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Questões de Concursos Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT

Resolva questões de Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


191Q893649 | Pedagogia, Área: Monitoria, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

Algumas instituições de educação infantil desenvolvem práticas que valorizam atividades como festas do calendário nacional: o Dia do Soldado; o Dia da Primavera; a Páscoa etc. Nessas ocasiões, as crianças são solicitadas a colorir desenhos impressos pelos professores, como coelhinhos, soldados, bandeirinhas, cocares etc. e são fantasiadas e enfeitadas com chapéus, faixas, espadas e pinturas. A crítica a essas propostas acontece porque:
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192Q976116 | Administração Geral, Farmacêutico, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2025

Durante a reunido da Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) de um hospital, um médico solicita a inclusão do cetorolaco injetável para dor pós-operatória. O farmacêutico analisa os dados disponíveis e aponta que já existe o cetoprofeno no formulário, com eficácia semelhante, menos toxicidade renal e menor custo. Mesmo assim, o médico insiste na inclusão, alegando experiência clinica. A recomendação técnica da CFT, segundo os critérios da seleção racional de medicamentos, deve ser:
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193Q975998 | Saúde Pública, Agente Comunitário de Saúde ACS, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2025

Um dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS) é a integralidade. Esse principio implica que:

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194Q976303 | Segurança e Saúde no Trabalho, Veterinário, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2025

Segundo a NBR 9191/2000 da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, os resíduos classificados na classe Il - resíduos infectantes, devem ser acondicionados em sacos plásticos somente na cor:

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195Q976312 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2025

Para se consolidar como ciência autônoma no século XIX, a Psicologia adotou um modelo de conhecimento alinhado às ciências naturais. Essa mudança baseou-se principalmente na:

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196Q897983 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de História, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

Observe as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) abaixo:

I. Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.
II. Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.


As habilidades acima elencadas correspondem, respectivamente, ao:
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197Q893638 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Área: Monitoria, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

Como prevê a Base Nacional Comum Curricular, na primeira etapa da educação básica, devem ser assegurados:
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198Q976106 | Português, Farmacêutico, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir:


Uso inadequado da internet pode afetar saúde, diz especialista


A aprovação de projeto de lei na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos em escolas publicas e privadas no estado, já no ano letivo de 2025, deu destaque ao tema. Além do cuidado nas escolas, o Centro Marista de Defesa da Infância avalia que a utilização dos aparelhos e da internet também precisa de atenção em casa.


Levantamento da TIC Kids Online Brasil (2024), realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e Cetic.br, mostrou que 93% das crianças e adolescentes brasileiros — de 9 a 17 anos — usam a intemet, o que representa 24,5 milhões de pessoas.


O estudo apontou, ainda, que cerca de três a cada dez usuários de internet de 9 a 17 anos têm responsáveis que usam recursos para bloquear ou filtrar alguns tipos de sites (34%); para filtrar aplicativos baixados (32%), que limitam pessoas que entram em contato por chamadas de voz ou mensagens (32%); que monitoram sites ou aplicativos acessados (31%); que bloqueiam anúncios (28%); alertam sobre o desejo de fazer compras em aplicativos (26%); e que restringem o tempo na internet (24%).


"Assim como ensinamos nossas crianças a não falar com estranhos na rua, temos que agora ensina-las a como se comportar na internet. Atualmente, pais e responsáveis devem trabalhar no letramento digital, supervisionando as atividades e ensinando dinâmicas mercadológicas, pois o uso inadequado da internet pode gerar um meio propicio para o adoecimento físico e mental", disse, em nota, Valdir Gugiel, diretor do Centro Marista de Defesa da Infância e membro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santa Catarina.


Ele acrescenta que, atualmente, quando se trata de infância e juventude, é necessário promover um debate sobre o uso consciente de telas e dispositivos e a violência no ambiente digital.



Fonte: https://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/ciencia/2025/01/1053742-uso- inadequado-da-intemet-pode-afetar-saude-diz-especialista.ntml. Excerto. Acesso em 24/05/2025. Adaptado.

