Questões de Concursos Prefeitura de Macapá AP

Resolva questões de Prefeitura de Macapá AP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q383022 | Biologia, Citologia, Biomédico, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Sobre as células-tronco, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q722945 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Amapá, Sociólogo, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Considere as afirmações abaixo sobre a chamada “República de Cunami”.

I. Foi a primeira denominação colonial do Amapá, que remetia à presença abundante, naquela região, do peixe cunami, hoje mais conhecido como tucunaré.

II. Tratou-se de uma tentativa de oficialização de um suposto “estado livre” por iniciativa do comerciante francês Jules Gros, com duração de poucos anos.

III. Foi uma iniciativa não oficial e controversa, extinta pelo próprio governo francês, mas houve uma tentativa de retomada do projeto, anos depois, pelo comerciante Adolph Brezet, com apoio de alguns empreendedores brasileiros.

IV. Resultou de um projeto expansionista do governo francês que pretendia incorporar parte do Amapá ao território da Guiana Francesa, transferindo a capital desta para a “Vila de Cunami”, na atual Macapá, onde se instalaria um governo democrático e republicano.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q798762 | Fisioterapia, Fisioterapia em Ginecologia e Obstetrícia, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

A displasia congênita do quadril está frequentemente associada com um acetábulo raso e desalinhado, ou seja, pequeno ângulo de Wiberg. A consequência desse pequeno ângulo é que a cabeça do fêmur tem liberdade para inclinar-se. De modo geral, a inclinação da cabeça do fêmur ocorre no sentido
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q389854 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Biomédico, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

No século XVII, a região do Grão-Pará onde hoje se localiza o Amapá, era cobiçada e atacada por outras potências europeias, que tinham interesses na região, além de Portugal. Entre essas potências, estavam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q387017 | Biologia, Práticas Laboratoriais, Biomédico, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Um biomédico, após observar uma lâmina histológica de tecido humano no microscópio de luz (ou óptico), descreveu a presença de capilares sanguíneos e diferentes tipos celulares imersos em abundante substância intercelular. A descrição permite identificar o material como pertencente ao tecido
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q445487 | Direito Constitucional, Assistência Social, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Com a Constituição Federal de 1988, as políticas sociais ganham nova configuração e há necessidade de explicitar a concepção de esfera pública definindo alguns dos seus elementos constitutivos, dentre eles o controle social, entendido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q528674 | Engenharia Civil, Engenheiro, Prefeitura de Macapá AP, UNIFAP

O fenômeno conhecido como areia movediça acontece nos solos sob algumas condições específicas. Analisando as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

I _ O fenômeno das areias movediças ocorre principalmente nas areias finas.

II _ Apesar da nomenclatura, este fenômeno também pode ocorrer em siltes e argilas.

III _ Este fenômeno ocorre quando as forças de percolação atingem uma intensidade tal, capaz de anular as tensões efetivas no solo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q385286 | Biologia, Práticas Laboratoriais, Biomédico, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

A preparação de cortes histológicos é dividida sequencialmente nas etapas: dissecação, fixação, desidratação, diafanização, impregnação, inclusão e microtomia. Na etapa de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q324216 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Ao considerar os fins da educação, três eixos de compreensão são expressos pelas seguintes tendências: Educação como redenção da sociedade; Educação como reprodução da sociedade e Educação como um meio de transformação da sociedade. Segundo essas tendências, os fins da educação são, respectivamente, meios para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q723471 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Amapá, Sociólogo, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

O território do Amapá foi criado em um contexto de centralização político-administrativa e ideologia nacionalista. A Carta constitucional que determinou a existência de Territórios Federais indicou que estes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q324360 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Educador Social, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Jovens que além de dificuldades sociais apresentam deficiências físicas, visuais, auditivas e intelectuais são protegidos por legislação específica. Desde 1990, a lei determina que nos concursos públicos para provimento de cargos, as pessoas com deficiência
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q385122 | Biologia, Biomedicina, Biomédico, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Considere a seguinte pesquisa científica:

Foram utilizados, no presente trabalho, 89 ratos alogênicos (Ratus norvegicus, variedade albinus) de ambos os sexos, adultos, sadios ao exame clínico, pesando entre 200 e 300 g, com aproximadamente três meses de idade.

