Início

Questões de Concursos Prefeitura de Jarinu SP

Resolva questões de Prefeitura de Jarinu SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q987124 | Português, Servente, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Assinale a alternativa em que a concordância nominal está correta, de acordo com as normas da língua portuguesa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q987092 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Em relação à Educação Lúdica, qual das seguintes afirmações é correta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q987103 | Educação Artística, Artes, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Segundo as tendências pedagógicas do ensino de Arte na escola, qual das alternativas abaixo melhor descreve a Abordagem Triangular, proposta por Ana Mae Barbosa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q987135 | Matemática, Servente, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Se 4 lápis custam R$ 12,00, quanto custarão 10 lápis, considerando o mesmo preço unitário?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q987157 | Matemática, Cozinheiro, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Joana foi ao mercado e comprou 3 quilos de arroz. Cada quilo custava R$ 5,00.

Quanto Joana pagou no total?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q987159 | Matemática, Cozinheiro, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Pedro tinha 3,5 litros de suco em uma jarra. Ele serviu 1,2 litros para seus amigos.

Quantos litros de suco ainda restaram na jarra?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q987167 | Atendimento ao Público, Cozinheiro, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual das atitudes abaixo representa uma forma adequada de tratamento e atendimento por parte da cozinheira no ambiente escolar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q987081 | Português, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Analise a frase abaixo.


"Os desafios e as oportunidades presentes no cenário educacional atual são enormes e exigem uma postura comprometida dos professores."

Assinale a alternativa que apresenta a análise correta da concordância nominal e verbal nessa frase.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q987090 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual das seguintes afirmações descreve a importância de ambientes de aprendizagem ricos e recursos instrucionais diversificados?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q987100 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Sobre um dos objetivos da socioeducação, é correto afirmar que é um conjunto de ações voltadas para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q987110 | Artes Cênicas, Educação Física, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual é o principal benefício do desenvolvimento da consciência corporal nas aulas de Arte/Dança na escola?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q987113 | Inglês, Inglês, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

WHAT A WONDERFUL WORLD

I see trees of green, red roses too

I see them bloom for me and you

And I think to myself: What a wonderful world

I see skies of blue and clouds of white

The bright blessed days, the dark sacred night

And I think to myself: What a wonderful world

The colors of the rainbow, so pretty in the sky

Are also on the faces of people going by

I see friends shaking hands, saying: How do you do?

They're really saying: I love you!

I hear babies crying, I watch them grow

They'll learn much more, than I'll ever know

And I think to myself:

What a wonderful world

Yes, I think to myself: What a wonderful world

The song's message is:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q987141 | Administração de Recursos Materiais, Servente, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Assinale a alternativa que apresenta uma atitude correta em relação à conservação de equipamentos, instalações e mobiliário escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q987087 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual das seguintes ações melhor define o objetivo principal de uma intervenção pedagógica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q987089 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual das seguintes afirmações descreve melhor o principal objetivo do Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q987091 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual das seguintes características melhor define as metodologias ativas de aprendizagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q987094 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual das seguintes abordagens NÃO é recomendada ao selecionar e organizar o conteúdo para uma unidade de ensino?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q987122 | Português, Servente, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Assinale a alternativa em que a pontuação está correta, de acordo com as normas da língua portuguesa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q987133 | Matemática, Servente, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Qual dos conjuntos abaixo apresenta apenas números quadrados perfeitos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q987079 | Português, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Jarinu SP, IBADE, 2025

Texto associado.

TEXTO I


Inclusão não é favor, é direito


A escola que exclui é a escola que não compreende o seu papel social. Incluir não é colocar o “diferente” no mesmo espaço do “normal” para cumprir uma formalidade institucional. Incluir é transformar a escola para que ela atenda a todos, independentemente de suas condições físicas, cognitivas, sociais ou emocionais.


A inclusão requer mais do que rampas e intérpretes. Requer escuta ativa, práticas pedagógicas flexíveis, formação permanente de educadores e ruptura com a lógica da homogeneização. O diferente não é problema; é oportunidade de aprender e ensinar de outras formas.


Quando a escola se torna um espaço verdadeiramente inclusivo, ela cumpre sua missão de formar cidadãos plenos, conscientes de sua dignidade e do direito de todos à educação. A inclusão, portanto, não é um favor: é um direito — e como tal, deve ser garantido com compromisso, sensibilidade e responsabilidade coletiva.


Autor: José Pacheco(educador português radicado no Brasil, idealizador da Escola da Ponte – Texto adaptado)

Com base nas ideias apresentadas no texto I “Inclusão não é favor, é direito”, qual alternativa apresenta a conclusão do autor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.