Início

Questões de Concursos Prefeitura de Itatiba SP

Resolva questões de Prefeitura de Itatiba SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


881Q981322 | Mecânica de Autos, Eletricista de Veículo Automotor, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Ao acionar a chave de ignição em um veículo, ouve-se o ruído de acionamento do solenoide de partida, porém o motor de partida não gira.

O próximo teste para identificar o problema é medir a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

882Q981326 | Engenharia Hidráulica, Encanador, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Os cavaletes onde são instalados os hidrômetros são montados usando a tarraxa de catraca para executar roscas nos seus tubos de aço. Qual a função desses hidrômetros nos cavaletes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

883Q980824 | Auditoria, Auditor Fiscal de Rendas Municipais, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Joana é auditora de controle interno e está avaliando a situação fiscal do município de “A”. Ela quer saber se o município gerou ou consumiu patrimônio no exercício de 2024 e quais foram os fatores que mais contribuíram para esse resultado, considerando a variação dos saldos contábeis em 2024 em relação ao saldo apresentado para o ano de 2023. O objetivo de Joana é identificar variações que possam não ser consistentes entre si, assim identificando áreas e processos que possam requerer análise mais detalhada.

Ao realizar tal comparação, pode-se dizer que Joana está aplicando o procedimento de auditoria conhecido por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

884Q977756 | Direito Eleitoral, Analista de Procuradoria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

No que toca às condutas vedadas aos agentes públicos nas campanhas eleitorais, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

885Q977759 | Direito Empresarial e Comercial, Analista de Procuradoria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O contrato mercantil pelo qual um empresário, em caráter não eventual e sem vínculo de dependência, obriga-se a promover, em uma zona determinada, negócios que sejam de interesse de outro empresário, mediante remuneração e por conta deste, é denominado contrato de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

886Q979039 | Meio Ambiente, Artes Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Aguiar et al. (2006), refletindo sobre a importância da educação no combate à exclusão, afirmam haver diversas concepções do que seja o desenvolvimento sustentável. Uma dessas concepções é assim descrita: “supõe uma mudança na orientação do desenvolvimento econômico, contemplando a justiça social e a superação da desigualdade socioeconômica. [...] Nesta perspectiva, o mercado e a visão economicista deixam de ter a centralidade” e cedem lugar a um desenvolvimento que “se realiza na partição da riqueza social e na distribuição do controle sobre os recursos, inclusive os provenientes da natureza”.

Trata-se, especificamente, da perspectiva
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

887Q977760 | Direito Empresarial e Comercial, Analista de Procuradoria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Alfa, sociedade empresária de pequeno porte, atua no mercado há 10 anos e não está falida, mas, em razão de sua situação econômica, pretende requerer recuperação judicial. Para isso, sabendo que o sócio controlador de Alfa e seus diretores jamais estiveram falidos ou foram condenados por crime falimentar, a par dessas características que ostenta, será necessário, ainda, que Alfa não tenha obtido o benefício pretendido há menos de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

888Q979298 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Inglês Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto para responder à questão.


Consider these anecdotes:


1. An ESL teacher instructs a group of 7 children every day for 45 minutes. They sing “I’m a Little Teapot” over and over again. Standing, they make gestures to show the tea pouring out. “I’m a little teapot, short and stout, here is my handle, here is my spout. When I get it all steamed up, hear me shout, just tip me over and pour me out”. And then the group starts again…

2. In visiting a class of a successful ESL teacher, you are struck that each activity lasts no more than ten minutes, that children are usually in movement - making something, holding something, moving their hands and walking somewhere.

There are few major contrasts that we can make between child and adult ESL learners. Children are more likely to play with language than adults are. In general, children are more holistic learners who need to use language for authentic communication in ESL classes.

In a children’s class, activities need to be child centered and communication should be authentic. Several themes repeatedly come up:


•  Focus on meaning, not correctness.

•  Focus on the value of the activity, not the value of language.

•  Focus on collaboration and social development.

•  Provide a rich context, including movement, the senses, objects and pictures, and a variety of activities.

•  Teach ESL holistically, integrating the four skills.

•  Treat learners appropriately in the light of their age and interests. •  Treat language as a tool for children to use for their own social and academic ends.


(S. Peck. Developing Children´s Listening and Speaking. IN: Marianne
Cerce-Murcia(ed). Teaching English as a second or foreign language.
Boston, Massachusstes: Heinle&Heinle. 2nd edition. 2001. Adaptado)
Items 1 and 2 in the excerpt represent
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

889Q980322 | Português, Técnico Agrícola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

As obras de arte são essenciais _____ humanidade, pois nos conectam ______ essência da nossa história e cultura. Apesar de algumas delas poderem chegar _____ custar milhões, muitas estão acessíveis ________ quem desejar vê-las nos museus ou mesmo na internet.

As lacunas do texto podem ser preenchidas, correta e respectivamente, por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

890Q979558 | Português, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.


