Início

Questões de Concursos Prefeitura de Jaguapitã PR

Resolva questões de Prefeitura de Jaguapitã PR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q916367 | Informática, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Jaguapitã PR, FAUEL, 2024

Cada tipo de hardware desempenha uma função específica no funcionamento do computador, como processamento de dados, entrada de informações, saída de resultados ou armazenamento de dados. Sabendo disso, marque a alternativa que apresenta um hardware com a descrição INCORRETA de sua função.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q871312 | Saúde Pública, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Jaguapitã PR, FAUEL, 2024

Este texto descreve características de um microrganismo Gram-positivo patogênico, psicrotrófico e com alta capacidade de formação de biofilmes. A ingestão de alimentos contaminados por esse patógeno pode resultar em uma infecção não invasiva, geralmente restrita ao trato gastrointestinal, ou em uma infecção sistêmica invasiva. Esse microrganismo é particularmente perigoso para gestantes, recém-nascidos, idosos, pessoas com síndrome de imunodeficiência adquirida, transplantados e outros indivíduos com comprometimento do sistema imunológico. A que microrganismo essa descrição se refere?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q895900 | Informática, Princípios de Segurança, Professor, Prefeitura de Jaguapitã PR, FAUEL, 2024

Os princípios de segurança da informação são pilares essenciais para proteger dados, sistemas e informações contra ameaças cibernéticas e outros riscos. Identifique a alternativa que apresenta os princípios de segurança da informação que preenchem, respectivamente, as lacunas a seguir de modo CORRETO.
“O princípio ________________ assegura que uma pessoa ou entidade não possa negar a autenticidade de uma transação ou comunicação realizada. Enquanto isso, o princípio ________________ assegura que as informações estejam acessíveis para os usuários autorizados quando necessário, evitando interrupções ou períodos prolongados de inatividade”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q895683 | Informática, Microsoft Excel 2016 e 365, Assistente Social, Prefeitura de Jaguapitã PR, FAUEL, 2024

No Microsoft Excel 2016 (em português), muitas funcionalidades estão organizadas em grupos, os quais, por sua vez, estão distribuídos em guias. Dentro da guia “Inserir”, qual dos seguintes grupos oferece a opção “Segmentação de Dados”?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q895901 | Informática, Ferramentas de Segurança antivírus, Professor, Prefeitura de Jaguapitã PR, FAUEL, 2024

Na proteção contra ameaças cibernéticas, os softwares antivírus desempenham um papel crucial. Esses programas são projetados para detectar, prevenir e remover malwares. Sabendo disso, identifique a alternativa que apresenta dois exemplos de softwares antivírus (nas alternativas fornecidas, os softwares são mencionados apenas pelo nome principal, sem incluir complementos ou versões específicas).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q895621 | Informática, Google Chrome, Advogado, Prefeitura de Jaguapitã PR, FAUEL, 2024

Considerando a utilização do navegador Google Chrome em um computador com o sistema operacional Microsoft Windows 10 (em português), uma variedade de atalhos de teclado está disponível para simplificar diversas operações. Qual das seguintes opções apresenta CORRETAMENTE um atalho de teclado e sua função correspondente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q895624 | Direito Administrativo, Advogado, Prefeitura de Jaguapitã PR, FAUEL, 2024

Supondo que determinada Assembleia Legislativa aprove lei estadual com vistas a manter válidas e prorrogadas automaticamente permissões já exauridas de serviço público de transporte alternativo intermunicipal de passageiros, prevendo a prorrogação automática das permissões, por 10 (dez) anos, em caso de não realização de nova licitação, à luz da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q916362 | Português, Significação Contextual de Palavras, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Jaguapitã PR, FAUEL, 2024

Texto associado.
Considere a crônica a seguir, escrita por Cecília Meireles, para responder à questão.


