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Questões de Concursos Prefeitura de Macaé RJ

Resolva questões de Prefeitura de Macaé RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q1050917 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro, Legislação do Município de Macaé, Auditor Fiscal Tributário, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Em 2024, certa Loja Maçônica situada no Município de Macaé, entidade sem fins lucrativos, com atos constitutivos devidamente registrados nos órgãos competentes e em pleno e regular funcionamento, requereu administrativamente ao Fisco Municipal que fosse dispensada da cobrança do IPTU de seu templo sede, o qual mede 1.500m². Além disso, desde 2019, instalou-se no referido templo placas de geração de energia fotovoltaica, conforme estabelecido nas resoluções da ANEEL, contando com comprovante de produção de energia solar em no mínimo 50% do consumo médio mensal do imóvel, com o respectivo indicador de produção de energia e mediante projeto devidamente homologado junto à concessionária de fornecimento de energia elétrica.

Diante desse cenário, à luz do previsto no Código Tributário Municipal (CTM) de Macaé, é correto afirmar que
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142Q1048155 | Administração Pública, Governabilidade, Especialidade Administração, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Os fatores que influenciam a incidência de corrupção e os que promovem a qualidade das políticas públicas estão interligados, sendo que a transparência, a accountability e a participação cidadã atuam como elementos-chave para reduzir a corrupção e elevar a eficácia das políticas públicas.
O efeito esperado da Análise de Impacto Regulatório é
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143Q1043299 | Gestão de Pessoas, Planos de Carreira, Especialidade Administração, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Assinale a afirmativa correta acerca da abordagem moderna de gestão de carreira nas organizações achatadas e dinâmicas.
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144Q1050991 | Legislação Federal, Lei N 13 460 de 2017, Especialidade Ouvidoria, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Para garantir os seus direitos, o usuário poderá apresentar manifestações perante à administração pública acerca da prestação de serviços públicos, que será dirigida à ouvidoria do órgão ou entidade responsável.

De acordo com a Lei nº 13460/2017, são vedadas quaisquer exigências relativas
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145Q906115 | Enfermagem, Diagnósticos de Enfermagem, Especialidade: Enfermagem, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Na prática assistencial, quando o enfermeiro realiza intervenções, ações e atividades previstas no Plano Assistencial de Enfermagem ele está colocando em prática a seguinte etapa do Processo de Enfermagem:
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146Q1064330 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Especialidade Formação em Direito, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Após o recebimento de denúncia anônima, João e Maria, agentes públicos ocupantes de cargos efetivos no âmbito do Município de Macaé, compareceram à sede da sociedade empresária XYZ.

No local, os referidos servidores públicos constataram que a entidade estava funcionando de forma irregular, sem qualquer conhecimento da municipalidade. Verificou-se, ainda, que havia risco concreto e iminente de desabamento do prédio, pois a construção fora realizada de forma amadora, em área pantanosa. Nesse contexto, João e Maria, sem prévia manifestação do Poder Judiciário, interditaram o estabelecimento comercial.

Sobre a conduta dos agentes públicos, considerando o entendimento doutrinário e jurisprudencial dominantes, assinale a afirmativa correta.
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147Q906378 | Inglês, Verbos modais Modal verbs, Língua Inglesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Texto associado.
TEXT VI


Literacy Instruction for Young EFL Learners:
A Balanced Approach


Developing literacy skills in a foreign language can begin as early as foreign language instruction begins. Although some EFL programs delay literacy instruction for young learners and only focus on oral language development, studies have shown that it is not necessary, or even recommended, to take this approach. First, it is widely known that literacy skills in the native or first language (L1) can be transferred to reading and writing in a foreign language, such as English. Remember that “One only has to become ‘literate’ once” (Shin and Crandall, 2014, p. 160), so English as a foreign language (EFL) teachers can tap into students’ understanding of print and strategies for making meaning from text that originate in their L1 as a starting point for building literacy in English. Even further, research supports that literacy skills can be transferred bidirectionally—that is, both ways between L1 and L2—and the language of initial literacy does not necessarily need to be the L1. Even preschool-age children who are not yet literate in their L1 can still engage in early literacy activities that build reading readiness and phonemic awareness. Teachers can read big books with print aloud and use songs and rhymes to focus on the sounds of English. They can also engage students in writing readiness exercises like tracing, connecting the dots, and coloring. These are fun and effective activities for building early literacy with young EFL learners.


