Início

Questões de Concursos Prefeitura de Joinville SC

Resolva questões de Prefeitura de Joinville SC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


381Q992413 | Medicina, Médico Neurologista Pediátrico, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

A toxoplasmose congênita é uma condição médica importante que pode apresentar repercussões graves no sistema nervoso central. Em relação a essa patologia, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

382Q991139 | Engenharia Mecânica, Estática dos Fluidos, Engenheiro Eletricista, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Considere as afirmações abaixo a respeito da estática dos fluidos e, em seguida, assinale a alternativa que indica as afirmações que são verdadeiras.


I. A diferença de pressões entre 2 pontos de uma massa líquida em equilíbrio é diretamente proporcional à diferença de profundidade multiplicada pelo peso específico. No interior de um fluido em repouso, pontos de uma mesma profundidade suportam o dobro da pressão.


II. A altura de um líquido incompressível em equilíbrio estático preenchendo diversos vasos comunicantes depende da forma dos mesmos.


III. Considera-se um fluido em repouso quando não há velocidade diferente de zero em nenhum dos seus pontos e, neste caso, esta condição de repouso é conhecida por Hidrostática. A Lei de Stevin consiste no equilíbrio das forças sobre um elemento de volume infinitesimal em forma cúbica, definido no plano cartesiano de coordenadas, obtendo-se a distribuição das forças de pressão e as forças de ação a distância agindo sobre o elemento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

383Q992419 | Medicina, Médico Neurologista Pediátrico, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

__________________ refere-se a vários distúrbios relacionados que têm manifestações clínicas que se sobrepõem. Ela causa vários tipos de tumores benignos ou malignos que envolvem os nervos centrais ou periféricos e muitas vezes provoca máculas cutâneas pigmentadas e, às vezes, outras manifestações. O diagnóstico é principalmente clínico com base em critérios específicos. Tumores benignos podem ser removidos cirurgicamente, e tumores malignos (que são menos comuns) podem ser tratados com radioterapia ou quimioterapia. Qual alternativa melhor completa a lacuna do enunciado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

384Q989095 | Medicina, Médico Infectologista, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Leia as afirmativas abaixo e marque V para verdadeiro e F para falso quanto à pneumonia adquirida no hospital.


(__) É, em geral, mais grave do que a pneumonia adquirida na comunidade, porque os organismos infectantes tendem a ser mais agressivos.

(__) É menos provável que respondam a antibióticos (chamado resistência) e são, portanto, mais difíceis de tratar.

(__) O diagnóstico se baseia nos sintomas de uma pessoa e nos resultados de radiografias ou de uma tomografia computadorizada (TC) torácica.

(__) O sintoma mais comum é a tosse com expectoração, mas dor torácica, calafrios, febre e falta de ar também são comuns.


Assinale a alternativa que contém a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

385Q991143 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenheiro Sanitarista, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Considerando as alternativas abaixo, assinale a que apresenta a correta definição do termo apresentado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

386Q992429 | Geografia, Hidrografia, Geógrafo, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

A Bacia hidrográfica Platina ou do Prata é formada pelos rios Paraná, Paraguai e Uruguai e, se constitui um dos principais conjuntos fluviais do mundo e o segundo maior da América do Sul, superado apenas pela Bacia Amazônica. O rio Paraguai nasce no estado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

387Q992431 | Geografia, Energia, Geógrafo, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

De acordo com os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (2024), as três maiores fontes renováveis que compõem a matriz de energia elétrica brasileira são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

388Q991153 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenheiro Sanitarista, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Assinale a alternativa correta sobre tratamento secundário.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

389Q893622 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Os sinais vitais são um modo eficiente e rápido de monitorar a condição do cliente ou de identificar problemas e avaliar a resposta do cliente a uma intervenção. Dentre as variações aceitáveis para Adultos, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

390Q992439 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

A lei nº 2.604 de 1995 determina que é atribuição dos enfermeiros, além do exercício de enfermagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

