Início

Questões de Concursos Prefeitura de Juripiranga PB

Resolva questões de Prefeitura de Juripiranga PB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q888161 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Juripiranga PB, EDUCA, 2024

A primeira verificação da Pressão Arterial (PA), deve ser realizada:

Assinale a alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q888154 | Saúde Pública, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Juripiranga PB, EDUCA, 2024

A epidemiologia tornou-se ao longo dos anos uma ciência ampla que abriga inúmeras áreas do conhecimento e muitas subdivisões, tais como: Epidemiologia clínica, Epidemiologia Investigativa, Epidemiologia do Campo, Epidemiologia Descritiva. No entanto, em linhas gerais, ela apresenta a(s) área(s) de atuação:

I. Descrição das condições de saúde da população por meio da construção de indicadores de saúde. Exemplo: taxa de mortalidade, taxa de incidência de uma doença.

II. Investigação dos fatores determinantes da situação de saúde. Exemplo: investigação de agentes etiológicos, fatores de risco.

III. Avaliação do impacto das ações para alterar a situação de saúde. Exemplo: avaliação do impacto do saneamento para diminuir parasitoses na comunidade.

Está(ão) CORRETO(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q888163 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Juripiranga PB, EDUCA, 2024

Sobre a Administração de oxigênio, analise os itens a seguir:

I. O oxigênio é geralmente administrado por meio de um tubo nasal duplo (cânula) com fluxo contínuo ou um sistema de demanda. Para melhorar a eficiência e aumentar a mobilidade das pessoas que precisam de grandes quantidades de oxigênio suplementar, vários dispositivos, incluindo cânulas com reservatório e cateter transtraqueal, podem ser usados.

II. Quando a pessoa expira, uma cânula com reservatório armazena o oxigênio em uma pequena câmara e, em seguida, devolve o oxigênio quando a pessoa inspira.

III. Sistemas controlados por demanda fornecem oxigênio somente quando acionados pelo usuário da máquina (quando a pessoa inspira ou quando o dispositivo é acionado). Esses sistemas não fornecem oxigênio de forma contínua. Alguns possuem pequenos reservatórios.

III.Um cateter transtraqueal é um pequeno tubo inserido através da pele diretamente na traqueia. Dessa forma, o oxigênio é fornecido diretamente à traqueia. Geralmente, um terapeuta respiratório ou médico instruem o paciente sobre a forma mais adequada de utilização do oxigênio.


Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q888145 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Agente Administrativo, Prefeitura de Juripiranga PB, EDUCA, 2024

“É uma doença infecciosa, contagiosa e de evolução crônica, que afeta os nervos e a pele. Também conhecida como lepra ou mal de Lázaro, é causada pelo bacilo Mycobacterium leprae. Associada a desigualdades sociais, afetando principalmente as regiões mais carentes do mundo, a doença é transmitida através das vias aéreas (secreções..).”

A doença que o texto faz referência é:

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q888164 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Juripiranga PB, EDUCA, 2024

É uma doença infecciosa aguda e transmissível, que compromete o aparelho respiratório (traqueia e brônquios). É causada pela bactéria Bordetella pertussis. A doença evolui em três fases sucessivas. A fase catarral inicia-se com manifestações respiratórias e sintomas leves, que podem ser confundidos com uma gripe: febre, coriza, mal-estar e tosse seca. Em seguida, há acessos de tosse seca contínua. Na fase aguda, os acessos de tosse são finalizados por inspiração forçada e prolongada, vômitos que provocam dificuldade de beber, comer e respirar. Na convalescença, os acessos de tosse desaparecem e dão lugar à tosse comum.