O fim do mundo

A primeira vez que ouvi falar no fim do mundo, o mundo para mim não tinha nenhum sentido, ainda; de modo que não me interessava nem o seu começo nem o seu fim. Lembro-me, porém, vagamente, de umas mulheres nervosas que choravam, meio desgrenhadas, e aludiam a um cometa que andava pelo céu, responsável pelo acontecimento que elas tanto temiam.
Nada disso se entendia comigo: o mundo era delas, o cometa era para elas: nós, crianças, existíamos apenas para brincar com as flores da goiabeira e as cores do tapete. Mas, uma noite, levantaram-me da cama, enrolada num lençol, e, estremunhada, levaram-me à janela para me apresentarem à força ao temível cometa.
Aquilo que até então não me interessava nada, que nem vencia a preguiça dos meus olhos pareceu-me, de repente, maravilhoso. Era um pavão branco, pousado no ar, por cima dos telhados? Era uma noiva, que caminhava pela noite, sozinha, ao encontro da sua festa? Gostei muito do cometa. Devia sempre haver um cometa no céu, como há lua, sol, estrelas. Por que as pessoas andavam tão apavoradas? A mim não me causava medo nenhum.
Ora, o cometa desapareceu, aqueles que choravam enxugaram os olhos, o mundo não se acabou, talvez eu tenha ficado um pouco triste – mas que importância tem a tristeza das crianças? Passou-se muito tempo. Aprendi muitas coisas, entre as quais o suposto sentido do mundo. Não duvido de que o mundo tenha sentido. Deve ter mesmo muitos, inúmeros, pois em redor de mim as pessoas mais ilustres e sabedoras fazem cada coisa que bem se vê haver um sentido do mundo peculiar a cada um.
Dizem que o mundo termina em fevereiro próximo. Ninguém fala em cometa, e é pena, porque eu gostaria de tornar a ver um cometa, para verificar se a lembrança que conservo dessa imagem do céu é verdadeira ou inventada pelo sono dos meus olhos naquela noite já muito antiga.
O mundo vai acabar, e certamente saberemos qual era o seu verdadeiro sentido. Se valeu a pena que uns trabalhassem tanto e outros tão pouco. Por que fomos tão sinceros ou tão hipócritas, tão falsos ou tão leais. Por que pensamos tanto em nós mesmos ou só nos outros. Por que fizemos voto de pobreza ou assaltamos os cofres públicos – além dos particulares. Por que mentimos tanto, com palavras tão judiciosas. Tudo isso saberemos e muito mais do que cabe enumerar numa crônica.

(“O fim do mundo”, por Cecília Meireles, com adaptações)
No primeiro parágrafo, no trecho “de modo que não me interessava nem o seu começo nem o seu fim”, a expressão “de modo que” carrega um sentido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q895902 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor, Prefeitura de Jaguapitã PR, FAUEL, 2024

Qual legislação brasileira, promulgada em 1996, abrange desde a Educação Infantil até a Educação Superior, além de regulamentar a Educação Escolar Indígena?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q895908 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor, Prefeitura de Jaguapitã PR, FAUEL, 2024

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, a idade para cada etapa da Educação Básica pode variar dependendo de diferentes contextos. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE um contexto em que as idades para cada etapa da Educação Básica podem variar.

I – Jovens e adultos sem escolarização ou incompleta.
II – Habitantes de zonas rurais.
III – Indígenas e quilombolas.
IV – Adolescentes em regime de acolhimento ou internação.
V – Jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q895920 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor, Prefeitura de Jaguapitã PR, FAUEL, 2024

Segundo o Art. 90 da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, qual é a penalidade para alguém que abandona uma pessoa com deficiência em hospitais, casas de saúde, entidades de abrigamento ou congêneres, ou que não provenha suas necessidades básicas quando obrigado por lei ou mandado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q895925 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Jaguapitã PR, FAUEL, 2024

Dentro do Referencial Curricular do Paraná, os objetos de conhecimento e respectivos objetivos de aprendizagem na disciplina de Educação Física estão organizados em seis unidades temáticas, que são abordadas durante os anos do Ensino Fundamental. Analise as unidades temáticas nas alternativas a seguir e assinale a única que NÃO faz parte de uma unidade temática descrita no Referencial Curricular do Paraná.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q895904 | Pedagogia, Piaget, Professor, Prefeitura de Jaguapitã PR, FAUEL, 2024

A teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget é uma das mais influentes no campo da Psicologia do Desenvolvimento. Piaget propôs uma abordagem construtivista, argumentando que as crianças constroem ativamente o conhecimento enquanto interagem com o ambiente ao seu redor. Sua teoria é composta por estágios distintos que descrevem as mudanças qualitativas na maneira como as crianças pensam e compreendem o mundo. Sobre isso, marque “V” para as afirmativas verdadeiras e “F” para as falsas. Depois, assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

( ) Estágio Sensório-motor (do nascimento aos 2 anos): durante este estágio, as crianças aprendem principalmente por meio dos sentidos e das ações motoras. Elas desenvolvem a noção de permanência do objeto, entendendo que os objetos continuam a existir mesmo quando estão fora de sua visão.
( ) Estágio Pré-operatório (dos 2 aos 7 anos): neste estágio, as crianças tornam-se capazes de realizar operações mentais simples e lógicas com relação a objetos tangíveis e a eventos concretos. Elas também desenvolvem a capacidade de entender princípios de conservação, reversibilidade e seriação.
( ) Estágio das Operações Concretas (dos 7 aos 11 anos): durante este estágio, as crianças começam a desenvolver habilidades de linguagem e a representar mentalmente objetos e eventos. No entanto, elas ainda tendem a ser egocêntricas, incapazes de ver as coisas a partir da perspectiva de outra pessoa.
( ) Estágio das Operações Formais (a partir dos 11 anos): durante este estágio, que persiste pela adolescência até a idade adulta, as pessoas desenvolvem a capacidade de pensar logicamente sobre conceitos abstratos e hipotéticos. Elas podem raciocinar sobre possibilidades futuras e considerar diferentes pontos de vista.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q895899 | Informática, Microsoft Word 2016 e 365, Professor, Prefeitura de Jaguapitã PR, FAUEL, 2024

