Questões de Concursos Prefeitura de Jarinu SP

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21Q987156 | Matemática, Cozinheiro, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual das alternativas abaixo representa corretamente a equivalência entre as unidades de tempo?
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22Q987157 | Matemática, Cozinheiro, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Joana foi ao mercado e comprou 3 quilos de arroz. Cada quilo custava R$ 5,00.

Quanto Joana pagou no total?

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24Q987159 | Matemática, Cozinheiro, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Pedro tinha 3,5 litros de suco em uma jarra. Ele serviu 1,2 litros para seus amigos.

Quantos litros de suco ainda restaram na jarra?

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26Q987161 | Matemática, Cozinheiro, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

João foi ao mercado com R$ 50,00. Ele comprou um pacote de arroz por R$ 22,00 e um litro de óleo por R$ 9,00.

Quanto João recebeu de troco?

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27Q987162 | Matemática, Cozinheiro, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Um terreno tem a forma de um retângulo e mede 10 metros de comprimento e 4 metros de largura.

Qual é a área total desse terreno?

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28Q987163 | Noções de Primeiros Socorros, Cozinheiro, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Durante o preparo da comida, uma panela com óleo pega fogo no fogão.

O que é mais seguro fazer nessa situação?

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29Q987164 | Nutrição, Cozinheiro, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual das opções abaixo pode causar contaminação alimentar?
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30Q987165 | Nutrição, Cozinheiro, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual das práticas abaixo representa o reaproveitamento de alimentos?
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31Q987166 | Segurança e Saúde no Trabalho, Cozinheiro, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual é a atitude correta ao manusear uma faca na cozinha?
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32Q987167 | Atendimento ao Público, Cozinheiro, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual das atitudes abaixo representa uma forma adequada de tratamento e atendimento por parte da cozinheira no ambiente escolar?
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33Q987168 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Cozinheiro, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual procedimento está correto ao utilizar o liquidificador na cozinha?
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34Q987076 | Português, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Texto associado.

TEXTO I


Inclusão não é favor, é direito


A escola que exclui é a escola que não compreende o seu papel social. Incluir não é colocar o “diferente” no mesmo espaço do “normal” para cumprir uma formalidade institucional. Incluir é transformar a escola para que ela atenda a todos, independentemente de suas condições físicas, cognitivas, sociais ou emocionais.


A inclusão requer mais do que rampas e intérpretes. Requer escuta ativa, práticas pedagógicas flexíveis, formação permanente de educadores e ruptura com a lógica da homogeneização. O diferente não é problema; é oportunidade de aprender e ensinar de outras formas.


Quando a escola se torna um espaço verdadeiramente inclusivo, ela cumpre sua missão de formar cidadãos plenos, conscientes de sua dignidade e do direito de todos à educação. A inclusão, portanto, não é um favor: é um direito — e como tal, deve ser garantido com compromisso, sensibilidade e responsabilidade coletiva.


Autor: José Pacheco(educador português radicado no Brasil, idealizador da Escola da Ponte – Texto adaptado)

Qual é a ideia principal do texto?

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35Q987077 | Português, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Texto associado.

TEXTO I


Inclusão não é favor, é direito


A escola que exclui é a escola que não compreende o seu papel social. Incluir não é colocar o “diferente” no mesmo espaço do “normal” para cumprir uma formalidade institucional. Incluir é transformar a escola para que ela atenda a todos, independentemente de suas condições físicas, cognitivas, sociais ou emocionais.


A inclusão requer mais do que rampas e intérpretes. Requer escuta ativa, práticas pedagógicas flexíveis, formação permanente de educadores e ruptura com a lógica da homogeneização. O diferente não é problema; é oportunidade de aprender e ensinar de outras formas.


Quando a escola se torna um espaço verdadeiramente inclusivo, ela cumpre sua missão de formar cidadãos plenos, conscientes de sua dignidade e do direito de todos à educação. A inclusão, portanto, não é um favor: é um direito — e como tal, deve ser garantido com compromisso, sensibilidade e responsabilidade coletiva.


Autor: José Pacheco(educador português radicado no Brasil, idealizador da Escola da Ponte – Texto adaptado)

No texto “Inclusão não é favor, é direito.” a argumentação do autor se baseia principalmente em:
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36Q987078 | Português, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Texto associado.