Com uma trama intensa e provocações perturbadoras sobre a convivência escolar e digital dos jovens, a minissérie Adolescência (Netflix, 2025) dominou os debates nas redes sociais. Para além da ficção, a produção escancara dilemas da juventude contemporânea, desde o impacto das relações virtuais até os problemas das relações escolares. Mas como responsáveis e educadores podem lidar com esses desafios?


Raul Alves de Souza, doutor em Educação Escolar pela UNESP e membro associado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral da UNICAMP/UNESP, alerta para o papel essencial da escola na formação social, moral e emocional dos estudantes. Segundo ele, os desafios enfrentados pelos adolescentes atualmente são mais complexos do que os das gerações passadas, e a solução passa, necessariamente, por mais diálogo, planejamento e formação dos professores para lidar com essas questões. Em entrevista, o educador defende:


“A escola é responsável pela formação sociomoral e emocional dos alunos e pelas questões da saúde mental. Ela sempre foi e sempre será. Trata-se de um lugar que, por excelência, permite que os alunos convivam e criem laços sociais. Isso deve ser olhado pela escola de maneira concreta e objetiva, estabelecendo ações planejadas e intencionais que visam a melhoria da qualidade da convivência dentro do seu âmbito. Na série, fica claro o quanto a escola falhou nesse aspecto. Convivência escolar bem planejada é pré-requisito para saúde mental e relações mais saudáveis.


Lidar com situações de conflitos, indisciplina, bullying, entre outros problemas de convivência existentes dentro da escola é parte da tarefa de educar. A grande questão é o quanto nós, professores, estamos preparados para lidar com esses problemas.”


(Tatiane Calixto. “Adolescência: quais alertas a minissérie traz para pais e escolas?”, 02.04.2025. Disponível em: https://novaescola.org.br/. Adaptado)
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do trecho a seguir:

Adolescência é __________ minissérie de grande sucesso que explora de impactos das redes sociais _________ questões sobre ________ convivência escolar em relação _________ juventude, em apenas quatro episódios.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

891Q979819 | Música, Piano, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Peça do século 19, escrita para piano solo, que, durante muitos anos, foi considerada a mais difícil de todo o repertório, devido ao seu uso extensivo de notas repetidas, paralelismos e arpejos em alta velocidade. Maurice Ravel declarou, certa vez, que sua motivação para compor seu “Scarbo” (terceiro movimento de Gaspard de la Nuit) foi criar uma obra mais difícil do que essa. Trata-se de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

892Q981355 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Servente de Pedreiro, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Quando ocorre um retorno de esgoto, ou seja, quando o esgoto volta por ralos, vasos ou pias, é muito importante fazer a desinfecção correta do ambiente. Após a remoção dos resíduos sólidos visíveis e lavagem inicial com água e detergente, é necessário fazer a desinfecção com solução de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

893Q981101 | Serviço Social, Assistência Social no Serviço Social, Orientador Social, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A assistência social, garantida como um direito previsto na Constituição Federal, já foi voltada a ações de caridade e boa vontade, de forma a disseminar a cultura da ajuda à população que dela necessitasse.
Constitui-se um dos objetivos da assistência social, previsto no artigo 203 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

894Q979054 | Educação Artística, Artes Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Nos anos 1970, não tinhamos cursos de arte-educação nas universidades, apenas cursos para preparar professores de desenho, principalmente desenho geométrico. Fora das universidades, um movimento bastante ativo foi o das Escolinhas de Arte.

(Barbosa, 2014. Adaptado)

Segundo Barbosa (2014), o que o Movimento das Escolinhas de Arte tentava desenvolver, desde 1948, era a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

895Q979826 | Música, Viola Caipira, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Domingos Ferreira, mestre violeiro português do século 19, radicado em Vila Rica (atual Ouro Preto – MG), tornou-se notório por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

896Q981362 | Engenharia Agronômica, Defensivos Agrícolas e Fertilizantes, Jardineiro, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Fungicidas são um tipo de defensivo agrícola que combatem doenças nas plantas que apresentam, principalmente, sintomas como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

897Q979315 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A orientadora educacional Ana Maria foi chamada a participar de uma resolução de conflitos na escola. Na primeira reunião para tratar do assunto, sobre a gestão de conflitos, ela afirmou corretamente que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

898Q979318 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Em uma reunião do Conselho Escolar foi debatida a questão do fluxo de entrada e saída dos alunos. A orientadora educacional opinou, corretamente, que um procedimento importante quanto ao atraso dos alunos na entrada é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

899Q977784 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Gestão Ambiental na Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Em situações de desastres naturais, como inundações, deslizamentos e secas, é essencial compreender os diferentes conceitos envolvidos na sua análise e resposta, como ameaça, vulnerabilidade, exposição e medidas de mitigação.
Considerando esses conceitos fundamentais, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

900Q981368 | Mecânica de Autos, Mecânico de Manutenção, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Ao dar partida no veículo, percebe-se que o pinhão do motor de partida não retorna, apresentando um forte barulho.

O problema possivelmente é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.