Questões de Concursos Prefeitura de Jaguaquara BA

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201Q1074085 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar de Alimentação Escolar, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Texto associado.
O TEXTO I A SEGUIR SERVIRÁ DE BASE PARA A RESOLUÇÃO DA QUESTÃO.


Há milhões de anos, durante uma era glacial, quando parte de nosso planeta esteve coberto por grandes camadas de gelo, muitos animais não resistiram ao frio intenso e morreram, indefesos, por não se adaptarem às condições.

Foi, então, que uma grande quantidade de porcos-espinhos, numa tentativa de se proteger e sobreviver, começaram a se unir, juntar-se mais e mais.

Assim, cada um podia sentir o calor do corpo do outro. E todos juntos, bem unidos, agasalhavam uns aos outros, aqueciam-se mutuamente, enfrentando por mais tempo aquele frio rigoroso.

Porém, vida ingrata, os espinhos de cada um começaram aferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhes forneciam mais calor, aquele calor vital, questão de vida ou morte. E afastaram-se, feridos, magoados, sofridos. Dispersaram-se, por não suportarem mais tempo os espinhos dos seus semelhantes. Doíam muito...

Mas essa não foi a melhor solução! Afastados, separados, logo começaram a morrer de frio, congelados. Os que não morreram voltaram a se aproximar pouco a pouco, com jeito, com cuidado, de tal forma que, unidos, cada qual conservava uma certa distância do outro, mínima, mas o suficiente para conviver sem magoar, sem causar danos e dores uns nos outros.

Assim, suportaram-se, resistindo à longa era glacial. Sobreviveram.

(Autor desconhecido)

https://mentepensante.com.br/a-fabula-do-porco-espinho/#google_vignette. Adaptado.
“E afastaram-se, feridos, magoados, sofridos. Dispersaram se, por não suportarem mais tempo os espinhos dos seus semelhantes. Doíam muito...A partir da leitura do fragmento do texto, pode-se dizer que “os espinhos”:
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203Q1074101 | Nutrição, Microbiologia dos Alimentos, Auxiliar de Alimentação Escolar, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Durante uma manhã movimentada na cozinha escolar, Ana, auxiliar de alimentação, percebe que a carne entregue apresenta coloração esverdeada e um cheiro azedo. Ela imediatamente comunica à nutricionista responsável, que solicita o descarte do produto. Com base nesse caso, qual atitude da auxiliar de alimentação está de acordo com os princípios do controle de qualidade dos alimentos?
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204Q1074110 | Nutrição, Técnica Dietética e Gastronomia, Auxiliar de Alimentação Escolar, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Pedro, estudante da escola, é alérgico a glúten. A merendeira foi orientada a preparar uma refeição sem contaminação cruzada. A equipe organizou os utensílios, ingredientes e espaços de preparo com antecedência, separando tudo para o prato do aluno. Qual dos procedimentos a seguir garante a segurança do preparo da refeição de Pedro?
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205Q1074111 | Nutrição, Técnica Dietética e Gastronomia, Auxiliar de Alimentação Escolar, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Na rotina da cozinha escolar, os auxiliares de alimentação precisam realizar cortes padronizados de hortifrúti, o que facilita o cozimento uniforme e melhora a apresentação do prato. Durante o pré-preparo, uma auxiliar utilizou cortes irregulares, o que causou diferença no ponto de cozimento dos legumes servidos aos alunos. Qual é a importância dos cortes padronizados na preparação de alimentos na alimentação escolar?
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206Q1073856 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe uma organização curricular por áreas de conhecimento, visando superar a fragmentação disciplinar. Em relação a essa proposta, assinale a alternativa que apresenta uma crítica coerente com a perspectiva da interdisciplinaridade:
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207Q1074113 | Nutrição, Administração de Serviços de Alimentação, Auxiliar de Alimentação Escolar, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Em uma escola rural, os alimentos são recebidos semanalmente e armazenados pela equipe de auxiliares. Durante uma inspeção, observou-se que os produtos estavam diretamente sobre o chão e encostados nas paredes da despensa. Com base nas normas de armazenamento de alimentos, qual das alternativas descreve o procedimento correto?
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208Q1073867 | Português, Sintaxe, Assistente Administrativo Escolar, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Texto associado.
O TEXTO I - A RESOLUÇÃO DA QUESTÃO


Imprensa internacional repercute decisão do STF sobre regulação das redes.


