Início

Questões de Concursos Prefeitura de Itatiba SP

Resolva questões de Prefeitura de Itatiba SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


961Q981317 | Saúde Pública, Coveiro, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Sobre a exumação de cadáveres, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

962Q977734 | Português, Analista de Procuradoria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão:


Quando me proponho a analisar a complexidade da identidade da educação brasileira, desde a sua formação histórica, passando por seus determinantes políticos e filosóficos, até chegar aos processos curriculares e à organização didática e administrativa da escola, acabo percebendo que deixamos de lado dimensões antropológicas essencialmente humanas, e que hoje são desafios e urgências, analíticas e propositivas. Uma das mais urgentes dimensões a se considerar é a questão da afetividade, a qualidade social e subjetiva das relações pessoais. Não assumimos como importantes ou até mesmo como consideráveis as questões que envolvem a educação afetiva e emocional.

Afetividade significa educar para a sensibilidade, educar para ter imperativos éticos referentes a outras pessoas, à natureza, à diversidade da vida e do mundo, aos valores, às artes, aos conhecimentos e, sobretudo, à polifonia das personalidades, das diferentes pessoas, culturas, identidades, grupos e movimentos que nos cercam. A vida, em si, é uma grande epifania de vivências, de desabrochamentos de experiências, de vitalidades, emoções, alegrias, perdas e achados!

Educação afetiva é a criação de uma atmosfera vivencial de sensibilidades, de gestos elevados, esteticamente belos e bons, como aqueles que cultivamos como essenciais. Praticar a palavra acolhedora, a celebrar os encontros, a pedir desculpas pelos erros, pelas contradições, pelos desvios padrões que acontecem entre nossos desejos, nossas necessidades e nossos atos reais é sempre cultivar a paz, a generosidade, a esperança, o bom trato, a convivência pluralista, diversa e amorosa.

Educação afetiva é erigir alguns valores como “sagrados” para a convivência familiar, escolar e social, tais como a disposição para o trabalho em grupo, a decisão consultiva, as escolhas voltadas ao bem de todos, a paz e a democracia, o respeito à dignidade de toda pessoa, a condenação de toda forma de violência, simbólica ou real, a condenação firme de toda crueldade, de toda covardia, de toda destruição predatória do ecossistema, dos animais, das flores, do meio ambiente, da natureza. Ter sobretudo o sagrado amor à vida, proteger os que precisam de mais afeto, de mais proteção, combater todo sofrimento humano, notadamente aquele socialmente produzido, para que possa ser socialmente transformado.

Educação afetiva é mudar o olhar para com as crianças, os adolescentes, os jovens. É ser exemplo, é convencer pela palavra e testemunhar com as atitudes. Como cantava o poeta Almir Sater, com seu amigo Renato Teixeira: “É preciso amor pra poder pulsar, é preciso paz pra poder sorrir, é preciso a chuva para florir!”. Observem bem, a chuva está caindo, a natureza está fazendo a sua parte! Faltam as outras duas disposições para a vida ser melhor!

(César Nunes. “A educação afetiva e a ética da convivência amorosa”.
In: Da educação que ama ao amor que educa. Adaptado)
Está empregada em sentido figurado a palavra destacada no seguinte trecho do texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

963Q979272 | Pedagogia, História Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A Secretaria de Educação do Município de Itatiba elaborou o Currículo de História para o Ensino Fundamental 2 ao longo de um processo de discussão e de reflexão, que se estendeu de 2015 a 2020. O presente currículo é o resultado de um duplo movimento de elaboração. Entre 2015 e 2016, a Secretaria de Educação do município, juntamente com os professores e as professoras da disciplina, empreendeu uma ampla reformulação do documento curricular. A partir de 2018, os encontros de formação com os docentes tematizaram a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o que conduziu o processo já existente de construção curricular a uma nova fase. Esse segundo movimento de elaboração incorporou as novas diretrizes trazidas pela BNCC às discussões anteriores, procurando compatibilizar o currículo comum nacional com a realidade educacional do município. Neste processo, o Currículo Paulista, finalizado em 2019, também constituiu uma fonte de referência importante.

(Itatiba (SP). Prefeitura. Secretaria de Educação. Currículo do Ensino Fundamental 2: 6o ao 9o ano/Secretaria de Educação. Itatiba: Secretaria de Educação, 2020. Disponível em: https://www.itatiba.sp.gov.br/templates/midia/secretarias/ educacao/publicacoes/curriculo_ensino_fundamental_ii_ 6o_ao_9o_ano.pdf)

O processo de elaboração curricular, exposto pelo excerto,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

964Q980296 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder a questão.

Trabalho infantil: crianças impedidas em nome da sobrevivência



O trabalho infantil expõe a desigualdade e a indiferença ao direito de ser criança. “O trabalho infantil impede que crianças desenvolvam, em toda potência, suas habilidades e capacidades em um contexto saudável. Consiste na violação à regra constitucional de prioridade absoluta à garantia dos direitos às crianças e aos adolescentes. As consequências geram efeitos para toda a vida, alimentando o ciclo de pobreza e exclusão social”, ressalta Mariana Zan, advogada do Instituto Alana.



