Início

Questões de Concursos Prefeitura de Lontras SC

Resolva questões de Prefeitura de Lontras SC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


22Q363670 | Enfermagem, Doenças, Enfermeiro Comunitário, Prefeitura de Lontras SC, INTELECTUS

A infecção pelo vírus causa uma doença de amplo espectro clínico, incluindo desde formas inaparentes ate quadros graves, podendo evoluir para o óbito. Dentre estes, destaca-se a ocorrência de febre hemorrágica, hepatite, insuficiência hepática, manifestações do sistema nervoso, miocardite, hemorragias graves e choque. As manifestações hemorrágicas como epistaxe, petequias, gengivorragia, metrorragia, hematemese, melena, hematúria e outros, bem como a plaquetopenia podem ser observadas em todas as apresentações clínicas da doença. As características em relação ao espectro clínico acima citado correspondem à doença:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q386589 | Biologia, Fatores Abióticos, Biólogo, Prefeitura de Lontras SC, INTELECTUS

Os poluentes químicos de natureza orgânica e inorgânica provenientes da agropecuária e de despejos residenciais e industriais tem sido um dos problemas mais sérios que afetam o meio ambiente. Na maioria das vezes, estes resíduos são liberados nos ecossistemas aquáticos, aumentando a contaminação dos recursos hídricos. Responda (V) verdadeiro ou (F) falso:

( ) Uma das formas de controlar a qualidade dos recursos hídricos é através de análises biológicas, onde estão incluídos testes toxicológicos.

( ) A ecotoxicologia estuda os efeitos adversos causados aos organismos vivos por substânciasquímicas liberadas no ambiente, tendo por finalidade saber o grau de nocividade aos sistemas vivos, como e onde se manifestam estes efeitos.

( ) Os testes ecotoxicológicos avaliam os efeitos adversos das substâncias químicas sob condições padronizáveis e reprodutíveis. Por isso não se utiliza animais como bioindicadores, pois eles respondem aos contaminantes com alterações fisiológicas.

( ) A toxicidade é a capacidade inerente a uma substância de produzir danos aos organismos vivos, ou seja, é a medida relativa do potencial tóxico da substância sob certas condições controladas de exposição.

A seqüência CORRETA é então:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q359126 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro Comunitário, Prefeitura de Lontras SC, INTELECTUS

Sobre a Síndrome Hiperosmolar Não-Cetótica, podemos afirmar, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q363667 | Enfermagem, Doenças, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Lontras SC, INTELECTUS

A Gonorréia é uma doença infecciosa do trato urogenital, de transmissão por via sexual, que pode determinar desde infecção assintomática até a doença com alta morbidade. Após contato e vencidas as barreiras naturais da mucosa ocorrerá à evolução para a doença. Sobre a Gonorréia é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q363674 | Enfermagem, Doenças, Enfermeiro Comunitário, Prefeitura de Lontras SC, INTELECTUS

A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção. Sobre a Raiva é incorreto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q366855 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Lontras SC, INTELECTUS

Quando há destruição das células beta geralmente causada por processo auto-imune, que pode ser detectado por auto-anticorpos circulantes como anti-descarboxilase do ácido glutâmico (anti- GAD), anti-ilhotas e anti-insulina, e, algumas vezes, está associado a outras doenças auto-imunes como a tireoidite de Hashimoto, a doença de Addison e a miastenia gravis, a conseqüência desse agravo leva a, assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q369049 | Enfermagem, Epidemiologia, Enfermeiro Comunitário, Prefeitura de Lontras SC, INTELECTUS

O encerramento das investigações referentes aos casos notificados como suspeitos e/ou confirmados de Hepatites Virais deve ocorrer até o prazo máximo de ___ dias da data de notificação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q358841 | Enfermagem, Doenças, Enfermeiro Comunitário, Prefeitura de Lontras SC, INTELECTUS

Sobre a Ancilostomíase é correto afirmar, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q438259 | Direito Constitucional, Diversos, Agente de Controle Interno, Prefeitura de Lontras SC, INTELECTUS

“A fiscalização do município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei”. Segundo este trecho, diga qual é um dos Art. da Constituição Federal que rege a Controladoria Interna:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q366397 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro Comunitário, Prefeitura de Lontras SC, INTELECTUS

A cetoacidose é uma complicação potencialmente letal, ocorre particularmente em pacientes com Diabetes tipo I, sendo algumas vezes a primeira manifestação da doença. O diabetes tipo II, que mantém uma reserva pancreática de insulina, raramente desenvolve essa complicação, mas isso pode ocorrer em intercorrências em que há elevada produção de hormônios contra-reguladores. Sobre a Cetoacidose podemos afirmar, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q387084 | Biologia, Microbiologia, Biólogo, Prefeitura de Lontras SC, INTELECTUS

Os vegetais e alguns microrganismos (autotróficos) são capazes de sintetizar compostos orgânicos (açucares) a partir de precursores inorgânicos (CO2), utilizando energia solar. Qual o resultado desta reação?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q365483 | Enfermagem, Doenças, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Lontras SC, INTELECTUS

A Giardíase é uma infecção por protozoários que atinge, principalmente, a porção superior do intestino delgado. A maioria das infecções é assintomáticas e ocorre tanto em adultos quanto em crianças. Sobre a Giardíase podemos afirmar, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q362403 | Enfermagem, Doenças, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Lontras SC, INTELECTUS

Zoonose transmitida por carrapatos e causada por uma espiroqueta (Borrelia burgdorferi), caracterizada por pequena lesão cutânea, expansiva, única ou múltipla, do tipo mácula ou pápula de coloração avermelhada no local em que o carrapato sugou o sangue, denominada de eritema crônico migratório. Esta Zoonose é conhecida como, assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q364607 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro Comunitário, Prefeitura de Lontras SC, INTELECTUS

Acidente causado por serpentes do gênero Micrurus, leva a quadro neuroparalítico, como: paralisia neuromuscular (ptose palpebral, distúrbios de acomodação visual, de olfato e paladar, sialorréia, ptose mandibular) sem outros sinais e sintomas concomitantes. Este tipo de acidente é reconhecido como, assinale alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.