Questões de Concursos Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE

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61Q434678 | Direito Constitucional, Diversos, Auditor de Tributos, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FCC

Em relação ao território nacional, considere os bens abaixo.

I. Todas as ilhas oceânicas, costeiras e fluviais.

II. Todos os recursos minerais, inclusive os do subsolo.

III. Todos os terrenos de marinha.

IV. Todos os lagos e rios situados em território nacional.

Nos termos da CF/88, são bens da União os que constam em

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62Q466993 | Direito Tributário, Responsabilidade tributária, Auditor de Tributos, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FCC

Para que o adquirente de estabelecimento industrial ou comercial responda integralmente pelos débitos tributários relativos ao fundo de comércio adquirido, é necessário que o

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63Q470717 | Direito Tributário, Impostos, Auditor de Tributos, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FCC

A Nota Fiscal de Serviços, referente ao ISS, deverá ser emitida

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64Q1013750 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

Na fonologia da Língua de Sinais, a primeira tarefa é determinar as unidades mínimas que formam os sinais e a segunda é estabelecer os padrões possíveis de combinação entre essas unidades e suas variações possíveis.
Assinale a opção que apresenta o par de glosas que representam sinais com a mesma configuração de mão, mas movimentos distintos.
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65Q1071388 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Arte, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

O Teatro de Cultura Popular (TCP) foi um grupo de teatro criado pelo Movimento de Cultura Popular (MCP), em Recife, no contexto do projeto cultural e educacional do governo Miguel Arraes (1962-64), em sintonia com os ideais de Paulo Freire, de uma educação conscientizadora. Em um artigo para o jornal Última Hora – Nordeste, o ator José Wilker, então membro do MCP, esclareceu: Cultura popular expressa a necessidade de transformar em cidadãos brasileiros a imensa massa de camponeses de nosso Nordeste, quase que imensamente analfabeta; a necessidade de transformar nossa cultura num instrumento acessível a todo o povo, e não um privilégio das elites; a necessidade de transformação radical do estado de coisas que ainda permanece no Brasil.
APEJE. Hemeroteca. Jornal Última Hora-Nordeste, 10/11/1963.
A respeito do sentido atribuído à ação artística por grupos de educação e cultura popular organizados por intelectuais e artistas no início da década de 1960, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A arte é um instrumentos de mobilização política e social, que permite a inclusão das camadas populares por intermédio da alfabetização de adultos, por exemplo.
( ) Aproximar o teatro das camadas operárias e camponesas, pressupõe conceber a cultura popular não apenas como a cultura que vem do povo, mas sim a que se faz pelo povo.
( ) A cultura popular é considerada um meio para educar as classes economicamente e culturalmente desfavorecidas, desenvolvendo a sua consciência política e social.
As afirmativas são, respectivamente,
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66Q1015453 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

O trabalho com as pessoas surdas é, há muito tempo, um desafio. Muitos acreditam que a dificuldade está no fato de o indivíduo surdo não ouvir, mas o real problema, para aqueles que desconhecem a surdez e como as pessoas surdas se comportam, é o não falar. O foco da questão é a linguagem da pessoa surda. Atualmente, muitos estudos enfatizam as variadas formas e percepções de compreensão do desenvolvimento da linguagem da criança surda.
Assinale a opção correta acerca da forma natural de aquisição da linguagem pela criança surda.
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67Q1015446 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

Alfredo, professor surdo com formação em Pedagogia Bilíngue, foi aprovado e convocado a assumir o cargo de Professor de Ensino Fundamental em uma instituição escolar próxima à sua residência.
De acordo com o contexto acima, assinale a afirmativa correta.
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68Q1015450 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

“Como meu pai não usou aparelho auditivo antigamente, não conseguiu ativar a audição. Ele só foi usar aparelho com 30 anos e não se adaptou. Hoje, nem meu pai e nem minha mãe usam aparelhos auditivos.”
Tainá Moser- 22 anos. Reportagem do VivaBem UOL/Rio de Janeiro: Filha de pais surdos, ela sofreu bullying: ‘Me viam como criança esquisita.’ Por Priscila Carvalho. 08/01/2023.
Esse depoimento e tantos outros trazem reflexões sobre a trajetória que, ao longo dos anos, na história da educação de surdos vem sofrendo sob a influência de que é preciso superar a deficiência para se tornar igual aos demais.
Assinale a opção que apresenta a concepção de educação de surdos que marcou um isolamento cultural por mais de 100 anos.
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69Q1071389 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Arte, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

