Início

Questões de Concursos Prefeitura de Jaguaquara BA

Resolva questões de Prefeitura de Jaguaquara BA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q1073830 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social Escolar da Equipe Multiprofissional, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

A formação profissional do assistente social no Brasil está vinculada a fundamentos teórico-metodológicos, ético-políticos e técnico-operativos. A diretriz curricular da ABEPSS (1996) e a Lei de Regulamentação da Profissão (Lei nº 8.662/93) definem parâmetros importantes para aatuação profissional. Considerando os fundamentos da formação profissional em Serviço Social, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q1073842 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Assistente Social Escolar da Equipe Multiprofissional, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

A Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993, regulamenta a profissão de Assistente Social no Brasil e define competências e atribuições privativas deste/a profissional. Com base nessa legislação, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q1074009 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Infantil e Anos Iniciais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Segundo a teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal, desenvolvida por Lev Vygotsky, como se caracteriza o nível de desenvolvimento real da criança?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q1074023 | Geografia, Urbanização, Geografia, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

No contexto do processo de urbanização brasileira, marcado por uma intensa e acelerada expansão das áreas urbanas sem o devido planejamento territorial e ambiental, observa-se um fenômeno que resulta na ocupação de áreas periféricas com infraestrutura precária, fragmentação socioespacial, agravamento de desigualdades e impactos ambientais severos, como supressão de áreas verdes e impermeabilização do solo, dificultando a sustentabilidade urbana. Esse fenômeno, caracterizado pela expansão horizontal das cidades em direção às periferias, sem o controle do poder público, é conceituado como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q1074084 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar de Alimentação Escolar, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Texto associado.
O TEXTO I A SEGUIR SERVIRÁ DE BASE PARA A RESOLUÇÃO DA QUESTÃO.


Há milhões de anos, durante uma era glacial, quando parte de nosso planeta esteve coberto por grandes camadas de gelo, muitos animais não resistiram ao frio intenso e morreram, indefesos, por não se adaptarem às condições.

Foi, então, que uma grande quantidade de porcos-espinhos, numa tentativa de se proteger e sobreviver, começaram a se unir, juntar-se mais e mais.

Assim, cada um podia sentir o calor do corpo do outro. E todos juntos, bem unidos, agasalhavam uns aos outros, aqueciam-se mutuamente, enfrentando por mais tempo aquele frio rigoroso.

Porém, vida ingrata, os espinhos de cada um começaram aferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhes forneciam mais calor, aquele calor vital, questão de vida ou morte. E afastaram-se, feridos, magoados, sofridos. Dispersaram-se, por não suportarem mais tempo os espinhos dos seus semelhantes. Doíam muito...

Mas essa não foi a melhor solução! Afastados, separados, logo começaram a morrer de frio, congelados. Os que não morreram voltaram a se aproximar pouco a pouco, com jeito, com cuidado, de tal forma que, unidos, cada qual conservava uma certa distância do outro, mínima, mas o suficiente para conviver sem magoar, sem causar danos e dores uns nos outros.

Assim, suportaram-se, resistindo à longa era glacial. Sobreviveram.

(Autor desconhecido)

https://mentepensante.com.br/a-fabula-do-porco-espinho/#google_vignette. Adaptado.
Quanto à Tipologia textual, pode-se afirmar que o Texto I em destaque é predominantemente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q1073836 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Assistente Social Escolar da Equipe Multiprofissional, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Segundo a Constituição Federal de 1988, a educação é direito de todos e dever do Estado e da família, devendo ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Com base nos artigos 205 a 214 da Constituição Federal, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q1074099 | Geografia, Geografia Física, Auxiliar de Alimentação Escolar, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

O município de Jaguaquara possui vegetação do bioma de _____________, sendo este conhecido por ser um dos mais ricos biomas do planeta e caracterizado por uma vegetação densa e diversificada, com grande variedade de espécies adaptadas a ambientes úmidos e quentes. O bioma que preenche a lacuna corretamente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q1073868 | Português, Sintaxe, Assistente Administrativo Escolar, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Texto associado.
O TEXTO I - A RESOLUÇÃO DA QUESTÃO


Imprensa internacional repercute decisão do STF sobre regulação das redes.