O tipo de pesquisa é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q320024 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Para que a educação escolar seja concretizada como um direito, o poder público tem responsabilidades constitucionais compartilhadas em financiar as políticas e ações necessárias para garantir, de fato, o direito à educação básica obrigatória. Considere as afirmativas:

I. Construção de museus e galerias de arte.

II. Transporte terrestre e fluvial para estudantes em locais de difícil acesso.

III. Moradias populares e saneamento básico.

IV. Transporte terrestre, fluvial e aéreo para professores em locais de difícil acesso.

V. Oferta de educação escolar bilíngue aos indígenas e surdos.

Dentre as descritas acima, são despesas diretas necessárias ao cumprimento desse direito APENAS o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q327175 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de Macapá AP, UNIFAP

Considere os itens abaixo:

I - Visão do Homem: centrada na existência, na vida, na atividade. Descoberta das diferenças individuais. Eixo Principal: o sentimento. Importante: o aspecto psicológico (processos mentais e habilidades cognitivas), os métodos, o aluno, os interesses, a espontaneidade, o não diretivismo (a não intervenção do professor), qualidade de ensino, a relação do professor e aluno (democrática). Experiências vividas.

II - Não pressupõe explicitamente uma visão de homem. Eixo Principal: eficiência técnica, produtividade. Importante: a objetivação e a operacionalização do trabalho pedagógico (procura-se eliminar subjetividade; o professor e o aluno são executores do processo educativo); técnicas e métodos; diretivismo; quantidade e qualidade técnica; conhecimento positivo e técnico (especialização e profissionalização).Preocupação Política: inclusão do indivíduo na máquina produtiva do sistema social global.

III - Visão de Homem: totalidade (síntese de múltiplas determinações), processo (faz-se a si próprio ao fazer a sua história). Eixo Principal: a lógica dialética.Importante: o conteúdo (concreto englobando o sócio-político-históricocultural); o professor; a escola; o saber (vinculado ao social); diretivismo (intervenção do professor); o engajamento político; a competência técnica, interesse pelas classes populares.Preocupação Política: democratização ou socialização do ensino e a transformação da sociedade.

Os itens I, II e III identificam, respectivamente, procedimentos que estão de acordo com as tendências pedagógicas da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q797893 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Lucas durante o nascimento sofreu lesão cerebral hipóxico-isquêmica. Lucas é uma criança com Paralisia Cerebral do tipo espástica diparética. As características desse tipo de Paralisia Cerebral são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q721574 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Amapá, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Considere as afirmativas abaixo sobre as atividades industriais de Macapá-Santana:

I. Um dos principais problemas para o avanço da industrialização é a insuficiente oferta de energia elétrica necessária ao funcionamento de máquinas pesadas.

II. O parque industrial instalado na capital privilegiou o setor da indústria de bens de equipamento, superando o tradicional parque industrial de Belém.

III. As deficiências no setor de transporte terrestre e a distância entre o parque industrial e os centros consumidores do interior dificultam a instalação de novas indústrias.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q331963 | Matemática, Engenheiro, Prefeitura de Macapá AP, UNIFAP

Utilize o comando a seguir para as questões 24 e 25.

Deseja-se fazer um orçamento para 300 m2 de alvenaria de vedação com tijolos cerâmicos de 6 furos nas dimensões 8x15x18 cm assentes à singelo, utilizando argamassa no traço em volume 1:2:8 (cimento:barro:areia). Não serão utilizados meio blocos e a espessura das juntas será de 20 mm.

Qual a quantidade de tijolo, cimento, areia e barro, respectivamente, que será utilizada para essa composição, sabendo que não serão consideradas as perdas de material?

Consumo: Cimento = 150 kg/m2

Areia = 1,10 m3/m2

Barro= 0,20 m3/m2

Argamassa = 0,00234 m3/tijolo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q382928 | Biologia, Botânica, Biomédico, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

O teor de água em um alimento tem relação com sua capacidade de conservação. A partir disso, considere as afirmações abaixo.

I. A água livre é aquela que se apresenta fracamente ligada aos demais componentes dos alimentos e que serve de meio de cultivo para micro-organismos.

II. Água ligada apresenta-se fortemente ligada aos alimentos e não serve de meio de cultivo aos micro-organismos.

III. A atividade da água representa a água livre, quanto maior a atividade de água menor será a perecibilidade do alimento.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q363842 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Macapá AP, UNIFAP

A teoria de Dorothea Orem ( 1971) tem como fundamentos e princípios a teoria de kotarbinski da ação eficiente, destacando-se como foco principal:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q724570 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Amapá, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Segundo o Atlas do Desenvolvimento Humano, em 2013, Macapá apresentou o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) de 0,733, o maior do estado, superando os municípios de Serra do Navio e Santana, respectivamente, 2o e 3o do estado.

O IDH-M é uma medida que incorpora elementos como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.