Questões de Concursos Prefeitura de Itatiba SP

Resolva questões de Prefeitura de Itatiba SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q979009 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional Aplicada à Saúde Mental, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Terapeutas ocupacionais tiveram ampla participação no processo que culminou na Reforma Psiquiátrica Brasileira. Sobre essa participação, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q980440 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Cuidador de Idosos, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O autocuidado é um fator protetor da saúde e do bem-estar, uma vez que determina aspectos muito importantes para a qualidade de vida, considerando o que a pessoa escolhe e pode fazer dentre as suas necessidades, tanto de saúde quanto de atividades de lazer, por exemplo. Sobre autocuidado e qualidade de vida, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q979115 | Geografia, Meio Ambiente na Geografia, Geografia Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Examine a seguinte passagem:

No urbano, para atender os preceitos do desenvolvimento sustentável, criam-se parques, coletam-se os recicláveis separadamente, implantam-se programas de educação ambiental e, enquanto isso, os rios são canalizados e recobertos para a construção de avenidas de fundo de vales, impermeabilizando-se o solo com edificações e asfalto em ruas, avenidas e estradas. Os promotores imobiliários são considerados protetores do meio ambiente, em projetos de empreendimentos de edificações em condomínios e loteamentos fechados murados, mesmo quando as normas ambientais e de uso do solo não são cumpridas.

(Arlete M. Rodrigues, “A matriz discursiva sobre o meio ambiente: produção do espaço urbano – agentes, escalas, conflitos”. In: Ana Fani A. Carlos et al. (orgs.), A produção do espaço urbano – agentes e processos, escalas e desafios, 2001. Adaptado)

A dimensão paradoxal apresentada nessa passagem do texto reflete
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q979069 | Educação Artística, Linguagem Corporal, Artes Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Segundo Rudolf Laban, são os fatores que qualificam o movimento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q980417 | Administração de Recursos Materiais, Almoxarife, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que contém uma afirmação correta com relação à codificação de materiais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q981251 | Português, Analista de Recursos Humanos, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.


A leitura nos convida a conhecer a experiência de homens e mulheres, de nossa época ou de épocas passadas, de diferentes lugares, transcrita em palavras que podem nos ensinar muito sobre nós mesmos. E os textos que alguém nos passa, e que também passamos a outros, representam uma abertura para círculos de pertencimento mais amplos, que se estendem para além do parentesco e da localidade.

Vou citar Albert Camus, um escritor que conhecia bem a pobreza e que escreveu: “A pobreza e a ignorância tornavam a vida mais difícil, mais insípida, fechada em si mesma; a miséria é uma fortaleza sem ponte levadiça”. A imagem de uma fortaleza sem ponte levadiça nos lembra o quanto a reclusão e o isolamento são, em geral, o destino que cabe aos pobres. Pois o que também distingue as categorias sociais, não esqueçamos isso, é o horizonte, o espaço de referência daqueles que as compõem. Alguns podem ver mais longe que outros, pensar suas vidas em uma outra escala. E o horizonte de muitos habitantes da zona rural, de condição modesta, como também o horizonte popular urbano, foi, por muito tempo, e ainda o é com frequência, a família, os vizinhos, “nós”. Enquanto o resto do mundo é visto como “eles”, com traços bem mal definidos.

Mas, às vezes, existem pontes levadiças. Camus, assim como outros escritores nascidos em famílias pobres, expressou sua gratidão por um professor e por uma biblioteca municipal que o haviam ajudado a descobrir que existia algo além do espaço familiar. Para ele as pontes levadiças foram esse professor e essa biblioteca. Cito-o novamente: “No fundo, o conteúdo dos livros pouco importava. O importante era o que sentiam ao entrar na biblioteca, onde não viam a parede de livros negros mas sim um espaço e horizontes múltiplos que, desde a entrada, lhes tiravam da vida estreita do bairro”.


