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Questões de Concursos Prefeitura de Joinville SC

Resolva questões de Prefeitura de Joinville SC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


51Q893587 | Pedagogia, O Processo de Socialização, Auxiliar de Desenvolvimento Infanto Juvenil, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

A partir de observações, regulares e permanentes de sua primeira filha, Pikler destacou que “as refeições, as trocas de fraldas, o banho, momento de vestir a criança eram as melhores ocasiões de estarem juntos de maneira regular. Durante essa atividade os pais nunca tinham pressa, levavam em conta as necessidades e as reações da criança e toda sua participação.” (FALK, 2011, p.20). Dessa forma, contribuiu concluindo que:
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52Q890284 | Biblioteconomia, Auxiliar Escolar, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024

Considerando que se pretenda citar em um texto o livro Jamais fomos modernos, de Bruno Latour, publicado em 1994, assinale a opção em que é corretamente apresentada a citação indicada por autor-data, segundo as normas técnicas de informação e documentação.
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53Q878360 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Saúde Única, também conhecida como One Health, é uma forma de entender a saúde como um sistema que reúne saúde das pessoas, dos animais e do meio ambiente.

“Reconhecer a interdependência e interação harmoniosa entre humanos, animais e meio ambiente. Isso envolve valorizar a biodiversidade, garantir o acesso a espaço e recursos naturais suficientes, e reconhecer o valor de todos os seres vivos do ecossistema.”

SILVA, Breno. Saúde Única. Fiocruz. Paraná. Disponível em: https://www.icc.fiocruz.br/extensaodivulgacaocientifica/wpcontent/uploads/2023/08/Saude-Unica.pdf. Acesso em: 26 de março de 2024.


O texto acima, refere-se à seguinte base da Saúde Única:
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54Q890239 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Auxiliar de Educador, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024

Conforme a Lei n.º 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional — LDB), assinale a opção que indica corretamente uma garantia a ser oferecida pelo Estado na efetivação do seu dever de prover educação escolar.
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55Q893585 | Pedagogia, Lei nº 11494 de 2007, Auxiliar de Desenvolvimento Infanto Juvenil, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

A Lei n.º 14.113/20 reformulou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), visando garantir uma distribuição de recursos mais equitativa e eficiente para a educação básica pública no Brasil. Esse fundo é essencial para o financiamento de escolas públicas e, por meio da nova lei, incorpora mecanismos mais robustos para a valorização de profissionais da educação e a melhoria da qualidade educacional. Qual das seguintes disposições está corretamente associada à Lei n.º 14.113/20 em relação ao FUNDEB?
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56Q992480 | Arquitetura, Normas Técnicas em Processos de Projetos na Arquitetura, Arquiteto, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Conforme disposto na Norma ABNT NBR 9050:2022, as medidas necessárias para a manobra de cadeira de rodas sem deslocamento para a rotação de 1800 são:
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57Q988931 | Radiologia, Protocolos de Exames em Tomografia Computadorizada, HMSJ, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Relacione a coluna A (patologias) com a coluna B (características radiológicas), escrevendo o número da patologia ao lado da característica correspondente.

Coluna A – Patologias

1 – Atelectasia 2 – Doença de Hirschsprung 3 – Pneumonia lobar 4 – Invaginação Intestinal 5 – Estenose hipertrófica do piloro


Coluna B - Características Radiológicas


( ) Dilatação proximal com ausência de gás no reto e colo distal em estudo contrastado do intestino grosso.

( ) Sinal do "cogumelo" ou "alvo" em ultrassonografia abdominal.

( ) Aumento de densidade pulmonar com limites precisos que respeitam as divisões anatômicas dos lobos, frequentemente acompanhada de desvio do mediastino para o lado afetado.

( ) Espessamento da musculatura pilórica no ultrassom, com alongamento e estreitamento do canal pilórico.

( ) Colapso de segmentos pulmonares ou lobos, resultando em opacidades aumentadas com desvio mediastinal para o lado afetado.


