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Questões de Concursos Prefeitura de Itatiba SP

Resolva questões de Prefeitura de Itatiba SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


861Q978967 | Saúde Pública, Gerontólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que apresenta somente os marcadores da desigualdade que evidenciam o envelhecimento no Brasil.
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862Q981016 | Gestão de Pessoas, Coordenador de Eventos Esportivos, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A Gestão de pessoas consiste em uma série de atividades integradas e organizadas em processos básicos, como: agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas.
Assinale a alternativa que identifica aspectos relacionados ao processo de agregar pessoas.
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863Q979744 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Em vistoria para avaliação fitossanitária de árvores localizadas em um corredor viário urbano, o engenheiro florestal apontou a necessidade de poda visando à liberação de espaço vertical, a ser executada em galhos inferiores de indivíduos arbóreos de médio e grande porte, possibilitando a desobstrução para a circulação de pedestres, ciclistas e veículos. O engenheiro ressaltou que, para a execução, deve-se respeitar o limite de 25% da massa foliar, evitar cortes de grande diâmetro e manter o equilíbrio da arquitetura da árvore.

Trata-se da poda de

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864Q979491 | Português, Língua Portuguesa Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder à questão.

A virada de Cubatão


Outrora conhecido como “Vale da Morte”, o município de Cubatão, na Baixada Santista, acaba de receber o selo internacional de “Cidade Verde do Mundo”, concedido pela ONU. A distinção é um reconhecimento aos esforços que o município, que chegou a ser considerado o mais poluído do planeta, empreendeu ao longo de quatro décadas para reverter uma situação impraticável.


Importante polo químico-industrial, o município sofria com níveis de poluição dez vezes superiores aos considerados aceitáveis pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O céu de aspecto amarelado e o odor de enxofre eram característicos da cidade. A população sofria com a incidência de doenças respiratórias, às vezes fatais.


O cenário para uma tragédia ainda pior que a deste cotidiano de sofrimento estava plenamente anunciado: em 1984, um vazamento de petróleo e a subsequente explosão de um duto da Petrobras que passava por baixo das casas da Vila Socó mataram 93 moradores.


O episódio levou a uma mobilização do governo do Estado de São Paulo. Juntos, os poderes públicos e as indústrias locais, apoiados pela população, passaram a tratar a questão dos poluentes com seriedade. Alterações na matriz energética, com substituição de óleo combustível por gás natural, e a instalação de equipamentos para filtragem dos poluentes foram algumas das medidas adotadas.


“O prêmio reforça a necessidade de seguirmos com projetos como a recuperação de manguezais, o plantio de árvores nativas e a arborização urbana, fundamentais para a qualidade de vida da população e para a preservação dos recursos naturais”, afirmou ao Estadão o secretário de Meio Ambiente de Cubatão, Cleiton Jordão.


A virada de Cubatão evidencia que, quando há empenho coletivo e suprapartidário, situações apocalípticas podem ser revertidas. Mas, como pondera o secretário de Meio Ambiente do município, os esforços devem ser constantes.


Tanto melhor, também, que tragédias não precisem acontecer para que os municípios trabalhem para garantir o básico, que é a qualidade de vida de seus moradores num ambiente saudável.



(Editorial, 22.04.2025. Disponível em: https://www.estadao.com.br/opiniao.

Adaptado)

Considere as passagens do texto:

•  O céu de aspecto amarelado e o odor de enxofre eram característicos da cidade. (2o parágrafo) •  ... em 1984, um vazamento de petróleo e a subsequente explosão de um duto da Petrobras que passava por baixo das casas da Vila Socó mataram 93 moradores. (3o parágrafo)
•  Tanto melhor, também, que tragédias não precisem acontecer para que os municípios trabalhem para garantir o básico, que é a qualidade de vida de seus moradores num ambiente saudável. (7o parágrafo)

