Início

Questões de Concursos Prefeitura de Japonvar MG

Resolva questões de Prefeitura de Japonvar MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q897855 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Sobre a atuação do psicopedagogo na escola, as suas funções, competências e habilidades são essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos, assim como para a articulação entre professores e famílias. Considerando esse contexto, analise as afirmativas a seguir que descrevem as principais atribuições do psicopedagogo no ambiente escolar.

I- Realizar intervenções psicopedagógicas que levem em conta as particularidades de cada aluno, promovendo a colaboração entre professores e familiares para estabelecer um ambiente de aprendizagem inclusivo, acolhedor e que favoreça o desenvolvimento integral do estudante.
II- Aconselhar os alunos sobre as suas dificuldades acadêmicas, realizando avaliações diagnósticas e inviabilizando um diálogo contínuo e colaborativo com a equipe pedagógica e os familiares, comprometendo, assim, a construção de um suporte integrado e efetivo.
III- Priorizar apenas a terapia psicológica individual dos alunos, sem considerar as dinâmicas grupais e a colaboração com a equipe escolar e as famílias, podendo comprometer a eficácia do processo de aprendizagem.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q897860 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Com base no conceito de orientação psicopedagógica e na importância da observação e exploração de aptidões para a integração do indivíduo como um ser biopsicossocial, classifique as afirmativas a seguir em verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A orientação psicopedagógica visa apenas a identificação de dificuldades acadêmicas, desconsiderando as aptidões e potencialidades do aluno.
( ) A observação das aptidões do indivíduo é uma estratégia importante para promover uma melhor integração social e emocional.
( ) O enfoque biopsicossocial considera que fatores emocionais, sociais e biológicos influenciam o processo de aprendizagem e o desenvolvimento do indivíduo.
( ) A orientação psicopedagógica deve envolver apenas o profissional da educação, sem a necessidade de interação com a família e outros profissionais.
( ) A exploração de meios e estratégias que respeitem as singularidades do aluno pode contribuir para seu desenvolvimento integral.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q897856 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicopedagogo, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Leia, a seguir, afirmativas sobre o desenvolvimento cognitivo do aluno como sujeito de seu processo de aprendizagem, considerando aspectos relacionados ao professor, ao aluno e às práticas pedagógicas, assim como o cotidiano da sala de aula e o universo afetivo e sociocultural da criança. Posteriormente, classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O aluno deve ser visto como um agente ativo em seu processo de aprendizagem, influenciado por seu contexto afetivo e sociocultural.

( ) As práticas pedagógicas que consideram as particularidades dos alunos e as suas interações sociais são essenciais para promover um aprendizado significativo.

( ) O cotidiano da sala de aula não exerce impacto significativo sobre a motivação e o envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem.

( ) As relações afetivas estabelecidas entre alunos e professores podem influenciar diretamente a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo das crianças.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q897552 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

A vigilância da mortalidade materna, MIF, infantil e fetal envolve busca ativa, notificação, investigação, análise e monitoramento de óbitos, com a finalidade de aumentar a integridade e a qualidade do registro da notificação de eventos no SIM (Brasil, 2008, 2010). A agilidade e a oportunidade em cada etapa são fatores fundamentais para o sucesso das ações de vigilância e de atenção à saúde. Sobre a vigilância do óbito materno-infantil, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q897793 | Nutrição, Nutricionista, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

A avaliação nutricional é um processo sistemático que visa determinar o estado nutricional de uma pessoa, grupo ou população. É utilizada para diagnosticar condições de desnutrição, sobrepeso, obesidade ou deficiências específicas de nutrientes. A partir da avaliação nutricional, desenvolvem-se planos de intervenção dietética e tratamentos adequados. Sobre esse assunto, analise as afirmativas a seguir e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Na avaliação do estado nutricional, as determinações bioquímicas complementam as informações obtidas na história clínica, no exame físico e nas medidas antropométricas do paciente. A transferrina sérica é o indicador bioquímico mais comumente utilizado para avaliar a desnutrição aguda.
( ) O Índice de Massa Corporal (IMC) pré-gestacional é um indicador fundamental para classificar o estado nutricional da gestante e prever o ganho de peso adequado durante a gravidez. O ganho de peso recomendado para gestantes com IMC entre 18,5 e 24,9 varia de 11,5 a 16 kg durante toda a gestação.
( ) O IMC, apesar de ser um instrumento de fácil utilização na rotina dos serviços de saúde, em sua análise na classificação nutricional de idosos, apresenta limitações, especialmente pela incapacidade de diferenciar a massa magra e a massa gorda.
( ) O recordatório de 24 horas é um instrumento que permite a avaliação da dieta habitual de grupos populacionais e tem como vantagens a rapidez na aplicação e a eficiência na prática epidemiológica na identificação do consumo habitual de alimentos além do baixo custo.
( ) Os principais índices utilizados para a avaliação do estado nutricional infantil incluem peso/idade, peso/estatura, estatura/idade e Índice de Massa Corporal por idade. Para um diagnóstico nutricional preciso, os resultados obtidos a partir desses índices devem ser comparados com curvas de crescimento de referência.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q897863 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Psicopedagogo, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Com relação às necessidades especiais na aprendizagem, analise as afirmativas a seguir sobre a classificação, as características e as orientações de ensino, além das alternativas de intervenção diagnóstica.