Nessa dança, os golpes da capoeira sugerem movimentos de ataque e defesa, como chutando de frente, pernada, abre-alas, rojão e tramela, passos firmes e agressivos. No abre-alas, por exemplo, parece que o passista está se preparando para brigar, dançando com as pernas abertas e os braços se movimentando para frente como se dessem socos no ar. No entanto, diferentemente do que ocorre na capoeira, no passo os dançarinos praticamente não se tocam e quase não há movimentos com as mãos no chão.
Adaptado de http://portal.iphan.gov.br/
O trecho descreve movimentos próprios da dança brasileira denominada
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70Q1015455 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

A história do profissional tradutor e intérprete de Língua de Sinais iniciou-se a partir de atividades voluntárias. Pouco a pouco, com a conquista da cidadania dos surdos, essas atividades passaram a ter importância enquanto função laboral.
A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Com o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais como língua oficial das comunidades surdas por lei federal, iniciouse o processo de formação do profissional intérprete da Libras , no Brasil.
( ) Por intermédio da FENEIS, a partir dos anos 1990, foram estabelecidas unidades de intérpretes ligadas aos seus escritórios regionais.
( ) O RID (Registration of Interpreters for the Deaf) foi fundado em 1964 com o objetivo de estabelecer alguns requisitos para a atuação do profissional intérprete estrangeiro.
( ) A FENEIS organizou um encontro nacional de intérpretes de Língua de Sinais, pela primeira vez em 1988, promovendo o intercâmbio entre alguns intérpretes do Brasil e avaliação sobre a ética do profissional intérprete.
As afirmativas são, respectivamente,
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71Q1015454 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Libras, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

“Todo intérprete deverá sempre usar o bom senso, de um alto caráter moral e de ética em sua atuação profissional.”
(Regulamento dos intérpretes da FENEIS do Rio Grande do Sul.)
Relacione as posturas éticas e profissionais listadas abaixo com as atitudes que o tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa deve ter em sua atuação. Uma atitude que não seja compatível com nenhuma das posturas apresentadas será indicada por um (X).
1. Imparcialidade 2. Discrição 3. Fidelidade
( ) O intérprete deve providenciar as adaptações necessárias no espaço para que a percepção visual seja adequada.
( ) Não mastigar chicletes, nem usar roupas ou adereços, tirando o foco do trabalho de interpretação.
( ) Conhecer bem as duas línguas Libras e Língua Portuguesa, usando a estrutura gramatical própria de cada uma, assim como os sinais da comunidade surda local.
( ) Não emitir opiniões e comentários no que ele próprio está interpretando, a não ser que perguntem sua opinião, pois o intérprete é apenas a ponte entre as duas línguas.
Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada.
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72Q1015452 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

Analise o seguinte depoimento de uma pessoa surda sobre o seu passado, quando houve encontro de seus pares, pois encontro surdo-surdo representa a possibilidade de troca de significados, de constituição de identidades.
“[....] aquilo no momento de meu encontro com os outros surdos era o igual que eu queria, tinha a comunicação que eu queria. Aquilo que identificava eles identificava a mim também e fazia ser eu mesma, igual.”
(PERLIN, 1998, p. 54)
Acerca da identidade surda híbrida, é correto afirmar que
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73Q1013752 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

Amanda, estudante do curso de tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa, indagou à professora surda por que o sinal de ESCOLA é na verdade composto por dois sinais diferentes.
A professora de Amanda explicou, corretamente, considerando uma das três regras morfológicas utilizadas no processo de composição do sinal, que
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74Q1015449 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

A história da Educação de Surdos no Brasil é marcada por eventos que movimentavam e ainda movimentam a comunidade surda em busca de uma educação justa e igualitária à educação de pessoas ouvintes. O ensino das línguas Libras e Língua Portuguesa é fundamental para o desenvolvimento das pessoas surdas como cidadãs. No Brasil, a primeira escola de surdos foi organizada e fundada em 1855, no Rio de Janeiro, em um momento social em que os surdos não eram reconhecidos como cidadãos.
O professor que deu início à educação de surdos no Brasil chamava-se
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75Q1015456 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

De acordo com o Decreto nº 5.626, de 2005, o MEC deverá promover a criação de cursos de graduação de formação de professores surdos e ouvintes bilíngues, de licenciatura em Letras: Libras ou Letras: Libras/Língua Portuguesa e de formação em Tradução e Interpretação de Libras/Língua Portuguesa.
Assinale a opção que se refere ao professor que também tem a formação de intérprete de Libras, cuja carreira é a do magistério, e sua atuação na rede de ensino pode efetivar-se em dupla função.
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76Q1015458 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