391Q992442 | Direito Sanitário, Sistema Único de Saúde, Enfermeiro, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Conforme a Lei nº 8.142 de 1990, são instâncias colegiadas do SUS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

392Q992445 | Farmácia, Farmacêutico, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Considerando-se Política Nacional de Medicamentos, analisar os itens abaixo:


I. O Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (Cesaf) garante o fornecimento dos insumos e medicamentos destinados ao controle do tabagismo, à influenza, à prevenção ao vírus sincicial respiratório, à intoxicação por cianeto, à alimentação e nutrição, à hepatite, aos hemocomponentes, a coagulopatias e hemoglobinopatias, às imunoglobulinas, à IST/AIDS, às vacinas e aos soros.


II. A disponibilidade ambulatorial de medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS) ocorre por meio dos Componentes da Assistência Farmacêutica.


III. Além do repasse de recursos para aquisição dos medicamentos, o Ministério da Saúde, por meio do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (Cbaf), é responsável pela aquisição e distribuição dos itens que compõem o Programa Saúde da Mulher: contraceptivos orais e injetáveis, misoprostol, dispositivo intrauterino (DIU) e diafragma.


Está(ão) correto(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

393Q989126 | Biomedicina, Analista Clínico, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Analise as seguintes afirmativas sobre a fisiologia da hemostasia.


I – A ativação do fator XII (Hageman) é essencial para a iniciação da via intrínseca da coagulação.

II – O fator de von Willebrand atua exclusivamente na estabilização do coágulo formado.

III – A trombomodulina, expressa na superfície endotelial, aumenta a atividade da trombina na conversão do fibrinogênio em fibrina.

IV – A prostaciclina (PGI2) e o óxido nítrico (NO) são secretados pelo endotélio vascular e atuam na inibição da agregação plaquetária.

V – A transformação do plasminogênio em plasmina é inibida pela presença de ativadores do plasminogênio tecidual (t-PA).


Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

394Q989127 | Biomedicina, Analista Clínico, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Em um laboratório clínico, a contagem de reticulócitos é uma técnica hematológica básica essencial para a avaliação da eritropoiese. Quando realizada corretamente, essa técnica pode fornecer informações valiosas sobre a capacidade regenerativa da medula óssea. Considerando os reagentes e as etapas envolvidas neste procedimento, qual das seguintes afirmativas é correta em relação à técnica de contagem de reticulócitos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

395Q992465 | Arquitetura, Arquiteto, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

O estudo de viabilidade fornece informações e análises que podem ser utilizadas para a elaboração de outros documentos técnicos exigidos para a emissão do alvará de construção, como o projeto arquitetônico, o projeto estrutural, o projeto de instalações elétricas e hidrossanitárias, o projeto de combate a incêndio e pânico, o memorial de cálculo, entre outros. O estudo de viabilidade técnica implicaem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

396Q992472 | Direito Urbanístico, Arquiteto, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

A Política Nacional de Mobilidade Urbana é orientada pela seguinte diretriz, entre outras:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

397Q989146 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

A verificação do pulso é realizada sobre a artéria radial. Contudo, quando o pulso está filiforme, pode-se fazer sobre as artérias mais calibrosas como a carótida e a femoral. Filiforme significa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

398Q989154 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Marque a alternativa correta sobre posicionamento, sinalização e acomodação dos extintores nas edificações
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

399Q1023475 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Professor de Língua Inglesa, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024