No Word 2016 (em português), as funcionalidades são organizadas em grupos específicos, cada um agrupado sob uma guia correspondente. Sabendo disso, identifique a alternativa que lista CORRETAMENTE dois grupos da guia “Inserir” da referida ferramenta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q895923 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor, Prefeitura de Jaguapitã PR, FAUEL, 2024

De acordo com Johnson e Myklebust (1987, p. 235), qual é o distúrbio de aprendizagem caracterizado por uma desordem na integração visual-motora, em que a criança vê o que deseja escrever, mas não consegue transmitir as informações visuais ao sistema motor, resultando na incapacidade de escrever ou copiar letras, palavras e números?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q895686 | Serviço Social, Instrumentos Técnicos Operativos do Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Jaguapitã PR, FAUEL, 2024

Acerca da importância da pesquisa no Serviço Social, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q895622 | Informática, Advogado, Prefeitura de Jaguapitã PR, FAUEL, 2024

Segurança da informação é uma área crucial da tecnologia que se concentra na proteção de dados e sistemas contra ameaças e ataques cibernéticos. Isso inclui a implementação de políticas, procedimentos e tecnologias para garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações. Considerando isso, identifique a alternativa que apresenta os conceitos de segurança da informação que preenchem, respectivamente e de forma CORRETA, as lacunas a seguir.
“O(a) ____________________ é o processo de transformar informações em um formato ilegível, conhecido como texto cifrado, usando algoritmos matemáticos. Enquanto isso, o(a) ____________________ é um componente de segurança que monitora e controla o tráfego de rede entre uma rede privada e a internet ou outra rede pública”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q916363 | Português, Análise sintática, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Jaguapitã PR, FAUEL, 2024

Texto associado.
Considere a crônica a seguir, escrita por Cecília Meireles, para responder à questão.


O fim do mundo

A primeira vez que ouvi falar no fim do mundo, o mundo para mim não tinha nenhum sentido, ainda; de modo que não me interessava nem o seu começo nem o seu fim. Lembro-me, porém, vagamente, de umas mulheres nervosas que choravam, meio desgrenhadas, e aludiam a um cometa que andava pelo céu, responsável pelo acontecimento que elas tanto temiam.
Nada disso se entendia comigo: o mundo era delas, o cometa era para elas: nós, crianças, existíamos apenas para brincar com as flores da goiabeira e as cores do tapete. Mas, uma noite, levantaram-me da cama, enrolada num lençol, e, estremunhada, levaram-me à janela para me apresentarem à força ao temível cometa.
Aquilo que até então não me interessava nada, que nem vencia a preguiça dos meus olhos pareceu-me, de repente, maravilhoso. Era um pavão branco, pousado no ar, por cima dos telhados? Era uma noiva, que caminhava pela noite, sozinha, ao encontro da sua festa? Gostei muito do cometa. Devia sempre haver um cometa no céu, como há lua, sol, estrelas. Por que as pessoas andavam tão apavoradas? A mim não me causava medo nenhum.
Ora, o cometa desapareceu, aqueles que choravam enxugaram os olhos, o mundo não se acabou, talvez eu tenha ficado um pouco triste – mas que importância tem a tristeza das crianças? Passou-se muito tempo. Aprendi muitas coisas, entre as quais o suposto sentido do mundo. Não duvido de que o mundo tenha sentido. Deve ter mesmo muitos, inúmeros, pois em redor de mim as pessoas mais ilustres e sabedoras fazem cada coisa que bem se vê haver um sentido do mundo peculiar a cada um.
Dizem que o mundo termina em fevereiro próximo. Ninguém fala em cometa, e é pena, porque eu gostaria de tornar a ver um cometa, para verificar se a lembrança que conservo dessa imagem do céu é verdadeira ou inventada pelo sono dos meus olhos naquela noite já muito antiga.
O mundo vai acabar, e certamente saberemos qual era o seu verdadeiro sentido. Se valeu a pena que uns trabalhassem tanto e outros tão pouco. Por que fomos tão sinceros ou tão hipócritas, tão falsos ou tão leais. Por que pensamos tanto em nós mesmos ou só nos outros. Por que fizemos voto de pobreza ou assaltamos os cofres públicos – além dos particulares. Por que mentimos tanto, com palavras tão judiciosas. Tudo isso saberemos e muito mais do que cabe enumerar numa crônica.

(“O fim do mundo”, por Cecília Meireles, com adaptações)
Também no primeiro parágrafo do texto, no trecho “nós, crianças, existíamos apenas para brincar”, a palavra “crianças” pode ser classificada como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.