Questões de Concursos Prefeitura de Jaguaquara BA

Resolva questões de Prefeitura de Jaguaquara BA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q1073999 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Educação Física, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Em relação às recomendações nutricionais para a prática de atividade física de resistência prolongada, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q1074029 | Geografia, Integração Regional, Geografia, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Sobre os blocos econômicos, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q1074054 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Psicólogo Escolar da Equipe Multiprofissional, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Acerca do art. 205 da Constituição Federal de 1988, marque a alternativa incorreta abaixo.

Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q1074092 | Português, Sintaxe, Auxiliar de Alimentação Escolar, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Texto associado.
O TEXTO I A SEGUIR SERVIRÁ DE BASE PARA A RESOLUÇÃO DA QUESTÃO.


Há milhões de anos, durante uma era glacial, quando parte de nosso planeta esteve coberto por grandes camadas de gelo, muitos animais não resistiram ao frio intenso e morreram, indefesos, por não se adaptarem às condições.

Foi, então, que uma grande quantidade de porcos-espinhos, numa tentativa de se proteger e sobreviver, começaram a se unir, juntar-se mais e mais.

Assim, cada um podia sentir o calor do corpo do outro. E todos juntos, bem unidos, agasalhavam uns aos outros, aqueciam-se mutuamente, enfrentando por mais tempo aquele frio rigoroso.

Porém, vida ingrata, os espinhos de cada um começaram aferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhes forneciam mais calor, aquele calor vital, questão de vida ou morte. E afastaram-se, feridos, magoados, sofridos. Dispersaram-se, por não suportarem mais tempo os espinhos dos seus semelhantes. Doíam muito...

Mas essa não foi a melhor solução! Afastados, separados, logo começaram a morrer de frio, congelados. Os que não morreram voltaram a se aproximar pouco a pouco, com jeito, com cuidado, de tal forma que, unidos, cada qual conservava uma certa distância do outro, mínima, mas o suficiente para conviver sem magoar, sem causar danos e dores uns nos outros.

Assim, suportaram-se, resistindo à longa era glacial. Sobreviveram.

(Autor desconhecido)

https://mentepensante.com.br/a-fabula-do-porco-espinho/#google_vignette. Adaptado.

Leia os fragmentos abaixo retirados do texto. A seguir, julgue o que se pede sobre as expressões destacadas.

I- (...) por não se adaptarem às condições.

II- (...) aqueciam-se mutuamente...

III- (...) justamente aqueles que lhes forneciam mais calor...

IV- (...) Dispersaram-se, por não suportarem mais tempo os espinhos dos seus semelhantes.

Levando-se em consideração que a Próclise é a colocação pronominal antes do verbo, pode-se dizer que ela ocorreu em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q1073933 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Vigilante Escolar Diurno, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

A NR BR 12 e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para resguardar a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos. Com base nisto, a NR BR 12 não se aplica a:

I. Às máquinas e equipamentos movidos ou impulsionados por força humana ou animal.
II. Às máquinas e equipamentos classificados como eletrodomésticos.
III. Aos equipamentos estáticos.

Julgue os itens e assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q1073949 | Português, Interpretação de Textos, Língua Portuguesa, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Leia:

NOVO ACORDO, VELHAS QUESTÕES

A intenção de unificar a língua portuguesa entre os países em que ela é o idioma oficial é antiga. Em 1931, foi realizado o primeiro acordo ortográfico luso-brasileiro, mas ele acabou não sendo efetivado na prática. Em 1945, a Convenção Ortográfica Luso-Brasileira foi adotada em Portugal, mas não no Brasil.
Anos depois, em 1986, os sete países de língua portuguesa (Timor-Leste não pôde ser incluído na lista, pois se tornaria independente apenas em 2002) consolidaram as Bases Analíticas da Ortografia Simplificada da Língua Portuguesa de 1945, que não chegaram a ser implementadas.
Em 1990, os países de língua portuguesa se comprometeram a unificar a grafia da língua, segundo a proposta apresentada pela Academia de Ciências de Lisboa e pela AcademiaBrasileira de Letras. Mesmo assim, o acordo ainda não podia entrar em vigor.
Foram necessários mais 16 anos para que fossem alcançadas as três adesões necessárias para que o acordo fosse cumprido. Em 2006, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde se uniram ao Brasil e ratificaram o novo acordo. Entretanto, Portugal ainda apresentava uma grande relutância às mudanças. Apenas em maio de 2008 o Parlamento português ratificou o acordo para unificar a ortografia em todas as nações de língua portuguesa.

Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/entenda-asmudancas-do-novo-acordoortografico/

Analisando-se os elementos constitutivos do texto acima, é correto afirmar que a produção em evidência se caracteriza por ter:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q1073970 | Direito da Criança e do Adolescente, Conceito de Criança e Adolescente e Prioridades, Professor das Salas de Recursos Multifuncionais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu Art. 1º, Título I – Das Disposições Preliminares, estabelece o fundamento que orienta toda a sua estrutura normativa. Nesse sentido, é correto afirmar que o referido artigo dispõe:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q1073983 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Ao longo do século XX, a Educação Física brasileira passou por diversas transformações em suas finalidades e práticas pedagógicas. Da influência médica e higienista, passando pela militarização dos corpos e o culto ao rendimento esportivo, até a emergência de abordagens críticas e populares, a disciplina foi sendo moldada por interesses políticos, sociais e ideológicos distintos. Nesse percurso histórico, observa-se uma mudança gradual no conceito de saúde, que deixou de ser entendido apenas como assepsia corporal ou capacidade atlética, para integrar dimensões sociais, culturais e afetivas. Considerando as tendências pedagógicas da Educação Física e suas relações com o conceito de saúde, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q1073992 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Educação Física, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Entre os efeitos fisiológicos crônicos induzidos pela prática regular de exercícios aeróbicos no sistema cardiovascular, destaca-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q1074021 | Geografia, Geografia Física, Geografia, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

A diversidade vegetal do Nordeste brasileiro está relacionada à amplitude latitudinal e à variação climática da região. Indique a alternativa que não está corretamente associada à sub-região mencionada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q1074023 | Geografia, Urbanização, Geografia, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

No contexto do processo de urbanização brasileira, marcado por uma intensa e acelerada expansão das áreas urbanas sem o devido planejamento territorial e ambiental, observa-se um fenômeno que resulta na ocupação de áreas periféricas com infraestrutura precária, fragmentação socioespacial, agravamento de desigualdades e impactos ambientais severos, como supressão de áreas verdes e impermeabilização do solo, dificultando a sustentabilidade urbana. Esse fenômeno, caracterizado pela expansão horizontal das cidades em direção às periferias, sem o controle do poder público, é conceituado como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q1074057 | Pedagogia, Legislação da Educação, Psicólogo Escolar da Equipe Multiprofissional, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

A partir da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, julgue os itens abaixo com V para as verdadeiras e F para as falsas. A supracitada política tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares,orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais especiais, garantindo:

( ) Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior;
( ) Continuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino;
( ) Formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar;
( ) Acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação;
( ) Articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.

Marque a alternativa abaixo que corresponde à sequência correta, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q1074071 | Nutrição, Alimentos, Nutricionista Escolar da Equipe Multiprofissional, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Em um acompanhamento nutricional em uma escola, a nutricionista observou que vários alunos apresentavam sinais de cansaço frequente, palidez e baixo rendimento escolar. A análise da alimentação revelou dieta pobre em carnes, vegetais verde-escuros e leguminosas. Exames laboratoriais confirmaram anemia ferropriva em parte dos estudantes. Considerando as estratégias nutricionais para prevenção e controle dessa carência, qual das alternativas abaixo representa a medida mais eficaz no contexto escolar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q1073826 | Legislação dos Municípios do Estado da Bahia, Assistente Social Escolar da Equipe Multiprofissional, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Com base na Lei Orgânica do Município de Jaguaquara, são bens municipais:

I. Bens móveis e imóveis de seu domínio pleno, indireto ou útil.
II. Águas fluentes, emergentes e em depósitos, localizadas exclusivamente em seu território.
III. Renda proveniente do exercício de suas atividades e da prestação de serviços.

Julgue os itens e assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q1074089 | Português, Sintaxe, Auxiliar de Alimentação Escolar, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Texto associado.
O TEXTO I A SEGUIR SERVIRÁ DE BASE PARA A RESOLUÇÃO DA QUESTÃO.


