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Questões de Concursos Prefeitura de Lapa PR

Resolva questões de Prefeitura de Lapa PR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q985534 | Saúde Pública, Médico Veterinário, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define zoonoses como doenças ou infecções naturalmente transmissíveis entre animais vertebrados e seres humanos. Considerandose a classificação das zoonoses segundo os ciclos de manutenção do agente etiológico, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Metazoonoses: o agente necessita passar por hospedeiro invertebrado para que o seu ciclo se complete.

(2) Zoonoses diretas: o agente pode persistir com passagens sucessivas por uma única espécie de animal vertebrado.

(3) Ciclozoonoses: o agente necessita obrigatoriamente passar por duas espécies distintas de animais vertebrados para que o seu ciclo se complete.

( ) Cisticercose. ( ) Raiva. ( ) Febre Maculosa.
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222Q985545 | Direito Ambiental, Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, Fiscal Ambiental, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

De acordo com a Resolução CONAMA nº 237/1997 - Licenciamento ambiental, compete ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis — IBAMA, órgão executor do SISNAMA, o licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades com significativo impacto ambiental de âmbito nacional ou regional, a saber:

I. Localizadas ou desenvolvidas em dois ou mais Estados.
II. Localizadas ou desenvolvidas conjuntamente no Brasil e em país limítrofe; no mar territorial, na plataforma continental; na zona econômica exclusiva, em terras indígenas ou em unidades de conservação do domínio da União.
III. Cujos impactos ambientais diretos ultrapassem os limites territoriais do País ou de um ou mais Estados.

Está CORRETO o que se afirma:
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223Q985548 | Direito Ambiental, Fiscal Ambiental, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Em conformidade com a Lei nº 12.651/2012 − Código Florestal, entende-se por áreas de interesse social:
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224Q985556 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Em relação à estimativa do limiar auditivo eletrofisiológico, assinalar a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna.

O BERA tem-se mostrado de grande valor como método _____________ na estimativa do limiar auditivo de recém-nascidos, crianças e adultos, especialmente naqueles casos em que a testagem pelos métodos convencionais é difícil ou mesmo impossível de se realizar, em especial por se tratar de método objetivo.
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225Q985577 | Terapia Ocupacional, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

O transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é o transtorno de comportamento infantil mais comum, com padrão persistente e frequente de desatenção e impulsividade inadequadas do ponto de vista do desenvolvimento, com ou sem hiperatividade. Sobre o que o profissional pode utilizar no tratamento de Terapia Ocupacional, analisar os itens.

I. Técnicas de modificação de comportamento, incluindo estratégias como recompensar as mudanças positivas de comportamento e comunicar expectativas claras para as crianças e/ou adolescentes.
II. Treinamento de estratégia cognitiva para resolução de problema, com: análise da tarefa, previsão de dificuldades, exploração e seleção de estratégias específicas para a tarefa, aplicação de uma estratégia e avaliação.
III. Integração sensorial como abordagem de problemas de autorregulação, para a melhoria do desempenho escolar, como realizar atividades sentadas, melhorar a capacidade de ouvir e regular o comportamento agressivo.

Está CORRETO o que se afirma:
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226Q985579 | Terapia Ocupacional, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Para o exercício da especialidade profissional de Terapia Ocupacional em Gerontologia, na concepção da integralidade e humanização na atenção à pessoa, é necessário o domínio nas seguintes grandes áreas de competência. Sobre essas, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Realizar consulta, avaliação, solicitar interconsulta, exames complementares e pareceres para definir o diagnóstico, a intervenção e o prognóstico terapêutico ocupacional, voltados para autonomia e independência das pessoas idosas.

( ) Realizar estratégias de promoção, prevenção, manutenção e/ou reabilitação das funções cognitivas (memória, atenção, concentração, linguagem, orientação espacial e temporal), sensoriais e motoras no âmbito do desempenho ocupacional da pessoa idosa.

( ) Realizar atividades educativas em todos os níveis de atenção à pessoa idosa, familiares e cuidadores/acompanhantes, bem como aos profissionais, estudantes e população em geral.
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227Q985580 | Pedagogia, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

De acordo com a Lei nº 9.394/1996 — Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, analisar a sentença.

O acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo (1ª parte). Comprovada a negligência da autoridade competente para garantir o oferecimento do ensino obrigatório, poderá ela ser imputada por crime de responsabilidade (2ª parte). Para garantir o cumprimento da obrigatoriedade de ensino, o Poder Público criará formas alternativas de acesso aos diferentes níveis de ensino, independentemente da escolarização anterior (3ª parte).

A sentença está:
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228Q985581 | Pedagogia, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Considerando-se a Resolução CNE/CEB nº 4/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, as bases que dão sustentação ao projeto nacional de educação responsabilizam o poder público, a família, a sociedade e a escola pela garantia a todos os educandos de um ensino ministrado de acordo com os princípios de:

I. Exclusividade nas condições para o acesso, inclusão, permanência e sucesso na escola, para determinadas comunidades.
II. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
III. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.

Está CORRETO o que se afirma:
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229Q985592 | Pedagogia, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

A prática da avaliação nas pedagogias preocupadas com a transformação, no modelo educacional atual, deverá estar atenta aos modos de superação do autoritarismo e ao estabelecimento da autonomia do educando, pois o novo modelo social exige a participação democrática de todos. Sobre isso, analisar os itens.