I- As necessidades especiais na aprendizagem incluem apenas dificuldades de aprendizagem, desconsiderando as altas habilidades e superdotação.

II- A classificação das necessidades especiais é irrelevante para o processo educativo, pois o foco deve estar nas estratégias de ensino.

III- O conhecimento das características das dificuldades de aprendizagem é essencial para a elaboração de intervenções educacionais adequadas para os alunos.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q897875 | Pedagogia, PCN's, Especialista em Educação Básica, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Analise as afirmativas a seguir sobre as orientações metodológicas na perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

I- Os PCN sugerem práticas pedagógicas que promovam a aprendizagem significativa, conectando o conteúdo escolar com a realidade dos estudantes.

II- O uso de métodos tradicionais de ensino, como a exposição oral sem a interação com os alunos, é fortemente recomendado pelos PCN como principal estratégia de ensino.

III- A interdisciplinaridade é uma orientação importante nos PCN, incentivando a integração de diferentes áreas do conhecimento.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q916503 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Texto associado.
Texto 01


Qual a importância do abraço?

Mariana Chagas


Em momentos de tristeza, o abraço nos acalma e conforta. Nos dias mais felizes, vem como uma forma de celebração. E, quando nos sentimos sozinhos, é ele que nos mostra que não estamos. O abraço é um gesto universal.

Abraçamos porque faz bem. Seja um abraço de mãe, quando precisamos daquele colo, ou um abraço animado, entre amizades que não se veem há muito tempo. Existe algo que nos puxa para esse ato, e nos faz sentir vontade de envolver os braços em alguém e se deixar ser envolvido. Afinal, um abraço bem dado mexe com as emoções, chacoalha a química do cérebro e abre espaço para que o corpo sinta os seus efeitos. [...]

Apesar dos diversos benefícios, vale ressaltar que abraçar é bom, mas somente quando é da vontade de todos os envolvidos no abraço. Por conta disso, é bom ter certeza de que a pessoa confia em nós, e quer receber o abraço. Uma vez liberado, é só aproveitar dos diversos benefícios. Afinal, seja em momentos de alegria ou de tristeza, não há como negar: abraçar é gostoso, e faz muito bem.


Disponível em: https://vidasimples.co/emocoes/qual-a-importancia-do-abraco. Acesso em: 10 nov. 2024. Adaptado.
Assinale a alternativa que está em desacordo com o texto, tendo em vista os sentimentos que motivam as pessoas a se abraçarem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q897880 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Especialista em Educação Básica, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n.º 9.394/1996, estabelece as diretrizes e bases da educação brasileira. Sobre essa legislação, analise as afirmativas a seguir.

I- A LDB determina que o ensino fundamental é obrigatório e gratuito apenas para crianças e adolescentes dos 6 aos 14 anos de idade.

II- A LDB reconhece a educação indígena e quilombola como modalidades específicas, garantindo a valorização das suas culturas e das suas formas de organização.

III- A LDB aborda a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, assegurando o atendimento educacional especializado no sistema regular de ensino.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q897864 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

A compreensão das dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita envolve a análise de aspectos neurológicos relacionados aos problemas enfrentados no processo de aprendizagem. Marque como verdadeira (V) ou falsa (F) as seguintes afirmativas.

( ) As dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita estão frequentemente associadas a alterações neurológicas em áreas do cérebro responsáveis pela linguagem e pela cognição.

( ) Os problemas de aprendizagem têm sempre uma única causa neurológica, desconsiderando a influência de fatores emocionais e sociais.

( ) A detecção precoce de dificuldades na leitura e na escrita pode facilitar a implementação de intervenções eficazes, minimizando os impactos dessas dificuldades.

( ) As dificuldades de aprendizagem são permanentes e não podem ser superadas através de intervenções educacionais.