Texto associado.
Text 9A1


Research into how multilingual people juggle more than one language in their minds is complex and sometimes counterintuitive. It turns out that when a multilingual person wants to speak, the languages they know can be active at the same time, even if only one gets used. These languages can interfere with each other, for example intruding into speech just when you do not expect them. And interference can manifest itself not just in vocabulary slip-ups, but even on the level of grammar or accent. “From research we know that whenever a bilingual or multilingual is speaking, both languages or all the languages that they know are activated,” says Mathieu Declerck, a senior research fellow at the Vrije Universiteit in Brussels. “For example, when you want to say ‘dog’ as a French-English bilingual, not just ‘dog’ is activated, but also its translation equivalent, so ‘chien’ is also activated.” As such, the speaker needs to have some sort of language control process. If you think about it, the ability of bilingual and multilingual speakers to separate the languages they have learned is remarkable. How they do this is commonly explained through the concept of inhibition — a suppression of the non-relevant languages. However, when this control system fails, intrusions and lapses can occur. For example, insufficient inhibition of a language can cause it to “pop up” and intrude when you are meant to be speaking in a different one.

Tamar Gollan, a professor of psychiatry at the University of California San Diego, has been studying language control in bilinguals for years. Her research has often led to counterintuitive findings. She explains that when mixing languages, multilinguals are navigating a sort of balancing act, inhibiting the stronger language to even things out — and sometimes, they go too far in the wrong direction. “When bilinguals are mixing languages, it seems like they inhibit the dominant language so much that they actually are slower to speak in certain contexts. I think the best analogy is: imagine you suddenly become better at writing in your non-dominant hand. We have been calling this reversed dominance.” Reversed dominance effects can be particularly evident when bilinguals switch between languages in a single conversation, says Gollan.

Navigating such interference could perhaps be part of what makes it hard for an adult to learn a new language, especially if they have grown up monolingual. One thing that might help is immersing yourself in the environment of the foreign language. “You are creating a context in which you are strongly holding back this other language, so that gives room for the other (new) language to become stronger,” says Matt Goldrick, a professor of linguistics at Northwestern University in Evanston, Illinois. “When you return from that immersion experience, hopefully you can better manage that competition,” he adds. “That competition will never go away, you just get better at managing it.”

Managing competition is certainly something that multilinguals do tend to have a lot of practice in. Many researchers argue that this brings them certain cognitive advantages — although it is worth noting that the jury’s still out on this, with others saying their own research does not show reliable evidence for a bilingual cognitive advantage. In any case, using languages is arguably one of the most complex activities humans learn how to do. And having to manage multiple languages has been linked to cognitive benefits in many studies, depending on task and age. Some studies have shown bilinguals perform better, for example, in activities when participants have to focus on counterintuitive information. Speaking multiple languages has also been linked to delayed onset of dementia symptoms. And of course, multilingualism brings many obvious benefits beyond the brain, not least the social benefit of being able to speak to many people.


Internet:http://www.bbc.com/(adapted).
Based on text 9A1, it is correct to affirm that immersing oneself in the foreign language environment might help because it
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

400Q989186 | Engenharia Elétrica, Engenheiro Eletricista, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Considere as afirmações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que indica quais são as verdadeiras.


I. No nível da estrutura da matéria, eletrizar um corpo (ou objeto) é fazer que, no conjunto, seus átomos tenham um número de elétrons igual ao número de prótons. Portanto, eletrizar um corpo é equilibrá-lo eletricamente.


II. De acordo com a facilidade relativa de movimentação das cargas elétricas na estrutura de diversos materiais, naturais ou sintéticos, são classificados em condutores ou isolantes. Sendo assim, um material comporta-se como condutor elétrico quando permite a movimentação de portadores de carga elétrica em sua estrutura, caso contrário, ele é denominado de isolante. Dessa forma, o corpo humano, o ouro e o alumínio apresentam essa facilidade de condução das cargas elétricas.


III. Quando polarizado, o corpo induzido ainda é neutro, pois apresenta o mesmo número de prótons e elétrons. Dessa forma, para que esse corpo torne-se eletrizado, é necessária a presença de um outro corpo ou, ainda, de um meio pelo qual os elétrons possam fluir. Via de regra, faz-se o uso de um aterramento, que consiste em conectar o corpo induzido à terra, por meio de um fio condutor.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.