Questões de Concursos: Prefeitura de Jaguapitã PR

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Prefeitura de Jaguapitã PR. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q895901 | Informática, Ferramentas de Segurança antivírus, Professor, Prefeitura de Jaguapitã PR, FAUEL, 2024

Na proteção contra ameaças cibernéticas, os softwares antivírus desempenham um papel crucial. Esses programas são projetados para detectar, prevenir e remover malwares. Sabendo disso, identifique a alternativa que apresenta dois exemplos de softwares antivírus (nas alternativas fornecidas, os softwares são mencionados apenas pelo nome principal, sem incluir complementos ou versões específicas).

42 Q895902 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor, Prefeitura de Jaguapitã PR, FAUEL, 2024

Qual legislação brasileira, promulgada em 1996, abrange desde a Educação Infantil até a Educação Superior, além de regulamentar a Educação Escolar Indígena?

43 Q895905 | Pedagogia, Vygotsky, Professor, Prefeitura de Jaguapitã PR, FAUEL, 2024

A teoria histórico-cultural de Lev Vygotsky é uma das abordagens mais influentes no campo da Psicologia do Desenvolvimento e da aprendizagem. Vygotsky (1994) argumentou que o desenvolvimento humano é profundamente influenciado pelo contexto social e cultural em que uma pessoa vive, e que a aprendizagem é um processo fundamentalmente social. Assinale a alternativa INCORRETA quanto aos principais conceitos da teoria de Vygotsky.

44 Q895912 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Jaguapitã PR, FAUEL, 2024

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos, em seu Art. 30, estabelece que os três anos iniciais desse ciclo devem assegurar quais objetivos educacionais? Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.

I – A alfabetização e o letramento.
II – O desenvolvimento das diversas formas de expressão, incluindo o aprendizado da Língua Portuguesa, Gramática, Música e demais artes, Educação Física, assim como o aprendizado de Matemática, Ciência, Ensino Religioso, História e Geografia.
III – A continuidade da aprendizagem, considerando a complexidade do processo de alfabetização e os prejuízos que a repetência pode causar, especialmente na transição do primeiro para o segundo ano e do segundo para o terceiro ano de escolaridade.

45 Q895926 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Jaguapitã PR, FAUEL, 2024

De acordo com o Referencial Curricular do Paraná, há direitos específicos para o ensino de Matemática no Ensino Fundamental. Analise algumas afirmações sobre esses direitos e marque “V” para verdadeiro e “F” para falso. Em seguida, assinale a alternativa que contempla a sequência CORRETA das afirmações, de cima para baixo.

( ) Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.
( ) Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.
( ) Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (orgânica, inorgânica, física e analítica) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo indiferença e a perseverança na busca de soluções.
( ) Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.
( ) Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos e sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

46 Q884233 | Direito Administrativo, Conceito, Assistente de Administração, Prefeitura de Jaguapitã PR, FAUEL, 2024

É crucial para o servidor público entender sobre a Lei de Licitações para garantir a legalidade, transparência e eficiência nas compras e contratações públicas, evitando fraudes e desperdícios e promovendo o uso responsável dos recursos públicos. A seção III da Lei de Licitações (Lei nº 14.133/21) trata sobre os critérios de julgamento das propostas e, em seu Art. 33, discorre sobre o julgamento das propostas e os critérios a serem observados. Sabendo disso, assinale a alternativa que representa todos os critérios de julgamentos previstos no Art. 33 da referida Lei.

47 Q895621 | Informática, Google Chrome, Advogado, Prefeitura de Jaguapitã PR, FAUEL, 2024

Considerando a utilização do navegador Google Chrome em um computador com o sistema operacional Microsoft Windows 10 (em português), uma variedade de atalhos de teclado está disponível para simplificar diversas operações. Qual das seguintes opções apresenta CORRETAMENTE um atalho de teclado e sua função correspondente?