( ) A compreensão dos aspectos neurológicos das dificuldades de aprendizagem pode ajudar profissionais a desenvolver estratégias de ensino mais adequadas.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q897862 | Pedagogia, Piaget, Psicopedagogo, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Com base nos estudos de autores como Piaget e Vygotsky, analise as afirmativas a seguir sobre as formas de trabalho psicopedagógico e a sua importância na solução de problemas psicoeducacionais.

I- O trabalho psicopedagógico deve considerar as diferenças individuais dos alunos, compreendendo as causas e a natureza dessas diferenças, para elaborar intervenções adequadas, conforme enfatizado por Vygotsky em sua abordagem sociocultural.

II- Os alunos aprendem da mesma forma e, portanto, não há necessidade de adaptar os procedimentos educacionais às suas necessidades individuais, conforme enfatiza as contribuições de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo.

III- A avaliação psicopedagógica pode auxiliar na identificação de dificuldades de aprendizagem e na formulação de intervenções personalizadas, apoiando-se nas ideias de diagnósticos formativos.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q897553 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Com o passar dos anos, a Atenção Básica à Saúde foi gradualmente se fortalecendo e deve se constituir como porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo o ponto de partida para a estruturação dos sistemas locais de saúde. São atribuições do enfermeiro na atenção básica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q897858 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicopedagogo, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

A motivação da aprendizagem é um fator crucial para o sucesso educacional e envolve a implementação de sistemas motivacionais que promovam a participação direta do professor, do aluno e de demais integrantes do sistema educacional. Assinale a alternativa que melhor descreve um aspecto importante para a motivação da aprendizagem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q897558 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

A Portaria n.º 1.823, de 23 de agosto de 2012, institui a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Assinale a alternativa que apresenta um dos objetivos dessa política.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q897555 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Enfermeiro, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

A sífilis é uma infecção bacteriana sistêmica, crônica, curável e exclusiva do ser humano. Quando não tratada, evolui para estágios de gravidade variada, podendo acometer diversos órgãos e sistemas do corpo. Quanto às manifestações clínicas, características de cada estágio da sífilis adquirida, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q897557 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Enfermeiro, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Ao longo dos anos, a atuação do PNI alcançou consideráveis avanços ao consolidar a estratégia de vacinação nacional. O êxito das ações promovidas pelo Programa contemplam a eliminação da poliomielite, da síndrome da rubéola congênita e do tétano neonatal. No armazenamento de imunobiológicos, um cuidado importante a ser tomado com a câmara de refrigeração é com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q897878 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Especialista em Educação Básica, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

A interdisciplinaridade é uma abordagem que busca a integração de diferentes disciplinas para promover uma aprendizagem mais significativa e contextualizada. Considerando essa perspectiva, qual das alternativas a seguir melhor exemplifica a aplicação da interdisciplinaridade através do trabalho com projetos no cotidiano escolar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q897835 | Informática, Advogado, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

No contexto corporativo, o uso de e-mails é fundamental para a comunicação oficial. Caso um técnico precise implementar uma medida para reduzir o número de e-mails indesejados (spam) recebidos pelos usuários de uma organização, qual técnica ou ferramenta ele pode utilizar para filtrar essas mensagens e garantir que apenas e-mails legítimos cheguem às caixas de entrada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q897834 | Segurança da Informação, Educação Física, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

A segurança de um sistema depende de várias camadas de proteção, incluindo medidas contra ataques internos e externos. Um profissional foi encarregado de proteger um servidor contra acessos indevidos e assegurar que apenas usuários autenticados possam fazer login remotamente. Qual técnica de segurança a seguir é a mais apropriada para aumentar a proteção do acesso remoto a esse servidor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q897879 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Especialista em Educação Básica, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Considerando os saberes necessários à prática educativa na perspectiva da escola inclusiva, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A formação continuada dos educadores é essencial para que estejam preparados para atender às necessidades de todos os alunos, incluindo aqueles com deficiência.

( ) O uso de materiais e recursos adaptados deve ser restrito apenas aos alunos com deficiência, para garantir a equidade no ambiente escolar.

( ) A colaboração entre professores, famílias e especialistas é fundamental para a construção de práticas pedagógicas inclusivas e significativas.

( ) As práticas inclusivas priorizam apenas a acessibilidade física dos ambientes escolares, sem considerar as barreiras atitudinais e pedagógicas.

( ) A avaliação no contexto inclusivo deve respeitar as especificidades de cada aluno, considerando as suas potencialidades e formas de aprendizagem.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.