Le Monde, por exemplo, lembrou que Alexandre de Moraes já censurou o X por 40 dias no ano passado


Jornais como o norte-americano Washigton Post e o francês Le Monde noticiaram a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de criar uma regulação das redes sociais no Brasil.

Segundo o Post, a decisão do STF “incomodou a relação entre a nação sul-americana e o governo dos EUA”. “Os críticos expressaram preocupação de que a medida possa ameaçar a liberdade de expressão se as plataformas removerem preventivamente conteúdo que possa ser problemático”.

Le Monde diz que o Brasil, “onde um juiz da Suprema Corte tirou o X de Elon Musk do ar no ano passado por 40 dias por desinformação, foi mais longe do que qualquer outro país latino-americano na repressão a postagens questionáveis ou ilegais nas redes sociais”.

O jornal se referiu à decisão de Alexandre de Moraes, um dos principais defensores da regulação das redes no Brasil. “A decisão provavelmente aumentará as tensões entre o Supremo Tribunal Federal, de um lado, e as empresas de tecnologia que acusam o Brasil de censura”, acrescentou Le Monde.

O Financial Times afirma que a “decisão da Suprema Corte do Brasil sobre plataformas digitais corre o risco de alimentar tensões com o governo norte-americano do presidente Donald Trump, que ameaçou impor restrições de visto a estrangeiros que censurarem empresas e cidadãos norte-americanos”.

A decisão do STF sobre a regulação das redes sociais, da quinta-feira 26, responsabiliza as plataformas de mídia social por conteúdo de terceiros considerado ilegal, mesmo sem ordem judicial.

A função de legislar cabe ao Congresso Nacional, mas, com a alegação de que houve avanço de discursos de ódio, antidemocráticos e criminosos, os ministros, por maioria, criaram as novas regras.

Ao julgar o Marco Civil da Internet, a Corte entendeu que o artigo 19 é parcialmente inconstitucional, e, a partir de agora, as plataformas são obrigadas a retirar conteúdos de terceiro, mesmo sem decisão judicial. Basta uma notificação extrajudicial para isso.

O placar foi de 8 a 3 pela regulação das redes. Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Flávio Dino e Cármen Lúcia votaram a favor de regular a internet; André Mendonça, Edson Fachin e Nunes Marques votaram contra, pela constitucionalidade do artigo 19.


https://revistaoeste.com/politica/imprensa-internacional-repercute-decisao-do-stf-sobre-redes-sociais/. Adaptado.
Tendo por base o trecho “Jornais como o norte-americano Washigton Post e o francês Le Monde noticiaram a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de criar uma regulação das redes sociais no Brasil.”, assinale a oração retirada do texto que possui em destaque um verbo com transitividade diferente da que se encontra no fragmento acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q1073915 | Secretariado, Atribuições, Secretário Escolar, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

A organização da vida escolar faz-se através de um conjunto de normas que visam garantir o acesso, a permanência e a progressão nos estudos, bem como a regularidade da vida escolar do aluno, abrangendo os seguintes documentos, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q1073936 | História, História Geral, História, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Compreendida enquanto disciplina que se ocupa não apenas da análise crítica dos processos sociais, políticos, culturais e econômicos que conformaram as diversas sociedades ao longo do tempo, mas também da reflexão acerca de seus próprios procedimentos metodológicos, a História emerge da necessidade de investigar o entrecruzamento entre memória, narrativa e produção do conhecimento histórico. A constituição do saber histórico exige, assim, uma interlocução constante entre a materialidade das fontes, os paradigmas interpretativos e as finalidades sociopolíticas atribuídas ao ato de narrar o passado, tensionando continuamente os limites entre a História como ciência e a história enquanto objeto de estudo. Com base nessa perspectiva, examine as proposições abaixo sobre os fundamentos teóricos do conhecimento histórico, a prática historiográfica e a constituição da memória social, e assinale a alternativa que apresenta informação INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q1073944 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Língua Portuguesa, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, a respeito do Ensino de Língua Portuguesa, “A alfabetização, considerada em seu sentido restrito de aquisição da escrita alfabética, ocorre dentro de um processo mais amplo de aprendizagem da Língua Portuguesa”. Diante disso, deve-se compreender como consequência natural:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q1073948 | Português, Interpretação de Textos, Língua Portuguesa, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Leia:
Um estudo coordenado pela Fundação Getúlio Vargas aponta que, enquanto 80% dos professores de educação infantil da rede pública do país têm nível superior completo, 65,6% dos docentes dessa mesma etapa na rede privada têm igual escolaridade.
Os dados correspondem ao ano de 2014 e mostram que a formação dos professores das instituições públicas continua melhor que a dos professores da rede privada nos anos iniciais do ensino fundamental. Nos anos finais dessa etapa, a proporção de docentes com formação adequada muda: 92% dos docentes na rede privada e 89% na pública. No ensino médio, a formação é praticamente igual.
Deve-se ressaltar que o fato de que o nível superior completo, sem se considerar a qualidade do conteúdo aprendido nas licenciaturas, não garante excelência no trabalho docente e, consequentemente, no ensino.
Internet: <revistaeducação.com.br> (com adaptações).