De acordo com Marcuschi (em Dionísio, Machado e Bezerra [orgs.], Gêneros textuais & ensino, 2002), as sequências tipológicas predominantes nas passagens transcritas são, correta e respectivamente:
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865Q979243 | Administração Geral, Auxiliar de Farmácia, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A atualização do elenco de medicamentos e insumos que fazem parte da Rename
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866Q979500 | Matemática, Matemática Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Nos veículos de comunicação, muitas vezes os números são escritos utilizando-se algarismos e também o nome da classe que está representada. Um exemplo: o lucro da empresa X foi de 2,3 milhões de reais no primeiro trimestre deste ano.
Suponha que o lucro da empresa Y tenha sido de R$ 13 071 010 500,00. Uma reportagem divulgou este número utilizando corretamente o formato descrito, com uma aproximação para a primeira casa decimal. O formato apresentado foi
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867Q981040 | Pedagogia, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Uma das condições que tornam a liderança especialmente necessária na escola é a emergência de contradições, tensões, ambiguidades e conflitos nos grupos profissionais.
De acordo com Lück (2010),
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868Q979505 | Matemática, Geometria Plana, Matemática Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A base menor de um trapézio isósceles mede 12 cm. O ângulo que os lados não paralelos formam com a base maior é de 60º e medem 14 cm. A área deste trapézio é um valor, em cm2, entre
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869Q977458 | Pedagogia, Matemática Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Considere o seguinte trecho retirado do artigo intitulado Sociedade, cultura, matemática e seu ensino, escrito por Ubiratan D’Ambrosio:

“A abordagem a distintas formas de conhecer é a essência do Programa Etnomatemática. Na verdade, diferentemente do que sugere o nome, Etnomatemática não é apenas o estudo de “matemáticas das diversas etnias”. Criei essa palavra para significar que há várias maneiras, técnicas, habilidades (ticas) de explicar, de entender, de lidar e de conviver com (matema) distintos contextos naturais e socioeconômicos da realidade (etnos).”

Segundo D’Ambrosio, nesse parágrafo, a Etnomatemática
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870Q978997 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Durante um processo de psicodiagnóstico de um adolescente encaminhado por dificuldades escolares e relatos de baixa autoestima, o psicólogo precisa escolher instrumentos adequados para avaliação da personalidade. Considerando que o adolescente se mostra pouco colaborativo, é mais apropriado que o psicólogo
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871Q981045 | Pedagogia, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Na introdução da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), afirma-se a importância da igualdade educacional e da equidade. Esses conceitos são discutidos em acepções diferentes.
Assinale a alternativa correta sobre eles.
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872Q981047 | Português, Interpretação de Textos, Eletricista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão:


Ligações elétricas atravessam o Mar Báltico


Estônia, Letônia e Lituânia inauguraram três cabos submarinos com os quais irão receber 1.700 megawatts de eletricidade da Suécia e da Finlândia, encerrando sua dependência da eletricidade russa. A mudança é um desdobramento geopolítico da Guerra da Ucrânia, que colocou as nações da Otan (a que a Estônia, Letônia e Lituânia pertencem desde 2004) contra a Rússia.

(Superinteressante, abril de 2025)
De acordo com informações do texto, Estônia, Letônia e Lituânia
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873Q981051 | Português, Interpretação de Textos, Eletricista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder à questão:

O crescimento do lixo eletrônico e suas implicações globais



Equipamentos elétricos e eletrônicos (EEE) referem-se a uma ampla gama de produtos que possuem circuitos ou componentes elétricos com fonte de alimentação ou bateria. Presente na maioria dos lares e das empresas, esse tipo de equipamento abrange utensílios básicos de cozinha e dispositivos de tecnologias de informação e comunicação, tais como telefones celulares e laptops. Além de seu uso doméstico cotidiano, os produtos eletrônicos têm sido cada vez mais empregados no contexto de casas e cidades inteligentes, como o uso de fechadura digital para acessar uma casa, do bilhete único nos ônibus e da semaforização inteligente para privilegiar o transporte público em corredores.



Cada produto tem um perfil de vida útil específico, o que significa que as categorias possuem diferentes quantidades de resíduos e potenciais impactos na saúde e no meio ambiente, quando os produtos são reciclados de maneira inadequada. Consequentemente, a tecnologia de reciclagem, os processos logísticos e de coleta mudam para cada categoria, da mesma forma que a atitude dos consumidores no descarte dos EEE também varia.