A sequência correta é:
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58Q988979 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Direitos Fundamentais da Pessoa com Deficiência, Auxiliar de Desenvolvimento Infanto Juvenil, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Analise as seguintes afirmações relacionadas à Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015).


I – A Lei Brasileira de Inclusão garante o direito à educação inclusiva, assegurando a oferta de educação especial, exclusivamente em escolas especializadas.
II – A lei estabelece que o poder público deve assegurar às pessoas com deficiência o acesso a informações e comunicação, incluindo sistemas e tecnologias assistivas.
III – O estatuto proíbe expressamente a cobrança de valores adicionais nas matrículas e mensalidades de alunos com deficiência em instituições de ensino privadas.
IV – Segundo a lei, empresas com menos de 50 funcionários estão obrigadas a reservar uma cota de empregos para pessoas com deficiência.
V – A Lei Brasileira de Inclusão determina que o transporte coletivo deve ser plenamente acessível para pessoas com deficiência, incluindo a disponibilização de informações acessíveis sobre horários e itinerários.


Estão corretas as afirmativas:
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59Q992369 | Medicina, HMSJ, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Um paciente de 45 anos chega ao pronto-socorro com febre alta, cefaleia, dor retro-orbital, mialgia intensa e petéquias. Ele mora em uma área urbana endêmica para dengue e febre amarela, e recentemente participou de uma viagem de aventura em uma região rural. Dado o quadro clínico e epidemiológico, qual das seguintes medidas é a mais apropriada para manejar este paciente?
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60Q992386 | Odontologia, Preparo Cavitário, Dentista da Estratégia de Saúde da Família, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Em um preparo cavitário classe II para amálgama no dente 15 nas faces mesio-oclusal, assinale a alternativa que apresenta um ângulo diedro do terceiro grupo.
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61Q893589 | Pedagogia, Legislação da Educação, Auxiliar de Desenvolvimento Infanto Juvenil, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, em seu Artigo 9º, os eixos estruturantes das práticas pedagógicas dessa etapa da Educação Básica, experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização, são:
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62Q992458 | Fisioterapia, EletroTermoFototerapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Sobre a eletroterapia, é correto afirmar que:
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63Q988977 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Direito à Educação, Auxiliar de Desenvolvimento Infanto Juvenil, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

A Lei n° 11.185, de 2005, alterou significativamente o art. 11 da Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente − ECA), reforçando medidas específicas de proteção ao direito à educação. Essa alteração intensificou a responsabilidade do Estado em garantir o acesso e a qualidade da educação para crianças e adolescentes, além de especificar as ações necessárias para a efetivação desse direito. De acordo com as modificações introduzidas pela Lei n° 11.185/2005 no art. 11 do ECA, qual ação específica NÃO é mencionada como obrigação do Estado para assegurar o direito à educação de crianças e adolescentes?
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64Q988988 | Medicina, Médico de Estratégia de Saúde da Família, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Leia as afirmativas abaixo acerca da tuberculose (TB).


I - O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse. Essa tosse pode ser seca ou produtiva (com catarro).

II - O diagnóstico laboratorial da TB é fundamental tanto para a detecção de casos novos quanto para o controle de tratamento.

III - A tuberculose pode ser transmitida por objetos compartilhados.

IV - A forma pulmonar, além de ser mais frequente, é a principal responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença.


Estão corretas as afirmativas:
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65Q1023476 | Inglês, Vocabulário Vocabulary, Professor de Língua Inglesa, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024

Texto associado.
Text 9A1


Research into how multilingual people juggle more than one language in their minds is complex and sometimes counterintuitive. It turns out that when a multilingual person wants to speak, the languages they know can be active at the same time, even if only one gets used. These languages can interfere with each other, for example intruding into speech just when you do not expect them. And interference can manifest itself not just in vocabulary slip-ups, but even on the level of grammar or accent. “From research we know that whenever a bilingual or multilingual is speaking, both languages or all the languages that they know are activated,” says Mathieu Declerck, a senior research fellow at the Vrije Universiteit in Brussels. “For example, when you want to say ‘dog’ as a French-English bilingual, not just ‘dog’ is activated, but also its translation equivalent, so ‘chien’ is also activated.” As such, the speaker needs to have some sort of language control process. If you think about it, the ability of bilingual and multilingual speakers to separate the languages they have learned is remarkable. How they do this is commonly explained through the concept of inhibition — a suppression of the non-relevant languages. However, when this control system fails, intrusions and lapses can occur. For example, insufficient inhibition of a language can cause it to “pop up” and intrude when you are meant to be speaking in a different one.

