Questões de Concursos Prefeitura de Japonvar MG

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21Q897857 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicopedagogo, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Sobre as práticas de atendimento psicopedagógico e os aspectos afetivos, cognitivos e sociais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, classifique as afirmativas a seguir em verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O aspecto afetivo é fundamental para a construção do conhecimento, pois as emoções influenciam diretamente a motivação e o engajamento dos alunos.

( ) A mediação do conhecimento por meio de afetos e significações sociais são irrelevantes no desenvolvimento cognitivo dos alunos.

( ) As interações sociais dentro da sala de aula podem enriquecer o processo de aprendizagem, promovendo um ambiente colaborativo e significativo.

( ) O atendimento psicopedagógico deve considerar apenas as dificuldades cognitivas dos alunos, desconsiderando suas necessidades emocionais e sociais

( ) A construção do conhecimento é um processo isolado, onde o aluno aprende independentemente de suas relações afetivas e sociais.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
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22Q897858 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicopedagogo, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

A motivação da aprendizagem é um fator crucial para o sucesso educacional e envolve a implementação de sistemas motivacionais que promovam a participação direta do professor, do aluno e de demais integrantes do sistema educacional. Assinale a alternativa que melhor descreve um aspecto importante para a motivação da aprendizagem.
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23Q897859 | Pedagogia, Paulo Freire, Psicopedagogo, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Com base nas ideias de Paulo Freire (1987) sobre a educação e as estratégias de aprendizagem, analise as afirmativas a seguir.

I- Paulo Freire defende que a educação deve ser um ato de diálogo, no qual alunos, professores e famílias participam ativamente da construção do conhecimento.

II- As estratégias de aprendizagem devem ser unilaterais, com o professor sempre atuando como transmissor de informações, enquanto os alunos são meros receptores passivos.

III- Segundo Freire, a conscientização dos alunos sobre as suas próprias experiências e contextos sociais é fundamental para o desenvolvimento de práticas educativas eficazes.

IV- A interação entre alunos, professores e famílias é irrelevante para a construção de estratégias de aprendizagem, pois o foco deve estar apenas no conteúdo curricular.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
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24Q897860 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Com base no conceito de orientação psicopedagógica e na importância da observação e exploração de aptidões para a integração do indivíduo como um ser biopsicossocial, classifique as afirmativas a seguir em verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A orientação psicopedagógica visa apenas a identificação de dificuldades acadêmicas, desconsiderando as aptidões e potencialidades do aluno.
( ) A observação das aptidões do indivíduo é uma estratégia importante para promover uma melhor integração social e emocional.
( ) O enfoque biopsicossocial considera que fatores emocionais, sociais e biológicos influenciam o processo de aprendizagem e o desenvolvimento do indivíduo.
( ) A orientação psicopedagógica deve envolver apenas o profissional da educação, sem a necessidade de interação com a família e outros profissionais.
( ) A exploração de meios e estratégias que respeitem as singularidades do aluno pode contribuir para seu desenvolvimento integral.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
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25Q897861 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicopedagogo, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Analise as afirmativas a seguir sobre avaliação educacional, metodologias de ensino e o seu impacto na aprendizagem e desenvolvimento.

I- A avaliação educacional deve ser um processo contínuo, que considera tanto o desempenho dos alunos quanto as práticas pedagógicas dos professores.

II- As metodologias de ensino tradicionais, que focam na memorização, são mais eficazes do que abordagens ativas para promover a aprendizagem significativa.

III- A implementação de metodologias que incentivem a participação ativa dos alunos pode favorecer a motivação e o desenvolvimento crítico.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
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26Q897862 | Pedagogia, Piaget, Psicopedagogo, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Com base nos estudos de autores como Piaget e Vygotsky, analise as afirmativas a seguir sobre as formas de trabalho psicopedagógico e a sua importância na solução de problemas psicoeducacionais.

I- O trabalho psicopedagógico deve considerar as diferenças individuais dos alunos, compreendendo as causas e a natureza dessas diferenças, para elaborar intervenções adequadas, conforme enfatizado por Vygotsky em sua abordagem sociocultural.

II- Os alunos aprendem da mesma forma e, portanto, não há necessidade de adaptar os procedimentos educacionais às suas necessidades individuais, conforme enfatiza as contribuições de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo.

