Questões de Concurso Prefeitura de Limeira do Oeste MG

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q876443 | Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Limeira do Oeste MG, HL, 2024

Grave problema de saúde pública no mundo e, em especial, nos países subdesenvolvidos. Constituiu-se em doença permanente. A redução de sua magnitude no Brasil nunca foi significativa, sendo um dos nossos principais problemas de saúde pública. A tuberculose acomete um terço da população humana, com 9 milhões de casos/ano e 3 milhões de óbitos/ano em todo o mundo. A tuberculose mata mais pessoas que qualquer outro agente infeccioso. Os países em desenvolvimento são responsáveis por 95% dos casos, 75% deles no grupo etário de 15 a 50 anos, sendo que as suas mortes representam 25% de todos os óbitos evitáveis. (Revista Médica de Minas Gerais – Infecções emergentes e reemergentes). O aumento da incidência dessa doença pode estar relacionado a:

42 Q869130 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Limeira do Oeste MG, HL, 2024

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). A forma de prevenção contra essa IST é primordialmente:

43 Q878031 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Limeira do Oeste MG, HL, 2024

Leia o texto para resolver a questão.

Em 1996, New York Times colocava Chico Science & Nação Zumbi ao lado do Foo Fighters em lista de discos do ano.
Na ocasião, crítico enalteceu mistura de ritmos apresentada pela banda pernambucana em seu disco de estreia.
Por Lara Teixeira - 10/04/2024
Em abril deste ano, o elogiado disco Da Lama ao Caos, lançado pelo genial e saudoso Chico Science ao lado do grupo Nação Zumbi, completou 30 anos de lançamento.
A obra, produzida pelo experiente Liminha, foi uma das pioneiras da cena Manguebeat – movimento pernambucano de contracultura que uniu os ritmos regionais, como Maracatu, ao Rock, Hip Hop, Funk e música eletrônica – e é considerada até hoje como um dos álbuns mais importantes do Brasil.
Para celebrar o legado deixado pelo disco de estreia da banda Chico Science & Nação Zumbi, o jornalista Emannuel Bento, de Recife, relembrou em sua conta do Twitter que Da Lama Ao Caos, que chegou nos Estados Unidos apenas em 1995, surgiu na lista dos 10 melhores discos do ano do New York Times naquela época.
Na edição de 4 de Janeiro de 1996, o crítico Neil Strauss foi só elogios ao falar sobre o álbum brasileiro: “O sincretismo brasileiro entra na era do Rap e do Dancehall, enquanto Chico Science entoa sobre política, amor e arte. Samba, juju nigeriano, Funk, Reggae, Hard Rock e música da Indonésia são apenas parte de seu arsenal de ritmos ferozes e globais.”
A lista divulgada no prestigiado jornal americano também incluiu as obras Maxinquaye, do rapper Tricky; To Bring You My Love, da icônica cantora de rock alternativo P.J. Harvey; Relish, da cantora Joan Osborne; Elastica, álbum homônimo da banda de rock alternativo; A Turtle’s Dream, da vocalista de jazz Abbey Lincoln, e mais.
O que chama atenção é que, ao lado dos brasileiros, um dos discos que também esteve presente na seleção dos melhores do ano foi o álbum de estreia homônimo do Foo Fighters.
A obra foi lançada por Dave Grohl cerca de um ano depois do falecimento de Kurt Cobain, que era seu colega de banda no Nirvana. Para a surpresa de muitos, o primeiro álbum dos Foos foi gravado na íntegra por Grohl, que cantou e tocou todos os instrumentos, com exceção de uma guitarra em “X-Static”, gravada por Greg Dulli, do Afghan Whigs.

(Fonte: https://www.tenhomaisdiscosqueamigos.com/2024/04/10/newyork-times-chico-science-nacao-zumbi/?utm_campaign=later-linkinbiotmdqa&utm_content=later42383189&utm_medium=social&utm_source=linkin.bio )

Pela análise objetiva do texto, é correto dizer que:

44 Q868113 | Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Limeira do Oeste MG, HL, 2024

Homem de 20 anos, natural de Volta Redonda, há 10 dias iniciou quadro de febre (38ºC), associado a náuseas, vômitos, anorexia e sonolência. No mesmo período, apresentou tosse produtiva, porém sem expectoração. No exame físico, durante a apalpação, o médico constatou aumento de fígado e baço. O paciente referiu-se também à diarreia e a ter visitado parentes em Teófilo Otoni, Minas Gerais, há 30 dias, quando nadou em rio e lagoa. Dado o histórico do caso e suas características, qual verminose abaixo, possivelmente, esse homem pode ter adquirido?

45 Q868112 | Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Limeira do Oeste MG, HL, 2024

A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Ela pode ser diagnosticada desde as formas clínicas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade. A febre maculosa é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia e transmitida por:

46 Q878032 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Limeira do Oeste MG, HL, 2024

SENADORES SE INSPIRARAM EM TIO PAULO AO ASSINAR PEC SOBRE PORTE DE DROGAS

UM SENADO MUITO LOUCO – “Vai, senador, assina aí. Assina pra não me dar mais dor de cabeça”, disse o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSDMG), enquanto fazia um integrante da bancada do governo assinar sem ler uma PEC de cunho bolsonarista. No total, 53 senadores – entre eles, integrantes do PSB, PSD, PDT, União Brasil e Republicanos, todos partidos com ministérios no governo Lula – votaram por uma Proposta de Emenda à Constituição combatida pelo próprio governo Lula.
“Ele tá com uma corzinha estranha, meio pálida, deve ser droga”, disse o senador Magno Malta (PL -ES), enquanto fazia um parlamentar desacordado entregar-lhe mais um voto. O texto da PEC, aprovado ontem no Senado, criminaliza o porte de qualquer quantidade de droga ilícita, o que pode agravar ainda mais o quadro nacional de superpopulação carcerária. A PEC segue agora para Câmara dos Deputados.
Os senadores Magno Malta e Flavio Bolsonaro dizem ter se inspirado em Tio Paulo – o senhor levado morto a uma agência bancária, no Rio de Janeiro – para convencer os demais parlamentares a assinar sem ler a proposta. O presidente da casa, Rodrigo Pacheco, que é autor do texto, corroborou: “Não foi difícil. Qualquer projeto para tratar o abuso de drogas por um viés social já chega morta aqui no Senado.”

(Fonte: https://piaui.folha.uol.com.br/herald/2024/04/17/senadores-seinspiraram-em-tio-paulo-ao-assinar-pec-sobre-porte-de-drogas/?amp )

De acordo com o texto, é correto afirmar:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.