O texto anterior é um trecho de uma matéria jornalística cujo principal objetivo é investigar e informar o publico sobre um fato ou tema de interesse social, por meio de uma apuração detalhada, com dados, entrevistas e análise contextual. Esses tragos permitem caracterizar o texto como um exemplo de:
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199Q976107 | Português, Farmacêutico, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir:


Uso inadequado da internet pode afetar saúde, diz especialista


A aprovação de projeto de lei na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos em escolas publicas e privadas no estado, já no ano letivo de 2025, deu destaque ao tema. Além do cuidado nas escolas, o Centro Marista de Defesa da Infância avalia que a utilização dos aparelhos e da internet também precisa de atenção em casa.


Levantamento da TIC Kids Online Brasil (2024), realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e Cetic.br, mostrou que 93% das crianças e adolescentes brasileiros — de 9 a 17 anos — usam a intemet, o que representa 24,5 milhões de pessoas.


O estudo apontou, ainda, que cerca de três a cada dez usuários de internet de 9 a 17 anos têm responsáveis que usam recursos para bloquear ou filtrar alguns tipos de sites (34%); para filtrar aplicativos baixados (32%), que limitam pessoas que entram em contato por chamadas de voz ou mensagens (32%); que monitoram sites ou aplicativos acessados (31%); que bloqueiam anúncios (28%); alertam sobre o desejo de fazer compras em aplicativos (26%); e que restringem o tempo na internet (24%).


"Assim como ensinamos nossas crianças a não falar com estranhos na rua, temos que agora ensina-las a como se comportar na internet. Atualmente, pais e responsáveis devem trabalhar no letramento digital, supervisionando as atividades e ensinando dinâmicas mercadológicas, pois o uso inadequado da internet pode gerar um meio propicio para o adoecimento físico e mental", disse, em nota, Valdir Gugiel, diretor do Centro Marista de Defesa da Infância e membro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santa Catarina.


Ele acrescenta que, atualmente, quando se trata de infância e juventude, é necessário promover um debate sobre o uso consciente de telas e dispositivos e a violência no ambiente digital.



Fonte: https://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/ciencia/2025/01/1053742-uso- inadequado-da-intemet-pode-afetar-saude-diz-especialista.ntml. Excerto. Acesso em 24/05/2025. Adaptado.

Além do cuidado nas escolas, o Centro Marista de Defesa da Infância avalia que a utilização dos aparelhos e da internet também precisa de atenção em casa” (1º parágrafo). Nesse trecho, o conectivo em destaque tem sentido:
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200Q1022023 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Professor de Língua Portuguesa Inglesa, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

Texto associado.
TEXT:


How students can make rapid progress by reading
independently


By Stephanie Hirshman
January 2, 2024



Let me start with a true story. When I was seven years old, my family spent a year in France, and I had to go to school there. The only thing was, I didn’t speak French. Luckily my mother was fluent in that language, and she set out to prepare me a few months before we left. Armed only with a second-hand copy of a little picture book called Totor et Tristan, she sat me down on the sofa with her a few times a week for around 10 minutes. Sometimes she read the book to me while I followed the text silently and sometimes I had to read a page myself. She asked me questions in French and I answered in French, or she corrected my pronunciation. That was it.


My first day at school in France was memorable for many reasons, but one of these was that I was the only child in a class of native French speakers to score 100% on our first spelling test! Everyone was amazed, me most of all because I didn’t even know what most of the words meant.


So, what made this possible? I think it was reading with my mother – I guess had read more in French than my classmates and thus was able to recognize the tricky relationship between sound and spelling. My confidence was sky high and I was fluent within four months.


Exploring a written text for fun, on your own terms, is called extensive reading, and teachers can support their students to realize its many benefits.


Graded readers


Graded readers are books which have been adapted to be suitable for specific levels of language learners to enjoy. They can be classics (The Phantom of the Opera), film adaptations (Rain Man) or original works of fiction or non-fiction. They can be purchased online or at bookshops, or you can obtain them from libraries or even find some on websites.


There are many reasons for making them available to students. First, reading is fun. It’s also magic learning. Students who have a sustained habit of extensive reading see improvements in a range of areas: lexical, grammatical and spelling as well as reading speed, which is vital for success in academic and work contexts. Being able to select their own reading material gives students a sense of ownership.


Choosing a book


It’s helpful if a teacher initially introduces students to graded readers and explains how to choose and use them. Students should examine both covers carefully, using the picture and the blurb to determine the genre and read a basic description of the story. Additional information can be found inside the book, in the Introduction.


