Questões de Concursos Prefeitura de Jacareí SP

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41Q319137 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

Para Jussara Hoffmann, é verdadeira a alternativa:

I. Uma escola de qualidade é a que dá conta, de fato, de todas as crianças brasileiras, concebidas em sua realidade concreta.

II. Qualquer referência saudosista a um ensino de qualidade significa, automaticamente, a manutenção de uma concepção elitista do aluno ingressante em qualquer escola.

III. O caminho para o desenvolvimento é uma educação igualitária, que acolha os filhos desta geração em conflito e projete essa geração para o futuro, consciente do seu papel numa possível transformação.

IV. A escola, hoje, insere-se numa sociedade marcada por muita violência, miséria, epidemias, instabilidade econômica e política.

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42Q807334 | Legislação Federal, Lei 10639 2003, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

Assinale a alternativa falsa sobre a redação do art. 26, incluído na Lei 9.394/96(LDB) pela lei 10.639/03:
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43Q319153 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

De acordo com Telma Weisz, é falsa a alternativa:
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44Q812978 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

São linhas de ação da política de atendimento à criança e adolescente, exceto:
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45Q325818 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

Para Constance Kamii, em “A criança e o número”, é correta a alternativa:

I. Para que a criança adquira conhecimento social é dispensável a interferência de outras pessoas.

II. Assim como o conhecimento físico, o conhecimento social é um conhecimento de conteúdo e requer uma estrutura lógico-matemática para sua assimilação e organização.

III. A abstração construtiva ou reflexiva é uma construção feita pela mente e, que, representa apenas o enfoque sobre algo já existente nos objetos.

IV. As relações não têm existência na realidade externa, a relação entre os objetos existe somente nas mentes daqueles que podem criá-la.

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46Q323776 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

De acordo com Edgar Morin, é verdadeira a alternativa:

I. A compreensão humana é a um só tempo, meio e fim da comunicação humana.

II. Em uma possível reforma de ensino não deve ser considerada a potencialidade de uma estruturação curricular em disciplinas para que, com cada uma delas, fique evidente a percepção da condição humana.

III. O Século XX nos legou, entre outras coisas, a racionalização que só conhece o cálculo e ignora o indivíduo, seu corpo, seus sentimentos, sua alma.

IV. A afetividade pode asfixiar o conhecimento, mas pode, também, fortalecê-lo.

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47Q325330 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

Para Telma Weisz, em “Diálogo entre o ensino e aprendizagem”, é verdadeira a alternativa:
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48Q326101 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

Assinale a alternativa correta, de acordo com Vygotsky, quando trata de pensamento e linguagem:
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49Q817367 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

A Lei 9.394/96 (LDB), dispõe que a Educação Básica poderá organizar-se:
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51Q319219 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

De acordo com Paulo Freire quando trata da importância do ato de ler, para a construção da visão crítica são indispensáveis:
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52Q328184 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

Assinale a alternativa correta em se tratando de Projetos de Trabalho:

I. Um projeto pode organizar-se seguindo um determinado eixo: a definição de um conceito, um problema geral ou particular, um conjunto de perguntas inter-relacionadas, uma temática que valha a pena ser tratada por si mesma.

II. Para abordar um eixo em sala de aula, se procede dando ênfase na articulação da informação necessária para tratar o problema objeto de estudo e os procedimentos requeridos pelos alunos para desenvolvê-lo, ordená-lo, compreendê-lo e assimilálo.

III. As diferentes fases e atividades que se devem desenvolver num Projeto, ajudam os alunos a serem conscientes de seu processo de aprendizagem e exige do professorado, responder aos desafios que estabelece uma estruturação muito mais aberta e flexível dos conteúdos escolares.

IV. A informação necessária para construir os Projetos não está determinada de antemão, nem depende do educador ou do livro-texto; está, sim, em função do que cada aluno já sabe sobre um tema e da informação com a qual se possa relacionar dentro e fora da escola.

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53Q319741 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

Assinale a alternativa correta, de acordo com Jussara Hoffmann:
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54Q320253 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

De acordo com Constance Kamii, é correta a alternativa:

I. Uma criança educada numa família autoritária tem muito mais oportunidades de desenvolver sua habilidade de raciocinar logicamente, pois é forçada a obedecer sem ter o desgaste de inventar argumentos que façam sentido e sejam convincentes.

II. As crianças não aprendem conceitos numéricos com desenhos, nem pela manipulação de objetos; elas constroem esses conceitos pela abstração reflexiva, à medida que atuam mentalmente sobre os objetos.

III. A Aritmética não precisa ser transmitida de uma geração a outra como o conhecimento social (convencional), uma vez que o conhecimento lógicomatemático é construído pela coordenação de relações feitas pela criança e nada é arbitrário nessa coordenação.

IV. Em vez de contar objetos e comparar quantidades porque a professora diz que é hora de Matemática, as crianças deveriam ser encorajadas a pensar sobre quantidades quando sentissem necessidade e interesse.

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55Q324606 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Jacareí SP, CONSESP

Para Maria da Glória Seber, é correta a alternativa:

I. Não são poucos os pais que se envaidecem diante da decifração das letras e da repetição numérica; essa vaidade é inversamente proporcional à idade da criança: quanto mais cedo o filho realizar tal façanha, maior o orgulho demonstrado pelos pais.

II. Para muitos professores, é preciso alfabetizar bem rápido as crianças; se a leitura é mecânica e silabada, não permitindo a apreensão do significado do texto; se algo similar ocorre com a contagem que, embora memorizada, não possibilita sequer o entendimento da “ordem de contar”, nada importa; o essencial é conservar os mesmos procedimentos, orientar a ação educativa em uma única direção: a da submissão da criança às predeterminações dos adultos.

III. É comum a crença de que para as crianças que definitivamente se recusam e, do ponto de vista de seus professores, “fracassam”, a questão é reduzida à “falta de empenho” delas.

IV. Para aquelas que se arrastam, empurrando os conteúdos escolares com a barriga, muitos professores consideram que as aulas de reforço constituem remédio milagroso: é só repetir muitas vezes as matérias dadas e o aprendizado está garantido.

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