(Michèle Petit, Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Adaptado)
Considere as passagens a seguir:

•  “… a reclusão e o isolamento são, em geral, o destino que cabe aos pobres.” (2° parágrafo)
•  “… expressou sua gratidão por um professor e por uma biblioteca municipal que o haviam ajudado…” (3° parágrafo)

As palavras destacadas podem ser, correta e respectivamente, substituídas por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q977452 | Matemática, Geometria Espacial, Matemática Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O volume de um prisma reto retangular é igual a V. Se cada uma de suas três dimensões for reduzida em 10%, o volume do novo prisma será reduzido, em relação ao volume inicial, em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q980340 | Matemática, Álgebra, Técnico Agrícola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

No último dia de 2024, a soma das populações de duas espécies, A e B, em uma reserva ecológica, era igual a 373 indivíduos. Depois de algum tempo, a população da espécie A havia perdido 25 indivíduos, mas, em contrapartida, a população da espécie B havia aumentado em 25%, e, assim, a soma das populações das espécies A e B passou a ser igual a 410 indivíduos. No último dia de 2024, a diferença entre as populações das espécies B e A era igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q979432 | Noções de Informática, Windows Explorer, Zootecnista, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Um servidor público, navegando no explorador de arquivos do Windows 11, em sua configuração-padrão, decidiu criar um novo diretório para abrigar a documentação de seus colegas de trabalho.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente um nome que seria aceito no Windows 11 para esse diretório.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q979724 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, História Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O documento oficial do currículo de História do Ensino Fundamental II do município de Itatiba
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q979418 | Educação Física, Código de Ética dos Profissionais de Educação Física, Técnico Desportivo II, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), criado em 1o de setembro de 1998, formulou a Resolução n° 056/2003, a qual dispõe sobre o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q980807 | Direito Civil, Auditor Fiscal de Rendas Municipais, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Daiana, de dezesseis anos, decide se casar com Júnior, seu namorado, de trinta e seis anos. Por insistência das famílias, decidem realizar um pacto antenupcial perante o oficial de registro, estabelecendo como regime de bens o regime de participação final nos aquestos.

Diante da situação hipotética, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q977737 | Português, Analista de Procuradoria, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão:


Quando me proponho a analisar a complexidade da identidade da educação brasileira, desde a sua formação histórica, passando por seus determinantes políticos e filosóficos, até chegar aos processos curriculares e à organização didática e administrativa da escola, acabo percebendo que deixamos de lado dimensões antropológicas essencialmente humanas, e que hoje são desafios e urgências, analíticas e propositivas. Uma das mais urgentes dimensões a se considerar é a questão da afetividade, a qualidade social e subjetiva das relações pessoais. Não assumimos como importantes ou até mesmo como consideráveis as questões que envolvem a educação afetiva e emocional.

Afetividade significa educar para a sensibilidade, educar para ter imperativos éticos referentes a outras pessoas, à natureza, à diversidade da vida e do mundo, aos valores, às artes, aos conhecimentos e, sobretudo, à polifonia das personalidades, das diferentes pessoas, culturas, identidades, grupos e movimentos que nos cercam. A vida, em si, é uma grande epifania de vivências, de desabrochamentos de experiências, de vitalidades, emoções, alegrias, perdas e achados!

Educação afetiva é a criação de uma atmosfera vivencial de sensibilidades, de gestos elevados, esteticamente belos e bons, como aqueles que cultivamos como essenciais. Praticar a palavra acolhedora, a celebrar os encontros, a pedir desculpas pelos erros, pelas contradições, pelos desvios padrões que acontecem entre nossos desejos, nossas necessidades e nossos atos reais é sempre cultivar a paz, a generosidade, a esperança, o bom trato, a convivência pluralista, diversa e amorosa.

Educação afetiva é erigir alguns valores como “sagrados” para a convivência familiar, escolar e social, tais como a disposição para o trabalho em grupo, a decisão consultiva, as escolhas voltadas ao bem de todos, a paz e a democracia, o respeito à dignidade de toda pessoa, a condenação de toda forma de violência, simbólica ou real, a condenação firme de toda crueldade, de toda covardia, de toda destruição predatória do ecossistema, dos animais, das flores, do meio ambiente, da natureza. Ter sobretudo o sagrado amor à vida, proteger os que precisam de mais afeto, de mais proteção, combater todo sofrimento humano, notadamente aquele socialmente produzido, para que possa ser socialmente transformado.