III- A avaliação psicopedagógica pode auxiliar na identificação de dificuldades de aprendizagem e na formulação de intervenções personalizadas, apoiando-se nas ideias de diagnósticos formativos.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
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27Q897863 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Psicopedagogo, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Com relação às necessidades especiais na aprendizagem, analise as afirmativas a seguir sobre a classificação, as características e as orientações de ensino, além das alternativas de intervenção diagnóstica.

I- As necessidades especiais na aprendizagem incluem apenas dificuldades de aprendizagem, desconsiderando as altas habilidades e superdotação.

II- A classificação das necessidades especiais é irrelevante para o processo educativo, pois o foco deve estar nas estratégias de ensino.

III- O conhecimento das características das dificuldades de aprendizagem é essencial para a elaboração de intervenções educacionais adequadas para os alunos.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
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28Q897864 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

A compreensão das dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita envolve a análise de aspectos neurológicos relacionados aos problemas enfrentados no processo de aprendizagem. Marque como verdadeira (V) ou falsa (F) as seguintes afirmativas.

( ) As dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita estão frequentemente associadas a alterações neurológicas em áreas do cérebro responsáveis pela linguagem e pela cognição.

( ) Os problemas de aprendizagem têm sempre uma única causa neurológica, desconsiderando a influência de fatores emocionais e sociais.

( ) A detecção precoce de dificuldades na leitura e na escrita pode facilitar a implementação de intervenções eficazes, minimizando os impactos dessas dificuldades.

( ) As dificuldades de aprendizagem são permanentes e não podem ser superadas através de intervenções educacionais.

( ) A compreensão dos aspectos neurológicos das dificuldades de aprendizagem pode ajudar profissionais a desenvolver estratégias de ensino mais adequadas.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
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29Q897865 | Informática, Correio Eletrônico cliente de email e webmail, Psicopedagogo, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Em um ambiente corporativo, o correio eletrônico é amplamente utilizado para comunicação formal. Um técnico de TI foi solicitado para garantir que ose-mailsenviados pela empresa sejam autenticados, a fim de reduzir o risco de fraudes e garantir que os destinatários saibam que o remetente é legítimo. Qual recurso ou técnica é o mais apropriado para esse tipo de autenticação dee-mails?
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30Q897872 | Pedagogia, Libâneo, Especialista em Educação Básica, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Analise as afirmativas a seguir sobre o conceito de Didática, de acordo com Libâneo (1994).

I- Didática é a ciência que estuda os processos de ensino e aprendizagem, investigando as suas interações com os objetivos e as práticas educacionais.

II- Didática é o conjunto de métodos, técnicas e estratégias utilizadas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem em sala de aula.

III- Didática é o conjunto de técnicas aplicadas para assegurar a disciplina e a ordem em sala de aula, facilitando o controle e a transmissão do conteúdo.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
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31Q897873 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Especialista em Educação Básica, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

A respeito das tendências pedagógicas na prática escolar, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) A tendência pedagógica tradicional caracteriza-se por um ensino centrado no professor, em que o aluno é considerado um receptor passivo de informações.

( ) O planejamento da prática docente, na perspectiva crítica, deve promover uma educação voltada para a transformação social, incentivando a reflexão crítica dos alunos sobre a realidade em que vivem.

( ) O conteúdo que deve ser ensinado, na tendência pedagógica crítico-social dos conteúdos, é considerado neutro, desconsiderando as experiências de vida dos alunos e das suas realidades sociais.

( ) A pedagogia histórico-crítica reforça uma visão utilitarista da educação, em que o conhecimento é medido apenas pela sua aplicabilidade imediata e pela sua contribuição para a produtividade econômica.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
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32Q897874 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Especialista em Educação Básica, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

O planejamento participativo na educação é um método que se afasta das decisões centralizadas e autoritárias, promovendo um trabalho mais coletivo e colaborativo. Sobre o planejamento participativo na educação, assinale a alternativa CORRETA.
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33Q897875 | Pedagogia, PCN's, Especialista em Educação Básica, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Analise as afirmativas a seguir sobre as orientações metodológicas na perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

I- Os PCN sugerem práticas pedagógicas que promovam a aprendizagem significativa, conectando o conteúdo escolar com a realidade dos estudantes.