While it’s not necessary to have 100% comprehension of the text, choosing a book which is too difficult or too easy will not lead to an enjoyable experience. Most books are labelled with a level, but no two intermediate readers will have the same needs. Therefore, a simple test can be performed: the student should choose one page at random and read it to see how many unknown words they encounter. If the answer is seven or fewer, this book will be suitable. More than seven, and it’ll be too hard to get a good flow going when reading.



Activities


While students are reading, they should try to work out the meaning of unfamiliar items from context. They should also be made aware of the Glossary at the back of some books and, of course, they can use a dictionary if they really need to. However, some items do notreally need further exploration - making decisions about what’s important and what’s not is an important skill for language learners. Some books also have comprehension questions at the back.


However, the main aim is to get into and enjoy the story without lots of interruptions and checks. Encourage students to read ten minutes a day on a regular basis (perhaps in bed or while commuting). Results will not be immediate, but within a few weeks, students should recognize the improvements.


Conclusion


A collection of readers is well worth investing in. Be creative when looking for material – why not try a graphic novel? Even authentic texts not intended for language learners can be worthwhile for advanced students or those with a special interest in or knowledge of a topic.


Adapted from: https://www.linguahouse.com/blog/post/how-students-can-make-rapid-progress-by-reading-independently
Acesso em 04/11/2024

Dentre as concepções metodológicas referentes ao processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa, aquela que está alinhada com a experiência relatada pela autora no início do texto, ao relatar a forma como sua mãe lhe preparou para passar um ano na França, é a concepção chamada:
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201Q1027195 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Secretaria Monitoria, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

Aurélio trabalha com horário flexível. Em uma segunda-feira, ele iniciou o trabalho às 7h45 da manhã e terminou às 16h35 da tarde. Nos demais dias dessa semana, iniciou o trabalho 6 minutos após o horário de início do dia imediatamente anterior e parou de trabalhar 9 minutos após o horário de término do dia imediatamente anterior.
Portanto, nessa semana, de segunda-feira a sexta-feira, Aurélio trabalhou um número de minutos igual a:
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202Q976306 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2025

Segundo Dalgalarrondo (2019), um dos critérios para definir a normalidade em psicopatologia, que considera normal o que é mais frequente na população, é a normalidade:

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204Q1065154 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

Na assistência multiprofissional em saúde da família, a realização de visitas domiciliares regulares e periódicas, são consideradas atividades típicas do Agente Comunitário de Saúde em sua área geográfica de atuação. Essa atividade tem entre suas finalidades o acolhimento e acompanhamento:
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206Q976111 | Estatística, Farmacêutico, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2025

A lista a seguir representa a quantidade de filhos de 10 pessoas.

1-1-2-3-4-0-0-1-3-2



A mediana dos 10 números contidos nessa lista é igual a:

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207Q976114 | Administração Geral, Gestão de processos, Farmacêutico, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2025

Em um hospital de médio porte, o sistema de gestão farmacêutica apontou que a classe dos antimicrobianos era responsável por 40% do custo mensal da farmácia, com alto índice de prescrições fora do protocolo. O gestor farmacêutico propõe uma intervenção baseada em dados do sistema. A medida mais eficiente nesse contexto seria:
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208Q976119 | Farmácia, Legislação em Farmácia, Farmacêutico, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2025

Em uma farmácia ambulatorial, o técnico entrega ao farmacêutico uma prescrição manuscrita que parece indicar “cloridrato de propranolol 160 mg, 2x ao dia”. Contudo, a dose usual do fármaco raramente ultrapassa 80 mg/dia e o paciente é idoso, com histérico de bradicardia. Não ha carimbo legível nem contato do prescritor. Diante da ambiguidade da prescrição e risco potencial, a conduta adotada pelo farmacêutico deve ser:
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209Q976123 | Farmácia, Farmacêutico, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2025

Uma dermatologista prescreve para manipulação um creme contendo ácido salicílico 2% e ureia 10% para tratar queratose actínica. A farmacêutica precisa escolher a base adequada para garantir a estabilidade e a liberação dos ativos, considerando o tipo de pele e ação desejada. Nesse caso, a opção mais adequada como base semissólida é:
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210Q976311 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2025

Em relação ao funcionamento psíquico nas estruturas psicopatológicas e suas distinções essenciais para o diagnóstico diferencial, compreende-se que:

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