Educação afetiva é mudar o olhar para com as crianças, os adolescentes, os jovens. É ser exemplo, é convencer pela palavra e testemunhar com as atitudes. Como cantava o poeta Almir Sater, com seu amigo Renato Teixeira: “É preciso amor pra poder pulsar, é preciso paz pra poder sorrir, é preciso a chuva para florir!”. Observem bem, a chuva está caindo, a natureza está fazendo a sua parte! Faltam as outras duas disposições para a vida ser melhor!

(César Nunes. “A educação afetiva e a ética da convivência amorosa”.
In: Da educação que ama ao amor que educa. Adaptado)
No trecho do último parágrafo “Observem bem, a chuva está caindo, a natureza está fazendo a sua parte!” o termo destacado é um advérbio, assim como a palavra destacada em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q979668 | Geografia, Geografia Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

As atividades agrárias têm-se mostrado crescentemente como fortes depredadoras dos recursos naturais. É incontestável a necessidade crescente de produção de alimentos que possam atender ao crescimento do consumo pela população que cada dia mais vive em cidades. Para suprir tais necessidades, a tendência tem sido a de recorrer a tecnologias cada dia mais sofisticadas. Nesse processo de aperfeiçoamento técnico e na procura de aumento da produtividade por hectare e por trabalhador visando aumentar a lucratividade, o ambiente natural está cada dia mais sendo alterado, chegando em algumas áreas do Brasil e do mundo a verdadeira degradação ambiental.

(Jurandyr Luciano Sanches ROSS. A sociedade industrial e o ambiente. In______. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1995.Adaptado)

Uma das variáveis mais importantes de ambientes terrestres que favorecem ou dificultam a expansão de áreas de cultivo e o aumento da capacidade produtiva dos lugares é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q980449 | Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Cuidador de Idosos, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Por que se deve atentar ao corte correto da placa protetora de pele que compõe uma bolsa de colostomia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q979456 | Edificações, Materiais de construção em Edificações, Marceneiro, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

As chapas de fibra de média densidade (MDF), o painel de partículas de média densidade (MDP) e os aglomerados são obtidos, principalmente, a partir
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q980481 | Atendimento ao Público, Relações Pessoais, Inspetor de Alunos, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Em relação ao trato diário com pais de alunos ou responsáveis legais, é fundamental que o inspetor de alunos assuma uma postura
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q978960 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, Gerontólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Dentre os fatores intrínsecos e extrínsecos que causam lesão por pressão, assinale a alternativa que define a tração exercida sobre a pele, causando deslizamento sobre a musculatura, levando ao rompimento de capilares e à diminuição da perfusão da pele e isquemia local.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q979287 | História, História Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A opção de Maria Quitéria de Jesus pela causa da independência é exemplar. Não sabia ler ou escrever, mas ouviu histórias na pequena propriedade de seu pai no interior da Bahia, sobre a opressão de Portugal, fazendo seu coração “arder de amor à Pátria”. Fugiu para a casa da irmã casada, que a ajudou a vestir-se de homem para assim poder entrar para o exército patriótico. Participou de algumas batalhas, distinguiu-se em ação e finalmente foi recebida pelo imperador, em agosto de 1823, que a condecorou com a ordem do Cruzeiro e a promoveu a alferes.

(Maria Lígia Coelho Prado, América Latina no século XIX - Tramas, telas e textos. São Paulo, 2014)

A biografia de Maria Quitéria de Jesus revela a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q979842 | Matemática, Professor de Ensino Básico I Efetivo/Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Um mosaico está sendo feito com quadradinhos, todos iguais entre si, de papelão colorido. Sabendo que com 120 desses quadradinhos foi preenchido 2/9 da área total do mosaico, o número de quadradinhos necessários para preencher 5/7 da área desse mosaico que ainda falta preencher é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.