Questões de Concurso Prefeitura de Limeira do Oeste MG

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q869132 | Enfermagem, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Limeira do Oeste MG, HL, 2024

A Visita Domiciliar (VD) deve estar direcionada para a educação, saúde e à conscientização dos indivíduos com relação aos aspectos de saúde no seu próprio contexto, portanto, esses conceitos deverão ser lembrados, uma vez que o resultado desejado referente à VD deverá ser a mudança de comportamentos realizada a partir de novas convicções que forem sendo adquiridas pelas famílias e comunidade. São objetivos da Visita Domiciliar (VD), exceto:

32 Q869133 | Enfermagem, Doenças Respiratórias, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Limeira do Oeste MG, HL, 2024

“É uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo anteriormente conhecido como bacilo de Koch. A doença afeta prioritariamente os pulmões. A forma pulmonar, além de ser mais frequente, é a principal responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença. Apesar de ser uma enfermidade antiga, continua sendo um importante problema de saúde pública. A doença é responsável por mais de um milhão de óbitos anuais. No Brasil são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose. Os sintomas principais são: tosse por 3 semanas ou mais; febre vespertina; sudorese noturna e emagrecimento.” A doença descrita no texto é:

33 Q878034 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Limeira do Oeste MG, HL, 2024

Ziraldo: conheça a história e sua importância
Ziraldo Alves Pinto, mais conhecido apenas como Ziraldo, é um escritor, cartunista, jornalista, chargista, cronista, dramaturgo e pintor brasileiro. Um artista multifacetado, ele se consolidou no mercado da literatura infantil graças a personagens inesquecíveis, como o querido Menino Maluquinho, que, com certeza, marcou a infância de muitas gerações.

História de Ziraldo
Ziraldo nasceu em 24 de outubro de 1932 em Caratinga, município de Minas Gerais, e é irmão de Zélio Alves Pinto, que também é cartunista, desenhista, jornalista e escritor, e de Ziralzi Alves Pinto. O nome Ziraldo surgiu da combinação dos nomes de seus pais, que se chamavam Zizinha e Geraldo.
Desde cedo, ele mostrava talento para a arte e com apenas seis anos teve um desenho publicado no jornal Folha de Minas.
O escritor estudou no Rio de Janeiro por dois anos, onde concluiu o ensino médio. Logo voltou para Caratinga e se formou no curso de Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 1957.

A carreira de Ziraldo começou na Revista Era Uma Vez
A carreira de Ziraldo começou na Revista Era Uma Vez, na qual ele fazia colaborações mensalmente. Logo ele começou a trabalhar na Folha da Manhã, que hoje é a Folha de S. Paulo.
Por lá, ele tinha a função de desenhar uma coluna de humor. Com essa experiência, começou a conquistar reconhecimento nacional. Em 1957, o artista começou a trabalhar na revista O Cruzeiro.
Mas foi nos anos 60 que o artista simplesmente explodiu e se tornou um verdadeiro sucesso, graças ao lançamento da primeira revista brasileira em quadrinhos colorida desenvolvida por um único autor, que se chamava A Turma do Pererê.

A Turma do Pererê
As histórias que faziam parte da obra já vinham sendo divulgadas na revista O Cruzeiro desde o ano de 1959. Apesar de ter sido um grande sucesso e uma das maiores tiragens da época, A Turma do Pererê foi cancelada em 1964, com o início da Ditadura Militar no Brasil. Mas, nos anos 70, ela chegou a ser relançada.
Em 1963, Ziraldo começou a trabalhar no Jornal do Brasil e lançou personagens de sucesso, como Supermãe, Jeremias e Mineirinho.

O Pasquim
Durante a Ditadura Militar, Ziraldo, junto a outros humoristas, fundou o jornal O Pasquim, que fazia oposição ao regime da época. O tablóide de humor revolucionou o jornalismo e contou com a participação de diversas personalidades de destaque, como o jornalista Tarso de Castro e os cartunistas Jaguar e Henfil.
Toda a redação do jornal chegou a ser presa em novembro de 1970, devido à publicação de uma sátira do quadro de Dom Pedro às margens do Rio Ipiranga.

