Início

Questões de Concursos Prefeitura de Juru PB

Resolva questões de Prefeitura de Juru PB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q880221 | Edificações, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Juru PB, EDUCA, 2024

A lavagem dos ambientes é feita utilizando os materiais: pano de chão lavado e limpo, balde, rodos, vassoura de piaçava, água, solução detergente e desinfetante, equipamentos de proteção individual e sinalização de segurança.


A respeito dos procedimentos da lavagem, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q868759 | Geografia, Gari, Prefeitura de Juru PB, EDUCA, 2024

A Região Sudeste do Brasil é a região mais populosado país. Ela abriga uma mistura diversificada de grupos étnicos e culturas, devido à migração de pessoas de diferentes partes do Brasil e do mundo ao longo dos anos.


São Estados da Região Sudeste, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q868754 | Pedagogia, Legislação da Educação, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Juru PB, EDUCA, 2024

Na educação infantil, os componentes curriculares também podem ser chamados de Campos de Experiência. O foco, portanto, é justamente naexperiência do aluno e nos objetivos de aprendizagem de acordo com cada faixa etária.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os campos de experiência são:
Assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q868755 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Juru PB, EDUCA, 2024

As teorias da aprendizagem e desenvolvimento infantil fornecem uma estrutura para entender como as crianças crescem, aprendem e adaptam-se ao ambiente ao seu redor. Diversos teóricos contribuíram com visões distintas sobre este tema. Vygotsky, psicólogo russo, propôs uma abordagem distinta do desenvolvimento cognitivo, dando grande ênfase ao contexto social e cultural como fundamentais para a aprendizagem e desenvolvimento. Segundo Vygotsky, a mente humana é formada através das interações sociais e das experiências culturais.


Os principais conceitos e ideias da teoria sociocultural de Vygotsky, são, entre outras, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q868760 | Segurança e Saúde no Trabalho, Gari, Prefeitura de Juru PB, EDUCA, 2024

Sobre o protocolo de higienização das mãos, analise os itens e assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q880230 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista "D", Prefeitura de Juru PB, EDUCA, 2024

Sobre o DPVAT(Danos Pessoais por Veículos Automotores de Via Terrestre), analise as alternativas e assinale a INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q868745 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Juru PB, EDUCA, 2024

Sobre a influência da Educação Infantil e a capacidade de poder influenciar na fase adulta, analise os itens a seguir:


I. É nesta fase que começa a construção das quatro áreas do desenvolvimento de uma criança – a física, a cognitiva, a emocional e a social – que são os esteios da formação do caráter, da identidade, do desenvolvimento físico e psicológico.


II. A Educação Infantil é uma das fases mais importantes na vida da criança. Alguns pais não dão o devido valor que esse momento merece e, muitas vezes por falta de conhecimento, acabam negligenciando esse período fundamental para a formação dos pequenos, que tem total impacto na fase adulta.


III. É nessa etapa que as crianças começam a existir fora do convívio familiar, o que envolve lidar com diferenças, desenvolvimento da personalidade e da autonomia, a criação de laços de amizade e as descobertas em diferentes áreas do conhecimento.


IV. A Educação Infantil, além de funcionar como uma base para as demais etapas da educação formal e o seu correto aproveitamento, permite que os pequenos cresçam com mais autonomia e tenham mais sucesso em sua vida escolar e individual.


Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q868757 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Juru PB, EDUCA, 2024

Sobre Projeto Político Pedagógico, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q868762 | Segurança e Saúde no Trabalho, Gari, Prefeitura de Juru PB, EDUCA, 2024

De acordo com a Norma Regulamentadora Nº 38 que trata da (Segurança e Saúde no Trabalho nas Atividades de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos), analise os conceitos a seguir assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q868742 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Motorista "D", Prefeitura de Juru PB, EDUCA, 2024

A Praia do Amor, na Paraíba, recebe esse nome por causa de uma pedra furada em forma de coração, onde os casais tiram foto para ter sorte no relacionamento.


A Praia do Amor está localizada no município do(e):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q868751 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Juru PB, EDUCA, 2024

As necessidades das crianças de 0 a 6 anos são:


I. Crianças de 0 a 1 ano necessitam: - proteção para perigos físicos; - cuidados de saúde adequada; - adultos com os quais desenvolvem apego; - adultos que entendam e respondam a seus sinais; - coisas para olhar, tocar, escutar, cheirar e provar; - oportunidades para explorar o mundo; - estimulação adequada para o desenvolvimento da linguagem.


II. Crianças entre 1 e 3 anos necessitam todas as condições acima e mais: - apoio na aquisição de novas habilidades motoras, de linguagem e pensamento; - oportunidade para desenvolver alguma independência; - ajuda para aprender a controlar seu próprio comportamento; - oportunidades para começar a aprender a cuidar de si próprias; - oportunidades diárias para brincar com uma variedade de objetos.


III. Crianças entre 3 e 6 anos (e acima desta idade) necessitam todas as condições acima e mais: - oportunidade para desenvolver habilidades motoras finas; - encorajamento para exercitar a linguagem, através da fala, da leitura, e do canto; - atividades que desenvolvam um senso de competência positivo; - oportunidades para aprender a cooperar, ajudar,compartilhar; - experimentação com habilidades de pré-escrita e pré-leitura.