Although EFL teachers usually have limited time in class, sometimes only 3–5 hours a week, they should incorporate literacy instruction and not just oral skills development for young learners, especially because learning to read is also proven to assist in oral language development.[…] If students progress faster when reading is part of language instruction, EFL teachers of young learners should use a curriculum that integrates all four language skills and provides a balanced approach to literacy instruction.

Note: Shin, J. K., & Crandall, J. A. (2014). Teaching Young Learners English: From Theory to Practice. Boston: National Geographic Learning/Cengage Learning.


Adapted from https://www.eltngl.com/assets/downloads/
ourworld2_pro0000009113/ourworld2e-literacy-instruction.pdf

The modal verb in “Even preschool-age children […] can still engage in early literacy activities”(1st paragraph) indicates
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148Q1050920 | Auditoria, Tipos de Auditoria, Contador, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Durante a execução de uma auditoria de conformidade, a equipe de auditoria registrou, em determinado papel de trabalho, as seguintes informações:

I. indicação da documentação obtida durante a auditoria para respaldar as opiniões e as conclusões da equipe;
II. indicação da medida a ser proposta ao gestor para corrigir as irregularidades identificadas.

Essas informações devem constar, respectivamente, dos campos (ou colunas) do seguinte papel de trabalho:
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149Q1048111 | Análise de Balanços, Análise por Índices, Contador, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

No primeiro semestre de 2023, uma sociedade empresária apresentava endividamento geral de 70%. No segundo semestre de 2023, o indicador passou para 80%.
Pode-se constatar, nesse caso, que a sociedade empresária está mais dependente de
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150Q1050933 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Os materiais selecionados para a interação devem atender às características individuais das crianças avaliadas. Em geral, podemos afirmar que objetos provocam mais produção linguística do que desenhos. Dessa forma, deve-se considerar a idade das crianças durante a seleção dos materiais.
Utilizar brinquedos como bolas, carrinhos, bonecos com várias utilidades de cada tipo, são elementos indicados para usar na seguinte faixa:
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151Q1043259 | Português, Morfologia, Especialidade Psicologia, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Assinale a frase em que a passagem da voz ativa para a passiva com auxiliar foi feita de forma adequada.
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152Q1050962 | Enfermagem, Infecções Sexualmente Transmissíveis Ist, Especialidade Enfermagem, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Um paciente adulto, com suspeita de sífilis, apresentou manchas no corpo (que não coçam), incluindo palmas das mãos e plantas dos pés, além de febre, mal-estar, dor de cabeça e ínguas pelo corpo. De acordo com as manifestações clínicas apresentadas esse paciente apresenta sífilis
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153Q1043797 | Português, Interpretação de Textos, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia a frase a seguir em que o autor prega uma qualidade para a vida em sociedade.

Os que se empanturram ou se embebedam não sabem nem comer nem beber.

Assinale a opção que indica a qualidade defendida.

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154Q906329 | História, Fundamentos da História Tempo, História, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia os discursos a seguir.

Discurso I

Colocastes a Espanha em minhas mãos. Minha mão será firme, meu pulso não vacilará e eu procurarei alçar a Espanha ao posto que lhe corresponde conforme sua História e que ocupou em épocas passadas. Se invocamos as grandezas da Espanha imperial é porque elas nos movem com seus ideais, seus empenhos de salvação e fundação. Não queremos uma Espanha velha e difamada. Queremos um Estado onde a pura tradição e substância daquele passado espanhol ideal se enquadre nas formas novas, vigorosas e heroicas que os jovens de hoje e de amanhã trazem nesta alvorada imperial do nosso povo. A Espanha se organiza dentro de um amplo conceito totalitário, mediante àquelas instituições nacionais que asseguram sua totalidade, sua unidade e sua continuidade. A implantação dos princípios mais severos de autoridade que este Movimento implica não possui justificativa de caráter militar, mas na necessidade de um funcionamento regular das energias complexas da Pátria. Eu quero que minha política tenha o profundo caráter popular que sempre teve o profundo caráter popular que sempre teve na História da política da Grande Espanha. Nossa obra – minha e do meu governo – estará orientada com uma grande preocupação pelas classes populares, bem como pela tristeza da classe média.