Segundo relatórios, 160 milhões de crianças e adolescentes vivem atualmente em situação de trabalho infantil no mundo, sendo cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes no Brasil. Mais da metade tem entre 5 e 11 anos. Os números reforçam a cultura de que é normal crianças trabalharem para sobreviver. Vê-se que a sociedade ignora o direito à infância. No interior do Pará, encontramos o caso de Vilciney Silva. “Com nove anos, eu ia para a feira vender coxinha de manhã e pamonha à tarde. Nos fins de semana, eu vendia amendoim nas festas. Morava com meus avós e não tinha tempo para brincar nem estudar. A gente tinha que existir e se alimentar”, conta.



Hoje, pai de três meninos, faz questão de brincar quando estão juntos. Para ele, é o momento de alegria que descobriu já adulto. O trabalho durante a infância não era uma opção. Tinha que fazer. “Eu me questionava se ia conseguir as coisas sem a escola. Mas entre estudar e ter comida, a fome falava mais alto”, diz. Prestes a terminar o curso de licenciatura em Educação do Campo, ele quer seguir os estudos e fazer mestrado. Os sonhos do menino que trabalhava na feira foram adiados por muito tempo. “Percebi a necessidade de estudar e que, para o pobre, as dificuldades sempre acontecem, mas a gente não tem que desistir”, conclui.


(Célia Fernanda Lima. “Trabalho infantil: crianças impedidas em nome da sobrevivência”. Lunetas. 13.06.2022. Adaptado)

Assinale a alternativa em que a frase está reescrita de acordo com a norma-padrão de concordância verbal e nominal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

965Q979276 | Pedagogia, História Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Entre os constituintes da disciplina escolar, acham-se as atividades de avaliação, essenciais para se ter o controle sobre o que é ensinado ou apreendido pelo aluno. A avaliação está relacionada a conceitos de aprendizagem e articula-se com um tipo determinado de compreensão de disciplina escolar: tem certas características se a disciplina escolar é entendida apenas como transmissora de conteúdos, e outras se a disciplina escolar é concebida como produtora de conhecimento.

(Circe Maria Fernandes Bittencourt, Ensino de história: fundamentos e métodos, 2008)

O excerto refere-se a dois objetivos básicos e constitutivos dos procedimentos de avaliação, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

966Q980306 | Conhecimentos de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Conhecer os diferentes tipos de produtos de limpeza e suas aplicações é essencial para garantir eficiência, segurança e preservação das superfícies.

Considerando que cada produto tem suas características, é correto afirmar que os
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

967Q980309 | Conhecimentos de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Separar corretamente os produtos de limpeza no armazenamento é essencial para evitar reações químicas perigosas, como explosões, formação de gases tóxicos, incêndios ou corrosões.

Dois produtos de limpeza que não devem ser armazenados próximos entre si são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

968Q980824 | Auditoria, Auditor Fiscal de Rendas Municipais, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Joana é auditora de controle interno e está avaliando a situação fiscal do município de “A”. Ela quer saber se o município gerou ou consumiu patrimônio no exercício de 2024 e quais foram os fatores que mais contribuíram para esse resultado, considerando a variação dos saldos contábeis em 2024 em relação ao saldo apresentado para o ano de 2023. O objetivo de Joana é identificar variações que possam não ser consistentes entre si, assim identificando áreas e processos que possam requerer análise mais detalhada.

Ao realizar tal comparação, pode-se dizer que Joana está aplicando o procedimento de auditoria conhecido por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

969Q981082 | História, Historiador, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A memória coletiva e a sua forma científica, a história, aplicam-se a dois tipos de materiais: os documentos e os monumentos.
(...). O monumento tem como características o ligar-se ao poder de perpetuação, voluntária ou involuntária, das sociedades históricas (...) e o reenviar a testemunhos que só numa parcela mínima são testemunhos escritos. O termo latino documentum, derivado de docere ‘ensinar’, evoluiu para o significado de ‘prova’ e é amplamente usado no vocabulário legislativo.
(Jacques Le Goff. História e Memória, 1990. Grifos do autor)
Considerando a corrente historiográfica relativa ao excerto, monumento e documento diferenciam-se, entre outras razões, pelo fato de que o primeiro é entendido por ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

970Q979805 | Música, Bateria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O papel do baterista em grupos musicais pode variar conforme a presença ou não de outros instrumentos de percussão. Assinale a alternativa que apresenta condutas adequadas para ambos os contextos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

971Q977761 | Direito Previdenciário, Analista de Procuradoria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

São segurados obrigatórios do Regime Geral de Previdência Social:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

972Q979043 | Pedagogia, Principais Autores, Artes Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Galvão (em Arantes, 2003) discute elementos para uma reflexão sobre a prática pedagógica a partir da perspectiva de Wallon sobre a expressividade e as emoções.