II- O uso de métodos tradicionais de ensino, como a exposição oral sem a interação com os alunos, é fortemente recomendado pelos PCN como principal estratégia de ensino.

III- A interdisciplinaridade é uma orientação importante nos PCN, incentivando a integração de diferentes áreas do conhecimento.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
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34Q897876 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Especialista em Educação Básica, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Analise as afirmativas a seguir sobre a relação professor/aluno/conhecimento e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A relação entre professor, aluno e conhecimento deve ser vista como uma via de mão única, na qual o professor transmite o saber e o aluno apenas o absorve.

( ) O diálogo entre professor e aluno é fundamental para a construção do conhecimento, permitindo trocas que enriquecem o processo de aprendizagem.

( ) O aluno deve ser o centro do processo de ensino-aprendizagem, com o professor atuando como mediador e facilitador do acesso ao conhecimento.

( ) A relação professor/aluno/conhecimento deve promover a autonomia do estudante, incentivando-o a construir o seu próprio entendimento crítico dos conteúdos.

( ) O conhecimento é um produto estático que o professor entrega ao aluno sem necessidade de adaptação ou reflexão sobre o contexto em que ele será aplicado.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
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35Q897877 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Especialista em Educação Básica, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Analise as afirmativas a seguir sobre a avaliação do processo de ensino-aprendizagem.

I- A avaliação do processo ensino-aprendizagem deve ser contínua e formativa, permitindo ajustes no percurso pedagógico conforme as necessidades dos alunos.

II- O feedback oferecido durante a avaliação é essencial para que os alunos possam refletir sobre os seus erros e acertos, favorecendo o aprendizado.

III- A padronização das avaliações é sempre recomendada, já que todos os alunos devem ser avaliados da mesma forma, independentemente de suas necessidades ou contextos.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
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36Q897878 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Especialista em Educação Básica, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

A interdisciplinaridade é uma abordagem que busca a integração de diferentes disciplinas para promover uma aprendizagem mais significativa e contextualizada. Considerando essa perspectiva, qual das alternativas a seguir melhor exemplifica a aplicação da interdisciplinaridade através do trabalho com projetos no cotidiano escolar?
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37Q897879 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Especialista em Educação Básica, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Considerando os saberes necessários à prática educativa na perspectiva da escola inclusiva, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A formação continuada dos educadores é essencial para que estejam preparados para atender às necessidades de todos os alunos, incluindo aqueles com deficiência.

( ) O uso de materiais e recursos adaptados deve ser restrito apenas aos alunos com deficiência, para garantir a equidade no ambiente escolar.

( ) A colaboração entre professores, famílias e especialistas é fundamental para a construção de práticas pedagógicas inclusivas e significativas.

( ) As práticas inclusivas priorizam apenas a acessibilidade física dos ambientes escolares, sem considerar as barreiras atitudinais e pedagógicas.

( ) A avaliação no contexto inclusivo deve respeitar as especificidades de cada aluno, considerando as suas potencialidades e formas de aprendizagem.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
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38Q897880 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Especialista em Educação Básica, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n.º 9.394/1996, estabelece as diretrizes e bases da educação brasileira. Sobre essa legislação, analise as afirmativas a seguir.

I- A LDB determina que o ensino fundamental é obrigatório e gratuito apenas para crianças e adolescentes dos 6 aos 14 anos de idade.

II- A LDB reconhece a educação indígena e quilombola como modalidades específicas, garantindo a valorização das suas culturas e das suas formas de organização.

III- A LDB aborda a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, assegurando o atendimento educacional especializado no sistema regular de ensino.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
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39Q897881 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Especialista em Educação Básica, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei n.º 8.069/1990, estabelece direitos e garantias para crianças e adolescentes no Brasil. Com base nas disposições do ECA, analise as alternativas.

I- O ECA prevê a criação de Conselhos Tutelares em cada município, com a função de zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes.

II- O ECA assegura o direito à educação, mas não aborda o acesso à saúde e ao lazer como direitos fundamentais das crianças e adolescentes.

III- O ECA estabelece que as crianças e adolescentes têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento das suas potencialidades e à preparação para o exercício da cidadania.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
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