Le Monde, por exemplo, lembrou que Alexandre de Moraes já censurou o X por 40 dias no ano passado


Jornais como o norte-americano Washigton Post e o francês Le Monde noticiaram a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de criar uma regulação das redes sociais no Brasil.

Segundo o Post, a decisão do STF “incomodou a relação entre a nação sul-americana e o governo dos EUA”. “Os críticos expressaram preocupação de que a medida possa ameaçar a liberdade de expressão se as plataformas removerem preventivamente conteúdo que possa ser problemático”.

Le Monde diz que o Brasil, “onde um juiz da Suprema Corte tirou o X de Elon Musk do ar no ano passado por 40 dias por desinformação, foi mais longe do que qualquer outro país latino-americano na repressão a postagens questionáveis ou ilegais nas redes sociais”.

O jornal se referiu à decisão de Alexandre de Moraes, um dos principais defensores da regulação das redes no Brasil. “A decisão provavelmente aumentará as tensões entre o Supremo Tribunal Federal, de um lado, e as empresas de tecnologia que acusam o Brasil de censura”, acrescentou Le Monde.

O Financial Times afirma que a “decisão da Suprema Corte do Brasil sobre plataformas digitais corre o risco de alimentar tensões com o governo norte-americano do presidente Donald Trump, que ameaçou impor restrições de visto a estrangeiros que censurarem empresas e cidadãos norte-americanos”.

A decisão do STF sobre a regulação das redes sociais, da quinta-feira 26, responsabiliza as plataformas de mídia social por conteúdo de terceiros considerado ilegal, mesmo sem ordem judicial.

A função de legislar cabe ao Congresso Nacional, mas, com a alegação de que houve avanço de discursos de ódio, antidemocráticos e criminosos, os ministros, por maioria, criaram as novas regras.

Ao julgar o Marco Civil da Internet, a Corte entendeu que o artigo 19 é parcialmente inconstitucional, e, a partir de agora, as plataformas são obrigadas a retirar conteúdos de terceiro, mesmo sem decisão judicial. Basta uma notificação extrajudicial para isso.

O placar foi de 8 a 3 pela regulação das redes. Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Flávio Dino e Cármen Lúcia votaram a favor de regular a internet; André Mendonça, Edson Fachin e Nunes Marques votaram contra, pela constitucionalidade do artigo 19.


https://revistaoeste.com/politica/imprensa-internacional-repercute-decisao-do-stf-sobre-redes-sociais/. Adaptado.
Leia o fragmento abaixo e, depois, analise o que se pede: “A decisão provavelmente aumentará as tensões entre o Supremo Tribunal Federal, de um lado, e as empresas de tecnologia que acusam o Brasil de censura”, acrescentou Le Monde.
Analise:

I. O termo “as tensões entre o Supremo Tribunal Federal” possui função sintática de Objeto Indireto.
II. O termo “o Brasil” é sujeito simples da forma verbal “acusam”.
III. A forma verbal “acrescentou” possui sujeito Oculto, diferentemente do verbo “acusam” o qual se classifica como Indeterminado.
IV. O sujeito da forma verbal “acrescentou” é o termo Le Monde, o qual se classifica como Simples.

Avaliando-se as afirmações acima, pode-se dizer que está correto o que se diz apenas em
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209Q1073880 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Assistente Administrativo Escolar, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Com base nisso, o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:
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210Q1073883 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Motorista Escolar CNH D, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, os condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores só poderão circular nas vias:
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211Q1073898 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

O processo de elaboração de um plano de aula deve estabelecer coerência entre objetivos, métodos e formas de avaliação. Considerando essa articulação, é correto afirmar que:
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212Q1073905 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Atendente de Classe, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

No contexto do Movimento da Escola Nova, qual das alternativas expressa com mais precisão a contribuição pedagógica de Ovide Decroly?
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213Q1073940 | Pedagogia, Legislação da Educação, Língua Portuguesa, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Conforme a Lei de Diretrizes e Base (LDB), sobre a educação bilíngue de surdos, “Entende-se por educação bilíngue de surdos, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida em:
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214Q1073945 | Literatura, Teoria Literária, Língua Portuguesa, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Leia as afirmações seguintes sobre o texto literário, antes de julgar o que se pede:

I. É importante que o trabalho com o texto literário esteja incorporado às práticas cotidianas da sala de aula.
II. Trata-se de uma forma específica de conhecimento.
III. Pensar sobre a literatura implica dizer que se está diante de um inusitado tipo de diálogo regido por jogos de aproximações e afastamentos.
IV. É possível utilizá-los como expedientes para servir ao ensino das boas maneiras, dos hábitos de higiene, dos deveres do cidadão, dos tópicos gramaticais, das receitas desgastadas do “prazer do texto”, etc.