A doença que o texto faz referência é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q875194 | Medicina, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Juripiranga PB, EDUCA, 2024

A aplicação de adulticidas consiste no uso de inseticidas para controle do mosquito adulto, seja em situações de rotina, como nos pontos estratégicos (aplicação residual), ou em situações específicas, como nos bloqueios de transmissão ou de casos (aplicação espacial). Para a aplicação de adulticidas, deve ser as seguintes etapas, entre outras:

I. Preparação da calda. II. Transporte e armazenagem dos inseticidas. III. Manutenção dos equipamentos. IV. Lavagem dos equipamentos e veículos. V. Lavagem simples das embalagens. VI. Lavagem dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q888157 | Enfermagem, COFEN, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Juripiranga PB, EDUCA, 2024

De acordo com a Resolução COFEN nº 736 de 17 de janeiro de 2024, os Sistemas de Linguagem Padronizada de Enfermagem, em protocolos institucionais, e com os melhores níveis de evidências científicas, são:

I. Os diagnósticos.
II. Os resultados e os indicadores.
III. As intervenções e ações/atividades.

Está(ão) CORRETA(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q875195 | Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Juripiranga PB, EDUCA, 2024

Considerando os fatores de risco nas atividades desenvolvidas pelos Agentes de Combate as Endemias, analise o texto a seguir:

Esses riscos decorrem de deficiências na concepção, organização e gestão laboral, bem como de um contexto social de trabalho, podendo ter efeitos negativos nos níveis psicológico, físico e social, tais como o estresse relacionado ao trabalho, esgotamento ou depressão. Os ACE estão expostos a esses fatores de risco durante o manuseio de equipamentos, aplicação de agrotóxicos, elevação e transporte manual de peso, trabalho em pé com deslocamento intenso, esforço físico, agachamentos, flexão e extensão de membros superiores e de tronco, que podem ocasionar o surgimento ou complicação de doenças e agravos. Em relação ao peso dos equipamentos, os ACE podem desenvolver desgaste nas estruturas osteoarticulares e músculo-tendinosas, levando a agravos como hérnia de disco, lombalgias e tendinites.

O Fator de risco que o texto faz referência é:

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q888155 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Juripiranga PB, EDUCA, 2024

Os métodos revisados para a coleta de dados são aplicados universalmente para a vigilância em saúde pública. Contudo, as distintas necessidades, doenças e fontes de dados requerem diferentes procedimentos de coleta.

A respeito dos tipos fundamentais de vigilância que podem ser realizados nos serviços de saúde, assinale:

1. Vigilância passiva.
2. Vigilância ativa.
3. Vigilância sentinela.
( ) Nesse tipo de vigilância, a equipe de saúde recorre à fonte de informação para realizar uma busca intencional de casos do evento sujeito à vigilância. Os profissionais da equipe de saúde buscam diretamente os dados objetos de vigilância, revisando até mesmo os registros rotineiros do serviço de saúde e os registros diários de atenção às pessoas.

( ) Baseia-se na informação proporcionada por um grupo selecionado como fonte de notificação do sistema ("unidades ") que se comprometem a estudar uma amostra pré-concebida ("amostra ") de indivíduos de um grupo populacional específico, no qual é avaliada a presença de um evento de interesse para a vigilância ("condição "). Esse tipo de vigilância permite estudar as tendências de certos eventos de interesse.

( ) Nesse tipo de vigilância, cada nível de saúde envia informação de forma rotineira e periódica sobre os eventos sujeitos à vigilância ao nível imediatamente superior.


Assinale a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q888151 | Arquivologia, Classificação de Documentos, Agente Administrativo, Prefeitura de Juripiranga PB, EDUCA, 2024

Um dos principais aspectos da gestão documental é a classificação dos arquivos, para estarem dispostos de modo que facilite o acesso. O Código de Classificação de Documentos permite classificar todo e qualquer documento produzido, recebido ou acumulado pelos órgãos e/ou entidades do Poder Executivo Municipal, no exercício de suas atividades e funções. A classe ou subclasse de assunto possuium código numérico correspondente, que se refere ao assunto ou tipo documental produzido nas atividades-meio, comuns a todos os órgãos e/ou entidades, como:

I. Estrutura, Organização e Funcionamento. II. Recursos Humanos. III. Material. IV. Patrimônio. V. Orçamento e Finanças. VI. Documentação e Informação. VII. Meios de Comunicação.

Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.