Discurso proferido por Francisco Franco. Amanhece na Espanha. 1936.


Discurso II

As fundas pegadas e traços que ficaram de nós na terra e nas almas, por muita parte onde não é hoje nosso o domínio político, e tem maravilhado os observadores desde as costas de Marrocos à Etiópia e do mar Vermelho aos estreitos e ao mar da China, vêm exatamente de que a nossa obra não é a do caminheiro que olha e passa, do explorador que busca à pressa as riquezas fáceis e levantou a tenda e seguiu, mas a do que, levando em seu coração a imagem da Pátria, se ocupa amorosamente em gravá-la fundo onde adrega de levar a vida, ao mesmo tempo que lhe desabrocha espontâneo da alma o sentido da missão civilizadora. Não é a terra que se explora: é Portugal que revive.

SALAZAR, António de O. Discursos. Coimbra Ed, vol. III, p. 153. 1959.


A respeito dos discursos reproduzidos, assinale a afirmativa correta.
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155Q883296 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Na Escola Municipal João da Silva, durante uma reunião pedagógica, surgiu a discussão sobre a importância do letramento digital no desenvolvimento das habilidades necessárias para o século XXI.

Considerando o contexto escolar do Ensino Fundamental e as discussões sobre letramento digital, assinale a opção que indica o foco principal para promover um letramento digital efetivo entre os alunos.
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156Q870555 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro, Lei Complementar nº 011 de 1998, Auxiliar de Serviços Escolares, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A Lei Complementar nº 011/98 ratifica os direitos garantidos ao servidor público pela Constituição Federal.

Assinale a opção que indica corretamente um desses direitos.

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157Q906399 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O trecho a seguir define uma prática curricular no âmbito da educação inclusiva:
O conjunto das modificações no planejamento, objetivos, atividades e formas de avaliação de modo a acomodar todos os alunos no ambiente escolar.

O trecho refere-se à(ao)
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158Q906400 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir sobre os conceitos de diversidade, diferença e desigualdade.

A diversidade faz referência à qualidade de cada pessoa tal como é e não como gostariam que fosse. O reconhecimento da diversidade das pessoas como um valor positivo é o que precisamente caracteriza a dignidade humana. A diferença é a avaliação da diversidade, podendo ser acompanhada por manifestações de rejeição (antipatia) ou de compreensão (simpatia). A desigualdade é o estabelecimento de hierarquias entre as pessoas por critérios de poder social, político ou econômico.

Adaptado de MELERO, Miguel Lopez. Diversidade e Cultura: uma escola sem exclusões. Málaga: Un. de Málaga, 2002, p. 174.


Com base na perspectiva do autor, e tendo em vista uma abordagem educacional inclusiva, avalie o uso dos conceitos citados, assinalando (V) para afirmativa coerente e (F) para a incoerente.

( ) A diversidade é um atributo inerente a todas as experiências humanas de todas as sociedades e a escola deve conviver com ela e trabalhar a partir dela, sem reduzi-la a tipologias e categorias hierarquizantes.

( ) A diferença é sinônimo de diversidade, pois visa quantificar as diversas condições de aprendizado por parte de alunos com superdotação ou deficiência, como pressuposto para oferecer modalidades de ensino que atendam cada indivíduo.

( ) A desigualdade está relacionada às noções de variedade e pluralidade de capacidades e de acesso, implicando no reconhecimento das diferenças e utilizando meios desiguais para promover o atendimento de todos.


As afirmativas são, respectivamente,
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159Q906411 | Pedagogia, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Em consonância com o Estatuto do Magistério Público do Município de Macaé (Lei Complementar 026/2001), é competência da equipe de suporte pedagógico direto
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160Q906421 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Com relação à Educação de Jovens e Adultos (EJA), analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Os princípios orientadores da EJA são os de equidade, diferença e proporcionalidade.
( ) A matrícula de jovens entre sete e quatorze anos nos cursos da EJA é facultativa.
( ) É uma categoria situada fora da educação básica e, portanto, tem exigências formativas distintas.

As afirmativas são, respectivamente,
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