A partir da concepção sobre a especificidade do Texto Literário no âmbito educacional, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) defendem o que se afirma sobre tal ferramenta de apoio no que se diz corretamente em:
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215Q1073947 | Português, Interpretação de Textos, Língua Portuguesa, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Leia o fragmento abaixo antes de avaliar o que se pede: Qualquer língua, escrita ou não, tem uma gramática que é complexa. Do ponto de vista naturalista, não faz sentido afirmar que há gramáticas melhores e gramáticas piores. Não é certo, por exemplo, dizer que a gramática que produz “Os meninos saíram” é melhor do que a que produz “Os menino saiu”. Ambas as frases cumprem a sua função, que é transmitir um certo conteúdo. São duas maneiras de chegar ao mesmo lugar. São duas gramáticas distintas, uma em que a pluralidade é marcada em todos os termos da oração, outra em que o plural aparece marcado apenas no artigo.
Mas esses dois modos de falar não são avaliados socialmente da mesma maneira. O valor social de cada um deles é muito diferente. Aquele que fala “Os menino saiu” não sabe falar, diz a voz que define qual variedade está correta. Só que há línguas, como o inglês, em que o plural só ocorre em um dos termos: The tall boys left (tradução literal possível, desconsiderada a marca de plural: O alto meninos saiu). É claro que a gramática do inglês não é a mesma gramática do português, mas o nosso ponto é que o plural só está em um lugar na oração do inglês e isso não recebe uma avaliação negativa. No português do dia a dia, é possível marcar o plural em apenas um dos elementos, mas isso é avaliado negativamente.

Roberta Pires de Oliveira e Sandra Quarezemin. Gramáticas na escola. Petrópolis: Vozes, 2016, p. 44 (com adaptações).

A partir da exposição das ideias do texto, é correto afirmar que:
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216Q1073960 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor das Salas de Recursos Multifuncionais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

No contexto da educação inclusiva, qual é a principal função do Atendimento Educacional Especializado (AEE)?
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217Q1073961 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor das Salas de Recursos Multifuncionais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Sobre a organização do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no sistema educacional público, assinale a alternativa correta:
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218Q1073984 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Física, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

O corpo foi historicamente apropriado por diferentes discursos ao longo da trajetória da Educação Física escolar no Brasil. A depender da tendência pedagógica dominante em cada período, o corpo foi objeto de inspeção sanitária, instrumento de preparação militar, unidade de produçãoesportiva ou meio de expressão e transformação social. A pedagogia da Educação Física, portanto, não pode ser entendida de forma neutra: ela carrega intencionalidades políticas, sociais e culturais. Com base no estudo das tendências pedagógicas da Educação Física brasileira, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. A tendência Higienista instrumentalizava o corpo como símbolo da pureza e da ordem, reforçando práticas de exclusão e disciplinamento.
II. A tendência Militarista enfatizava o corpo como ferramenta bélica e reforçava o nacionalismo e o controle autoritário.
III. A tendência Esportivista introduziu a ideia de saúde como construção coletiva e combate ao sedentarismo por meio da inclusão.
IV. A tendência Popular propõe uma ressignificação do corpo como expressão da cultura e da identidade dos sujeitos sociais.

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219Q1073825 | Legislação dos Municípios do Estado da Bahia, Assistente Social Escolar da Equipe Multiprofissional, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

A respeito da divisão administrativa elencada na Lei Orgânica do Município de Jaguaquara, está incorreto afirmar:
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220Q1073844 | Serviço Social, Políticas Sociais, Assistente Social Escolar da Equipe Multiprofissional, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

O planejamento e a avaliação de políticas sociais são atividades centrais no exercício profissional do/a assistente social. Assinale a alternativa que expressa corretamente a relação entre essas dimensões:
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