Início

Questões de Concursos Prefeitura de Macaparana PE

Resolva questões de Prefeitura de Macaparana PE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q701408 | Direito Administrativo, Princípios das licitações, Técnico de Controle Interno, Prefeitura de Macaparana PE, IDHTEC, 2019

Com relação às licitações, não se pode a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q701329 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Técnico de Controle Interno, Prefeitura de Macaparana PE, IDHTEC, 2019

No tocante aos pareceres, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q699290 | Direito Administrativo, Regime Jurídico e Estatuto de Servidores Públicos, Técnico de Controle Interno, Prefeitura de Macaparana PE, IDHTEC, 2019

Acerca dos servidores públicos, à luz da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q704403 | Português, Verbo, Técnico de Controle Interno, Prefeitura de Macaparana PE, IDHTEC, 2019

Leia o trecho e depois assinale a sequência correta:

“Colégios e universidades fazem parceria para aulas optativas no Ensino Médio. Com metodologia parecida ___________ da graduação, disciplinas extras funcionam como um primeiro contato com o ensino superior e atrai os alunos. Esse tipo de tarefa já ___________parte de vestibulares modernos, como o do INSPER. A dificuldade hoje é que ___________ um leque de opções maior, e isso implica ter mais dúvidas. Na mídia ___________ havendo bombardeios diários de que daqui ___________ 20 anos nenhum curso de graduação que ___________ hoje vai continuar existindo, o que cria um clima de ansiedade nos alunos.” (Estadão, 01/04/2019)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q698827 | Português, Pontuação, Técnico de Controle Interno, Prefeitura de Macaparana PE, IDHTEC, 2019

Em qual dos trechos a seguir a vírgula foi empregada em desacordo com a norma culta da língua:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q706260 | Português, Interpretação de Textos, Técnico de Controle Interno, Prefeitura de Macaparana PE, IDHTEC, 2019

Texto associado.
OMS divulga relatório sobre mortes no trânsito e sugere redução de velocidade em áreas urbanas
Os acidentes de trânsito matam cada vez mais pessoas em todo o planeta, com 1,35 milhão de óbitos por ano, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS), preocupada com a falta de medidas de segurança nos países mais pobres. 
Em seu relatório mundial sobre segurança nas estradas, a OMS afirma ainda que os acidentes de trânsito são atualmente a principal causa de morte entre crianças e jovens com idades entre 5 e 29 anos. 
"Estas mortes representam um preço inaceitável para a mobilidade", afirmou o diretor geral da OMS, dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, em um comunicado. 
"Não há desculpa para a passividade. Este relatório é um apelo aos governos e seus sócios para que adotem medidas muito mais importantes", completou. 
A OMS destaca, no entanto, que "as taxas de mortalidade em relação ao tamanho da população mundial estabilizaram nos últimos anos", o que sugere que "os esforços em segurança de trânsito em alguns países de renda média e alta mitigaram a situação". 
Analistas atribuem os resultados positivos em grande parte a legislações mais severas relacionadas aos principais riscos no trânsito, como a velocidade, o consumo de álcool, a direção perigosa e a ausência de cintos de segurança, capacetes de motociclistas ou cadeirinhas para crianças. 
A OMS também ressalta a importância de infraestruturas mais seguras, como pistas reservadas para ciclistas e motociclistas, assim como de reforçar as condições de segurança dos veículos, como o controle eletrônico da estabilidade e dos freios.
O risco de morte nas estradas continua sendo três vezes maior nos países pobres em comparação às nações mais ricas, com as taxas mais elevadas de mortalidade na África (26,6 para cada 100.000 habitantes) e as menores na Europa (9,3 para cada 100.000 habitantes). 
Brasil e redução de velocidade 
O relatório faz importantes atribuições ao Brasil, como a redução de mortes no trânsito após a instauração de leis mais rígidas contra a união de álcool e direção (Lei Seca) e o início da obrigatoriedade de freios ABS em todas as motos do mercado a partir de 2019. 
Por outro lado, coloca o país na pior classificação referente ao limite de velocidade em áreas urbanas. A Organização sugere que todas as cidades do mundo adotem velocidades máximas de 50 km/h nas áreas urbanas e 30 km/h em áreas residenciais e/ou com grande circulação de pessoas. 
(France Presse e G1 07/12/2018 11h10 in: https://g1.globo.com/carros/noticia/2018/12/07/oms-divulga-relatorio-sobre-mortes-no-transito-e-sugere-reducao-de-velocidade-em-areas-urbanas.ghtml)
"Estas mortes representam um preço inaceitável para a mobilidade" Segundo a mensagem contida no trecho:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q699082 | Direito Administrativo, Licitações Públicas Lei 8666 93, Técnico de Controle Interno, Prefeitura de Macaparana PE, IDHTEC, 2019

Texto associado.
Sobre os procedimentos licitatórios, julgue os itens a seguir. 
I. Em regra, as licitações devem ser realizadas no local onde se situar a repartição interessada. 
II. É possível a habilitação de licitantes cuja sede seja situada em locais diversos daquele onde será realizada a licitação. 
III. Numa licitação para construção de creche municipal financiada com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) deverá ocorrer a publicação do aviso contendo o resumo do edital no Diário Oficial da União, no mínimo por uma vez. 
IV. No aviso de licitação deverá constar o local onde os interessados poderão ter acesso ao edital da licitação. 
V. Quando a licitação for realizada no mesmo local da repartição interessada, não há exigência legal de publicação do aviso em jornal de grande circulação ou diário oficial, bastando para a divulgação a fixação do aviso nos quadros da própria repartição. 


Quanto aos itens anteriores, é correto a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q700909 | Redação Oficial, Técnico de Controle Interno, Prefeitura de Macaparana PE, IDHTEC, 2019

É instrumento formal através do qual a Administração Pública expressa seu consentimento para que um particular desenvolva certa atividade. Trata-se de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.