Acerca dos sentidos e de aspectos linguísticos do texto anteriormente apresentado, nota-se como válido que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q1073961 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor das Salas de Recursos Multifuncionais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Sobre a organização do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no sistema educacional público, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q1073975 | Literatura, Escolas Literárias, Artes, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Sobre alguns dos protagonistas da Semana de Arte Moderna de 1922 no Brasil, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q1073984 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Física, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

O corpo foi historicamente apropriado por diferentes discursos ao longo da trajetória da Educação Física escolar no Brasil. A depender da tendência pedagógica dominante em cada período, o corpo foi objeto de inspeção sanitária, instrumento de preparação militar, unidade de produçãoesportiva ou meio de expressão e transformação social. A pedagogia da Educação Física, portanto, não pode ser entendida de forma neutra: ela carrega intencionalidades políticas, sociais e culturais. Com base no estudo das tendências pedagógicas da Educação Física brasileira, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. A tendência Higienista instrumentalizava o corpo como símbolo da pureza e da ordem, reforçando práticas de exclusão e disciplinamento.
II. A tendência Militarista enfatizava o corpo como ferramenta bélica e reforçava o nacionalismo e o controle autoritário.
III. A tendência Esportivista introduziu a ideia de saúde como construção coletiva e combate ao sedentarismo por meio da inclusão.
IV. A tendência Popular propõe uma ressignificação do corpo como expressão da cultura e da identidade dos sujeitos sociais.

Assinale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q1073995 | Educação Física, Primeiros Socorros no Esporte, Educação Física, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Durante uma aula prática de Educação Física, um aluno sofre uma entorse no tornozelo, com edema localizado, dor moderada e leve dificuldade de locomoção. Considerando os primeiros socorros no ambiente escolar e os protocolos recomendados para as primeiras 48 horas após o trauma, qual das condutas abaixo é a mais adequada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q1074032 | Geografia, Globalização, Geografia, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

A Iniciativa Cinturão e Rota (Nova Rota da Seda) da China pode ser compreendida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q1074059 | Pedagogia, Legislação da Educação, Psicólogo Escolar da Equipe Multiprofissional, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008), são descritas atividades de atendimento educacional especializadas. Dentre elas, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) é organizado para apoiar o desenvolvimento dos alunos, constituindo oferta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q1074072 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Aplicáveis à Saúde, Nutricionista Escolar da Equipe Multiprofissional, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Quando ocorria uma capacitação sobre boas práticas de manipulação de alimentos, a nutricionista responsável pelo refeitório escolar abordou a importância da lavagem adequada das mãos antes do preparo e distribuição das refeições. No entanto, parte da equipe alegou que usava luvas, portanto, não seria necessário higienizar as mãos. Diante dessa situação, qual orientação deve ser dada com base nas normas da ANVISA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q1073885 | Legislação de Trânsito, Sinalização de Trânsito, Motorista Escolar CNH D, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

A sinalização de trânsito é um sistema de comunicação utilizado para organizar, orientar e alertar os usuários das vias sobre condições, regulamentações e perigos, visando garantir a segurança e a fluidez do tráfego. Sobre os sinais de trânsito, eles se classificam em:

I. Verticais e diagonais.
II. Luminosos e sonoros.
III. Gestos do agente de trânsito e do condutor.

Estão corretos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.