Quanto ao ciclo de vida do produto elétrico e eletrônico, depois de ser vendido, ele é usado por um determinado período em residências e empresas. Esse período é chamado de “fase de estoque”, que inclui o tempo de espera em galpões, bem como a troca dos equipamentos de segunda mão entre famílias e empresas.



Quando o tempo de vida desse produto chega ao fim, ou seja, quando ele para de funcionar e é descartado pelo proprietário, sem a intenção de reutilização, nesse momento, o EEE torna-se lixo eletrônico.


(Vanessa Forti, “O crescimento do lixo eletrônico e suas implicações globais”, Panorama setorial da Internet. Disponível em: https://cetic.br/pt/publicacoes/indice/panoramas/. Adaptado)

Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta, de acordo com o texto.
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874Q981308 | Mecânica, Calceteiro, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Considerando que as unidades de medida lineares são o metro (m), decímetro (dm), centímetro (cm), milímetro (mm), decâmetro (dam), hectômetro (hm) e quilômetro (km), os instrumentos de medição lineares incluem:
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875Q979522 | Comunicação Social, Operador de Rádio dos Serviços de Emergência, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A palavra “comunicação” deriva do latim “communicare”, que tem, entre outros significados, partilhar, participar de algo, tornar comum, sendo uma forma de expressão essencial para a interação humana. Com relação aos elementos que compõem a comunicação, assinale a alternativa correta.
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876Q980805 | Direito Constitucional, Auditor Fiscal de Rendas Municipais, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Uma vereadora propôs um projeto de lei que tem como objetivo obrigar o município a conceder, aos proprietários de veículos elétricos, um reembolso no valor da participação do município no resultado do IPVA, por considerar que a medida trará importantes impactos para o meio ambiente. Após aprovada pela unanimidade dos vereadores, o projeto foi enviado ao chefe do Poder Executivo e vetado, por inconstitucionalidade, pois não considerou a estimativa de impacto financeiro, como determina a Constituição Federal. Com base na situação hipotética, a respeito do controle de constitucionalidade, é correto afirmar que o veto
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877Q980294 | Português, Redação, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder a questão.

Trabalho infantil: crianças impedidas em nome da sobrevivência



O trabalho infantil expõe a desigualdade e a indiferença ao direito de ser criança. “O trabalho infantil impede que crianças desenvolvam, em toda potência, suas habilidades e capacidades em um contexto saudável. Consiste na violação à regra constitucional de prioridade absoluta à garantia dos direitos às crianças e aos adolescentes. As consequências geram efeitos para toda a vida, alimentando o ciclo de pobreza e exclusão social”, ressalta Mariana Zan, advogada do Instituto Alana.



Segundo relatórios, 160 milhões de crianças e adolescentes vivem atualmente em situação de trabalho infantil no mundo, sendo cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes no Brasil. Mais da metade tem entre 5 e 11 anos. Os números reforçam a cultura de que é normal crianças trabalharem para sobreviver. Vê-se que a sociedade ignora o direito à infância. No interior do Pará, encontramos o caso de Vilciney Silva. “Com nove anos, eu ia para a feira vender coxinha de manhã e pamonha à tarde. Nos fins de semana, eu vendia amendoim nas festas. Morava com meus avós e não tinha tempo para brincar nem estudar. A gente tinha que existir e se alimentar”, conta.



Hoje, pai de três meninos, faz questão de brincar quando estão juntos. Para ele, é o momento de alegria que descobriu já adulto. O trabalho durante a infância não era uma opção. Tinha que fazer. “Eu me questionava se ia conseguir as coisas sem a escola. Mas entre estudar e ter comida, a fome falava mais alto”, diz. Prestes a terminar o curso de licenciatura em Educação do Campo, ele quer seguir os estudos e fazer mestrado. Os sonhos do menino que trabalhava na feira foram adiados por muito tempo. “Percebi a necessidade de estudar e que, para o pobre, as dificuldades sempre acontecem, mas a gente não tem que desistir”, conclui.