Tamar Gollan, a professor of psychiatry at the University of California San Diego, has been studying language control in bilinguals for years. Her research has often led to counterintuitive findings. She explains that when mixing languages, multilinguals are navigating a sort of balancing act, inhibiting the stronger language to even things out — and sometimes, they go too far in the wrong direction. “When bilinguals are mixing languages, it seems like they inhibit the dominant language so much that they actually are slower to speak in certain contexts. I think the best analogy is: imagine you suddenly become better at writing in your non-dominant hand. We have been calling this reversed dominance.” Reversed dominance effects can be particularly evident when bilinguals switch between languages in a single conversation, says Gollan.

Navigating such interference could perhaps be part of what makes it hard for an adult to learn a new language, especially if they have grown up monolingual. One thing that might help is immersing yourself in the environment of the foreign language. “You are creating a context in which you are strongly holding back this other language, so that gives room for the other (new) language to become stronger,” says Matt Goldrick, a professor of linguistics at Northwestern University in Evanston, Illinois. “When you return from that immersion experience, hopefully you can better manage that competition,” he adds. “That competition will never go away, you just get better at managing it.”

Managing competition is certainly something that multilinguals do tend to have a lot of practice in. Many researchers argue that this brings them certain cognitive advantages — although it is worth noting that the jury’s still out on this, with others saying their own research does not show reliable evidence for a bilingual cognitive advantage. In any case, using languages is arguably one of the most complex activities humans learn how to do. And having to manage multiple languages has been linked to cognitive benefits in many studies, depending on task and age. Some studies have shown bilinguals perform better, for example, in activities when participants have to focus on counterintuitive information. Speaking multiple languages has also been linked to delayed onset of dementia symptoms. And of course, multilingualism brings many obvious benefits beyond the brain, not least the social benefit of being able to speak to many people.


Internet:http://www.bbc.com/(adapted).
The word “juggle”, used in the first sentence of text 9A1, means
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66Q990993 | Serviço Social, Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família PAIF, Assistente Social, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Acerca do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é correto afirmar:
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67Q991087 | Medicina, Médico Plantonista Pediatra, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

A doença celíaca é:
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68Q988932 | Radiologia, Protocolos de Exames em Tomografia Computadorizada, HMSJ, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Durante a investigação de um paciente com dor lombar crônica e episódios recorrentes de hematúria, é realizada uma urografia excretora. Os achados de imagem revelam uma massa preenchendo defeitos no sistema coletor renal direito e um afinamento cortical significativo com calcificações periarticulares adjacentes à coluna lombar. Com base na fisiopatologia e nos achados de imagem nas áreas do aparelho urinário e sistema musculoesquelético, qual é o diagnóstico mais provável?
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69Q988935 | Radiologia, Protocolos de Exames em Tomografia Computadorizada, HMSJ, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Considerando os efeitos biológicos da radiação ionizante e os princípios de radioproteção, qual das seguintes afirmações é verdadeira em relação ao manejo da exposição à radiação em procedimentos diagnósticos e terapêuticos?
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70Q988936 | Radiologia, Protocolos de Exames em Tomografia Computadorizada, HMSJ, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Dentro do contexto de radioproteção, um médico plantonista radiologista planeja um procedimento intervencionista guiado por fluoroscopia em um paciente jovem. Considerando a otimização da proteção radiológica e os riscos associados à exposição à radiação ionizante, qual das seguintes estratégias NÃO é recomendada para minimizar a dose de radiação ao paciente durante o procedimento?
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