Questões de Concursos Prefeitura de Lages SC

Resolva questões de Prefeitura de Lages SC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q380737 | Biologia, Pedagogo, Prefeitura de Lages SC, ESAG

Associe os cientistas (COLUNA a) com seus respectivos postulados ou Modelos Atômicos (COLUNA B): A seqüência correta, de cima para baixo, da COLUNA B é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q482375 | Geografia, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

No início deste ano de 2003, o governo de um dos países mais fechados do mundo declarou sua retirada imediata do Tratado de Não Proliferação Nuclear, que controla o desenvolvimento de armas nucleares. (Notícia do Jornal Diário Catarinense de 11/01/03). A notícia faz referência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q482636 | Geografia, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

Entre alguns fatores que influenciaram a urbanização em Santa Catarina destacamos os seguintes, exceto um:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q326223 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de Lages SC, ESAG

A escola pública, ao ser chamada a atender demandas da sociedade capitalista que, até então, eram-lhe estranhas, foi assaltada pelas mais díspares motivações, provenientes tanto do Estado como da família. As novas funções sociais da escola emergiram e contribuíram para relegar a finalidade maior da instituição a um segundo plano. Podemos citar algumas das funções da escola pública contemporânea:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q388944 | História, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

Sobre o surgimento da agricultura – e seu uso intensivo pelo homem, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q482900 | Geografia, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

A bovinocultura catarinense apresenta boa produção com os rebanhos dos tipos colonial, de corte e leiteiro. A área destinada à pecuária leiteira e de corte no Estado catarinense corresponde a pouco mais de 02 (dois) milhões de hectares, sendo que tradicionalmente se destacam as áreas de Campos de Lages, Campos de Curitibanos e Planalto de Canoinhas, devido à presença de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q482901 | Geografia, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

Nos últimos anos, os transgênicos vêm ganhando espaço na agricultura mundial por diversos fatores, como aumento da produtividade por hectare, barateamento da safra, melhor comercialização para exportação, etc. Entretanto, deixa dúvida muito grande quanto a resultados para a saúde. Recentemente, o governo brasileiro autorizou o uso da semente transgênica de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q485720 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

The approach considers revision fundamental to the process of writing. It is recursive and consists of various changes performed in a written text while it is being written or after it. These are characteristics of:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q321114 | Pedagogia, Educador Infantil, Prefeitura de Lages SC, ESAG

Vasconcellos (2002) define uma estrutura para o Projeto Político Pedagógico, composta de três grandes elementos, a saber:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q351580 | Artes, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

Tchaikovsky tem seu nome vinculado a três grandes ballets que são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q381021 | Biologia, Pedagogo, Prefeitura de Lages SC, ESAG

De Aristóteles até a metade do século passado, existiram grandes pensadores que acreditavam na geração espontânea, hipótese pela qual se formariam seres a partir da matéria bruta do meio. Muitas hipóteses foram levantadas a favor dessa teoria, outras contra. Enumere cronologicamente: de 1 (mais antiga) a 5 (mais nova), nos parênteses abaixo, as experiências realizadas pelos defensores da abiogênese e biogênese:

A seqüência correta de cima para baixo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q481887 | Geografia, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

Falésia é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q481889 | Geografia, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

Alguns países ex-socialistas já apresentaram, numa época, um baixo nível de vida para os seus habitantes. Entretanto, exibiam certos fatores que os diferenciavam das nações do Terceiro Mundo, até o início da última década do século passado. Entre esses fatores destaca-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q541538 | Probabilidade e Estatística, Média, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

Em um colégio, a nota final do aluno é a média ponderada de suas quatro notas bimestrais, sendo que a nota do 1o bimestre tem peso 1 e as dos outros três bimestres têm peso 2. Nesse colégio, qual é a nota final em Geografia do aluno que obteve 6,5 no 1o bimestre, 6,5 no 2o bimestre, 8,0 no 3o bimestre e 8,5 no 4o bimestre?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q351844 | Artes, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

Cândido Portinari teve a coragem de pintar cerca de 5 mil obras. Faleceu em 1962 aos 59 anos, vítima de intoxicação provocada pelas tintas a óleo que utilizava. Qual destas obras não é de Portinari?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q485989 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

Guessing the appropriate meaning by using clues from the surrounding context and using a dictionary to get detailed sense of what individual words mean are reading strategies which can be used when:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q324456 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

A respeito do texto escrito é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q1018986 | Espanhol, Acentuação El Acento Y La Tilde, Prefeitura de Lages SC, FEPESE

En todas las palabras hay una sílaba que se pronuncia con mayor intensidad, aunque no siempre vaya acompañada de acento ortográfico o tilde. La sílaba tónica es aquella en la que recaen el acento prosódico y el ortográfico. En palabras como ordenador, libro, ventana, pronunciamos las sílabas en negrita con mayor intensidad, pero no llevan acento ortográfico porque las reglas no obligan a ponerlo en estos casos. Según el acento, las palabras se pueden clasificar en: agudas, llanas, esdrújulas.
MARÍN, Francisco M.; RAMÍREZ, Paloma E. Guía de gramática de la Lengua Española. Madrid: Espasa, 2001. p. 346.
Con relación a las instancias mencionadas, relacione las columnas 1 y 2:
Columna 1
1. Agudas 2. Llanas 3. Esdrújulas
Columna 2
( ) Son aquellas palabras en las que el acento recae en la penúltima sílaba. Llevan tilde cuando terminan en consonante distinta de n o s. Ejemplos: fácil, césped, álbum, fémur. ( ) Son aquellas palabras en las que el acento recae en la antepenúltima sílaba y todas llevan tilde. Ejemplos: política, éxito, análisis, pájaro. ( ) Son aquellas palabras en las que el acento recae en la última sílaba. Llevan tilde cuando terminan en vocal, en n, o en s. Ejemplos: jamás, café, corazón, jardín.
Señale la alternativa correcta, que presenta la respuesta apropiada en la relación de las columnas 1 y 2:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q380010 | Biologia, Pedagogo, Prefeitura de Lages SC, ESAG

Todas as plantas verdes da Terra produzem, por ano, milhões de toneladas de matéria orgânica. A esse respeito, considere as três afirmações a seguir:

Está(ão) correta(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.