I. A avaliação deverá manifestar-se como um mecanismo de diagnóstico da situação, tendo em vista o avanço e o crescimento, e não a estagnação disciplinadora.
II. O avanço das aprendizagens dos educandos se dará por meio de instrumentos disciplinadores.
III. A avaliação não se dará como instrumento disciplinador, mas não deve promover o avanço da aprendizagem do educando.

Está CORRETO o que se afirma:
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230Q985596 | Libras, Libras, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

A respeito da linguagem e da cognição, assinalar a alternativa CORRETA.
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231Q1088324 | Direito Constitucional, Poder Legislativo, Fiscal de Obras e Posturas, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Tendo em vista a Constituição Federal, o Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, composto por:

I. Câmara dos Deputados. II. Presidência da República. III. Senado Federal.

Está CORRETO o que se afirma:
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232Q1088325 | Direito Constitucional, Poder Legislativo, Monitor de Transporte de Pacientes, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

endo em vista a Constituição Federal, o Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, composto por:

I. Câmara dos Deputados.

II. Presidência da República.

III. Senado Federal.

Está CORRETO o que se afirma:

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233Q985685 | Engenharia Civil, Técnico em Segurança do Trabalho, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

A respeito das definições presentes na NR 23 — Proteção Contra Incêndios, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) A organização deve providenciar para todos os trabalhadores informações sobre os dispositivos de alarme existentes.
( ) Nenhuma saída de emergência deve ser fechada à chave ou presa durante a jornada de trabalho.
( ) As aberturas, as saídas e as vias de passagem devem ser mantidas obstruídas.
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234Q985686 | Pedagogia, Tradutor Intérprete de Libras, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Segundo a Lei nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:

I. Prover meios para a recuperação dos alunos de maior rendimento.
II. Vedar o cumprimento do plano de trabalho de cada docente.
III. Articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola.

Está CORRETO o que se afirma:
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235Q985687 | Direito Constitucional, Tradutor Intérprete de Libras, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Com base na Constituição Federal, a ordem social tem como objetivo:
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236Q985689 | Legislação Federal, Tradutor Intérprete de Libras, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Segundo o Decreto nº 5.626/2005, as instituições federais de ensino da educação básica e da educação superior devem incluir, em seus quadros, em todos os níveis, etapas e modalidades, o tradutor e intérprete de Libras – Língua Portuguesa, para viabilizar o acesso à comunicação, à informação e à educação de alunos surdos. Esse profissional atuará:

I. Nos processos seletivos para cursos na instituição de ensino.
II. Nas salas de aula, para viabilizar o acesso dos alunos aos conhecimentos e conteúdos curriculares, em todas as atividades didático-pedagógicas.
III. No apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades-fim da instituição de ensino.

Está CORRETO o que se afirma:
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237Q985690 | Libras, Tradutor Intérprete de Libras, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

A respeito de modelos de tradução e interpretação, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Modelo interpretativo. (2) Modelo comunicativo. (3) Modelo sociolinguístico.

( ) O aspecto fundamental do processo de tradução e interpretação baseia-se nas interações entre os participantes.
( ) A mensagem é codificada para a transmissão. O código pode ser o português, a língua de sinais ou qualquer outra forma de comunicação. A mensagem é transmitida por um canal e, quando recebida, é codificada. Qualquer coisa que interfira na transmissão é considerada ruído.
( ) O intérprete deve entender as palavras e sinais para expressar seus significados corretamente na língua-alvo. Interpretar é passar o sentido da mensagem da língua fonte para a língua-alvo.
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238Q1017472 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Considerando-se as características da língua de sinais, assinalar a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas a seguir.

Um aspecto que se sobressai no contraste entre as modalidades visuoespacial e oral-auditiva é a questão da _________________ do signo linguístico. Esse conceito estabelece que não existe nada na forma do significante que seja motivado pelas propriedades da substância do conteúdo (significado). Uma característica das línguas de sinais é que, diferentemente das línguas orais, muitos sinais têm _________________. Não é difícil supor que esse contraste se explique pela natureza do canal perceptual: na modalidade visuoespacial, a articulação das unidades da substância gestual (significante) permite a representação de traços semânticos do referente (significado), o que explica que muitos sinais reproduzam imagens do referente.
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239Q985734 | Português, Agente de Saúde, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Texto associado.

Ciclo menstrual leva a alterações estruturais no cérebro, diz estudo



Um estudo recente mostra que os hormônios que guiam o ciclo menstrual podem levar a alterações cerebrais nas pessoas que menstruam. Pesquisadoras da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, nos Estados Unidos, documentaram em detalhes as mudanças estruturais que ocorrem no cérebro à medida que os níveis dos hormônios relacionados à menstruação se alteram.

Publicado no periódico Human Brain Mapping, o estudo sugere que as mudanças estruturais no cérebro ocorridas durante a menstruação podem não estar limitadas às regiões associadas ao ciclo menstrual. Isso indica que ocorrem alterações em todo o cérebro ao longo da menstruação.

Segundo Helga Marquesini, ginecologista do Hospital Sírio-Libanês em São Paulo, já existem alguns estudos que mostram que o ciclo menstrual pode influenciar o funcionamento do cérebro, ativando ou desativando áreas que executam tarefas como fala, emoções e memórias.

Fonte: CNN Brasil. Adaptado.
De acordo com o texto, assinalar a alternativa INCORRETA.
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240Q985750 | Nutrição, Agente de Saúde, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

m relação à promoção da alimentação saudável da criança, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.

O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais, e que, nos primeiros _______, o bebê receba ____________ sucos, chás, água e outros alimentos.
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