TEXTO I


Inclusão não é favor, é direito


A escola que exclui é a escola que não compreende o seu papel social. Incluir não é colocar o “diferente” no mesmo espaço do “normal” para cumprir uma formalidade institucional. Incluir é transformar a escola para que ela atenda a todos, independentemente de suas condições físicas, cognitivas, sociais ou emocionais.


A inclusão requer mais do que rampas e intérpretes. Requer escuta ativa, práticas pedagógicas flexíveis, formação permanente de educadores e ruptura com a lógica da homogeneização. O diferente não é problema; é oportunidade de aprender e ensinar de outras formas.


Quando a escola se torna um espaço verdadeiramente inclusivo, ela cumpre sua missão de formar cidadãos plenos, conscientes de sua dignidade e do direito de todos à educação. A inclusão, portanto, não é um favor: é um direito — e como tal, deve ser garantido com compromisso, sensibilidade e responsabilidade coletiva.


Autor: José Pacheco(educador português radicado no Brasil, idealizador da Escola da Ponte – Texto adaptado)

No texto “Inclusão não é favor, é direito”, no trecho “O diferente não é problema; é oportunidade de aprender e ensinar de outras formas”, o autor quer dizer que:
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37Q987079 | Português, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Texto associado.

TEXTO I


Inclusão não é favor, é direito


A escola que exclui é a escola que não compreende o seu papel social. Incluir não é colocar o “diferente” no mesmo espaço do “normal” para cumprir uma formalidade institucional. Incluir é transformar a escola para que ela atenda a todos, independentemente de suas condições físicas, cognitivas, sociais ou emocionais.


A inclusão requer mais do que rampas e intérpretes. Requer escuta ativa, práticas pedagógicas flexíveis, formação permanente de educadores e ruptura com a lógica da homogeneização. O diferente não é problema; é oportunidade de aprender e ensinar de outras formas.


Quando a escola se torna um espaço verdadeiramente inclusivo, ela cumpre sua missão de formar cidadãos plenos, conscientes de sua dignidade e do direito de todos à educação. A inclusão, portanto, não é um favor: é um direito — e como tal, deve ser garantido com compromisso, sensibilidade e responsabilidade coletiva.


Autor: José Pacheco(educador português radicado no Brasil, idealizador da Escola da Ponte – Texto adaptado)

Com base nas ideias apresentadas no texto I “Inclusão não é favor, é direito”, qual alternativa apresenta a conclusão do autor?
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38Q987080 | Português, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Texto associado.

TEXTO I


Inclusão não é favor, é direito


A escola que exclui é a escola que não compreende o seu papel social. Incluir não é colocar o “diferente” no mesmo espaço do “normal” para cumprir uma formalidade institucional. Incluir é transformar a escola para que ela atenda a todos, independentemente de suas condições físicas, cognitivas, sociais ou emocionais.


A inclusão requer mais do que rampas e intérpretes. Requer escuta ativa, práticas pedagógicas flexíveis, formação permanente de educadores e ruptura com a lógica da homogeneização. O diferente não é problema; é oportunidade de aprender e ensinar de outras formas.


Quando a escola se torna um espaço verdadeiramente inclusivo, ela cumpre sua missão de formar cidadãos plenos, conscientes de sua dignidade e do direito de todos à educação. A inclusão, portanto, não é um favor: é um direito — e como tal, deve ser garantido com compromisso, sensibilidade e responsabilidade coletiva.


Autor: José Pacheco(educador português radicado no Brasil, idealizador da Escola da Ponte – Texto adaptado)

Segundo as ideias desenvolvidas no texto I “Inclusão não é favor, é direito”, é correto afirmar que:
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39Q987081 | Português, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Analise a frase abaixo.


"Os desafios e as oportunidades presentes no cenário educacional atual são enormes e exigem uma postura comprometida dos professores."

Assinale a alternativa que apresenta a análise correta da concordância nominal e verbal nessa frase.

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40Q987082 | Português, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Assinale a alternativa em que o uso da pontuação está de acordo com a norma culta da língua portuguesa.
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