Há milhões de anos, durante uma era glacial, quando parte de nosso planeta esteve coberto por grandes camadas de gelo, muitos animais não resistiram ao frio intenso e morreram, indefesos, por não se adaptarem às condições.

Foi, então, que uma grande quantidade de porcos-espinhos, numa tentativa de se proteger e sobreviver, começaram a se unir, juntar-se mais e mais.

Assim, cada um podia sentir o calor do corpo do outro. E todos juntos, bem unidos, agasalhavam uns aos outros, aqueciam-se mutuamente, enfrentando por mais tempo aquele frio rigoroso.

Porém, vida ingrata, os espinhos de cada um começaram aferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhes forneciam mais calor, aquele calor vital, questão de vida ou morte. E afastaram-se, feridos, magoados, sofridos. Dispersaram-se, por não suportarem mais tempo os espinhos dos seus semelhantes. Doíam muito...

Mas essa não foi a melhor solução! Afastados, separados, logo começaram a morrer de frio, congelados. Os que não morreram voltaram a se aproximar pouco a pouco, com jeito, com cuidado, de tal forma que, unidos, cada qual conservava uma certa distância do outro, mínima, mas o suficiente para conviver sem magoar, sem causar danos e dores uns nos outros.

Assim, suportaram-se, resistindo à longa era glacial. Sobreviveram.

(Autor desconhecido)

https://mentepensante.com.br/a-fabula-do-porco-espinho/#google_vignette. Adaptado.

Leia:


Assim, cada um podia sentir o calor do corpo do outro. E todos juntos, bem unidos, agasalhavam uns aos outros, aqueciam-se mutuamente, enfrentando por mais tempo aquele frio rigoroso.


Porém, vida ingrata, os espinhos de cada um começaram a ferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhes forneciam mais calor, aquele calor vital, questão de vida ou morte.


A partir da leitura do fragmento acima, assinale a alternativa que contenha o sentido da conjunção destacada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q1073924 | Direito Administrativo, Organização da Administração Pública, Vigilante Escolar Diurno, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

São integrantes operacionais do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), exceto
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q1073934 | Segurança e Transporte, Segurança do Trabalho, Vigilante Escolar Diurno, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

A Norma Regulamentadora (NR) 11 trata do:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q1073948 | Português, Interpretação de Textos, Língua Portuguesa, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Leia:
Um estudo coordenado pela Fundação Getúlio Vargas aponta que, enquanto 80% dos professores de educação infantil da rede pública do país têm nível superior completo, 65,6% dos docentes dessa mesma etapa na rede privada têm igual escolaridade.
Os dados correspondem ao ano de 2014 e mostram que a formação dos professores das instituições públicas continua melhor que a dos professores da rede privada nos anos iniciais do ensino fundamental. Nos anos finais dessa etapa, a proporção de docentes com formação adequada muda: 92% dos docentes na rede privada e 89% na pública. No ensino médio, a formação é praticamente igual.
Deve-se ressaltar que o fato de que o nível superior completo, sem se considerar a qualidade do conteúdo aprendido nas licenciaturas, não garante excelência no trabalho docente e, consequentemente, no ensino.
Internet: <revistaeducação.com.br> (com adaptações).

Acerca dos sentidos e de aspectos linguísticos do texto anteriormente apresentado, nota-se como válido que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q1073977 | Artes Visuais, História, Artes, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Sobre a Arte Contemporânea e suas características, atribua V (Verdadeiro) ou F (Falso):

( ) A Arte Contemporânea se restringe a pintura e desenho, focada em realismo técnico.
( ) Desafia classificações tradicionais, articulando múltiplas linguagens e instigando reflexão subjetiva sobre a obra.
( ) As bienais de arte constituem vitrines globais da produção contemporânea.
( ) Valoriza processos e ideias sobre o objeto final, dialogando com o cotidiano urbano e a tecnologia.

Assinale a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q1073994 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Educação Física, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

A trajetória histórica da Educação Física no Brasil revela disputas em torno de seu papel na formação humana. No contexto da virada paradigmática do final do século XX, surge uma crítica às abordagens tradicionais, que haviam consolidado a disciplina como instrumento de controle e padronização corporal. Com base nessaperspectiva, assinale a alternativa que melhor expressa os fundamentos da abordagem crítico-superadora da Educação Física:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.