Está(ão) CORRETO(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q868752 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Juru PB, EDUCA, 2024

Sobre o cuidar na Educação Infantil, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q1015744 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Juru PB, EDUCA, 2024

Surdocega é a pessoa que apresenta perdas visual e auditiva combinadas. Algumas pessoas surdocegas têm perdas totais desses sentidos, outras não, podendo manter resíduos auditivos e/ou visuais.

De forma geral, a surdocegueira é classificada da seguinte forma:

I. Surdocegos pré-linguísticos: normalmente bebês ou crianças que tiveram perdas severas de audição e de visão antes da aquisição de linguagem e de língua, também chamada de surdocegueira congênita, causada pela síndrome de Usher tipo I, ou outras síndromes/patologias.

II. Surdocegos pós-linguísticos: são crianças, jovens ou adultos que tiveram perdas significativas e severas de audição e de visão após a desenvolvimento de linguagem e aquisição de língua vocal ou sinalizada, muitos já alfabetizados. Nesses casos, a elegibilidade do tipo de comunicação é naturalmente da pessoa com surdocegueira.

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1015742 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Juru PB, EDUCA, 2024

Na PRIMEIRA COLUNA está representada a concepção de visão clínica-patológica, na qual as capacidades do surdo são desvalorizadas. Já na SEGUNDA COLUNA, vemos a concepção sócio-antropológica, que compreende o sujeito por sua diferença e não por sua deficiência, bem como respeita sua língua e cultura.


A respeito das Representações sociais do Surdo, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q868736 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Juru PB, EDUCA, 2024

A Literatura de Cordel é uma manifestação da cultura popular brasileira que teve origem no Nordeste. É composta por poemas escritos em linguagem popular, ricos em rimas e na perfeição métrica dos seus versos.

São Características da literatura de cordel:

I. Tradição literária regional.
II. Oposta à literatura tradicional.
III. Gênero literário em versos.
IV. Temas populares e da cultura popular brasileira.
V. Linguagem popular, oral, regional e informal.


Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q868743 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista "D", Prefeitura de Juru PB, EDUCA, 2024

De acordo com o art. 29, inciso III do CTB, “quando veículos, transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local não sinalizado, terá preferência de passagem:

I. No caso de apenas um fluxo ser proveniente de rodovia, aquele que estiver circulando por ela.
II. No caso de rotatória, aquele que estiver circulando por ela.
III. Nos demais casos, o que vier pela esquerda do condutor.


Está(ão) CORRETO(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q868749 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Juru PB, EDUCA, 2024

“Nessa fase de desenvolvimento na educação infantil é esperado que a criança: ande sem apoio; suba e desça escadas; fale algumas palavras; faça gesto de não com a cabeça; faça rabiscos; recuse alimentos; brinque com outras crianças; mastigue bem alimentos sólidos; pegue colher e copo; e tenha um sono tranquilo”.

A fase a que se refere o texto é:


Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1015743 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Juru PB, EDUCA, 2024

A Libras é basicamente produzida pelas mãos e sua estrutura sublexical é constituída a partir dos seguintes parâmetros:

Assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q868753 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Juru PB, EDUCA, 2024

Conhecer maneiras de avaliar os alunos da Educação Infantil significa adotar diversas estratégias e instrumentos eficazes para o processo de ensino e aprendizagem, entre outros, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1015741 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Juru PB, EDUCA, 2024

Sobre a História da Educação de Surdos no Brasil, analise os itens a seguir:


I. No Brasil, a história da educação de surdos iniciou-se com a criação do Instituto de Surdos-Mudos, hoje atual Instituto Nacional de Educação de surdos - INES, fundado em 26 de setembro de 1857, pelo professor surdo francês E. Huet, que veio ao Brasil a convite do Imperador D. Pedro II para trabalhar na educação de surdos.


II. No início, os surdos eram educados por linguagem escrita articulada e falada, datilologia e sinais. O curso tinha a duração de seis anos e era oferecido a alunos dos dois sexos, na idade de sete a dezesseis anos. A disciplina "Leitura sobre os Lábios" estaria voltada apenas para os que apresentassem aptidões a desenvolver a linguagem oral. Havia uma seleção e, consequentemente, trabalho diferenciado para os que não tivessem condições de ser oralizados.


III. A escola inclusiva surgiu com a finalidade de mostrar um novo caminho para a educação do surdo, pois a metodologia é um caminho que atende de forma satisfatória as especificidades do surdo, considerando todos os aspectos culturais deste sujeito.


IV. A história da inclusão remonta à Idade Média, época em que ocorriam muitas matanças e perseguições às pessoas que nasciam com alguma deficiência. Portanto, a trajetória das pessoas com necessidades educativas especiais, ou seja, pessoas com deficiência, é marcada pela exclusão, pois elas não eram consideradas pertencentes à sociedade, sendo, a maioria, abandonadas, escondidas ou mortas.


V. O primeiro passo para romper barreiras no processo de identidade dos alunos surdos foi desencadeado através da valorização da primeira língua dos surdos, que é a LIBRAS, da construção das regras de convivência no ambiente escolar e da convivência de todos os alunos, dos diferentes ciclos, em todos os espaços da escola.


Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.