encontros, a pedir desculpas pelos erros, pelas contradições, pelos desvios padrões que acontecem entre nossos desejos, nossas necessidades e nossos atos reais é sempre cultivar a paz, a generosidade, a esperança, o bom trato, a convivência pluralista, diversa e amorosa.


Educação afetiva é erigir alguns valores como “sagrados” para a convivência familiar, escolar e social, tais como a disposição para o trabalho em grupo, a decisão consultiva, as escolhas voltadas ao bem de todos, a paz e a democracia, o respeito à dignidade de toda pessoa, a condenação de toda forma de violência, simbólica ou real, a condenação firme de toda crueldade, de toda covardia, de toda destruição predatória do ecossistema, dos animais, das flores, do meio ambiente, da natureza. Ter sobretudo o sagrado amor à vida, proteger os que precisam de mais afeto, de mais proteção, combater todo sofrimento humano, notadamente aquele socialmente produzido, para que possa ser socialmente transformado.


Educação afetiva é mudar o olhar para com as crianças, os adolescentes, os jovens. É ser exemplo, é convencer pela palavra e testemunhar com as atitudes. Como cantava o poeta Almir Sater, com seu amigo Renato Teixeira: “É preciso amor pra poder pulsar, é preciso paz pra poder sorrir, é preciso a chuva para florir!”. Observem bem, a chuva está caindo, a natureza está fazendo a sua parte! Faltam as outras duas disposições para a vida ser melhor!


(César Nunes. “A educação afetiva e a ética da convivência amorosa”. In: Da educação que ama ao amor que educa. Adaptado)
Está empregada em sentido figurado a palavra destacada no seguinte trecho do texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

680Q979299 | Pedagogia, Inglês Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto para responder à questão.


Consider these anecdotes:


1. An ESL teacher instructs a group of 7 children every day for 45 minutes. They sing “I’m a Little Teapot” over and over again. Standing, they make gestures to show the tea pouring out. “I’m a little teapot, short and stout, here is my handle, here is my spout. When I get it all steamed up, hear me shout, just tip me over and pour me out”. And then the group starts again…

2. In visiting a class of a successful ESL teacher, you are struck that each activity lasts no more than ten minutes, that children are usually in movement - making something, holding something, moving their hands and walking somewhere.

There are few major contrasts that we can make between child and adult ESL learners. Children are more likely to play with language than adults are. In general, children are more holistic learners who need to use language for authentic communication in ESL classes.

In a children’s class, activities need to be child centered and communication should be authentic. Several themes repeatedly come up:


•  Focus on meaning, not correctness.

•  Focus on the value of the activity, not the value of language.

•  Focus on collaboration and social development.

•  Provide a rich context, including movement, the senses, objects and pictures, and a variety of activities.

•  Teach ESL holistically, integrating the four skills.

•  Treat learners appropriately in the light of their age and interests. •  Treat language as a tool for children to use for their own social and academic ends.


(S. Peck. Developing Children´s Listening and Speaking. IN: Marianne
Cerce-Murcia(ed). Teaching English as a second or foreign language.
Boston, Massachusstes: Heinle&Heinle. 2nd edition. 2001. Adaptado)
The themes listed in the four paragraph suggest that the teaching of ESL to children should, among others,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.