“O intérprete e instrutor de Libras é, para a pessoa surda, um verdadeiro elo de comunicação com o mundo. ‘A Libras me ajuda a aprender e a me desenvolver, além de poder fazer novas amizades na Escola.’, disse em Libras o aluno do 6º ano da Escola Municipal Eliete Araújo, Matheus Gomes, revelando que adora matemática.”
Diário de Pernambuco. Libras: Inclusão em escolas de Petrolina é destaque no ensino. Publicado em 16/11/2022
A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) De forma a viabilizar o acesso aos conteúdos curriculares, o tradutor/intérprete de Libras-Língua Portuguesa deve atuar interpretando, de acordo com a Língua Brasileira de Sinais, todas as atividades didático-pedagógicas e culturais ocorridas nas instituições de ensino em seus níveis fundamental, médio e superior.
( ) O tradutor/intérprete de Libras-Língua Portuguesa deve realizar uma comunicação eficiente entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos- cegos, surdos- cegos e ouvintes, através da interpretação entre as duas línguas, dando ênfase a Libras em detrimento da Língua Portuguesa.
( ) O intérprete educacional deve redirecionar os questionamentos dos alunos ao professor, cumprindo sua função de intermediário na interlocução entre aluno e professor.
( ) É permitido ao intérprete educacional fazer comentários específicos relacionados a linguagem da criança, a interpretação em si e ao processo de interpretação quando forem pertinentes ao processo ensino-aprendizagem.
As afirmativas são, respectivamente,
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77Q1015448 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Libras, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

Solange concluiu o curso normal superior de graduação na modalidade licenciatura e, concomitantemente, concluiu um curso de Libras, mas seu interesse é a formação de tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa.
Avalie se a formação profissional do tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa, em nível médio, pode ser realizada por meio de:
I. Cursos de educação profissional reconhecidos pelo sistema que os credenciou.
II. Cursos de extensão universitária.
III. Cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior e instituições credenciadas por Secretaria de Educação.
IV. Cursos realizados por organizações da sociedade civil, representativos da comunidade surda, tendo a certificação convalidada por instituições de ensino superior e instituições credenciadas por Secretarias de Educação.
Está correto o que afirma em
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78Q1015451 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

Professores surdos de uma universidade participaram de um simpósio internacional promovido pelo INES- Instituto Nacional de Educação de Surdos, no Rio de Janeiro. Em um dos seminários temáticos, com o tema Origem das Línguas de Sinais, houve debate em torno das semelhanças entre as línguas de sinais e orais, destacando variados mitos que precisam ser desfeitos para que se reconheça a Língua de Sinais como Língua.
Assinale a opção que apresenta corretamente uma semelhança entre as línguas.
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79Q1015457 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

“Kauã Silva Eleotério, 9 anos, é um dos 23 alunos surdos matriculados na Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Educação Fundamental) Professor Nicolau Moraes de Barros, em Santo André. A unidade integra o Polo Bilíngue de educação para surdos do município. (...) Ao saber dos planos do aluno para o futuro, Márcia Lopes da Silva Souza, uma das professoras bilíngues do polo andreense, se emocionou. “Ele tem perspectiva para o futuro. A gente tem desenvolvido esse trabalho e perceber como eles eram quando chegaram e como estão hoje é gratificante. Quando ele iniciou, se fizesse uma pergunta dessas, ele não saberia responder. Eles não sabiam nem brincar. Então, saber que ele tem esse sonho é maravilhoso. Ganhei o meu dia.”, disse a educadora.”
(Diário do Grande ABC- Santo André-SP. Cidades oferecem ensino bilingue a alunos surdos. Por Joice Cunha-06/06/2022.)
Assinale a opção correta a respeito da formação do professor no atendimento educacional especializado como uma das diretrizes da política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, com a inclusão dos alunos surdos.
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80Q1015447 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Libras, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

O exame de proficiência em Libras deve avaliar a fluência, o conhecimento e a competência para o uso e ensino da Libras.
A esse respeito, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Anualmente, o exame de proficiência em Libras deve ser promovido pelo Ministério da Educação e por instituições de ensino superior por ele credenciadas para essa finalidade.
( ) A certificação de proficiência em Libras habilitará o professor, mas não o instrutor, para a função docente.
( ) O exame de proficiência em Libras deve ser realizado por banca examinadora com amplo conhecimento em Libras, constituída por docentes surdos e linguistas de instituições de educação superior.
As afirmativas são, respectivamente,
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