De acordo com a autora,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

973Q979819 | Música, Piano, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Peça do século 19, escrita para piano solo, que, durante muitos anos, foi considerada a mais difícil de todo o repertório, devido ao seu uso extensivo de notas repetidas, paralelismos e arpejos em alta velocidade. Maurice Ravel declarou, certa vez, que sua motivação para compor seu “Scarbo” (terceiro movimento de Gaspard de la Nuit) foi criar uma obra mais difícil do que essa. Trata-se de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

974Q980331 | Português, Sintaxe, Técnico Agrícola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder a questão:

No Carnaval, minhas calças eram brancas e meus sapatos, de tênis. As camisas, sempre feias, variavam. Lembro-me de uma roxa, que desbotava.

No Recife, o Carnaval começava no Natal. Ou melhor, não havia Natal no Recife. A 24 de dezembro, os blocos saíam às ruas, com suas orquestras de 30 a 40 metais, seus coros de vozes sofridas, a tocar e a cantar as jornadas mais líricas. Chamavam-se “jornadas” alguns dos cantos carnavalescos do Recife, talvez por influência das jornadas dos pastoris. Agora, por que os cantos dos pastoris se chamavam de “jornadas”, não sei.

Mas, na noite de 24 de dezembro, quando a gente pensava que seria uma noite silenciosa, o Vassourinhas estourava numa esquina, nos acordando, na alma, uma alegria guerreira, impossível de explicar agora, tanto tempo e tanta fadiga são passados. Nós íamos, primeiro, às janelas, depois para a rua, até que afinal nos misturávamos ao povo, onde cada rei fantasiado, cada rainha de cetim eram reis do amor e do futuro. O futuro de que faziam parte.

Não se pode fazer ideia do que era o povo solto nas ruas do Recife, após a declaração irreversível do Carnaval. Ah, de nada serviam suas heranças de submissão, porque o despontar do Carnaval era um grito de alforria. Tão louca e tão bela, aquela dança! Uma verdade maior que as verdades ditas ou escritas saía dos seus quadris, até então bem-comportados.

Tudo deve estar mudado. O Carnaval do Recife, talvez, não seja, hoje, um desabafo. Talvez não contenha aquele desafio de homens e mulheres, livres de todas as sujeições e esquecidos de Deus. É possível que se tenha transformado numa festa, simplesmente. Talvez seja alegre e isto é sadio. Mas os meus carnavais eram revoltados. Não tenho a menor dúvida de que aquilo que fazia a beleza do Carnaval pernambucano era revolta – revolta e amor – porque só de amor, por amor, se cometem os gestos de rebeldia.

Não sei de lembrança que me comova tão profundamente. Não sei de vontade igual a esta que estou sentindo, de ser o menino que acordava de madrugada, com as vozes dos metais e as vozes humanas daquele Carnaval liricamente subversivo.

(Antônio Maria. Carnaval antigo... Recife.
https://cronicabrasileira.org.br, 1968. Adaptado)
Considere os trechos:
•  Agora, por que os cantos dos pastoris se chamavam de “jornadas”, não sei. (1º parágrafo)
•  Ah, de nada serviam suas heranças de submissão, porque o despontar do Carnaval era um grito de alforria. (4º parágrafo)

No contexto em que foram empregadas, as palavras destacadas estabelecem, respectivamente, relações de sentido de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

975Q979054 | Educação Artística, Artes Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Nos anos 1970, não tinhamos cursos de arte-educação nas universidades, apenas cursos para preparar professores de desenho, principalmente desenho geométrico. Fora das universidades, um movimento bastante ativo foi o das Escolinhas de Arte.

(Barbosa, 2014. Adaptado)

Segundo Barbosa (2014), o que o Movimento das Escolinhas de Arte tentava desenvolver, desde 1948, era a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

976Q977778 | Engenharia Hidráulica, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Com base nos princípios e nas diretrizes estabelecidos pela Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei nº 9.433/1997), assinale a alternativa correta quanto à gestão e ao uso dos recursos hídricos no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

977Q977779 | Engenharia Hidráulica, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

No contexto da drenagem urbana, os sistemas de microdrenagem e macrodrenagem são planejados de forma integrada para garantir o escoamento adequado das águas pluviais e minimizar os impactos das inundações.
Com base nos conceitos técnicos desses sistemas, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

978Q979315 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A orientadora educacional Ana Maria foi chamada a participar de uma resolução de conflitos na escola. Na primeira reunião para tratar do assunto, sobre a gestão de conflitos, ela afirmou corretamente que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

979Q981109 | Serviço Social, Orientador Social, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Os benefícios e os programas de transferência de renda constituem-se como uma das garantias da proteção social do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Por meio deles, materializa-se a segurança de sobrevivência e de rendimento prevista na Política Nacional de Assistência Social, além da garantia e da visibilidade aos direitos socioassistenciais.
Nesse contexto, é correto afirmar que existem os benefícios de caráter continuado e os benefícios
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

980Q979318 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Em uma reunião do Conselho Escolar foi debatida a questão do fluxo de entrada e saída dos alunos. A orientadora educacional opinou, corretamente, que um procedimento importante quanto ao atraso dos alunos na entrada é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.