Início

Questões de Concursos Prefeitura de Jacareí SP

Resolva questões de Prefeitura de Jacareí SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q326101 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

Assinale a alternativa correta, de acordo com Vygotsky, quando trata de pensamento e linguagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q319741 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

Assinale a alternativa correta, de acordo com Jussara Hoffmann:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q323142 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

De acordo com Vygotsky e Piaget, assinale a alternativa verdadeira:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q319153 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

De acordo com Telma Weisz, é falsa a alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q812978 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

São linhas de ação da política de atendimento à criança e adolescente, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q320644 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

Assinale a alternativa correta de acordo com Maria da Glória Seber:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q325474 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

De acordo com Vygotsky em “Pensamento e Linguagem”, assinale a alternativa verdadeira:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q817367 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

A Lei 9.394/96 (LDB), dispõe que a Educação Básica poderá organizar-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q323928 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

Sobre a “Avaliação da aprendizagem Escolar”, para Luckesi, não é correta a alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q319219 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

De acordo com Paulo Freire quando trata da importância do ato de ler, para a construção da visão crítica são indispensáveis:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q807834 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

Aplica-se o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069, de 13 de julho de 1990):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q807790 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

Nos moldes da Lei de Diretrizes e Bases (art. 11), a organização, mantença e desenvolvimento dos órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados incumbe:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q327292 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

Assinale a alternativa correta, de acordo com Jussara Hoffmann:

I. É desnecessário o compromisso da escola em tornar a criança consciente do direito à educação, capaz de reivindicar uma escola de qualidade.

II. A escola deve compreender as crianças a ponto de auxiliá-las a usufruir seu direito ao ensino fundamental no sentido de sua promoção como cidadãos participantes nessa sociedade.

III. A política de “escola para todas as crianças” é desperdício de dinheiro público, pois nem todas as crianças se interessam pelo estudo.

IV. Se a criança das classes populares for considerada, desde logo, como de futuro impossível, não terá nem tempo justo de provar o quanto poderemos contar com ela.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q324606 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

Para Maria da Glória Seber, é correta a alternativa:

I. Não são poucos os pais que se envaidecem diante da decifração das letras e da repetição numérica; essa vaidade é inversamente proporcional à idade da criança: quanto mais cedo o filho realizar tal façanha, maior o orgulho demonstrado pelos pais.

II. Para muitos professores, é preciso alfabetizar bem rápido as crianças; se a leitura é mecânica e silabada, não permitindo a apreensão do significado do texto; se algo similar ocorre com a contagem que, embora memorizada, não possibilita sequer o entendimento da “ordem de contar”, nada importa; o essencial é conservar os mesmos procedimentos, orientar a ação educativa em uma única direção: a da submissão da criança às predeterminações dos adultos.

III. É comum a crença de que para as crianças que definitivamente se recusam e, do ponto de vista de seus professores, “fracassam”, a questão é reduzida à “falta de empenho” delas.

IV. Para aquelas que se arrastam, empurrando os conteúdos escolares com a barriga, muitos professores consideram que as aulas de reforço constituem remédio milagroso: é só repetir muitas vezes as matérias dadas e o aprendizado está garantido.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q319137 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

Para Jussara Hoffmann, é verdadeira a alternativa:

I. Uma escola de qualidade é a que dá conta, de fato, de todas as crianças brasileiras, concebidas em sua realidade concreta.

II. Qualquer referência saudosista a um ensino de qualidade significa, automaticamente, a manutenção de uma concepção elitista do aluno ingressante em qualquer escola.

III. O caminho para o desenvolvimento é uma educação igualitária, que acolha os filhos desta geração em conflito e projete essa geração para o futuro, consciente do seu papel numa possível transformação.

IV. A escola, hoje, insere-se numa sociedade marcada por muita violência, miséria, epidemias, instabilidade econômica e política.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q911887 | Arquivologia, Morfologia, Motorista, Prefeitura de Jacareí SP, CONSULPAM, 2023

Texto associado.
Recomece
(Fragmento - Bráulio Bessa)
Quando a vida bater forte
e sua alma sangrar,
quando esse mundo pesado
lhe ferir, lhe esmagar...


É hora do recomeço.
Recomece a LUTAR.


Quando tudo for escuro
e nada iluminar,
quando tudo for incerto
e você só duvidar...
É hora do recomeço.
Recomece a ACREDITAR.


Quando a estrada for longa
e seu corpo fraquejar,
quando não houver caminho
nem um lugar pra chegar...
É hora do recomeço.
Recomece a CAMINHAR.


Disponível em: https://www.culturagenial.com/poemasbraulio-bessa/

As palavras “quando”, “tudo” e “corpo” foram retiradas do texto. Analise os termos e assinale a CORRETA classificação, na ordem em que foram destacadas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q911896 | Legislação de Trânsito CTB, Infrações, Motorista, Prefeitura de Jacareí SP, CONSULPAM, 2023

Ao constatar um veículo estacionado sobre a faixa destinada a pedestre, o Agente de Trânsito deverá, nos termos do art. 181, VIII:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q911895 | Legislação de Trânsito CTB, Infrações, Motorista, Prefeitura de Jacareí SP, CONSULPAM, 2023

Assinale CORRETAMENTE o tipo de infração e a medida administrativa aplicável ao uso de veículo equipamento com som em volume ou frequência que não sejam autorizados pelo CONTRAN.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q911897 | Legislação de Trânsito CTB, Infrações, Motorista, Prefeitura de Jacareí SP, CONSULPAM, 2023

Lívio, Agente de Trânsito, constatou que Marco Aurélio, um dos passageiros de veículo conduzido por Trajano em uma via urbana, não estava usando cinto de segurança. Assinale a alternativa que indica qual providência Lívio deve adotar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q911894 | Matemática, Problemas, Motorista, Prefeitura de Jacareí SP, CONSULPAM, 2023

Um número N dividido por 15 deixa resto 7. O mesmo número N dividido por 17 deixa resto 5. Sabendo que, nessas divisões, os quocientes são iguais, então o valor de N2 – 4 é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.