(Célia Fernanda Lima. “Trabalho infantil: crianças impedidas em nome da sobrevivência”. Lunetas. 13.06.2022. Adaptado)

Substituindo-se a expressão “A gente” por “Nós”, a frase “A gente tinha que existir e se alimentar.” está de acordo com a norma-padrão e com o sentido original em:
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878Q979272 | Pedagogia, História Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A Secretaria de Educação do Município de Itatiba elaborou o Currículo de História para o Ensino Fundamental 2 ao longo de um processo de discussão e de reflexão, que se estendeu de 2015 a 2020. O presente currículo é o resultado de um duplo movimento de elaboração. Entre 2015 e 2016, a Secretaria de Educação do município, juntamente com os professores e as professoras da disciplina, empreendeu uma ampla reformulação do documento curricular. A partir de 2018, os encontros de formação com os docentes tematizaram a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o que conduziu o processo já existente de construção curricular a uma nova fase. Esse segundo movimento de elaboração incorporou as novas diretrizes trazidas pela BNCC às discussões anteriores, procurando compatibilizar o currículo comum nacional com a realidade educacional do município. Neste processo, o Currículo Paulista, finalizado em 2019, também constituiu uma fonte de referência importante.

(Itatiba (SP). Prefeitura. Secretaria de Educação. Currículo do Ensino Fundamental 2: 6o ao 9o ano/Secretaria de Educação. Itatiba: Secretaria de Educação, 2020. Disponível em: https://www.itatiba.sp.gov.br/templates/midia/secretarias/ educacao/publicacoes/curriculo_ensino_fundamental_ii_ 6o_ao_9o_ano.pdf)

O processo de elaboração curricular, exposto pelo excerto,
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879Q980296 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder a questão.

Trabalho infantil: crianças impedidas em nome da sobrevivência



O trabalho infantil expõe a desigualdade e a indiferença ao direito de ser criança. “O trabalho infantil impede que crianças desenvolvam, em toda potência, suas habilidades e capacidades em um contexto saudável. Consiste na violação à regra constitucional de prioridade absoluta à garantia dos direitos às crianças e aos adolescentes. As consequências geram efeitos para toda a vida, alimentando o ciclo de pobreza e exclusão social”, ressalta Mariana Zan, advogada do Instituto Alana.



Segundo relatórios, 160 milhões de crianças e adolescentes vivem atualmente em situação de trabalho infantil no mundo, sendo cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes no Brasil. Mais da metade tem entre 5 e 11 anos. Os números reforçam a cultura de que é normal crianças trabalharem para sobreviver. Vê-se que a sociedade ignora o direito à infância. No interior do Pará, encontramos o caso de Vilciney Silva. “Com nove anos, eu ia para a feira vender coxinha de manhã e pamonha à tarde. Nos fins de semana, eu vendia amendoim nas festas. Morava com meus avós e não tinha tempo para brincar nem estudar. A gente tinha que existir e se alimentar”, conta.



Hoje, pai de três meninos, faz questão de brincar quando estão juntos. Para ele, é o momento de alegria que descobriu já adulto. O trabalho durante a infância não era uma opção. Tinha que fazer. “Eu me questionava se ia conseguir as coisas sem a escola. Mas entre estudar e ter comida, a fome falava mais alto”, diz. Prestes a terminar o curso de licenciatura em Educação do Campo, ele quer seguir os estudos e fazer mestrado. Os sonhos do menino que trabalhava na feira foram adiados por muito tempo. “Percebi a necessidade de estudar e que, para o pobre, as dificuldades sempre acontecem, mas a gente não tem que desistir”, conclui.


(Célia Fernanda Lima. “Trabalho infantil: crianças impedidas em nome da sobrevivência”. Lunetas. 13.06.2022. Adaptado)

Assinale a alternativa em que a frase está reescrita de acordo com a norma-padrão de concordância verbal e nominal.
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880Q977738 | Português, Analista de Procuradoria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do trecho a seguir:
Adolescência é ____ minissérie de grande sucesso que explora de impactos das redes sociais ___ questões sobre____ convivência escolar em relação ____ juventude, em apenas quatro episódios.
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