48 Q916369 | Informática, Procedimento de Segurança e Back up, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Jaguapitã PR, FAUEL, 2024

O servidor público deve entender de backup para garantir a segurança e a integridade dos dados governamentais, prevenindo perdas por falhas técnicas ou ciberataques. Conhecer procedimentos de backup assegura a continuidade dos serviços públicos, minimizando impactos de interrupções. Isso também protege informações sensíveis contra corrupção ou exclusão acidental. A prática de backup contribui para a transparência e a confiança na administração pública. Dessa forma, o backup é uma prática fundamental para garantir a segurança, a integridade e a disponibilidade dos dados em todos os contextos, sejam eles pessoais, sejam profissionais. Sabendo disso, assinale a alternativa verdadeira com relação a backups na nuvem.

49 Q895899 | Informática, Microsoft Word 2016 e 365, Professor, Prefeitura de Jaguapitã PR, FAUEL, 2024

No Word 2016 (em português), as funcionalidades são organizadas em grupos específicos, cada um agrupado sob uma guia correspondente. Sabendo disso, identifique a alternativa que lista CORRETAMENTE dois grupos da guia “Inserir” da referida ferramenta.

50 Q916364 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Jaguapitã PR, FAUEL, 2024

Texto associado.
Considere a crônica a seguir, escrita por Cecília Meireles, para responder à questão.


O fim do mundo

A primeira vez que ouvi falar no fim do mundo, o mundo para mim não tinha nenhum sentido, ainda; de modo que não me interessava nem o seu começo nem o seu fim. Lembro-me, porém, vagamente, de umas mulheres nervosas que choravam, meio desgrenhadas, e aludiam a um cometa que andava pelo céu, responsável pelo acontecimento que elas tanto temiam.
Nada disso se entendia comigo: o mundo era delas, o cometa era para elas: nós, crianças, existíamos apenas para brincar com as flores da goiabeira e as cores do tapete. Mas, uma noite, levantaram-me da cama, enrolada num lençol, e, estremunhada, levaram-me à janela para me apresentarem à força ao temível cometa.
Aquilo que até então não me interessava nada, que nem vencia a preguiça dos meus olhos pareceu-me, de repente, maravilhoso. Era um pavão branco, pousado no ar, por cima dos telhados? Era uma noiva, que caminhava pela noite, sozinha, ao encontro da sua festa? Gostei muito do cometa. Devia sempre haver um cometa no céu, como há lua, sol, estrelas. Por que as pessoas andavam tão apavoradas? A mim não me causava medo nenhum.
Ora, o cometa desapareceu, aqueles que choravam enxugaram os olhos, o mundo não se acabou, talvez eu tenha ficado um pouco triste – mas que importância tem a tristeza das crianças? Passou-se muito tempo. Aprendi muitas coisas, entre as quais o suposto sentido do mundo. Não duvido de que o mundo tenha sentido. Deve ter mesmo muitos, inúmeros, pois em redor de mim as pessoas mais ilustres e sabedoras fazem cada coisa que bem se vê haver um sentido do mundo peculiar a cada um.
Dizem que o mundo termina em fevereiro próximo. Ninguém fala em cometa, e é pena, porque eu gostaria de tornar a ver um cometa, para verificar se a lembrança que conservo dessa imagem do céu é verdadeira ou inventada pelo sono dos meus olhos naquela noite já muito antiga.
O mundo vai acabar, e certamente saberemos qual era o seu verdadeiro sentido. Se valeu a pena que uns trabalhassem tanto e outros tão pouco. Por que fomos tão sinceros ou tão hipócritas, tão falsos ou tão leais. Por que pensamos tanto em nós mesmos ou só nos outros. Por que fizemos voto de pobreza ou assaltamos os cofres públicos – além dos particulares. Por que mentimos tanto, com palavras tão judiciosas. Tudo isso saberemos e muito mais do que cabe enumerar numa crônica.

(“O fim do mundo”, por Cecília Meireles, com adaptações)
De acordo com o expresso pela autora no decorrer do texto, a memória conservada por ela quanto aos fatos narrados nos dois primeiros parágrafos pode ser considerada:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.