O Menino Maluquinho
Foi em 1969 que Ziraldo se lançou no mundo literário infantil com seu primeiro livro, que se chama Flicts. A novidade fez tanto sucesso que foi premiada pelo Prêmio Nobel Internacional do Humor.

Em 1980, o escritor lançou uma das principais obras infantis de sua carreira: O Menino Maluquinho. A obra retrata uma criança cheia de energia e imaginação que vive com uma panela na cabeça.
O sucesso foi tão grande que os livros ganharam uma adaptação em diversos formatos: TV, streaming, teatro, vídeo game e muito mais. Um exemplo é a série para televisão produzida pela TVE Brasil. Recentemente, a Netflix também lançou uma versão animada da história do autor, sendo a primeira série de animação brasileira do streaming.

Assinale a alternativa verdadeira quanto à história de Ziraldo:

34 Q878038 | Saúde Pública, Planejamento e Programação Local de Saúde no Brasil, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Limeira do Oeste MG, HL, 2024

É uma atribuição comuns a todos os membros das equipes que atuam na Atenção Básica (AB), exceto

35 Q876437 | Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Limeira do Oeste MG, HL, 2024

As epidemias de dengue, no início do ano, no Brasil, repetem-se continuamente. Uma doença grave, com evolução rápida, que preocupa as autoridades. É causada por um vírus do grupo das arboviroses. O seu vetor é o famoso mosquito fêmea Aedes aegypti. Esse vetor tem características peculiares:

36 Q876442 | Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Limeira do Oeste MG, HL, 2024

Segundo dados preliminares do sistema Sivep-Malária, o DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) Yanomami registrou 25.895 casos de malária em 2023, o que representa 20% do total registros dessa doença no país. Essa endemia assola as populações mais vulneráveis do Brasil, residentes na região norte. Qual alternativa abaixo contém medidas preventivas adequadas para conter o avanço dessa doença?

37 Q878042 | Saúde Pública, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Limeira do Oeste MG, HL, 2024

Segundo o estudo lançado pelo Trata Brasil “A vida sem saneamento: para quem falta e onde mora essa população?”, uma a cada duas moradias brasileiras convivem diariamente com algum tipo de privação no saneamento. A pesquisa ainda indica que a privação afeta majoritariamente jovens com menos de 20 anos, além de pretos, pardos e indígenas. Uma vez que a ausência de saneamento é uma realidade na vida desses jovens, a contaminação por doenças de veiculação hídrica se torna ainda mais recorrente, algo que resulta na evasão escolar por condições precárias de saúde.
Das modalidades de saneamento, que é um direito constitucional dos cidadãos brasileiros, qual delas não se relaciona ao assunto:

38 Q876441 | Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Limeira do Oeste MG, HL, 2024

A doença de Chagas, endêmica do norte do Brasil, apresenta a contaminação vetorial como principal forma de infecção dos indivíduos, gerando morbidade e mortalidade com impactos no sistema de saúde e previdência brasileiros. A doença possui outras formas de contaminação. Qual das alternativas abaixo não representa uma possível forma de contaminação?

39 Q878041 | Saúde Pública, Planejamento e Programação Local de Saúde no Brasil, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Limeira do Oeste MG, HL, 2024

O Agente Comunitário de Saúde (ACS) desempenha um papel fundamental no planejamento familiar, atuando como um elo crucial entre a comunidade e os serviços de saúde. Assinale a alternativa abaixo que não se relaciona ao papel do ACS no planejamento familiar:

40 Q869129 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Limeira do Oeste MG, HL, 2024

O Infarto Agudo do Miocárdio é a maior causa de mortes no país. Estima-se que, no Brasil, ocorram de 300 mil a 400 mil casos anuais de infarto e que a cada 5 a 7 casos, ocorra um óbito. Assinale a alternativa abaixo que não se associa corretamente às características de dor sugestiva a isquemia cardíaca:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.